Notícias

Alunos da Unipampa reivindicam melhorias

Alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), acompanhados do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Rogério de Moraes (PT), visitaram o gabinete do Prefeito Municipal, José Francisco Sanchotene Felice, na tarde de ontem (28/11), para reivindicar melhorias nas instalações provisórias da universidade, localizadas na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiur).
Luiz Gustavo Nascimento, coordenador do diretório do curso de Farmácia, reclamou que as salas de aula estão sem ventiladores e cortinas. – “As salas pegam sol toda manhã e tarde. Torna-se difícil assistir as aulas passando calor”, mencionou. Leonardo Pereira Costa, estudante de Farmácia, citou a falta de bebedouros nas dependências e também o impedimento dos alunos em realizar aulas práticas pela inexistência de laboratórios. “As aulas práticas são pela apresentação de slides. Passado um mês da previsão, nosso laboratório ainda não está pronto”, expôs.
Sanchotene Felice explicou, para os alunos, que a obrigação do Executivo era entregar uma estrutura provisória em condições de aprendizado. Ressaltou que este tipo de investimento é de alçada da universidade. Porém, se dispôs a ajudar os alunos a resolver estas questões. Felice lembrou que o Executivo investiu, na reforma da Fafiur, mais R$ 200 mil, em salas de aula, sanitários e manutenções.
Rogério de Moraes reiterou que foi feito um grandioso esforço por parte da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal junto ao Governo Federal para trazer a sede do campi de saúde da Unipampa para a cidade. Considerou os pedidos dos alunos por essas melhorias na sede provisória e prometeu resolver a situação junto a prefeitura o mais breve possível.

29 de novembro de 2006

Trabalho do Comitê de Gerenciamento do Rio Ibicuí recebe destaque nacional

A 1ª Expedição Ambiental pelo Rio Ibicuí, promovida pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, foi selecionada entre os três melhores trabalhos do país na categoria gestão ambiental e irá concorrer ao prêmio da Agência Nacional das Águas (ANA) deste ano. A entrega da premiação será no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília, no dia 6 de dezembro.
Um resumo do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Gerenciamento foi apresentado, na manhã desta terça-feira, aos vereadores, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, pelo presidente da entidade, Roberto Basso. Segundo Basso, as atividades realizadas pelo comitê foram destacadas entre 284 trabalhos inscritos de todo o país. O prêmio ANA destaca iniciativas que promovam a implantação de sistemas de gerenciamento de recursos hídricos. A 1ª Expedição Ambiental percorreu 1,5 mil quilômetros em cinco dias para registrar o estágio de preservação dos recursos hídricos. A expedição foi registrada em um audiovisual e o material será apresentado com exclusividade pela TV Câmara Uruguaiana.
O comitê da bacia do Rio Ibicuí abrange 30 municípios da região Oeste do Estado e 340 mil habitantes. A região da bacia hidrográfica é responsável pela produção de 300 mil hectares de arroz. Segundo o presidente do comitê, uma das conquistas da atuação do comitê é o fato de que não existem conflitos relevantes por recursos hídricos em toda a bacia.

28 de novembro de 2006

Números de inscrições para vestibular da Unipampa é baixo

A dois dias do encerramento do período de inscrições para o vestibular da Unipampa, é baixo o número de inscrições para o concurso. Nos três cursos oferecidos pelo Campus de Ciências da Saúde de Uruguaiana, a Unipampa registrou até o dia 27 de novembro uma baixa procura pelos cursos. Somente o curso de enfermagem alcançou a média de um candidato por vaga. Nos cursos de fisioterapia e farmácia, a média é de 0,8 candidatos por vaga. A diretora do Campus da Unipampa, em Uruguaiana, Rosana Glock, compareceu no plenário da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, para falar a respeito dos cursos e da estrutura oferecida pela universidade no município. Segundo ela, as inscrições para o vestibular devem ser feitas pela internet pelo site www.ufsm.br/coperves/unipampa e a taxa é de R$ 75,00. Atualmente, 95% dos 150 alunos dos três cursos oferecidos pelo campus não são naturais de Uruguaiana. Os candidatos também podem realizar inscrições para outros cursos oferecidos pelos campi da Unipampa em Alegrete, São Gabriel, Itaqui e São Borja. A Câmara de Vereadores está disponibilizando a sala de informática (sala.com) para que os candidatos carentes possam inscrever-se pela internet.

