Notícias

Câmara autoriza 18 milhões para asfaltamento

Os vereadores aprovaram projeto de lei que autoriza o município a contratar Operação de Crédito com a Caixa Econômica Federal na reunião do dia 7 de junho de 2022.

             São até dezoito milhões de reais, no âmbito Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA, destinados a execução de obras de infraestrutura urbana.

           Para pagamento do principal, juros, tarifas bancárias e outros encargos da operação de crédito, fica o Município de Uruguaiana autorizado, a ceder ou vincular em garantia as receitas e quotas partes do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. A previsão do Poder Executivo é viabilizar a pavimentação asfáltica de aproximadamente 40 quadras de ruas.

           Durante a discussão da matéria, os parlamentares destacaram a importância da ação para ampliar o investimento na infraestrutura e contemplar áreas mais carentes de qualificação; o atendimento ao anseio da população por asfaltamento em diversas áreas; e os esforços da administração para sanar dívidas de outras gestões que recuperou a capacidade de investimento do município, demonstrada inclusive por selo de regularidade e responsabilidade no pagamento de precatórios concedido pelo TJRS.

 

Uruguaiana presente em encontro de Escolas do Legislativo

          Acontece nesta sexta-feira, dia 3 de junho de 2022, o 1ºEncontro de Escolas de Governo do Rio Grande do Sul, em Novo Hamburgo. O evento reúne os interessados no compartilhamento das boas práticas de ensino adotadas nas instituições gaúchas.

          A ação faz parte da programação dos 30 anos da educação legislativa no Brasil. Voltada a representantes de prefeituras, câmaras e outros órgãos públicos, a atividade munirá os participantes com informações sobre como implantar escolas de governo a partir de experiências bem-sucedidas.

           O Diretor da Região Sul da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e da Escola do Legislativo, Ricardo Simas, esteve presente. Na quinta-feira, participou da assinatura do termo de cooperação entre ABEL e Câmara Municipal de Guaíba, inauguração da Escola do Legislativo de Campo Bom.

 

 

 

 

Apoio é dado ao reajuste de diárias de guarda-vidas

Moção de apoio será encaminhada às autoridades estaduais em manifestação ao reajuste do valor da diária dos guarda-vidas militares do Estado de Rio Grande do Sul.

         Apresentado pelo vereador Clemente Correa (PDT), o documento foi aprovado na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 02 de junho de 2022.

         O parlamentar salienta que é necessária a devida valorização desses profissionais e condições dignas de se manterem nas unidades designadas pelo Comando dos Bombeiros Militares, sendo fundamental a oferta diárias com valores atualizados.

          Não há reajuste desde 2011, a maioria não reside nas praias e balneários, o que onera e desestimula o servidor e torna impraticável a presença no litoral. A situação refletirá na comunidade que não contará com o serviço de guarda-vidas”, afirma Clemente.

Fase registra trabalho de ressocialização de adolescentes

           As ações e as conquistas do centro de atendimento em semiliberdade, executado pela Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do RS – FASE, foram detalhadas na Câmara Municipal de Uruguaiana. Por proposição do vereador Carlos Delgado (Progressistas), o diretor Carlos Alvarim, e a pedagoga do centro, Vanessa Porto, utilizaram a tribuna livre no dia 2 de junho de 2022.

            A unidade, localizada na Rua Quinze de Novembro, tem capacidade para receber até 10 adolescentes e atende oito municípios da região. A medida socioeducativa de semiliberdade tem como objetivo o encaminhamento para escola, para educação básica e cursos técnicos ou ensino superior; qualificação profissional; inserção no mercado de trabalho; promoção do retorno ao convívio em sociedade com responsabilidade; e conscientização acerca do cometimento de atos infracionais.

         Temos 50% de adolescentes com a medida extinta, todos saíram encaminhados com trabalho. Isso é muito gratificante, por que é difícil conseguirmos espaço e oportunidade para que os adolescentes demonstrem que tem vontade de mudar”, afirmou Vanessa.

           Na oportunidade foram relatadas as atividades solidárias e profissionalizantes desenvolvidas, como confecção de almofadas para pacientes com câncer; oficinas de costura, montagem e manutenção de computadores, massas e marcenaria.

