Notícias

Escola do Legislativo promove

         Em comemoração ao mês da mulher, a Câmara Municipal de Uruguaiana realiza “Roda de Conversa com Mulheres que Inspiram” no dia 24 de março de 2023, às 9h, no plenário. Através da Escola do Legislativo, Dr. Homero Tarragó, por proposição da vereadora Zulma Ancinelo, estarão reunidas mulheres para conversar sobre vivências, desafios e percepções sobre a sociedade.

        Estão convidadas Cap. Amanda C. de Paula (Brigada Militar); Cap. Elaine Pontes (Marinha); Elza Suzete Fontoura (CRAM); Ivanete Santos (Igreja Universal); Maria Helena Machado (Sec. Educação); Maria Tugira (ACLAN);Mônica Medeiros (COMDIMU); Soraya Salomão (Sec. Desenvolvimento); Tânia Costa (AADUR); Tatiele Abbad (OAB Mulher); e Vanessa Welter (Sec. Turismo).

        “Queremos conhecer um pouco mais algumas mulheres fortes, marcantes e que são destaques em nossa Uruguaiana, sendo uma oportunidade que trocarmos experiências sobre trajetórias de vida e lutas”, afirma Zulma.

       O evento será transmitido ao vivo no Facebook e no Youtube da Câmara Municipal de Uruguaiana.


Incentivo para parques eólicos tramita na Câmara

Projeto de lei que busca autorização para o Poder Executivo conceder isenção de impostos para implantação de Parques Eólicos no município será analisado nas Comissões Técnicas da Câmara Municipal.

         A proposta apresentada dia 21 de março de 2023, objetiva auxiliar, organizar e fomentar o mercado e a cadeia produtiva de Energia Eólica através da isenção de impostos municipais. O benefício foi objeto da Lei n.º 4.846, de 14 de novembro de 2017, com prazo de validade de cinco anos.

      O Poder Executivo destaca que surgiram interessados, à época da vigência desta, contudo por questões de ordens técnicas e burocráticas de órgãos governamentais os projetos não evoluíram.

    O projeto dispõe sobre Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) às pessoas físicas e jurídicas que instalarem unidades, e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às pessoas jurídicas que prestarem serviços relacionados à implantação e operação de projetos.

Projeto trata sobre órgãos de proteção de crianças e adolescentes

A Câmara Municipal de Uruguaiana analisará projeto de lei que dispõe sobre o Conselho Municipal e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, também Conselho Tutelar de Uruguaiana.

          Apresentada no dia 21 de março de 2023, a matéria do Poder Executivo, reúne leis anteriores e atende a Lei Federal n.º 8.069/90 que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente.

      O COMDICAU institui-se como órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis; o Fundo (FUMDICAU), como órgão captador dos recursos públicos de origem Municipal, Estadual, Federal, Internacional, bem como os de origem privada; e Conselho Tutelar de Uruguaiana, como órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente.

     O projeto garante o atendimento dos direitos através das Políticas Básicas de Assistência Social, Educação, Saúde, Recreação, Esporte, Cultura, Lazer, Profissionalização e outras, assegurando-se em todas elas o tratamento com dignidade e respeito à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Trata de competências, organização, deveres e vedações dos órgãos e membros.

     O Poder Executivo esclarece que as alterações propostas são indispensáveis levando em consideração que precedem ao calendário de votação para eleição do Conselho Tutelar, cujo edital deverá ser publicado até 1º de abril de 2023, de acordo com a Resolução Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.

 

Ações de sustentabilidade na Câmara são contínuas

           A Câmara Municipal de Uruguaiana trabalha em política de responsabilidade sustentável desde 2018. Nesta semana, os servidores receberam canecas para uso na Casa Legislativa, visando redução de consumo de copos descartáveis.

        Os utensílios em novo layout foram adquiridos em 2022, pela gestão do vereador Paulo Kleinubing, e distribuídos em ato simbólico no dia 20 de março de 2023, pelo presidente atual, Juca Gonçalves, e presidente da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, Carlos Delgado.

          O Poder Legislativo utiliza nas dependências as canecas desde 2018. Copos descartáveis de plástico foram substituídos por copos biodegradáveis para consumo de água e café em 2019. Práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos institucionais são contínuos para atuação sócio ambiental correta. Entre as ações está a instalação do sistema de geração de energia fotovoltaicas e implementação de procedimentos administrativos para redução gradativa da utilização de papel.

Escola registra parabéns às mulheres do Legislativo

         No dia 20 de março de 2023, o diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas, exibiu mensagem enviada pela diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, às mulheres que fazem parte do Legislativo uruguaianense.

         Ilana, que já era servidora daquela Casa desde 1978, assumiu a Direção-Geral em 2015 e mantém-se no cargo até hoje graças a sua competência e o excelente trabalho que vem realizando, com destaque especial para as ações em prol da equidade de gênero, o combate a violência contra as mulheres e questões socioambientais.

