Notícias

Campanha da Fraternidade em destaque na Câmara

        “Fraternidade e vida: dom e compromisso” é o tema que proclama a Campanha de Fraternidade de 2020. Na reunião do dia 12 de março o padre, Jonison Macmann, utilizou o espaço da tribuna livre para explanar por indicação da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB).

            De acordo com o padre, a igreja católica promove há mais de 50 anos a reflexão sobre diversas temáticas de relevância social para a quaresma através da Campanha da Fraternidade. “Convoca a todos para refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. Também encontrar caminhos para que esse sentido seja fortalecido. Somos convidados a vencer a globalização da indiferença”, declarou.

 

Atividades da 24ª Semana da Paz são relatadas na Tribuna

         A programação da 24ª Semana da Paz foi demonstrada na reunião desta quinta-feira, dia 12 de março de 2020. A presidente do evento, Sônia Severo Trivisol, utilizou o espaço da tribuna livre por proposição da mesa diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes.

           Ao longo dos dias 23 de fevereiro ao 1º de março foram desenvolvidas diversas atividades pela Comissão Organizadora, parceiros e Movimento Tradicionalista Gaúcho. A Semana da Paz faz referência ao fim da Revolução Farroupilha e anualmente é realizada pelo MTG em promoção à paz. Este ano o tema foi “A paz começa dentro das famílias: a família na construção de uma cultura de paz”.

              Agradecemos a Casa Legislativa que sempre acolhe as ações do Movimento Tradicionalista Gaúcho”, salientou Sônia. Entre as atividades esteve a abertura que contou com mais de 150 presentes, sessão solene na Câmara com realização de homenagens ao “Mensageiros da Paz”, cavalgada, evento com novos talentos e intervenção no calçadão de Uruguaiana com entrega de mais de 600 laços brancos à população em referência à paz.

 

Recolocação de postes exigidas por lei é cobrada

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará à empresa reguladora da concessionária do serviço de energia elétrica em Uruguaiana que fiscalize o cumprimento da Lei Municipal n 5.116/20.

          A norma estabelece condições para que a RGESul recoloque os suportes das luminárias na manutenção de postes e redes de distribuição de energia elétrica imediatamente após a remoção.

          Requerimento de autoria do vereador Vilson Brites (MDB), também proponente da Lei, foi aprovado na Casa Legislativa dia 10 de março de 2020. O documento será encaminhado à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) e para a unidade local da RGESul, para que tomem conhecimento e as devidas providências.

           “Fazemos as leis nessa Casa Legislativa pensando na melhoria dos serviços para a população. Mas para isso elas devem ser cumpridas”, salientou Vilson Brites.

 

Câmara acompanha obras na Umbelino Gomes

            A prefeitura de Uruguaiana realiza obras de recuperação da rede pluvial na Rua Umbelino Francisco Gomes, no bairro Cabo Luiz Quevedo. No dia 10 de março de 2020, o presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes (P), acompanhou no local comitiva do Poder Executivo formada pelo prefeito, Ronnie Mello, Secretário de Infraestrutura Rural e Urbana, Frederico Pellegrini, e Secretário Adjunto, Joalcei Alves Gonçalves. A obra permitirá a realização de asfaltamento da via.


 

UPA presta esclarecimentos à Câmara

        Informações sobre o funcionamento e os repasses financeiros à empresa Silvio Scopel para o gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram apresentadas na Câmara Municipal de Uruguaiana dia 10 de março de 2020. Através de requerimento dos vereadores Suzana Alves (PRB), Rafael Alves (MDB) e Vilson Brites (MDB) utilizaram o espaço da tribuna livre representante da empresa, Piraju Nicola, Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Stum e fiscal do contrato, Diego Cantori.

       A presença foi solicitada em razão de notícia veiculada sobre apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas a respeito do serviço. De acordo com Piraju, o número exposto de 80 funcionários foi estimado em planejamento estrutural realizado antes do início do trabalho da empresa. “Os atos contratuais são cumpridos respeitando as dimensões dos conselhos de classe. Temos o menor custo nacional em relação às UPAs de porte 2. Trabalhamos no limite operacional”, considerou Piraju.

       A Secretária Municipal destacou a importância da Unidade para desafogar o pronto socorro do Hospital Santa Casa de Caridade, a emissão de notificações à empresa quando identificados problemas e o encaminhamento de estudo para realização de processo licitatório para o serviço.

