Notícias

Vereador Rogério de Moraes pede a pavimentação da RS 596

A Câmara Municipal aprovou o requerimento do vereador Rogério de Moraes (PSDB) que será encaminhado ao Governo do Estado, solicitando a inclusão da RS 596 no programa de pavimentação de rodovias estaduais de 2008. A RS 596 liga a BR-290 até a BR-472, no município de Uruguaiana. “A pavimentação desta estrada depende da inclusão desta obra no orçamento estadual de 2008. Se isso ocorrer, o tráfego de veículos pesados pelos bairros de Uruguaiana será desafogado, principalmente pelos bairros Santo Inácio e Hípica”, disse o vereador.
Moraes também apresentou um requerimento solicitando que o Governo do Estado estude a viabilidade de transformar a estrada vicinal municipal (UR) que liga a BR-290 ao distrito de Plano Alto e esta localidade até a BR-472 em uma estrada estadual pavimentada (RS). Segundo o vereador, a transformação da estrada vicinal em uma rodovia estadual pavimentada favoreceria a comunidade do interior de Uruguaiana mais distante da sede do município. “Plano Alto responde por mais de um terço do ICMS de Uruguaiana e não possui vias pavimentadas para o escoamento da safra de arroz”, diz Moraes. Além disso, outro benefício seria o encurtamento em cerca de 100 quilômetros na distância entre a região da Campanha e a região das Missões. O vereador também pretende promover a coleta de um abaixo-assinado para sensibilizar o Governo do Estado.

 

25 de setembro de 2007

Câmara Municipal ouvirá esclarecimentos do secretário municipal de Educação

A Câmara de Vereadores convidará o secretário municipal de Educação, Delmar kauffmann, e a direção da Associação dos Professores e Especialistas em Educação do Município de Uruguaiana (Apemu) para debater a situação dos alunos da Escola Municipal Rui Barbosa. Segundo o vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB), os alunos de 7ª e 8ª séries estão sem professores de História, Educação Artística e Geografia desde agosto passado. “Nossa maior preocupação é que os alunos em séries finais do ensino fundamental estão correndo o risco de perder o ano letivo”, justificou o vereador.

25 de setembro de 2007

Câmara Municipal vai debater segurança pública

A Câmara Municipal de Uruguaiana promove na noite de terça-feira (25/09), a partir das 20h, no plenário do Palácio Borges de Medeiros, uma audiência pública para debater as deficiências da segurança pública no município. O evento é aberto à comunidade e deverá reunir representantes de órgãos de segurança. A audiência pública foi proposta pelo vereador Marcus Lemos (PP), que também é vice-presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro). Segundo o parlamentar, as informações, sugestões e queixas, apontadas durante a audiência pública, servirão como subsídios a serem apresentados ao secretário estadual José Mallmann, da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A Ulfro agendará com Mallmann uma reunião para discutir a repressão à criminalidade na Fronteira Oeste, em Porto Alegre, nos próximos dias.

24 de setembro de 2007

Câmara de Vereadores homenageou personalidades em sessão solene

A Câmara Municipal homenageou três personalidades e uma entidade social, fundada no Rio de Janeiro há 150 anos, durante a sessão solene alusiva à Semana Farroupilha. A solenidade ocorreu na noite de 18 de setembro. Foram homenageados com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, o servidor público municipal aposentado Lauro Iglesias, por proposição do vereador Mauro Brum (PMDB), o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul, Lauri Kotz, por proposição do vereador Marcus Lemos (PP), e a Sociedade Sul-Riograndense, por proposição do vereador Fernando Tarragó (PSDB). A Sociedade Sul-Riograndense foi representada pelo músico uruguaianense João Quintana. O tradicionalista Edgar Mota Fagundes foi homenageado com uma distinção, oferecida pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2007. A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha também prestou homenagens póstumas ao engenheiro agrônomo Francisco Jorge Bofill, ao tradicionalista Ivo Almeida e ao agropecuarista Luís Martins Bastos.