28 de novembro de 2006

Moradores da Rua Conde de Porto Alegre temem despejo

Os moradores da Rua Conde de Porto Alegre, no centro de Uruguaiana, estiveram reunidos, no final da tarde de segunda-feira, com o prefeito Sanchotene Felice e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Rogério de Moraes, para discutir alternativas para evitar o possível despejo de 18 famílias do local. No último 14 de novembro, moradores que residem no local receberam intimação para desocupação de imóvel em uma ação de reintegração de posse.
Na reunião, o prefeito e presidente da Câmara de Vereadores ouviram os relatos de moradores como Carmen Falcão, 61 anos. A dona-de-casa reside há 24 anos no local e está preocupada com a situação. Segundo ela, se ocorrer o despejo judicial muitos não terão para onde ir. Na rua Conde de Porto Alegre, residem 86 pessoas.
O presidente da Câmara Municipal, Rogério de Moraes, informou que as 18 famílias estão revivendo o mesmo conflito de um ano atrás, quando foi preciso que a Câmara de Vereadores interferisse junto à prefeitura para que uma ação de despejo fosse retirada. Segundo o vereador, muitos dos moradores que receberam a intimação para desocupação dos imóveis já pagam IPTU há alguns anos.
Na reunião com os moradores, o prefeito Sanchotene Felice determinou ao procurador-geral do município, Giordano Puouy, que analise o processo e verifique se as famílias estão residindo ou não sobre áreas do município ou sobre áreas particulares. O prefeito determinou que até quarta-feira, a Procuradoria do Município tenha uma definição sobre o caso. Segundo o prefeito, se os imóveis forem particulares a administração municipal não poderá interferir no processo de reintegração de posse.

27 de novembro de 2006

CTG Patrulha do Oeste destaca-se em concursos do Estado

O CTG Patrulha do Oeste conquistou, no último final-de-semana, três importantes premiações com a sua invernada artística juvenil. Em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, a invernada obteve o primeiro lugar em danças tradicionais no 12º Rodeio Internacional do Mercosul, competindo com 24 invernadas artísticas. Em São Borja, o CTG Patrulha do Oeste participou do 4º Rodeio Internacional Porteira do Mercosul, onde conquistou os primeiros lugares em danças tradicionais e em melhor entrada.
A representante da comissão de apoio à invernada artística do CTG, Iria Vasques Ramos, aproveitou a visita ao presidente da Câmara Municipal, vereador Rogério de Moraes (PT), para agradecer o empenho do Poder Legislativo, o qual possibilitou a viagem dos 24 componentes da invernada até Gravataí e São Borja. O grupo de danças do CTG Patrulha do Oeste pretende homenagear os vereadores de Uruguaiana com uma apresentação no plenário da Câmara Municipal na sessão do dia 12 de dezembro.

23 de novembro de 2006

Gerente do Banrisul presenteia presidência da Câmara com livro

O gerente-executivo da agência do Banrisul, Vanderlei Michelon, presenteou, nesta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Rogério de Moraes, com um exemplar do livro “Banrisul, o nosso banco”, de edição limitada, o qual narra a história do banco gaúcho nos seus 78 anos de existência. A entrega foi acompanhada pelo gerente adjunto da agência Guilherme Rezende.

27 de novembro de 2006

Câmara promoverá encontro internacional de parlamentares de fronteira

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, nesta quinta-feira, a realização de um encontro internacional para criação da Frente Parlamentar Internacional Permanente dos Legisladores de Municípios Limítrofes da Linha de Fronteira. A frente reunirá legisladores de municípios situados na fronteira do Uruguai, Brasil, Argentina e Paraguai. O encontro deverá ser realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, possivelmente, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Rogério de Moraes (PT), explica que a necessidade de criação da Frente Parlamentar se deve ao fato de que os municípios fronteiriços têm tratado de forma localizada problemas que são comuns. Segundo Moraes, isso acaba prejudicando e enfraquecendo os municípios no momento de reivindicar soluções aos governos federais. Para o presidente, a idéia de criação da frente parlamentar objetiva criar um espaço permanente para os legisladores de municípios de fronteira debaterem problemas comuns de integração do Mercosul. Moraes acredita que a frente parlamentar ampliaria o poder político dos municípios de fronteira.
A organização do encontro ainda definirá a cidade que sediará o evento em dezembro. A escolha recairá entre as cidades de Uruguaiana, São Borja ou Foz do Iguaçu. A preferência é por Foz do Iguaçu por apresentar melhor posição geográfica e maior facilidade de acesso. A realização do encontro internacional foi proposta inicialmente pelos presidentes das Câmaras de Vereadores de Uruguaiana, Rogério de Moraes, e de Foz do Iguaçu, Carlos Juliano Budel (PTB), durante a audiência pública promovida, em setembro passado, em Uruguaiana, pela Comissão do Mercosul e de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa do Estado para tratar de problemas de integração do bloco econômico.