          O contrato nº 85/19 celebrado entre o município e a empresa estabelece o mínimo de 38 profissionais atuando no local. Na ocasião foram expostos dados do atendimento na UPA. Em 2018 foram aproximadamente 63 mil atendimentos; em 2019 foram 64 mil e em 2020 já são 9 mil.

 

 

 

Demandas são discutidas com RGE Sul

           Na segunda-feira, dia 9 de março de 2020, representante da empresa concessionária do serviço de energia elétrica no município, RGE Sul, esteve na Câmara Municipal de Uruguaiana. O presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes, e vereadora Zulma Ancinello receberam o consultor de negócios, Tiago Paz. Na pauta estiveram demandas recebidas pela Câmara Municipal em relação ao serviço.

“Mulheres Cidadãs” recebem diploma

           Sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher foi realizada em 6 de março de 2020 na Câmara Municipal de Uruguaiana. Na ocasião receberam o Diploma da “Mulher Cidadã” cinco mulheres indicadas pelos vereadores de serviços prestados à comunidade.


            A láurea foi entregue a Angélica Regina Santos de Moura, por sugestão da vereadora Suzana Cardoso Alves. A homenageada realiza trabalho voluntário como artesã em Centros de Referência de Assistência Social, com reciclagem.


            A advogada Graciela Figueiredo Antunes Prudêncio, recebeu o Diploma por sugestão da vereadora Josefina Soares. A profissional tem ampla experiência na área do direito.

       

      A médica ginecologista e obstetra, Jaciara Fátima Ritter, indicada pelo vereador Fernando Tarragó recebeu a homenagem em referência aos diversos atendimentos humanizados que realiza.


             Coordenadora da equipe da Pastoral da Família da Paróquia São João Batista, Maria do Horto Pereira Barbosa, foi homenageada pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes.


              A dedicação de Tanira Monteiro Souto com trabalho social na igreja desde seus 13 anos foi referendada por proposição da vereadora Zulma Rodrigues Ancinello.

               A mesa de trabalho foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes; primeira-dama, Paola Araujo Mello; prefeito, Ronnie Mello; representando a 2º Brigada de Cavalaria Mecanizada, 1ª Ten. Ana Claudia Schenkes; juíza do Trabalho, Laura Antunes de Souza; e da Força Aérea Brasileira, 2ª Ten. Mariana Mota Gomes. Estiveram presentes os vereadores Suzana Alves, Fernando Tarragó, Elton da Rocha, Vilson Brites, Zulma Ancinello e Neraí Kaufmann.

 

Câmara acata veto ao Pl sobre corridas de galgos

O Poder Legislativo aprovou, dia 3 de março de 2020, o veto total ao projeto de lei que buscava instituir as Corridas de Cachorros como Patrimônio Histórico-Cultural do Município de Uruguaiana.

          O posicionamento do Poder Executivo considerou o entendimento de que a matéria trata-se de assunto contrário ao interesse público.

            O relatório da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, exarada pelo vereador Fernando Bermúdez, expõe que o esporte mesmo por muitos anos praticado pelos adorados de corridas de cachorros e possuidor de muitos adeptos, trata-se de um tema polêmico e que ao longo do tempo foi ganhando interpretações variadas no que tange seu contexto e a sua viabilidade.

            Saiba mais CLICANDO AQUI.

 

 

Parlamentar reitera pedido de informações ao Executivo

Requerimento pedindo respostas do Poder Executivo foi aprovado dia 5 de março de 2020.

            A solicitação de vereadora Nerai Kaufmann (PSDB) reitera os questionamentos realizados em 29 documentos encaminhados ao Executivo em 2019 sem retorno até a data.

             A parlamentar requer as respostas de acordo com o artigo 96, inciso 14 da Lei Orgânica do Município que assegura o prazo de 15 dias para o envio de retorno ao requerente. “É muito ruim quando pedimos e não recebermos as informações para esclarecer a comunidade. As respostas que foram encaminhadas são evasivas”, considerou Nerai.

 

Vereador assume titularidade na Câmara

No dia 5 de março de 2020 o vereador Elton da Rocha reassumiu a vaga de titular do partido Progressista na Câmara Municipal de Uruguaiana.

           Elton estava licenciado como parlamentar para atuar como Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

             O vereador passa a integrar as Comissões Técnicas da Casa as quais o vereador Fernando Bermúdez era membro (CCJ, CFO, CSMSE e Ética). No espaço da tribuna livre, Elton manifestou que retorna com alegria e gratidão.