 

Medidas de proteção do patrimônio cultural são indicadas

A proteção do patrimônio cultural de Uruguaiana é tratada em indicação da Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

            Proposta de projeto de lei sobre a demanda foi apresentada pelo vereador Marcelo Lemos (PDT) na reunião do dia 31 de maio de 2022.

             A regulamentação sugerida dispõe sobre os instrumentos de proteção; o procedimento de inventário; dos atos de tombamento, de registro e vigilância; da fiscalização; das penalidades aos proprietários; dos incentivos a bens imóveis; e do Conselho Municipal de Política Cultural.

           “Precisamos da criação de uma política pública que seja claramente voltada para a promoção e defesa do Patrimônio Cultural uruguaianense, mediante ferramentas específicas voltadas para a gestão adequada e eficiente do Patrimônio Cultural”, registra o parlamentar.

            A matéria foi produzida em parceria técnica com o Professor e Historiador, Dagoberto Alvim.

Projetos relacionados a servidores do Legislativo são aprovados

Na reunião do dia 31 de maio de 2022, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou duas matérias relacionadas ao seu quadro de servidores.

           O Projeto de lei nº 75/22 altera a tabela do artigo 3º da Lei nº 4.354/14 que dispõe sobre o quadro de cargos em comissão e funções gratificadas da Câmara Municipal. Refere-se a atualização de cinco padrões de vencimentos de cargos existentes no quadro funcional.

          O PLC nº 03/22 converte a atual lei ordinária que estabelece o plano de carreira dos funcionários do Poder Legislativo, em Lei Complementar, conforme preceitua o Art. 80, da Lei Orgânica do Município. Também suprime a função de pregoeiro auxiliar, em substituição a um pregoeiro, considerando a nova lei de licitações; e reajusta os valores salariais da tabela do quadro permanente de servidores.

            A Lei Federal Complementar 173/20 proibiu até 31 de dezembro de 20211 a concessão de Revisão Geral Anual, assim fica concedido um reajuste de valores salariais em 9,178460%, considerando o IPCA do período em que os servidores permaneceram com os salários congelados.

 

Programa “Vida em Movimento” é aprovado

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que institui o programa “Vida em Movimento” na reunião do dia 31 de maio de 2022.

               O ato reconhece a importância do DANTs, tornando-o uma política pública com nova denominação.

              As ações são voltadas para atividades físicas de prevenção de doenças e agravos não transmissíveis, com o objetivo de promover a saúde física e mental, a um número maior de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente são 900 usuários cadastrados.

            O Poder Executivo destaca a necessidade de investimentos na área para diminuir a necessidade de internação, melhorando a saúde, a funcionalidade e a qualidade de vida dos idosos. Também considera a melhor estratégia para a otimização dos recursos públicos e a forma mais humana e ética de tratar os idosos; fortalecendo a resistência, o equilíbrio, a flexibilidade e a força, minimizando os efeitos deletérios do envelhecimento e das doenças crônicas.

            Os educadores físicos ativos no Projeto DANTS passam automaticamente, a partir da vigência desta Lei, a desenvolver suas atividades junto ao Programa Vida em Movimento

 Abertura de crédito para Executivo

                Na reunião dia 31 de maio de 2022, o projeto de lei nº 71/22 também foi aprovado. Trata-se da autorização da abertura de crédito adicional suplementar, no orçamento vigente de R$ 4.360.000,00. Os valores são realocados no Fundo Municipal de Saúde para despesas como pagamento de salários; melhoria do acesso e qualidade da Atenção Básica; e implementação dos Serviços Especializados Existentes na Secretaria Municipal de Saúde.

Indicada educação financeira para estudantes

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicita ao Poder Executivo a inclusão de conceitos de educação financeira na rede municipal de ensino.

            A proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi encaminhada na reunião do dia 31 de maio de 2022.

          A matéria que foi apresentada como projeto de lei em março pelos vereadores Marcelo e Adenildo (Bispo) Padovan, após receber parecer desfavorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, segue como indicação para Prefeitura.

        O projeto dispõe sobre abordagem, a partir do sexto ano, dos conceitos sobre educação financeira, visando oferecer aos alunos noções sobre finanças pessoais; classificação de receitas e despesas; difusão de princípios de consumo e descarte conscientes; uso responsável do crédito; entre outras noções; aplicados por meio de conteúdo prático, lúdico e interativo.

