Notícias

Tribuna foi de conscientização sobre Síndrome de Down

         O Dia da Consciência da Síndrome de Down, transcorrido dia 21 de março, foi registrado na Câmara Municipal de Uruguaiana. Conforme Lei nº 4.347/2014, por proposição da mesa diretora, presidida pelo vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, estudantes e profissionais da APAE utilizaram a tribuna livre.

        No espaço explanaram Anderson Nunes , Rafael Thomas e Francieli Oldani, também a diretora da instituição, Maria Júlia Quevedo. “O preconceito e a discriminação são os piores inimigos dos portadores da síndrome. O fato de apresentarem características físicas típicas e alguns com comprometimento intelectual, não significa que tenham menos direitos e necessidades. Cada vez mais, pais, profissionais da saúde e educadores têm lutado contra todas as restrições impostas às crianças, jovens e adultos com síndrome de down”, afirmou a diretora.

        Ainda explanou sobre a importância de conscientizar a respeito da possibilidade do bom desenvolvimento das capacidades pessoais, sendo capazes de sentir, amar, aprender e trabalhar, levando uma vida autônoma e ocupando um lugar digno na sociedade.

          A presidente da APAE, Claudia Quintana Castro, agradeceu os servidores e os apoiadores da instituição, que atende 45 pessoas com síndrome de down. Entre os dados apresentados de 2022, foi registrada a distribuição de 191 cestas básicas e de 7312 refeições.

          Na oportunidade, ainda pediu apoio aos vereadores para o desembaraço junto ao executivo para regularização documental do dispensário, que fornece medicamentos gratuitamente a comunidade.

 

Livro “Rio Uruguai: Contribuições Científicas” é lançado na Câmara

         Sessão especial será realizada para lançamento da 2ª edição (revisada e ampliada) do livro “Rio Uruguai: Contribuições Científicas”. Na quarta-feira, dia 29 de março de 2023, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, acontece o evento proposto pelo vereador Marcelo Lemos (PDT).

       A obra literária traz uma coletânea de trabalhos realizados pelos pesquisadores da Unipampa e colaboradores sobre vários aspectos que envolvem o manejo sustentável e a conservação do rio. São tratados aspectos da educação ambiental, qualidade da água da bacia do rio uruguai, biologia, ecologia, conservação e cultivo de peixes, além de aspectos toxicológicos que afligem o rio.

        São autores do livro Marcus Vinícius Morini Querol, Edward Frederico Castro Pessano, Michel Mansur Machado, Antônio Cleber da Silva Camargo e Cristiano Miguel Stefanello.

 

 

Homenagem a servidores da segurança vira Lei

O Projeto de lei que institui o Diploma Tiradentes foi aprovado na reunião do dia 23 de março de 2023.

          De autoria do vereador Clemente Correa (PDT), a normativa concede diploma a servidores civis, de cargo efetivo, que exerçam a atividade de Policial, Guarda Civil Municipal e Agente de Trânsito, e aos militares estaduais, de cargo efetivo, que exerçam a atividade de Policial Militar e Bombeiro Militar.

          O objetivo é reconhecer o trabalho, a liderança, a dedicação, a bravura e a camaradagem de servidores civis e militares estaduais, da segurança pública. O Diploma, atualmente instituído em Resolução, torna-se Lei a partir da data de publicação. Será concedido anualmente pelo Poder Legislativo e será entregue em Sessão Solene, convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Uruguaiana, durante a semana que se comemora o Dia de Tiradentes (21 de Abril), Patrono das Polícias.

“Mulheres que inspiram” ganharam espaço em roda de conversa

      O plenário de Câmara Municipal de Uruguaiana foi palco da Roda de Conversa com Mulheres que Inspiram. O evento promovido pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), aconteceu no dia 24 de março de 2023.

       Em alusão ao mês da mulher, a roda de conversas abriu espaço para trocar de experiência, histórias, lutas e conquistas. “São algumas mulheres de destaque e fortes, que fazem diferença em Uruguaiana e inspiram a comunidade”, considera Zulma.