23 de novembro de 2006

Câmara de Vereadores homenageia Cultura Afro-brasileira

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana realizou, na noite de sexta-feira (20/11), sessão especial em homenagem Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira. O evento reuniu no plenário cerca de 150 pessoas ligadas ao movimento negro e às casas de religião afro de Uruguaiana. A homenagem ocorreu na data que marca o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrada em todo o país.
Na sessão especial, foram homenageados diversas pessoas da comunidade que contribuíram para a cultura afro-brasileira no município. A sessão especial foi proposta pela vereadora Alfonsina Guedes de Moura (PMDB) que, como professora de história, disse reconhecer a importância da data por homenagear também o maior líder negro contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares.
Por sugestão da Sociedade de Espiritualidade de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda), foram agraciados com certificados, entregues pelos vereadores, o professor Ataídes Rodrigues dos Santos, ex-presidente do Movimento Negro de Uruguaiana, o co-fundador da Aruanda, Osmar Corrêa, o conselheiro da Aruanda, José Patrício Cruz Ramos, o presidente da Aruanda, Jorge Aurélio Alves Quirino, e, in memoriam, Otto Reinaldo Bergmann e Tereza Ramos Dill, ambos co-fundadores da Aruanda.
Na solenidade, a presidente do Movimento Negro de Uruguaiana, Elza da Fontoura, agradeceu ao ex-vereador José Carlos Chaves pela criação da Lei Municipal 2.249/91, que instituiu a Semana de Celebração da Cultura Afro-Brasileira em Uruguaiana. Para Elza Fontoura, a cultura afro-brasileira luta por visibilidade, compreensão e respeito na sociedade brasileira.
O professor Ataídes dos Santos agradeceu as homenagens e relembrou o início do movimento negro em Uruguaiana há 18 anos. Para ele, o espaço ocupado pelos afro-descendentes na sociedade tem melhorado. Santos lembrou que há 18 anos apenas 4% dos afro-descendentes chegavam ao ensino superior. Hoje, o grupo racial representa 30% dos estudantes de nível superior no país. O presidente da Aruanda, Jorge Quirino, também agradece
u à Casa Legislativa pela homenagem que pela primeira vez é realizada deste a criação da Lei Municipal 2.249/91.
A sessão se encerrou com um prolongado discurso proferido por José Carlos Chaves. O ex-vereador relembrou a vida e a morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1675. Zumbi foi um dos últimos lideres do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.

 21 de novembro de 2006

Votação histórica põe fim ao voto secreto nas decisões da Câmara

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana, em um votação histórica, aprovou uma emenda à Lei Orgânica que põe fim ao voto secreto nas decisões do parlamento municipal. Com nove vereadores presentes na sessão ordinária desta terça-feira, a proposta de emenda, sugerida pela vereadora Jussara Osório (PP), foi aprovada por unanimidade. Apenas dois vereadores não compareceram à sessão de votação.
A vereadora Jussara Osório comemorou a aprovação da emenda. Segundo ela, a modificação tornará mais transparentes as atividades dos legisladores municipais. Jussara também destacou que, com a decisão, o município se antecipa a outros entes federativos que também discutem idêntica alteração em seus parlamentos. Jussara lembra que, na Câmara dos Deputados, em Brasília, tramita um projeto que também sugere a extinção do voto secreto.
O presidente do Poder Legislativo de Uruguaiana, vereador Rogério de Moraes (PT), destacou a importância da emenda para assegurar a transparência das decisões. Na prática, a modificação exigirá que, durante as reuniões para escolha dos homenageados das sessões solenes, realizadas pela Câmara de Vereadores, o voto dos legisladores seja aberto e público. Outra mudança ocorrerá na eleição da mesa diretora do legislativo que também passará a exigir o voto aberto dos vereadores.
A extinção do voto secreto também foi saudada pelos vereadores Francisco Barbará (PTB), Maria do Carmo Victorino (PT), Luis Gilberto de Almeida Risso (PSDB), Alfeu Freitas (PTB), Alfonsina Guedes de Moura (PMDB) e Liliane Repiso Riela (PTB). Para o vereador Barbará, a emenda representará um acréscimo nas relações internas do poder legislativo.
– O voto secreto não era um mal em si. Quando foi instituído tinha a finalidade retirar a pressão do poder executivo sobre o parlamentar. Hoje, esta pressão é pequena diante do preparo que se exige dos homens públicos. Quem não pode resistir a uma pressão não pode ser vereador – disse.

