Notícias

Setor de transporte internacional será convidado a expor sua preocupação sobre gripe A

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, nesta terça-feira (07/07/09), o requerimento da vereadora Josefina Soares (PSDB), no qual são convidados os representantes do setor do transporte internacional de Uruguaiana a exporem, na tribuna da Câmara de Vereadores, sua preocupação com o avanço da gripe H1N1 (gripe A). O convite será enviado ao vice-presidente do Sindimercosul, Jorge Frizzo, ao vice-presidente da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI), José Carlos Becker, ao presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul, Lauri Kotz, ao presidente da cooperativa Cootranscau, Orlando Moreira da Silva Neto, e à assessora Gladys Vinci. Os representantes serão convidados a falar sobre as preocupações do setor com a pandemia da gripe H1N1 na Argentina, para onde muitos caminhoneiros brasileiros se dirigem diariamente. Além deste tema, os representantes também estão sendo convidados a expor sobre a recente viagem de trabalho que mantiveram em Brasília, tratando do tema dos abusos cometidos contra os caminhoneiros brasileiros na Argentina.

Câmara Municipal promoverá audiência pública sobre impacto da reserva legal

A Câmara Municipal de Uruguaiana promoverá no próximo dia 23 de julho (quinta-feira) de 2009, no Clube Comercial, uma audiência pública para debater o impacto e as consequências que ocorrerão com a entrada em vigor do Decreto Federal nº 6.514. O decreto obriga os proprietários rurais brasileiros a reservar 20% das áreas para preservação ambiental. A audiência se iniciará às 14h. Os deputados Frederico Antunes (PP) e Luiz Carlos Heinze (PP/RS) e o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, participarão do evento.

A audiência pública será aberta à participação da comunidade e foi requerida pelos vereadores Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) e Ronnie Mello (PP). Em Uruguaiana, a vigência do decreto federal trará diversas consequências sócio-econômicas a partir de dezembro. No município, a expectativa é de que haja redução na produção de alimentos. Dos 571,5 mil hectares cultiváveis no município, Uruguaiana deverá ter 114,3 mil hectares intocáveis como áreas de reserva legal. Além de outros 44 mil hectares que também ficarão intocáveis por serem áreas de preservação permanente no entorno dos rios, arroios e barragens. O maior impacto social, no entanto, será sentido pelos 265 pequenos produtores rurais de Uruguaiana, que cultivam 1.269 hectares.

 

Vereador Alves comemora anúncio de investimento industrial

O vereador Rafael Alves, líder da bancada do PSDB, comemorou, durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, o anúncio da instalação de uma unidade industrial da empresa Nutribel em Uruguaiana. Alves cumprimentou o prefeito José Francisco Sanchotene Felice e o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Vinícius Dela Pace, pelo anúncio. Segundo o vereador, as trativas entre a prefeitura e a empresa preveem a cedência de uma área de 4,5 hectares no Distrito Industrial para que a Nutribel instale sua unidade de empacotamento e beneficiamento em Uruguaiana. A Nutribel pretende instalar unidade com capacidade para processamento 3 mil toneladas de arroz por mês, gerando 160 empregos diretos, com investimento de R$ 15,6 milhões. A empresa implantará, a médio prazo, geração de energia, por meio da casca de arroz, com potência inicial de quatro megawatts. A empresa Nutribel tem sua sede em Betim, no Estado de Minas Gerais, e é detentora das marcas Tryumpho, Galante, Pérola e Mundial.

 

7 de julho de 2009

Aprovada criação da comissão de segurança pública

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, nesta quinta-feira (02/07/09), a inclusão da comissão permanente de segurança pública na atual Comissão de Serviços Municipais. O projeto de autoria do vereador José Clemente Corrêa (PT) foi aprovado com modificações. Corrêa propunha, originalmente, uma comissão permanente que atuaria de forma autônoma, mas, devido ao reduzido número de vereadores, a comissão de segurança pública atuará dentro da Comissão de Serviços Municipais. Com a inclusão aprovada, a comissão passará a se denominar de Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Segurança Pública. O número de parlamentares da comissão passará de três para cinco vereadores.

Corrêa explica que a comissão cuidará de demandas relativas à segurança pública no município de Uruguaiana. “O município, hoje, possui uma força pública de segurança desde a criação da guarda municipal. Esta comissão irá tratar de temas como a qualificação do serviço prestado pela guarda do município”, disse o vereador.