         Explanaram sobre suas trajetórias Cap. Amanda C. de Paula (Brigada Militar); Cap. Elaine Pontes (Marinha); Elza Suzete Fontoura (CRAM e Movimento Negro); Ivanete Santos (Igreja Universal); Maria Helena Machado (Sec. Educação); Maria Tugira (ACLAN); Mônica Medeiros (COMDIMU); Soraya Salomão (Sec. Desenvolvimento Social); Tânia Costa (AADUR); Tatiele Abbad (OAB Mulher); Vanessa Welter (Sec. Turismo); e Tânia Herrera (presidente da ATAPUR).

          Também presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, e diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas.

 

Comissão de Serviços fiscaliza atendimento da UPA

        A Comissão de Serviços Municipais e Saúde, representada pelo presidente da Comissão, vereador Clemente Correa (PDT), esteve em diligência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na tarde do dia 23 de março de 2023. Provocado pro reclamações sobre tempo de espera e questionamentos sobre funcionamento no local, o parlamentar conversou com pacientes e profissionais da saúde.

         Na oportunidade, a equipe gestora registrou que 85% dos casos poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, mas a população recorre a UPA, sendo 170 atendimentos diários em média. Durante o trabalho, o parlamentar pedir para verificar se havia médicos, constatando a presença de dois médicos com o apoio de acadêmicos de Medicina da Unipampa e recebeu a informação de que às 16h chegaria mais um médico.

          Conforme Clemente, a Comissão elaborará relatório da fiscalização que será encaminhado à Prefeitura, inclusive com algumas recomendações para melhorar o atendimento. “O nosso trabalho é permanente e buscamos ir sempre aos locais em que a população cobra atendimento e buscamos propor medidas e soluções ao Poder Executivo Municipais, para que também possamos colaborar para o atendimento digno, ágil e humanizado a nossa população”, afirmou.

Fiscalização de bicicletas em calçadas é indicada

A possibilidade do Poder Executivo intensificar a fiscalização de bicicletas e bicicletas motorizadas nas calçadas e na contramão de vias públicas é indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

         No dia 23 de março de 2023, o vereador Cristiano Bonapace (União Brasil) apresentou a demanda.

         De acordo com o parlamentar, cidadãos têm relatado o aumento do número de ciclistas e bicicletas motorizadas, sem utilização de itens de segurança e desrespeitando as leis de trânsito. A imprudência aliada a faltas de fiscalização oferece perigo aos pedestres e motoristas podendo causar sérios acidentes.

         Não queremos prejudicar quem usa bicicletas, o objetivo é combater as irregularidades e conscientizar sobre o grande risco, tanto para ciclistas quanto para pedestre, principalmente os menores de idade”, afirma Cristiano. 

PL sobre espaço para negócios experimentais volta a pauta

A regulamentação para criação e funcionamento de ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório) será estudada na Câmara Municipal de Uruguaiana.

         O projeto de Lei foi reapresentado pelo vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas), no dia 24 de março de 2023, para encaminhamento às Comissões Técnicas.

       Trata-se da constituição de normas gerais para funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia a serem organizadas na forma de ambiente regulatório experimental. Entre os objetivos está incentivar as empresas locais a realizarem investimentos em pesquisa científica, tecnológica e de inovação; fomentar o empreendedorismo inovador; e disseminar a cultura inovadora e empreendedora em todas as áreas de atuação.

         Considera-se modelo de negócio inovador a atividade que, cumulativamente ou não, utilize tecnologia inovadora ou faça uso inovador de tecnologia, a fim de que desenvolva produto ou serviço que ainda não seja oferecido ou com arranjo diverso do que esteja sendo ofertado no mercado.