21 de novembro de 2006

CAPS promove festa de final de ano

O Centro de Atenção Psicossocial de Uruguaiana (CAPS), promoveu na noite de ontem (18/12), nos salões da Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana (AFMU), a festa de final de ano, com participação de pacientes, funcionários e familiares. O evento contou, ainda, com a presença do Presidente do Poder Legislativo, vereador Rogério de Moraes (PT), e do Secretário de Saúde Municipal, Dr. José Maria Argemi, representando o Poder Executivo.
Os usuários do centro realizaram apresentações teatrais e musicais, contagiando os demais presentes com mensagens sobre a importância da amizade e do amor. Muita alegria e descontração marcaram a chegada do Papai Noel na festa. Houve distribuição de doces e presentes, após pacientes e funcionários reuniram-se no centro do salão principal para cantar e dançar de mãos dadas, celebrando o Natal.
A coordenadora do CAPS, Elinar Stracke, acredita que o objetivo principal do trabalho desenvolvido, com os mais de 300 pacientes da instituição, “é ressaltar os direitos de cidadania que cada um destes homens e mulheres possui, e muitas vezes, são esquecidos ou ignorados pelos demais cidadãos”.
O vereador Rogério de Moraes, elogiou o trabalho realizado pelos profissionais atuantes da instituição, lembrando que o CAPS Uruguaiana foi citado no Congresso Nacional como referência brasileira no tratamento de Saúde Mental.

19 de dezembro de 2006

Livro reúne trabalhos literários de escritores uruguaianenses

O livro “Causos e versos nos confins do Continente de São Pedro” teve seu lançamento na última terça-feira (14/11), às 20h, nos salões da Secretaria de Cultura, Juventude e Esportes. A obra, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, reúne contos, crônicas e poesias de 31 autores uruguaianenses, e foi organizada pela escritora e Presidente da Academia de Letras de Uruguaiana, Vera Ione Molina. O evento contou com a participação do Prefeito Municipal, José Francisco Sanchotene Felice, do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Rogério de Moraes, do Secretário de Cultura, Miguel Augusto Ramos, e demais autores da obra literária.
Segundo Vera, “Uruguaiana tem sua cultura própria. Herdou a literatura de fronteira”. A escritora conta que a cidade é conhecida como a “Terra dos Escritores”, pois congrega os principais nomes da Literatura Gaúcha, como Gonçalves Viana e Luiz de Miranda. “Vivemos tão isolados do resto do estado, que o título escolhido foi uma maneira poética de retratar essa distância”, comentou a acadêmica.
O exemplar custa R$ 10 (dez reais), e pode ser adquirido na Secretaria de Cultura. O valor arrecadado com a venda dos livros será destinado ao Projeto CEU (Coral Estudantil de Uruguaiana), que é um conjunto vocal e instrumental, formado por meninos e meninas de sete a doze anos, em situação de risco social, necessariamente matriculados em escolas públicas do município.