Câmara Municipal pede antecipação das férias escolares para prevenir gripe A (H1N1)

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana aprovou o requerimento do vereador Ronnie Mello (PP), o qual será encaminhado ao secretário municipal de Educação e à Coordenadoria Regional de Educação, solicitando a imediata antecipação das férias escolares nas redes de ensino municipal e estadual. O motivo do pedido, segundo justificou o vereador, é a crescente preocupação dos pais de alunos com a expansão do vírus H1N1, causador da gripe A ou gripe suína. “Vários pais de alunos procuraram o meu gabinete pedindo o encaminhamento deste pedido”, disse Mello.

Durante a reunião, os vereadores Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) e Adalberto Silva (PP) compartilharam da mesma preocupação ao lembrarem que estão com familiares em idade escolar com sintomas de gripe normal. “Os pais de alunos estão muito preocupados com toda essa situação que o noticiário vem divulgando. Seria uma medida de prevenção importante”, disse o vereador Risso.

Nesta semana, a pedido do vereador Ronnie Mello, o secretário municipal de Saúde,Luis Augusto Schneider, a chefe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adriana Medanha, e o médico Cláudio Crespo, prestaram esclarecimentos sobre as medidas de prevenção que estão sendo adotadas no município para conter a epidemia da gripe H1N1. As três autoridades sanitárias tranquilizaram os vereadores e destacaram os controles que estão sendo realizados na ponte internacional para detectar casos de pessoas doentes que ingressam no país vindos da Argentina.

Para o vereador Ronnie Mello, no entanto, a proximidade de Uruguaiana com a Argentina e o fato de circularem centenas de caminhoneiros, diariamente, pela cidade, não geram a mesma tranquilidade. “Temos cerca de 1500 camnhoneiros transportando mercadorias para a Argentina e que residem em Uruguaiana. A primeira vítima da doença no Brasil é um caminhoneiro gaúcho que viajou para a Argentina. Estamos pedindo a antecipação das férias escolares para a próxima segunda-feira e para que sejam estendidas até o final do mês”, disse o vereador. Mello destacou ainda que, em Paso de los Libres (Argentina) e em Itaqui, a mesma medida já foi adotada para prevenir novos casos de pessoas com a gripe H1N1.

Os vereador Rogério de Moraes (PSDB) sugeriu a instalação de uma barreira de orientação e de controle das pessoas que cruzam a ponte internacional devido a avanço da epidemia no país vizinho. A Argentina computava, até a manhã desta quinta-feira, 45 casos de óbitos provocados pela gripe suína. Em Buenos Aires, escolas e as faculdades da Universidade de Buenos Aires, além da Suprema Corte de Justiça anteciparam o período de férias de inverno para prevenir o contágio da doença. Os veradores Rafael Alves (PSDB) e José Clemente Corrêa (PT) sugeriram a instalação de postos de informação preventiva no calçadão e no terminal de ônibus.

 

Projeto de lei é apresentado para instituir o dia do cliente

A vereadora Josefina Soares (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (30/06/09), o projeto de lei que visa instituir o Dia do Cliente no calendário oficial do município. A proposta da vereadora é de que o Dia do Cliente seja comemorado, anualmente, no dia 15 de setembro. O projeto será apreciado em regime normal de tramitação.

A ideia da parlamentar é de que neste dia, empresas, entidades civis e entes públicos realizem atividades culturais com a finalidade de qualificar as relações de consumo, proporcionando eventos e promoções. Os eventos abrangerão todas as modalidades de interação entre fornecedor e cliente, enfatizando e valorizando a fidelidade comercial e divulgando os preceitos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Segundo a vereadora Josefina Soares, o projeto já conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Logistas de Uruguaiana.

Vereadora pede estudo de alternativa para usina termoelétrica

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira, o requerimento da vereadora Josefina Soares (PSDB), que será encaminhado ao deputado federal Claudio Diaz (PSDB/RS), para que gestione junto à direção da empresa termoelétrica da AES, em Uruguaiana, a realização de um estudo técnico sobre a viabilidade de utilizar uma fonte de combustível renovável alternativa ao gás natural argentino para a produção de energia elétrica. A vereadora lembra que já há estudos técnicos sendo desenvolvidos pelas universidades, avaliando a possibilidade de utilização da casca do arroz para a produção de energia. O resíduo é abundante na Fronteira Oeste do Estado e não é aproveitado economicamente, podendo servir de biomassa para a queima e produção de energia elétrica. A vereadora menciona o exemplo da Usina Termoelétrica de Juiz de Fora, que a partir de dezembro, irá produzir energia elétrica com a queima de gás e com a queima de álcool.

