Notícias

Audiência pública vai debater funcionamento de Lan Houses em Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana convida a população para a audiência pública que debaterá o funcionamento das “Lan Houses” no município. A audiência pública ocorrerá dia 28 de setembro de 2010, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

Presidente da Ulfro entrega reivindicações da fronteira a candidatos ao Piratini

O presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro) entregou, na semana passada, aos candidatos ao Palácio Piratini pelo PSDB, PT e PMDB uma carta com as prioridades que o novo governo estadual deverá enfrentar na região da fronteira a partir da posse em 2011. Saúde, segurança, infraestrutura estão entre as principais demandas regionais.

As reivindicações prioritárias da região foram entregues, em Porto Alegre, aos candidatos a governador Yeda Crusius (PSDB) e José Fogaça (PMDB), e ao candidato a vice-governador na chapa de Tarso Genro (PT), Beto Grill (PSB). As reuniões foram organizadas pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Everest Palace Hotel.

O vereador Mauro Brum disse que, para a área de saúde, a principal demanda é o fortalecimento da rede hospitalar dos municípios da Fronteira Oeste com recursos do orçamento estadual, incentivando o atendimento de alta complexidade por especialidades em cada município. Os vereadores pedirão ainda que o novo governador assuma o compromisso de reivindicar ao governo federal a construção de um hospital regional federal com serviços de alta complexidade para atender os pacientes dos municípios da faixa de fronteira.

Na área de segurança pública, a Ulfro aponta como prioritário o fortalecimento do quadro da Brigada Militar, Polícia Civil e Corporação de Bombeiros, nos municípios da Fronteira Oeste. Além disso, a entidade pede aos candidato incentivos salariais e adicionais para os policiais civis e militares lotados na região. Na área de infraestrutura, a Ulfro reivindica a finalização e manutenção das rodovias estaduais nos municípios da região, além de melhoria das redes de energia elétrica e construção de barragens.

21 de setembro de 2010

Sessão solene reverencia a epopeia farroupilha

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou na noite de quinta-feira passada (16/09/10) sessão solene para reverenciar a epopeia farroupilha. Na solenidade, foram homenageados com o Título de Cidadão de Uruguaiana o empresário Cláudio Sano e o agropecuarista Divino Camponogara. As duas homenagens foram propostas pelos vereadores Rafael Alves (PSDB) e Adalberto Silva (PP), respectivamente. Também foi homenageado com Diploma de Honra ao Mérito, o proprietário do Salão Príncipe, Roberto Jardim, por proposição do vereador Ronnie Mello (PP).

A sessão solene contou com a presença do vice-prefeito Luiz Augusto Schneider, do vice-cônsul honorário do Reino da Espanha, Enrique Querol Chiva, do conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Ivoné Colpo, e do presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha, Aguinaldo Martinez.

Durante a solenidade, a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha prestou uma homenagem póstuma a Antônio Carlos Vieira da Silva e entregou um troféu de reconhecimento ao pecuarista, agricultor e ex-patrão do CTG Sinuelo do Pago, José Higínio Panciera, pelos serviços prestados ao movimento tradicionalista gaúcho. A alocução final para reverenciar a epopeia farroupilha foi proferida pelo vereador Francisco Barbará (PMDB).

Câmara Municipal realiza reunião em São Marcos

A Câmara Municipal realizou, na terça-feira passada (15/09/10), a primeira reunião ordinária deste ano no interior do município. A sessão ocorreu na sede do CTG Pedro Coutinho, em São Marcos. Alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Maia acompanharam a reunião, juntamente com alguns moradores da localidade.

Durante a sessão, os parlamentares ouviram as reivindicações de melhorias feitas pela diretora da escola, professora Areli Ana Barrichelo Cunha. A diretora solicitou madeiramento para o galpão da escola, bueiros, bancos, faixa de segurança, cercamento do prédio e cobertura para a quadra de esportes. A escola Dr. Maia atende 120 crianças de São Marcos. Os vereadores se comprometeram em levar ao conhecimento do prefeito municipal as reivindicações da comunidade escolar.

Câmara Municipal realizará reunião ordinária em São Marcos

Na próxima terça-feira (14/09/10), o parlamento municipal estará realizando sua reunião ordinária na Vila de São Marcos, no interior do município. A sessão começará às 9h30min, na sede do CTG Pedro Coutinho. A sessão será uma oportunidade para os moradores do interior apresentarem, pessoalmente, aos vereadores pedidos e sugestões de melhorias para a Vila de São Marcos e demais localidades próximas.

Vereador Ronnie Mello requer melhoria para Centro Geriátrico

O vereador Ronnie Mello (PP) apresentou, nesta quinta-feira (09/09/10), requerimento no qual pede a instalação de uma cobertura no Centro de Convivência Maior Comendador Gabriel Vijande Bermúdez, na área destinada à prática de exercícios e atividades físicas pelos idosos atendidos. O requerimento, aprovado pelos demais vereadores, será encaminhado ao prefeito José Francisco Sanchotene Felice.