         “Percebemos a necessidade de criação de políticas públicas que visam conscientizar a população sobre o controle de suas finanças, com o objetivo, até mesmo, de evitar problemas futuros, como depressão, ansiedade e transtornos psicológicos, criando novas demandas ao sistema publico de saúde”, afirma Marcelo ao apresentar dados Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

                Segundo a instituição, o percentual de família endividas no país chegava a 66,5% em outubro de 2020, e segundo o Banco Mundial, apenas 3,64% da população da América Latina economiza pensando no futuro.

Profissionais de aplicativos de transporte são ouvidos em evento

              A Comissão de Constituição, Justiça e Redação promoveu audiência pública para debater com os interessados os dispositivos do projeto de lei que visa regulamentar a exploração do serviço na categoria de aplicativos de transporte de passageiros. O evento aconteceu dia 30 de maio de 2022, com os vereadores Clemente Correa, Celso Duarte, Carlos Delgado, Zulma Ancinello, Marcelo Lemos, Egídio Carvalho e José Carlos Zaccaro, Do Poder Executivo os secretários municipais de Mobilidade Urbana e Transporte, Irani Fernandes; de Administração, Elton Mello; de Segurança e Trânsito, Roberto Cabreira; e de Infraestrutura Urbana e Rural, Joalcei Alves.

           A proposta estabelece normas para prestação do serviço, como necessidade de credenciamento perante a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Alguns critérios foram destacados como identificação do condutor, por foto, e do veículo, por modelo e número da placa; apresentação anual de certidão de regularidade ou inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto do Seguro Social (INSS) como motorista individual; e requisitos para veículos como idade máxima de oito anos de uso.

            Na ocasião, representantes de aplicativos de transporte em operação em Uruguaiana apontaram a necessidade de alterações no projeto, tendo em vista a realidade dos profissionais e das empresas. O Poder Executivo destacou a importância da iniciativa para garantir a transparência, segurança e o interesse público na fiscalização e operação deste novo modal de transporte.

            O Projeto de Lei segue em análise das Comissões Técnicas e os parlamentares afirmaram que novas reuniões de trabalho serão realizadas para ajustes da norma.

          Na íntegra pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/5490

 

 

Câmara analisa contratação de 18 milhões para infraestrutura

        A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu para análise projeto de lei buscando autorização para o município contratar Operação de Crédito com a Caixa Econômica Federal. Os vereadores receberam o prefeito, Ronnie Mello e secretariado para tratar sobre matéria no dia 31 de maio de 2022.
         São até R$ 18.000.000,00 (dezoito milhões de reais), no âmbito Programa de Financiamento, destinados a execução de obras de infraestrutura urbana. Na ocasião, foram detalhadas as condições para contratação e a importância dos recursos para garantir a execução de obras. O valor possibilitará a pavimentação asfáltica de aproximadamente 40 quadras de ruas.

           O projeto segue para apreciação das Comissões Técnicas da Casa Legislativa.    

 

 

 

Maio Amarelo em destaque na tribuna

          As atividades desenvolvidas no “Maio Amarelo” de conscientização no trânsito foram relatadas no espaço da tribuna livre da Câmara Municipal no dia 31 de maio de 2022. Também foram anunciados os nomes dos mascotes da campanha escolhidos através de votação popular “Zé Máfaro” e “Alertinha”.

         Por proposição de vereador Clemente Corrêa, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, representada pelo agente de trânsito, Eduardo Rocha, foram explanadas as ações realizadas desde o dia 3. Com tema “Juntos salvamos vidas”, a campanha teve foco na educação para o trânsito, visando a redução de riscos de acidentes, a conscientização da sociedade sobre a importância da segurança viária e alerta aos motoristas que responsabilidade no volante é fator determinante para os índices de número de mortos e feridos.

           Batemos o recorde de 24 palestras, com cerca de 2 mil estudantes expectadores nas redes de ensino. Precisamos frisar que medidas simples são eficazes para reduzir os índices, como respeitar a sinalização, realizar ultrapassagens seguras; não misturar álcool e direção e fazer uso da faixa de pedestre”, afirmou Rocha.