19 de setembro de 2007

Câmara Municipal realiza primeiro pregão presencial

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quarta-feira, o primeiro pregão presencial de sua história para aquisição de equipamentos e acessórios de informática. O pregão presencial é uma modalidade de licitação nova, em que os proponentes apresentam uma proposta inicial por escrito e podem, no decorrer do procedimento, oferecer lances de menor preço até que haja um vencedor. Participaram do primeiro pregão presencial, realizado pela Câmara Municipal, as empresas Office Computers, Cineson Santos Comercial e MDETZ. Foram licitados nove itens de informática. O pregão foi presidido pelo pregoeiro da Câmara Municipal de Uruguaiana, servidor Zacheu Silva Santos.

19 de setembro de 2007

Direção da Apasur expõe objetivos da entidade aos vereadores

Os vereadores de Uruguaiana ouviram, na manhã desta terça-feira (18/09), no plenário da Câmara Municipal, um relato sobre as atividades da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Uruguaiana (Apasur). A presidente Gislaine Bortoluzzi, a vice-presidente Lília Cardoso e a tesoureira Vera Benites fizeram uma exposição dos objetivos da entidade e responderam aos questionamentos dos vereadores. Fundada em março deste ano, a associação conta com 30 associados para difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e prestar assessoria pedagógica aos alunos surdos. Atualmente, a entidade luta para conseguir junto à prefeitura da cidade a cedência de uma sala para o ensino da língua de sinais aos surdos.
A tesoureira da entidade, Vera Benites, salientou que até 2.015 todas as escolas públicas deverão ter professores qualificados para trabalhar com a Língua Brasileira de Sinais. Apesar da entidade não possuir dados sobre o número de pessoas surdas em escolas de Uruguaiana, Vera Benites informou que uma primeira turma de professores e intérpretes será formada no município graças aos esforços da associação. Nesta quarta-feira (19/09), a Apasur realizará uma caminhada em prol dos direitos humanos e lingüísticos dos surdos, que percorrerá o centro da cidade a partir das 16h, culminando na prefeitura de Uruguaiana. O convite aos diretores da Apasur foi requerido pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB), que considera o trabalho da entidade um serviço de inclusão social das pessoas com deficiência.

18 de setembro de 2007

Câmara Municipal aprova moção de pesar para família de Salvador Faraco

Os vereadores de Uruguaiana lembraram, na sessão desta terça-feira, com ternura e respeito a contribuição política deixada pelo ex-presidente da Câmara Municipal, Salvador Faraco, para a história do município. Faraco faleceu na madrugada de segunda-feira, em Uruguaiana, e foi velado no plenário do Palácio Borges de Medeiros antes de ser sepultado no Cemitério Municipal Nossa Senhora de Sant’Ana. Faraco foi legislador municipal por cinco legislaturas e exerceu a presidência da Câmara Municipal no ano de 1992. Na sessão de terça-feira, os vereadores aprovaram uma moção de pesar, proposta pelo vereador Luiz Gilberto de Almeida Risso (PMDB), a qual será enviada aos familiares do ex-vereador. O presidente da Câmara Municipal, Francisco Barbará (PTB), também decretou luto oficial na Casa Legislativa de Uruguaiana por três dias.

18 de setembro de 2007

Vereadores reúnem-se com secretário de cultura e presidente da Califórnia da Canção

Os vereadores de Uruguaiana reuniram-se, na manhã desta segunda-feira, com o secretário municipal de Cultura, José Antônio Marques Fagundes, e com o presidente da Califórnia da Canção Nativa, Colmar Duarte, para conversar sobre a recente aprovação de um projeto de lei que regulamenta o hino nativista do município, a canção “Por quem cantam os cardeais”, de autoria dos músicos Vaine Darde e João Chagas Leite.
O escritor e poeta Colmar Duarte expressou sua preocupação com a aprovação do projeto de lei que regulamenta uma lei municipal de 1991. A regulamentação tornará obrigatória a execução do hino nativista nas escolas e órgãos públicos do município durante os festejos da Semana Farroupilha. Colmar disse aos vereadores que sua maior preocupação é com a obrigatoriedade da execução da canção em escolas e órgãos públicos municipais. “Não queremos mudar a lei e nem que o hino nativista seja substituído por outra canção. O que nos preocupa é que vamos ensinar as crianças a se tratarem por bagual. Pode parecer um preciosismo, mas a Casa Legislativa deve ter esse cuidado”, disse. Segundo Duarte, bagual é um termo pejorativo.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Barbará, informou que a Câmara Municipal, ao aprovar o ato legislativo, não regulamentou a obrigatoriedade da Canção nas escolas públicas. O ato ainda será apreciado pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice que poderá vetar, total ou parcialmente, o projeto de lei aprovado. A reunião desta segunda-feira foi requerida pelo vereador Rogério de Moraes a pedido do secretário municipal José Fagundes e do poeta Colmar Duarte.