Câmara Municipal aprova projetos que declaram de utilidade pública duas entidades

Os vereadores de Uruguaiana aprovaram, nesta quinta-feira (09/09/10), os projetos de lei que declaram de utilidade pública o piquete tradicionalista Cancela da Volta e a Liga Uruguaianense de Futsal Menor (LUFME). Os projetos são de autoria dos vereadores Mauro Brum (PMDB) e Rafael Alves (PSDB), respectivamente.

A LUFME é a entidade que congrega as escolinhas de futsal de Uruguaiana. A entidade foi fundada em 2007 e promove a prática do futsal em categorias de base na cidade. Já o piquete Cancela da Volta foi fundado em 1993 e fica localizado no Bairro Tellechea. Além de promover a cultura gaúcha, o piquete desenvolve trabalho social e cultural como apresentação de danças folclóricas no asilo São Vicente de Paulo e a cavalgada anual do piá para crianças a partir de seis anos. O patrão do piquete Aldi Ferreira acompanhou a votação do projeto e agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal ao trabalho realizado pelas 80 famílias que participam do piquete.

Audiência pública debaterá padronização nos nomes de ruas e nas numerações de residências

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (09/09/10), o requerimento do vereador Rafael Alves (PSDB) que solicita a realização de uma audiência pública, no dia 07 de outubro, para debater a necessidade de padronizar a denominação de ruas e a numeração de residências em bairros de Uruguaiana. Segundo o vereador, os moradores enfrentam dificuldades pela falta de padronização e pelas divergências de cadastro na AES Sul, na Corsan e nos Correios. Alves mencionou que a situação é crítica em bairros como Áreas Verdes, Cidade Nova, Santo Inácio e Proficar e, principalmente, na avenida Setembrino de Carvalho.

Para a audiência pública, a Câmara Municipal irá convidar representantes das associações de bairros e os representantes da prefeitura, Corsan, AES Sul, Correios, órgãos de segurança pública, entidades empresariais e poder judiciário. O vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) também considera grave a situação dos bairros. “Cerca de 90% das correspondências não chega às residências do bairro Prolar por falta de padronização”, disse.

Câmara Municipal presta homenagem a personalidades do município em sessão solene

O parlamento municipal realizou sessão solene alusiva à Semana da Pátria na noite de quinta-feira passada (02/09) e homenageou três personalidades do município. A Grande Condecoração Municipal – Medalha de Ouro foi entregue ao policial civil Sérgio Pinto de Souza, por proposição do vereador José Clemente Corrêa (PT). Também foram agraciados com Diplomas de Honra ao Mérito a professora Nilza Teresinha Pedrolo Silveira e o ex-vereador Nelson José Pereira da Silva, por proposição dos vereadores Neraí Santos Kaufmann (PSDB) e Rogério de Moraes (PSDB), respectivamente.

A sessão solene foi realizada no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de representantes da prefeitura, da Liga de Defesa Nacional, do Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e da Pontifícia Universidade Católica, além de vereadores e familiares dos homenageados. A alocução alusiva aos 188 anos de independência do Brasil foi proferida pelo professor Luiz Machado Stábile, representante da Liga de Defesa Nacional, à convite do parlamento municipal.

2 de setembro de 2010

Vereadores rejeitam parecer ao projeto que trata do plantio de árvores frutíferas

A maioria dos vereadores rejeitou, na manhã desta quinta-feira (02/09/10), o parecer técnico exarado pelo vereador Ronnie Mello (PP), o qual apontava a inconstitucionalidade do projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do município plantar um percentual de 40% de árvores frutíferas a cada projeto de plantio de mudas. De acordo com o parecer, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o projeto de autoria da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB) criará obrigações ao município e acarretará uma ingerência legislativa em assunto de atribuição do poder executivo. O parecer, no entanto, foi rejeitado pela maioria dos vereadores presentes, sob o argumento de que o orçamento do município já contempla uma rubrica para o plantio de árvores. Com a rejeição do parecer, o projeto prossegue a sua tramitação pelas comissões técnicas da Casa Legislativa.

Câmara Municipal aprova projeto de lei que cria slogan legislativo

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que cria o slogan Câmara Municipal – a casa é sua, participe, unidos seremos fortes”, a ser incluído no rodapé dos convites expedidos para as audiências públicas. O projeto de lei é de autoria do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) e sofreu emendas aditivas à proposta original. Segundo o vereador Risso, o slogan será usado para transmitir aos convidados a certeza de que a união de propósitos é fundamental para alcançar os objetivos almejados. “Esse slogan será como um mantra”, comentou.