 

Jovem campeão de jiu jitsu ganha reconhecimento da Câmara

          O título de campeão no campeonato de jíu jitsu Copa prime 3 temporada de 2023, em Porto Alegre, foi conquistado por Ferdinand Greuter Neto. No dia 23 de março de 2023, por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT), a Câmara Municipal de Uruguaiana entregou Moção de Congratulações e Louvor ao jovem pela conquista. A dedicação do atleta foi salientada pelo vereador, afirmando a importância da vitória para o município, ao demonstrar e força e a qualidade de Uruguaiana no esporte.

Delegacia Amiga dos Animais é destaque na Câmara

       O espaço da tribuna livre, na Câmara Municipal do dia 23 de março de 2023, foi dedicada a atuação da Delegacia “Amiga dos Animais” e do 5º Cartório Especializado em Crimes Contra Animais em Uruguaiana. Por proposição da vereadora Marcia Fumagalli (PSB) o Delegado da Polícia Civil, Matheus da Rosa, explanou sobre o tema e os procedimentos aplicados.

      Na ocasião, foi apresentado o embasamento legal que norteia as ações de investigações de maus-tratos e crueldade contra os animais, considerados crimes desde 1998, e ampliada em 2020 com Lei que aumentou a punição para o crime de maus-tratos contra cães e gatos, cabendo ainda prisão em flagrante ou preventiva.

      O Delegado salientou a defesa dos direitos dos animais como uma das grandes pautas da atuação de órgãos de segurança e a importância da denúncia para apuração do crime. “Todos precisam ter consciência de que as autoridades precisam ter conhecimento dos casos para análise. Não tem como a Polícia Civil responsabilizar as pessoas que cometem os crimes sem no mínimo uma denúncia, testemunha ou prova documental mínima”, afirmou Matheus.

       A partir da subnotificação, a Delegacia identifica se há situação de maus-tratos ou de hipossuficiente econômica, quando famílias não tem condições de manter o animal, e faz os encaminhamentos devidos.

Validade indeterminada para laudo de TEA e síndrome de Down é tema de PL

A Câmara Municipal analisará projeto de lei estabelecendo ao município de Uruguaiana que não recuse laudo médico pericial atestando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou a síndrome de Down em razão da data do exame ou de emissão.

        A proposta dos vereadores Carlos Delgado, José Carlos Zaccaro e Paulo Kleinubing (Progressistas) foi encaminhada às Comissões Técnicas no dia 23 de março de 2023.

      O objetivo é tornar indeterminado o prazo de validade do laudo médico pericial, evitando submeter as pessoas e familiares às excessivas e desnecessárias burocracias em busca de benefícios assistenciais ou previdenciários. Considera-se a condição permanente desses diagnósticos.

Informações sobre TFD são solicitadas

Requerimento pedindo informações sobre o Tratamento Fora do Domicílio foi aprovado na reunião do dia 23 de março de 2023.

           A solicitação de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT) sobre o serviço de saúde será encaminhada ao Poder Executivo.

       Tratamento Fora Domicílio, conforme o Ministério da Saúde, é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotado todos os meios de atendimento.

       Busca-se conhecimento sobre como são levados os pacientes, quais procedimentos adotados em caso de dificuldade de locomoção. O parlamentar também solicita esclarecimentos sobre os meios de transporte ofertados, quais os critérios para determinar o transporte em carro ou ônibus, locais de embarque e desembarque, e se há ônibus exclusivo à disposição para os pacientes do TFD.

 

 

Regulamento obrigatório para fiação elétrica exposta é analisado

Projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de alinhamento e remoção de cabos e fiação excedentes instalados por pessoa jurídica que utilize rede aérea é apresentado na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 23 de março de 2023.

          A matéria de autoria do vereador Padovan (Republicanos) trata da responsabilização de prestador de serviço de energia elétrica, telefonia, televisão a cabo, internet ou qualquer outro relacionado ao uso da rede aérea.