Câmara faz referência à operação contra drogas na Cobec

        Moção de congratulações e louvor foi entregue pela Câmara Municipal de Uruguaiana à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) no dia 21 de março de 2023. Por proposição Clemente Correa (PDT), policiais civis e delegado, Wellington Pinheiro, foram reconhecidos por operação de segurança que resultou na apreensão de mais de 61 quilos de drogas e na prisão de criminoso, no dia 03 de março de 2023, no Bairro Cobec.

          A importância dos órgãos de segurança para proteção da sociedade, e hoje com destaque para atuação da DRACO no o combate ao tráfico e crime organizado, sempre será registrada no Legislativo, valorizando ações exitosas e o trabalho desses agentes. A droga que é a degradação da sociedade e um problema de saúde pública”, afirmou Clemente.

 

Câmara sedia evento da Defesa Civil

     A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul realiza evento na Câmara Municipal de Uruguaiana. Na terça-feira, dia 21 de março de 2023, autoridades estaduais promoveram reunião de trabalho para alinhamento de pautas e ações da instituição.

       Representando o Poder Legislativo, o vereador Marcelo Lemos, frisou a importância da Defesa Civil em momentos de dificuldade, como essenciais desempenho e resultados registrados na atual situação de estiagem que assola setores sociais e econômicos. Estivam presentes o prefeito, Ronnie Mello, Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS, Coronel Luciano Boeira Chaves; e Subchefe, Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira.

       Na quarta-feira, acontece no plenário da Câmara o 1º Projeto Capacitar de 2023, com objetivo preparar os agentes municipais da região para as ações de prevenção, mitigação e resposta aos eventos adversos, como também a troca de experiências dentro das boas práticas de Defesa Civil.

Câmara recebe vereadoras de Itaqui

       No dia 16 de março de 2023, foram recebidas no Legislativo de Uruguaiana, a presidente da Câmara Municipal de Itaqui, vereadora Solange Carniel (PDT), e vereadora Suzana Almeida (PP). As autoridades foram recebidas pelo presidente da Câmara, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, com o presidente da Escola do Legislativo, vereador Carlos Delgado (PP) e diretor, Ricardo Simas.

         Na oportunidade, as parlamentares buscaram subsídios e informações para implementação em Itaqui de Escola do Legislativo, sendo a instituição de Uruguaiana pioneira na área na fronteira-oeste.

Obrigatoriedade de fixação de goleiras é tratada em projeto de Lei

A Câmara Municipal de Uruguaiana analisará projeto de lei que determina a fixação no solo da base das goleiras que se destinam a práticas esportivas.

        A proposta, apresentada na reunião do dia 16 de março de 2023,é e autoria do vereador Carlos Delgado (Progressistas).

      O objetivo é evitar o deslocamento ou o tombamento das goleiras, garantindo maior segurança para crianças e adultos. Conforme o proponente, as traves quando não recebem fixação ao chão, podem provocar movimentações indevidas provocadas por inúmeras situações.

     “Uma criança, adolescente ou adulto que resolva utilizar a trave como barra de ginástica, para aquecimento ou para a comemoração de um gol e nela faça diversos movimentos, podem provocar oscilações que a levem a cair sobre seu corpo, atingindo cabeça, tronco ou abdômen”, exemplifica Delgado.

       O projeto de lei determina a medida para espaços públicos e privados, como parques, clubes, condomínios residenciais, praças, instituições de ensino, escolas de futebol. Também dispõe sobre multa em caso de descumprimento da norma, após aplicação da etapa de fiscalização de caráter informativo-instrutivo; e prazo para adequação dos estabelecimentos.

Órgãos de segurança explanam sobre enfrentamento à violência contra mulher

        A Delegacia de Polícia Especializada de Proteção à Mulher (DEAM) e 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF) participaram da reunião do dia 16 de março de 2023 na Câmara Municipal de Uruguaiana. As atividades desenvolvidas para o combate e o enfrentamento à violência contra mulher foram apresentadas por proposição do vereador Clemente Correa (PDT).

           Conforme a Polícia Civil, representada pela delegada Caroline Huber, em 2022 foram registradas 1468 envolvendo ocorrências policiais envolvendo casos de violência contra mulher, 866 indivíduos indiciados. Também foram encaminhadas 60 representações para prisões preventiva de agressores, sendo a maioria por descumprimento das medidas protetivas de urgência e, destas, 37 deferidas, considerado um número alto comparado a outros municípios dos estados.

        A DEAM registra as ocorrências quando as vítimas comparecem espontaneamente ou levadas pela Brigada Militar ou Guarda Municipal, encaminha os pedidos de medida protetiva de urgência ao judiciário, elabora os inquéritos policiais visando o julgamento dos agressores, encaminha as vítimas aos órgãos de proteção e atendimento, entre outras ações da equipe de cinco agentes policiais e a delegada.

         A Patrulha da Penha, da Brigada Militar, atende as vítimas que possuem medidas protetivas, acompanha, apoia e protege as vítimas, sendo os olhos do judiciário nas situações, segundo a Capitã Amanda Cavalcanti Mello de Paula, no uso da tribuna. Ano passad, foram 564 vítimas cadastradas; o registro de retorno do agressor ao lar foi de 25, recusa de atendimento por parte da vítima de três, prisão em decorrência de descumprimento da medida protetiva de cinco, constatação de vítima em vulnerabilidade de 63, sendo nenhum feminicídio de vítimas atendidas pela Patrulha.