17 de setembro de 2007

Câmara de Vereadores prestará homenagem em sessão solene

A Câmara Municipal prestará homenagem a três personalidades e a uma entidade de Uruguaiana na sessão solene alusiva à Semana Farroupilha. A solenidade ocorrerá na noite de 18 de setembro, próxima terça-feira. Serão homenageados com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, o servidor público municipal aposentado Lauro Iglesias, por proposição do vereador Mauro Brum (PMDB), o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul, Lauri Kotz, por proposição do vereador Marcus Lemos (PP), e a Sociedade Sul Riograndense, por proposição do vereador Fernando Tarragó (PSDB). O tradicionalista Edgar Mota Fagundes também será homenageado e receberá uma distinção da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2007.

13 de setembro de 2007

Animais soltos já provocaram 88 acidentes em Uruguaiana

Representantes de entidades protetoras de animais, vereadores, órgãos de segurança pública e prefeitura municipal debateram, na manhã de sexta-feira, a circulação de animais soltos pelas rodovias e ruas de Uruguaiana. A freqüência com que os animais soltos provocam acidentes no município causa preocupações. Nos últimos quatro anos, foram registrados pela Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Uruguaiana, 88 acidentes com 31 feridos e dois mortos. Somente em 2007, 1.315 animais soltos foram retirados das rodovias e 32 apreendidos.
A falta de um local público adequado para destinar os animais apreendidos é um dos grandes problemas do município. Tanto o Batalhão de Policiamento Ambiental de Uruguaiana, quanto a Polícia Rodoviária Federal admitiram não possuir um local para manter os cavalos apreendidos. Atualmente, os animais são levados para o pátio da Secretaria Municipal de Ação Social, onde permanecem por apenas dois dias. A falta de um local para manter cães também é uma das principais queixas do grupo voluntário de protetoras dos animais.
Outro ponto de consenso entre os participantes do debate público é a necessidade do município desenvolver ações educativas para que os proprietários possam ter maior responsabilidade com os seus animais. A vice-presidente da Comissão de Serviços Municipais, vereadora Liliane Riela (PTB), disse que as sugestões e problemas apontados no debate público serão objeto de estudo pelos vereadores que integram a comissão.
– Falta conscientização. Uma campanha educativa auxiliaria a minimizar este problema. Uruguaiana possui seis leis municipais que estabelecem regras para o cuidados com os animais e o poder executivo deve fazê-las cumprir e conscientizar a população da vigência dessas normas – disse a vereadora.
Uruguaiana conta com leis como a que prevê o recolhimento de animais ao depósito municipal quando soltos no perímetro urbano e aplicação de multas aos proprietários (Lei 1.970/80) e a lei que estabelece normas para circulação de animais de raça pit-bull, mastim e rotweiller (Lei 2.924/99).

14 de setembro de 2007

Câmara de Vereadores promoverá debate público sobre animais soltos

A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal promove, na manhã da próxima sexta-feira, a partir das 8h30min, no plenário do Palácio Borges de Medeiros, um debate público sobre o trânsito de animais soltos nas vias públicas de Uruguaiana. O debate vai reunir vereadores e representantes de órgãos públicos como Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Patrulha Ambiental da Brigada Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Departamento Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, além de representantes de entidades como o Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (Ceane), da Associação Comunitária Uruguaianense de Proteção dos Animais e do Meio Ambiente (Acupama) e Associação de Condutores de Veículos de Tração Animal de Uruguaiana (Acavtrau). O objetivo da comissão é discutir o elevado número de animais soltos pelas ruas e rodovias de Uruguaiana.

12 de setembro de 2007

Câmara promoverá audiência pública sobre segurança pública

A segurança pública no município de Uruguaiana será debatida em uma audiência, no próximo 25 de setembro. Nesta quinta-feira (13/09), os vereadores aprovaram o requerimento do parlamentar Marcus Lemos (PP), que solicita a realização da audiência em virtude dos inúmeros casos de roubos e furtos ocorridos na cidade. O objetivo da reunião, segundo o vereador, será ouvir a comunidade e cobrar dos órgãos de segurança pública medidas para coibir a violência e a criminalidade. A audiência ocorrerá no plenário da Câmara Municipal, às 20h, sendo aberta à participação da comunidade.