16 de novembro de 2006

TV Câmara Uruguaiana será inaugurada na sexta-feira

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado estadual Fernando Záchia, e o presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Rogério de Moraes, inauguram na noite de sexta-feira a TV Câmara Uruguaiana. A inauguração será realizada no plenário da Câmara de Vereadores durante a sessão solene de entrega do título honorífico de Cidadão Uruguaianense ao general de brigada José Alberto Leal, comandante da 2a. Brigada de Cavalaria Mecanizada.
O canal de televisão do legislativo municipal compartilhará a grade de programação da TV Assembléia Legislativa. As sessões plenárias, audiências públicas e demais atividades parlamentares serão transmitidas pelo Canal 16 do sistema de televisão a cabo (Net). A TV Câmara Uruguaiana exibirá três horas de programação diária, de segunda a sexta-feira, das 19h30min às 22h30min, e veiculará programas de caráter informativo, educativo e de orientação social , voltados para a promoção da cidadania e valorização do cidadão, além da difusão de programas com conteúdos éticos, morais, sociais, artísticos, culturais, históricos e de preservação ambiental.
A TV Câmara compartilhará sem ônus o canal da TV Assembléia Legislativa, mediante convênio firmado entre a Assembléia Legislativa do Estado e a Câmara Municipal. Com a operação da TV Câmara, o município de Uruguaiana será o 11º no Estado a contar com um canal de televisão do legislativo local e o primeiro na região oeste. Para os vereadores de Uruguaiana, o canal contribuirá para a divulgação dos trabalhos do parlamento municipal e para o fortalecimento da construção pedagógica da política. A TV Câmara Uruguaiana aproximará o poder legislativo da comunidade, dando maior transparência aos trabalhos desenvolvidos pela Casa Legislativa.

16 de novembro de 2006

Projeto que altera IPTU e ISSQN será analisado pela Câmara Municipal

O projeto de lei de autoria do poder executivo que altera artigos do Código Tributário do Município será analisado pelas comissões técnicas da Câmara de Vereadores em regime de urgência. A Câmara de Vereadores terá 21 dias, antes do início do recesso parlamentar, para analisar o projeto que busca incentivar o aumento de arrecadação do IPTU – na forma integral (cota única) -, bem como estimular o pagamento do tributo até o vencimento das parcelas.
De acordo com as alterações propostas, o município incrementaria a receita e reduziria a inadimplência. Pelo projeto, a prefeitura propõe que, no pagamento de cota única, o contribuinte seja benificiado com um aumento no desconto, passando de 10% para 20% a redução no valor. Pela projeção do poder executivo, a renúncia de receita com a elevação dos descontos alcançaria o valor projetado de R$ 250 mil. Em contrapartida, a arrecadação seria de R$ 6,07 milhões já no prazo da cota única (pagamento até 2 de janeiro).
O projeto também propõe adequação da legislação tributária do município quanto à arrecadação do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) das instituições financeiras. Conforme o executivo, muitas das instituições financeiras têm as sedes de suas matrizes em outras localidades e operam em Uruguaiana.

16 de novembro de 2006

Tradicionalistas pedem recursos na Lei Orçamentária

A cúpula do tradicionalismo de Uruguaiana visitou o plenário da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, para acompanhar a tramitação do projeto de Lei Orçamentária (LO) para 2007. Os tradicionalistas pleiteam a disponibilização de recursos municipais no orçamento do município, visto terem sido contemplados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com ações nas pastas das Secretarias de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo e Educação. O objetivo dos tradicionalistas é ver o movimento tradicionalista da 4ª Região ser contemplado, no próximo ano, com recursos para a realização de atividades culturais como a Semana da Paz, Semana Farroupilha e encontros de entidades tradicionalistas. O projeto de Lei Orçamentária já tramita na Câmara Municipal. Durante a visita ao plenário, os tradicionalistas mantiveram uma reunião com o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, vereador José Fernando Tarragó (PSDB). Estiveram presentes no encontro, o presidente da Semana da Paz, Laurindo Souza, o coordenador da 4ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ivoné Colpo, o presidente da Semana Farroupilha, Edgar Fagundes, e o presidente da Coordenação Tradicionalista Uruguaianense (CTU), Ricardo Lima.

10 de novembro de 2006

Câmara de Vereadores contribui para questionário sobre exploração sexual

A vereadora Maria do Carmo Victorino (PT), vice-presidente da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira, com a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Paula Gomes. A parlamentar contribui com informações para o questionário que visa levantar informações sobre a exploração sexual e o tráfico de pessoas na fronteira do Brasil com a Argentina. A representante do ministério está colhendo dados junto a entidades e órgãos públicos do município e de Barra do Quaraí para elaborar um diagnóstico da exploração sexual de crianças e adolescentes na região de fronteira. O diagnóstico será apresentado em Brasília, em dezembro, na reunião do Grupo de Trabalho Permanente (GTP) do Mercosul que promove a proteção dos direitos da infância e da adolescência. A idéia do GTP é promover planos operativos binacionais e transnacionais, atuando sobre quatro temáticas: base legislativa comum, campanhas educativas unificadas, políticas públicas e cooperação.

10 de novembro de 2006

Ações do documento