30 de junho de 2009

Prorrogado prazo da CPI do Carnaval

A Câmara Municipal prorrogou por mais 30 dias, nesta terça-feira (30/06/09), o prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura supostas irregularidades na organização do carnaval fora de época de Uruguaiana, em 2009. A justificativa para a prorrogação é o fato de que os vereadores da CPI ainda aguardam o envio de documentos que são considerados indispensáveis para a investigação parlamentar.

A CPI apura denúncias formalizadas pelo presidente da Liga das Escolas de Samba de Uruguaiana (LIESU), Jair dos Santos Rodrigues, à Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal, em 18 de março passado. Entre os fatos que estão sendo investigados estão a forma de venda dos ingressos, a forma de distribuição gratuita de ingressos pela prefeitura, a destinação das receitas e a diferença entre o número de camarotes instalados na avenida e os informados na planta técnica original. A CPI foi instalada em 23 de março passado.

Vereador Risso apresenta projeto de lei “Made in Uruguaiana”

O vereador Luis Gilberto de Almeda Risso (PMDB) apresentou, nesta terça-feira (30/06/09), o projeto de lei que visa tornar obrigatória a colocação de cartaz, nos estabelecimentos comerciais, destacando os produtos de origem do município. O cartaz servirá para informar os consumidores de que no estabelecimento comercial, produtos de origem e de fabricação local, estão sendo comercializados. Para o vereador, o projeto é uma forma de incentivar e divulgar os produtos de produtores locais e de artesãos, além de gerar renda e valorizar os produtos locais. O projeto vai tramitar em regime normal pelas comissões técnicas da Câmara Municipal.

Câmara Municipal começa a apreciar projeto de criação da EMTC

Os vereadores de Uruguaiana começaram a apreciar, nesta quinta-feira, o projeto de lei, de autoria do executivo municipal, que visa instituir a Empresa Municipal de Transporte Coletivo (EMTC). De acordo com o projeto, a EMTC executará os serviços de transporte coletivo urbano e escolar, de forma complementar ao atual serviço prestado por permissionárias. Conforme a justificativa apresentada pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB), “a iniciativa de criar uma empresa pública de transporte coletivo decorre das limitações com que este serviço vem sendo prestado à comunidade ao longo dos anos, sem que empresas permissionárias tenham correspondido plenamente às exigências e necessidades da coletividade usuária, sobretudo no que se refere à sua expansão”.

A frota inicial da EMTC será composta de 10 ônibus, avaliados em R$ 620 mil. O projeto prevê ainda que os funcionários da futura empresa municipal serão contratados mediante processo seletivo (concurso público) e sob o regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O projeto será apreciado em regime de urgência.

25 de junho de 2009

Câmara Municipal promove audiência pública sobre consumo de crack em Uruguaiana

O avanço alarmante do consumo de crack, em Uruguaiana, será discutido na próxima sexta-feira (26/06/09), às 19h, no plenário da Câmara Municipal. Uma audiência pública, proposta pelo vereador José Clemente Corrêa (PT), irá reunir pessoas interessadas em encontrar formas de prevenir o uso do crack. O presidente da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Fabiano Pereira, deverá participar do evento. A audência será aberta ao público e terá transmissão pela Rádio São Miguel.

Segundo o vereador Clemente, o enfoque do debate será a prevenção ao uso da droga e a orientação para as famílias. O crack tomou proporções alarmantes no município e responde por boa parte consumo de drogas ilícitas, registrando índices crescentes de consumo e de novos usuários. O crack já supera o uso de cocaína e da maconha.

De acordo com a Polícia Civil, o crack está em 80% das apreensões de drogas ilícitas, em Uruguaiana. Nos últimos anos, o crack tornou-se uma espécie de mania pelos consumidores de drogas devido o baixo custo e a forma imediata com que afeta o sistema nervoso do usuário desta droga. Uma pedra de crack de 0,25 gramas custa metade do preço de uma grama de cocaína, mas afeta dez vezes mais o ser humano. O Centro de Apoio Psicossocial (Caps), da Secretaria Municipal de Saúde, registra, em média, dois novos usuários de crack por dia.

A conselheira tutelar Soraya Salomão preocupa-se com o avanço do consumo de crack por adolescentes e crianças na cidade. Segundo ela, episódios de violência que acompanham o tráfico e o consumo do crack, por enquanto, ainda não ganharam as ruas. “A violência está ocorrendo dentro das famílias”, disse. A conselheira adverte que já há casos de adolescentes que se prostituem para conseguir manter o vício. “Há estudos científicos que confirmam que o crack leva apenas 62 segundos para tornar uma pessoa viciada”, diz.