Melhorias na área amarela são indicadas

A instalação de bebedouro e ventiladores no espaço de espera da área amarela do Pronto Socorro do Hospital Santa Casa de Caridade é solicitada.

             A indicação de autoria do vereador Mano Gás (PSDB) foi aprovada dia 3 de março de 2020 e será encaminhada ao Poder Executivo.

                 No espaço ficam aguardando atendimento os pacientes classificados em risco de urgência, ou seja, cujo caso tem gravidade moderada, sem risco imediato. De acordo com o proponente, a falta de bebedouro e climatização mínima foi identificada em visita ao local com a Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara.

              O lugar é fechado prejudicando ainda mais o estado clínico dos pacientes. Todos precisam de tratamento digno e o mínimo de conforto, se não é possível ar-condicionado, que seja ventiladores”, salientou Mano sobre o pedido de providências.

 

 

Repasse ao Lar da Velhice é autorizado

           Projeto de Lei que autoriza o município a repassar recursos financeiros, a título de subvenção social, ao Lar da Velhice São Vicente de Paula foi aprovado no dia 3 de março de 2020. O valor de R$ 200.000,00, previsto em abertura de crédito adicional especial na Lei nº 5.120/2020, tem objetivo de auxiliar nas despesas da prestação de serviços, exclusivamente para manutenção e folha de pagamento.

            Integrantes da equipe de trabalho do asilo acompanharam a discussão da matéria. Na ocasião, os vereadores destacaram que o recurso é advindo de parte dos valores disponíveis da devolução do Poder Legislativo à Prefeitura. Também salientaram a notável delicada situação financeira da instituição e sua necessária existência para idosos que lá recebem acolhimento.

                A entidade não tem fins lucrativo e é declarada de utilidade pública nos termos da Lei Municipal n.º 491/59. O asilo deverá proceder prestações de contas ao município, mensalmente, até o décimo dia do mês subsequente ao das despesas, a contar do repasse.

Utilidade Pública de Escola de Música é estudada

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão Projeto de Lei que busca declarar de utilidade pública a Igreja Evangélica Cristo para as Nações – Escola de Música.

          A proposta da vereadora Josefina Soares foi apresentada no dia 3 de março de 2020.
            A Igreja Evangélica Cristo para as Nações, organizou a Escola de Música de Uruguaiana que está em pleno funcionamento. De acordo com a parlamentar trata-se de um Projeto Social que atua significativamente como um instrumento de inclusão e transformação para crianças, jovens, adultos e idosos através do ensino da música gratuitamente.                   O título é concedido, conforme Lei Municipal nº 2019/89, a sociedades civis, associações e fundações constituídas no território do município, com finalidade filantrópica, desde que atendidos os requisitos dispostos.

Legislativo homenageia "mulheres cidadãs"

        Solenidade será realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana para celebrar o Dia Internacional da Mulher, data símbolo das conquistas e lutas das mulheres. Sessão solene acontece na próxima sexta-feria, dia 6 de março de 2020, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

          Na ocasião serão entregues os diplomas "Mulher Cidadã" para cinco personalidade de relevantes serviços prestados à comunidade. Receberão a honraria Angélica Regina Santos de Moura, indicada pela vereadora Suzana Cardoso Alves; Graciela Figueiredo Antunes Prudêncio, por sugestão da vereadora Josefina Soares; Jaciara Fátima Ritter, designada pelo vereador Fernando Tarragó; Maria do Horto Pereira Barbosa, por proposição da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes e Tanira Monteiro Souto, por denominação da vereadora Zulma Rodrigues Ancinello.

Inaugurada EMEI Prof Denise Clausell

            O parlamento de Uruguaiana esteve presente na cerimônia de inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Denise Clausell realizada nesta segunda-feira, dia 2 de março de 2020. Estiveram presentes representando a Câmara Municipal o presidente, vereador Irani Fernandes, vereadores Zulma Ancinello, Nerai Kaufmann e Fernando Bermúdez.
            O educandário localizado no bairro Santo Inácio, loteamento Cidade Nova, tem capacidade para atender cem crianças de 0 a 3 anos. A EMEI leva o nome de Denise Clausell, através de Lei Municipal aprovada na Câmara.
            “Precisamos registrar a importância dessa tão esperada escola para a comunidade dos bairros próximos. Desejamos sucesso para a equipe de trabalho e agradecemos, em nome do Legislativo, a sensibilidade da administração ter possibilitado essas novas vagas para nossas crianças”, considerou o vereador Irani.

 

Ações do documento