13 de setembro de 2007

Prefeito sanciona lei das sacolas biodegradáveis

A lei municipal que obriga os estabelecimentos comerciais a utilizarem sacolas biodegradáveis em Uruguaiana entrou em vigência nesta terça-feira (11/09). O prefeito José Francisco Sanchotene Felice sancionou a lei de autoria do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB), que havia sido aprovada pela Câmara Municipal em agosto passado. Agora, os estabelecimentos comerciais terão prazos que variam de dois a cinco meses para se adequarem à lei de acordo com a área construída de cada comércio. A nova lei municipal exigira a substituição das sacolas plásticas por produtos biodegradáveis. Além disso, as embalagens deverão ser em diferentes cores para facilitar a coleta seletiva de lixo.
O projeto de lei havia sido aprovado por unanimidade pelos vereadores em 2 de agosto passado. Segundo o vereador Risso, a proposta tem o objetivo de estimular o uso de sacolas biodegradáveis e ambientalmente adequadas no município e evitar a poluição ambiental, principalmente do Rio Uruguai. Para o vereador, as embalagens biodegradáveis representem um aumento de até 10% no custo das sacolas para os comerciantes, mas o benefício para o meio ambiente é infinitamente maior pela decomposição rápida desses materiais. “Este projeto representa o compromisso nosso com as gerações futuras”, justificou o vereador. Risso destacou ainda que a aprovação do projeto poderá também atrair uma indústria de plástico biodegradável para Uruguaiana.

11 de setembro de 2009

Câmara Municipal homenageou personalidades em sessão solene

A Câmara Municipal homenageou na noite de quinta-feira, véspera do Dia da Independência do Brasil, durante a sessão solene alusiva à Semana da Pátria, três personalidades e uma entidade do município. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana e foi prestigiada por dezenas de convidados, entre eles o prefeito José Francisco Sanchotene Felice, o comandante 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general de Brigada Ricardo de Mattos Cunha, o vice-cônsul honorário da Espanha, professor Enrique Querol Chiva, e o bispo diocesano de Uruguaiana, dom Ângelo Domingos Salvador.
A policial militar do 1º Batalhão de Área de Fronteira Fabiana Manzor da Silva Barbosa recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, por proposição do vereador Rogério de Moraes (PSDB). O professor e diretor da Escola Técnica Cenecista Luiz Alberto de Oliveira Jacques recebeu a Grande Condecoração Municipal – Medalha de Ouro, por indicação da vereadora Alfonsina Guedes de Moura (PMDB). O delegado da Receita Federal do Brasil Josemar Dalsochio foi agraciado com o título honorífico de Cidadão de Uruguaiana, por proposição do vereador Marcus Lemos (PP).
A Associação dos Fuzileiros Navais e Marinheiros de Uruguaiana, por proposição da vereadora Josefina Soares (PSDB), recebeu o Diploma de Honra ao Mérito. O diploma foi entregue ao presidente da entidade, capitão da reserva, Erani Coelho Fernandes, que agradeceu a homenagem prestada à entidade pela Câmara Municipal. A policial militar Fabiana Barbosa também agradeceu a homenagem prestada pelo vereador Rogério de Moraes. “Esta homenagem é um importante reconhecimento ao programa de prevenção às drogas que a Brigada Militar realiza com as crianças de Uruguaiana”, disse. Emocionado, o delegado Josemar Dalsochio

6 de setembro de 2007

Câmara Municipal vai promover audiência pública para debater furto de motos

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quinta-feira, um requerimento do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) que solicita a realização de uma audiência pública para debater o furto de motos e de veículos pela fronteira entre as cidades de Uruguaiana e Paso de los Libres (Argentina). A audiência deverá ser realizada ainda neste mês de setembro. Segundo o vereador Risso, a Câmara Municipal deverá convidar representantes dos órgãos aduaneiros e de segurança pública das duas cidades vizinhas para discutir alternativas que coibam o furto de veículos. O parlamentar denuncia que motos brasileiras estão sendo furtadas em Uruguaiana e “esquentadas” na cidade argentina de Paso de los Libres.

6 de setembro de 2007

Ações do documento