       Os tipos de violência contra mulher são física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A rede de atendimento à mulher vítima de violência é formada pela DEAM, Conselho Tutelar, Centre de Referência de Atendimento à Mulher e Centro de Atenção Psicossocial.

Livro infantil “Diário de um Robô” é reverenciado

        Moção de Louvor e Congratulações à autora Maria Teresa Lunardini Cardoso, pelo livro “Diário de um Robô”, foi entregue no dia 16 de março de 2013 pela Câmara Municipal de Uruguaiana. Por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) a homenagem foi realizada.

          Na ocasião, a autora da obra agradeceu o ato de valorização da cultura promovida pelo Legislativo. Os parlamentares destacaram a trajetória da professora, embasada na responsabilidade e dedicação. “Parabenizamos pelo lançamento dessa obra tão enriquecedora, estimulando o conhecimento e gosto pela leitura desses pequenos aprendizes”, afirmou Zulma.

Câmara registra aniversários de escolas José Francisco e Leda Maria

          Moções de Congratulações e Louvor foram entregues pela passagem dos aniversários do Instituto Estadual de Educação Leda Maria Pereira da Silva e da Escola Municipal de Educação Básica José Francisco Pereira da Silva. Na reunião do dia 14 de março de 2023, por proposição do vereador Clemente Correa (PD), a direção dos educandários receberam a homenagem.

       No dia 13, ao instituto Leda Maria que atende a comunidade do interior do município completou 70 anos. No dia 11, a escola José Francisco celebrou 62 anos de fundação. “Estamos manifestando o reconhecimento do Legislativo pela história; trabalho dos professores e dos servidores; e transformação de vidas através de educação”, afirmou Clemente.

Legislativo acompanhou encontro sobre resgate em operação na zona rural

       A Câmara Municipal de Uruguaiana participou de reunião na Prefeitura para tratar sobre ações de suporte a pessoas retiradas de condições inadequadas de trabalho a partir de operação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Polícia Federal. Na oportunidade, 82 trabalhadores foram resgatados do local.

               Na segunda-feira, dia 13 de março de 2023, o presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, e vereador Carlos Delgado, participaram de encontro entre o Poder Executivo, Governo do Estado, Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Sindicato Rural de Uruguaiana.

              Conforme a Prefeitura, grupo de trabalho está de prontidão para acolher e dar suporte às pessoas envolvidas no fato, formado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). A iniciativa visa acolher; encaminhar documentações; conceder auxílios e benefícios; verificar seguro-desemprego; prestar atendimento de saúde; e ofertar demais suportes necessários.

7ª Conferência de Saúde acontece dia 22

        “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a Democracia – amanhã vai ser outro dia” é o tema central da 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece no dia 22 de março de 2023, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, a partir das 9h.

        Por requerimento do vereador Marcelo Lemos (PDT), participou da reunião do dia 14 para explanar sobre o evento o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renê Piccoli. Na oportunidade, foi salientada a importância do evento para promoção do Sistema Único de Saúde. “O SUS começa nos municípios e é nos bairros que precisamos reforçar o serviço. A Conferência Municipal foi precedida de reuniões descentralizadas na Unipampa, Barragem Sanchuri, Cidade Nova, Cabo Luiz Quevedo e União das Vilas”, registrou Piccoli.

          No evento serão discutidas as propostas e as metas para área da saúde, com encaminhamentos à Conferência Estadual. Também foi solicitado apoio aos vereadores para implantação de Hospital Federal Regional.

Defesa Civil realizará encontro regional

            Na manhã do dia 14 de março de 2023, a 6ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil esteve na Câmara Municipal de Uruguaiana para tratar das ações desenvolvidas. O presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, recebeu o coordenador regional, Luiz Sandro de Souza Martins, e o assessor do deputado estadual Frederico Antunes, Régis Lima.

          Na pauta, esteve o encontro regional a ser realizado nos dias 21 e 22 em Uruguaiana que reunirá autoridades estaduais e de municípios da Fronteira-Oeste. Também foi anunciado o reconhecimento do Governo Federal do plano de contingência à estiagem, viabilizando a destinação de recursos para redução de efeitos e danos diante da situação de situação de anormalidade.

Projetos aprovados

Foram aprovados nesta reunião de quinta-feira, dia 9 de março de 2023 os projetos nºs 139/2022, 32, 33 e 34/2023, para:
-Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal, no município de Uruguaiana/RS.
-Abertura de crédito adicional especial, no Orçamento vigente, no valor de R$ 1.688.969,65, que servirá para repasse, a título de subvenção social e auxílio financeiro, ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana – HSCCU, destinados às despesas de custeio de serviços que complementam o SUS, conforme estabelece a Portaria GM/MS N.º 96/2023.
-Alteração do Quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas da Câmara Municipal de Uruguaiana, previsto no art. 1º da Lei nº 4.354, de 26 de junho de 2014, para aumentar o número de vagas do cargo de Assessor Parlamentar, bem como para alterar a condição de trabalho dos cargos em comissão.

Ações do documento