       As concessionárias ou permissionárias ficam obrigadas a providenciar o alinhamento de fios e retirada de cabos sem uso e demais equipamentos inutilizados, dos postes ou quaisquer equipamentos de suporte localizados em via pública municipal.

        O vereador faz referência a inúmeras cobranças sobre o assunto que chegam ao gabinete. “A questão de fios soltos, em excesso ou desalinhados nos postes, comprometem a segurança, com o risco de ocasionar algum acidente, além de gerar poluição visual para a cidade”, justifica Padovan.

Escola do Legislativo promove

         Em comemoração ao mês da mulher, a Câmara Municipal de Uruguaiana realiza “Roda de Conversa com Mulheres que Inspiram” no dia 24 de março de 2023, às 9h, no plenário. Através da Escola do Legislativo, Dr. Homero Tarragó, por proposição da vereadora Zulma Ancinelo, estarão reunidas mulheres para conversar sobre vivências, desafios e percepções sobre a sociedade.

        Estão convidadas Cap. Amanda C. de Paula (Brigada Militar); Cap. Elaine Pontes (Marinha); Elza Suzete Fontoura (CRAM); Ivanete Santos (Igreja Universal); Maria Helena Machado (Sec. Educação); Maria Tugira (ACLAN);Mônica Medeiros (COMDIMU); Soraya Salomão (Sec. Desenvolvimento); Tânia Costa (AADUR); Tatiele Abbad (OAB Mulher); e Vanessa Welter (Sec. Turismo).

        “Queremos conhecer um pouco mais algumas mulheres fortes, marcantes e que são destaques em nossa Uruguaiana, sendo uma oportunidade que trocarmos experiências sobre trajetórias de vida e lutas”, afirma Zulma.

       O evento será transmitido ao vivo no Facebook e no Youtube da Câmara Municipal de Uruguaiana.


Incentivo para parques eólicos tramita na Câmara

Projeto de lei que busca autorização para o Poder Executivo conceder isenção de impostos para implantação de Parques Eólicos no município será analisado nas Comissões Técnicas da Câmara Municipal.

         A proposta apresentada dia 21 de março de 2023, objetiva auxiliar, organizar e fomentar o mercado e a cadeia produtiva de Energia Eólica através da isenção de impostos municipais. O benefício foi objeto da Lei n.º 4.846, de 14 de novembro de 2017, com prazo de validade de cinco anos.

      O Poder Executivo destaca que surgiram interessados, à época da vigência desta, contudo por questões de ordens técnicas e burocráticas de órgãos governamentais os projetos não evoluíram.

    O projeto dispõe sobre Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) às pessoas físicas e jurídicas que instalarem unidades, e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às pessoas jurídicas que prestarem serviços relacionados à implantação e operação de projetos.

Projeto trata sobre órgãos de proteção de crianças e adolescentes

A Câmara Municipal de Uruguaiana analisará projeto de lei que dispõe sobre o Conselho Municipal e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, também Conselho Tutelar de Uruguaiana.

          Apresentada no dia 21 de março de 2023, a matéria do Poder Executivo, reúne leis anteriores e atende a Lei Federal n.º 8.069/90 que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente.

      O COMDICAU institui-se como órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis; o Fundo (FUMDICAU), como órgão captador dos recursos públicos de origem Municipal, Estadual, Federal, Internacional, bem como os de origem privada; e Conselho Tutelar de Uruguaiana, como órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente.

     O projeto garante o atendimento dos direitos através das Políticas Básicas de Assistência Social, Educação, Saúde, Recreação, Esporte, Cultura, Lazer, Profissionalização e outras, assegurando-se em todas elas o tratamento com dignidade e respeito à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Trata de competências, organização, deveres e vedações dos órgãos e membros.

     O Poder Executivo esclarece que as alterações propostas são indispensáveis levando em consideração que precedem ao calendário de votação para eleição do Conselho Tutelar, cujo edital deverá ser publicado até 1º de abril de 2023, de acordo com a Resolução Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.

 

Ações do documento