            Também manifestou-se a Polícia Rodoviária Federal, representada pelo policial rodoviário Mauro Roberto Rodrigues. “O amarelo é um sinal de alerta para triste e violenta realidade que vivemos no trânsito. As estatísticas nos apontam que a cada 10 minutos uma pessoa morre vítima de trânsito no Brasil, cerca de 44 pessoas por ano”, registrou Rodrigues sobre a necessidade de mudança de atitude para um trânsito mais humanizado.

Contas do 1º quadrimestre são apresentadas

             A Comissão de Finanças e Orçamento realizou audiência pública no dia 30 de maio de 2022 para apresentação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2022. Estiveram presentes os vereadores Zulma Ancinello, Celso Duarte, Carlos Delgado, Cristiano Bonapace, Marcia Famagalli e Marcelo Lemos; com a demonstração das despesas e receitas do Poder Executivo realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico Secretário, Carlos Prudêncio, Marcelo Parraga e José Marcio Lopes.

         A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o Poder Executivo avalie o cumprimento das metas fiscais do orçamento fiscal e de seguridade social ao final de cada quadrimestre. Sobre a receita, o total previsto foi estimado para o exercício de 2022 no montante de R$ 330.371.569,78. A receita efetivada no período de janeiro a abril de 2022 foi de R$ 136.204.152,72, o arrecadado, portanto, corresponde a variação de 23,68% superior ao programado para o 1º quadrimestre de 2022.

           A despesa apresentou uma execução inferior à receita realizada. Em valores acumulados, a correlação despesa total/receita total foi de 83,38%, demonstrando um superávit na execução orçamentária de R$ 22.633.365,16. O total das despesas correntes realizadas atingiram R$ 108.389.279,70.

             A Dívida Consolidada Líquida, comparada com a Receita Corrente Líquida encontra-se abaixo dos limites legais, cumprindo os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal

           As despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino totalizaram R$ 18.238.115,26, o que corresponde a 20,79% das receitas de impostos R$ 25.040.864,44 e receitas de transferências constitucionais R$ 62.672.626,97. Observa-se, nesse caso, que o Município não cumpriu o limite mínimo de 25% estabelecido pela Constituição Federal. Os gastos com saúde atingiram o montante de R$ 10.929.152,02, o que corresponde a 12,46% sobre a Receita Líquida de Impostos e Transferências. Observa-se, portanto, o não cumprimento com mínimo de 15% estabelecido na Lei Complementar nº 141/2012.

 

Médico relata ações pela promoção da saúde e paz

            No espaço da tribuna livre do dia 26 de maio 2022 foi dedicado às atividades desenvolvidas pelo médico Raul Valls em prol da saúde e paz. A presença foi solicitada pelo vereador Egídio Carvalho (Progressistas).

           A trajetória de trabalho humanitário, as vivências, os investimentos, as parcerias e os desafios foram relatadas. O projeto realizado com as comunidades africanas de combate a fome e o projeto “de mãos dadas com a Santa Casa” com investimentos no setor pediátrico foram destaque. Também a implantação do Banco de Leite que deve estar em funcionamento até o final do ano, com a colaboração da comunidade e Instituto Maragato.

           “Com essa uma cadeia de solidariedade, nós vamos distribuindo amor e tratando de fazer uma humanidade melhor”, afirmou Valls.

 

 

Uruguaiana presente em evento nacional de Escolas do Legislativo

        O XXXV Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo de Contas teve programação de 25 a 27 de maio de 2022, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

        O evento registra os 30 anos da educação legislativa do Brasil, em especial os vividos pela Escola do Legislativo da Assembleia mineira, cuja criação marcou o início desta trajetória no país, em 1992.

         A Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó esteve representada pelo diretor, Ricardo Simas, e servidora Claudia Simas.

Finanças dos primeiros meses de 2022 são apresentadas

           Na segunda-feira, dia 30 de maio de 2022, às 11h, acontece a apresentação do relatório de metas fiscais do 1º quadrimestre de 2022 na Câmara Municipal de Uruguaiana. Audiência pública é realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento com a demonstração do Poder Executivo sobre receitas e despesas de janeiro a abril.

              Durante o evento são expostos e discutidos os gastos e os investimentos do Poder Executivo, conforme prevê a legislação, tornando público o cumprimento das metas fiscais do município e oportunizando o debate sobre a execução do planejamento das finanças.

 

 

Ações do documento