 

2 de setembro de 2010

Ex-prefeito de Itu profere palestra sobre cultura política

       O ex-prefeito da cidade paulista de Itu e atual presidente nacional do Movimento Político pela Unidade (MPPU), Sérgio Henrique Previdi, proferiu palestra sobre o tema “Cultura Política”, na manhã desta sexta-feira (27/08/2010), na Câmara Municipal de Uruguaiana. Previdi apresentou as diretrizes da doutrina teórica do movimento que prega a fraternidade como categoria de um nova cultura política. Previdi veio a Uruguaiana a convite da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB), que propôs a realização da palestra.

      O ideal proposto pelo MPPU é de que os parlamentares se tratem como irmãos e não como adversários. “O papel dos políticos é mais do que construir escolas, praças e casas. O papel dos políticos é construir um ambiente de fraternidade política. Isso é uma nova maneira de pensar a política e fazer com que o bem comum prevaleça. Devemos amar os adversários políticos”, disse. Previdi relatou que o MPPU é um movimento apartidário e que já reúne cerca de 400 políticos brasileiros desde 2001, quando foi fundado.

         No Rio Grande do Sul, a proposta do MPPU passou a ganhar adeptos, em 2005, na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Porto Alegre. O Movimento pela Unidade surgiu em 1996, na Itália, sendo liderado pela católica Chiara Lubich. Durante a palestra foi apresentada uma mensagem da fundadora internacional do movimento.

Aprovado projeto que declara de utilidade pública a Mitra Diocesana

         A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, nesta quinta-feira (26/08/2010), o projeto de lei de autoria da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB) que declara de utilidade pública a Mitra Diocesana de Uruguaiana. O projeto recebeu pareceres favoráveis das comissões técnicas do parlamento e foi aprovado por unanimidade. A Mitra Diocesana é responsável pela coordenação dos trabalhos das pastorais nos 13 municípios abrangidos pela Diocese de Uruguaiana. Neste ano, a Diocese de Uruguaiana completou 100 anos de criação, no último 15 de agosto. O projeto de lei aprovado segue para a sanção do prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB).

Câmara Municipal realizará sessão solene na quinta-feira

O parlamento municipal realizará sessão solene alusiva à Semana da Pátria na noite da próxima quinta-feira (02/09/10). Durante a solenidade será homenageado com a Medalha de Ouro o policial civil Sérgio Pinto de Souza, por proposição do vereador José Clemente Corrêa (PT). Também será agraciados com diplomas de Honra ao Mérito a professora Nilza Teresinha Pedrolo Silveira e o ex-vereador Nelson José Pereira da Silva, por proposição dos vereadores Neraí Santos Kaufmann (PSDB) e Rogério de Moraes (PSDB), respectivamente. A sessão solene será realizada no plenário da Câmara Municipal, a partir das 20 horas.

Vereadores debatem importância de ser retomada a elaboração do Plano Diretor

A Câmara Municipal debateu com os coordenadores do Fórum pelo Desenvolvimento de Uruguaiana, na manhã desta terça-feira (31/08/10), a necessidade de retomar com urgência as atividades de elaboração do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ecológico de Uruguaiana. O município possui prazo até outubro de 2011 para aprovar o projeto de lei que tratará do plano. O plano é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbanos de cada município e suas diretrizes devem ser contempladas nas leis orçamentárias.

A preocupação dos vereadores é de que não há notícias a respeito das atividades da comissão que chegou a ser constituída em 2006. O arquiteto urbanista Carlos Alberto Prudêncio, que chegou a presidir os trabalhos da comissão na época e que, hoje, participa do Fórum pelo Desenvolvimento de Uruguaiana, alertou os vereadores para o risco de o município sofrer futuras sanções da União, caso o projeto do novo Plano Diretor não seja aprovado até o prazo final. “Entre as sanções está a suspensão de repasses de verbas federais para programas de desenvolvimento urbano e social”, apontou.

Prudêncio relatou aos vereadores que cerca de 24 reuniões, em bairros da cidade e vilas do interior, chegaram a ser realizadas para conhecer as diversas realidades do município. “Planejamento é a palavra-chave do plano diretor. Temos que planejar o futuro, prevendo como se dará a evolução da cidade”, disse. A presença do arquiteto Prudêncio e do advogado Lauro Delgado na reunião plenária desta terça-feira foi requerida pelo vereador Ronnie Mello (PP), presidente da Comissão de Serviços Municipais.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, José Fernando Tarragô (PSDB), o parlamento deverá convocar o executivo para uma reunião e alertar para a necessidade de dar um novo recomeço ao trabalho de elaboração do Plano Diretor. “Não adianta nós  discutirmos o conteúdo do Plano Diretor, se o poder executivo não dá o primeiro passo que é reativar o trabalho da comissão”, disse.

Na reunião, foi ressaltado que o Estatuto das Cidades, aprovado em 2001, prevê a responsabilização por improbidade administrativa dos prefeitos brasileiros que não cumprirem as exigências contidas na legislação federal. A legislação federal prevê que prefeitos devem promover audiências públicas, dar acesso a documentos e tomar providências necessárias para a elaboração do novo Plano Diretor.

Ações do documento