Vereador Mello solicita esclarecimentos sobre gripe H1N1

O vereador Ronnie Mello (PP) requereu, nesta terça-feira, a presença do secretário municipal de Saúde, Luiz Augusto Schneider, da coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Saionara Almeida dos Santos, e da responsável pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adriana Siqueira, para que prestem esclarecimentos sobre a gripe H1N1 (gripe suína). O vereador lembrou que, na Argentina, mais de mil casos da gripe do vírus H1N1 já foram notificados, além de casos em Santa Maria e São Gabriel. “Muitos uruguaianenses aproveitarão as férias de julho para viajar a Buenos Aires, onde os casos de gripe estão crescendo. Em vista disso, os esclarecimentos sobre a gripe são necessários”, disse. A presença do secretário municipal e da coordenadora regional de saúde foi agendada para a próxima terça-feira (30/06/09).

Manifestantes pedem liberação de jovens detidos na Argentina

Manifestantes e vereadores da Câmara Municipal de Uruguaiana bloquearam, por menos de uma hora, a cabeceira da ponte internacional que liga a cidade brasileira à vizinha Paso de los Libres (Argentina). O objetivo da manifestação foi o de chamar a atenção das autoridades argentinas para a falta de reciprocidade no tratamento dado aos jovens brasileiros detidos pela polícia, e mantidos presos pela Justiça Provincial de Corrientes, sob a acusação de terem praticado um furto na cidade de Paso de los Libres.

Os jovens estão detidos desde 13 de junho apesar de ter testemunhas e provas de que não participaram do assalto ocorrido por volta de 7h da manhã daquele dia. Os dois jovens alegam que ingressaram no território argentino por volta de 10h do dia 13 de junho. A Justiça do país vizinho, no entanto, se negou a ouvir testemunhas que confirmariam a versão dos jovens brasileiros.

A manifestação na cabeceira da ponte internacional (lado brasileiro) foi organizada pelos vereadores da Comissão de Direitos Humanos. A Polícia Rodoviária Federal acompanhou o bloqueio que começou por volta de 12h, havendo formação de uma pequena fila de veículos. Amigos e familiares dos dois jovens detidos em Paso de los Libres também participaram da organização da manifestação. Os manifestantes anunciaram que irão voltar a bloquear a ponte internacional caso os jovens não sejam liberados.

 

 

23 de junho de 2009

Aprovado projeto que facilita matrículas dos portadores de necessidades especiais

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, nesta terça-feira (23/06/09), o projeto de autoria do vereador Ronnie Mello (PP) que busca assegurar às crianças portadoras de necessidades especiais o direito de serem matriculadas nas escolas de ensino fundamental, ou nos educandários de pré-escola, mais próximos de suas residências, independente da existência de vaga ou de lista de espera.

De acordo com o vereador Mello, o projeto procura atender a uma preocupação dos pais de alunos com deficiência em relação à matricula escolar. O objetivo do projeto é assegurar aos portadores de necessidades especiais o acesso à escola mais próxima da residência familiar, facilitando o deslocamento da criança até a instituição de ensino. “Esta medida poderá melhorar até o rendimento escolar do aluno especial”, disse. O projeto prevê ainda que as áreas públicas e os playgrounds das escolas municipais deverão contar com brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade dos vereadores. O projeto será encaminhado ao prefeito José Francisco Sanchotene Felice para sanção.

CPI rejeita requerimento do vereador Rafael Alves

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura supostas irregularidades na organização do carnaval fora de época de Uruguaiana rejeitou, por maioria de votos, o requerimento protocolado na quinta-feira passada pelo vereador Rafael Alves (PSDB). O parlamentar solicitava o afastamento do atual presidente da CPI, vereador José Clemente Corrêa (PT), por uma suposta suspeição na condução dos trabalhos. Segundo Alves, o fato de o assessor parlamentar de Corrêa ser também o atual 2º vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de Uruguaiana (Liesu) levantaria uma suspeição sobre a atuação do vereador Clemente. Para Alves, haveria um impedimento legal em virtude de existir esta íntima relação entre o vereador e seu assessor parlamentar. O requerimento, no entanto, foi apreciado pelos vereadores que compõem a CPI e, por maioria de votos, foi rejeitado. Segundo o vereador Luis Gilberto de Almeida Risso, a maioria dos vereadores entendeu que a atuação do vereador Corrêa tem sido pautada pela legalidade.

 

22 de junho de 2009

Ações do documento