Notícias

Plano Alto sediou reunião da Câmara

A Câmara Municipal realizou na Vila de Plano Alto, nessa terça-feira, dia 27 de abril de 2010, a primeira reunião ordinária do interior do Município.

A sessão foi realizada nas dependências do CTG Candinho Bicharedo e contou com a participação da comunidade local, além dos alunos da Escola Antônio Lôndero.

A Mesa Diretora foi autora de requerimentos endereçados ao Poder Executivo, solicitando providências quanto à iluminação pública da localidade e quanto ao retorno da ambulância que prestava serviço na Vila do Plano Alto no atendimento de casos de urgência e emergências e que foi recolhida há mais de cinco meses. À Coordenadoria Regional de Educação foi solicitado o preenchimento das vagas de professores de Matemática, Inglês e Física na escola de Plano Alto.

Ao final, o presidente da Câmara, ver. Adalberto Silva, agradeceu a participação dos moradores da localidade, em especial, do apoio recebido da Patronagem do CTG Candinho Bicharedo, em nome do Patrão Eli Fagundes, da Associação de Moradores do Plano Alto, presidente Cléberson Chaves da Silva, da Diretora da Escola Antônio Lôndero, Profª Maria da Graça Jorge Lopes e do Sr. Jairo Ziani.

Comissão de Serviços Municipais da Câmara visita a FASE

A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, representada pelo seu presidente ver. Ronnie Peterson Colpo Mello e pelo ver. José Clemente da Silva Corrêa, esteve em visita à FASE – Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, a fim de obter informações sobre os trabalhos realizados junto aos adolescentes de Uruguaiana.

A Comissão foi recebida pelo Diretor da instituição, Sr. Paulo Homero Pedrozo D’Ornellas, o qual falou sobre a estrutura, as instalações, os recursos de que dispõem e o trabalho desenvolvido pela FASE, destacando que a capacidade de abrigo da instituição está excedida em 50%, e que, geralmente, não conta com a guarnição da Brigada Militar, entretanto afirmou que é uma unidade referência no Estado, disponibilizando oficinas de arte, informática e cursos profissionalizantes, além de aulas regulares aos internos.

A diretora da Escola Dolores Cunha, que é frequentada pelos internos da FASE, Profª.Silda Mara Cunha Martins, relatou aos parlamentares que o quadro docente está completo, embora exista a insuficiência de recursos humanos especializados, como orientador educacional e atendente de biblioteca.

Os vereadores visitaram a ‘mini-fazenda’, que conta com a criação de porcos, galinhas, peixes e produção de hortifrutigranjeiros. O diretor da instituição foi questionado sobre a forma de abate dos animais, considerando notícia veiculada na imprensa e que motivou a visita da Comissão Parlamentar.

Em seu relatório, a Comissão concluiu que as atividades da FASE estão alinhadas com os objetivos da instituição, entretanto, ressaltou a necessidade de que seja realizado o acompanhamento dos abates de animais por profissional capacitado e obedecida a normatização específica.

O documento produzido pela Comissão será encaminhado a autoridades competentes, especialmente, à Drª Ana Beatriz Rosito Fagundes, Juíza da Infância e Juventude e à Drª Renata Pinto Lucena, Promotora de Justiça.

28 de abril de 2010

Ver. Adalberto visita obras na VRS-834

O Ver. João Adalberto da Rosa e Silva (PP) esteve, no último dia 24 de abril de 2010, acompanhando o deputado Frederico Antunes (PP), em visita às obras de recapagem e recuperação da rodovia vicinal VRS-834, que liga a BR-472 à localidade de São Marcos, no interior do Município. O início das obras foi autorizado pelo Governo do Estado em março deste ano e tem previsão de ser totalmente implementado num prazo de 120 (cento e vinte) dias.

A obra, orçada em aproximadamente quatro milhões de reais, beneficiará a comunidade das Vilas de São Marcos, Barragem Sanchuri e proximidades e, em especial, os orizicultores e visitantes que buscam áreas de descanso e lazer, favorecendo o desenvolvimento do turismo e da economia da localidade.

Vereadores realizam reunião em Plano Alto

Amanhã, dia 27 de abril de 2010, será realizada a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal marcando o início do processo de interiorização do Legislativo no ano de 2010.

A sessão ordinária terá início às 10 horas, nas dependências do CTG Candinho Bicharedo, na Vila de Plano Alto e deverá contar com a participação da comunidade local.

Vereador solicita informações da Prefeitura Municipal

O ver. Ilson Mauro da Silva Brum (PMDB) solicitou que a Mesa Diretora da Câmara Municipal solicite ao Poder Executivo que encaminhe cópia do processo licitatório nº 4155/2009 para aquisição de equipamentos de sistema de rastreamento e monitoramento veicular, bem como do processo que se refere à construção do Centro de Cardiologia, anexo à Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

Com tais informações, o parlamentar disse que pretende exercer sua função de fiscalizador sobre os atos do Poder Executivo considerando ter recebido denúncias de irregularidades.

23 de abril de 2010

Vereador requer ciclovias para Uruguaiana

Na reunião ordinária da última quinta-feira, o ver. Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) solicitou, através de requerimento que foi aprovado em plenário, informações ao Poder Executivo sobre a implantação de ciclovia na Rua Setembrino de Carvalho, em razão do tráfego intenso de veículos, caminhões e ciclistas, gerando um alto índice de acidentes.

No decorrer do debate com os demais parlamentares, a solicitação foi estendida para as ruas Eustáquio Ormazabal e Pinheiro Machado pela semelhança nas condições e características do trânsito.

20 de abril de 2010

Câmara autoriza contratações emergenciais

Com a aprovação do projeto de lei 015/2010, do Poder Executivo, foi autorizada, em plenário pelo Parlamento Municipal, a contratação temporária de profissionais que atuarão nos Projetos CAMMI – Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis, DANTS – Doenças e Agravos Não Transmissíveis e SAE – Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde e que contam com recursos de financiamento de ações de vigilância em saúde do Governo Federal.

Deverão ser contratados três agentes administrativos, três farmacêuticos-bioquímicos, três biólogos, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, dez professores de Educação Física e um assistente social. Os contratos terão validade de 12 (doze) meses, podendo ser renovados enquanto forem mantidos os financiamentos das ações de vigilância de saúde com aporte de recursos federais.

Segundo o Poder Executivo as contratações serão feitas gradativamente, conforme a necessidade e na medida em que as ações forem sendo implantadas.

23 de abril de 2010

Esclarecimentos sobre Concurso Público

Por requerimento do vereador José Fernando Tarragó (PSDB), o Secretário Municipal de Administração e Planejamento esteve prestando informações sobre a realização do concurso público municipal, suspenso em 2008.

O Secretário Francisco Robalo Fernandes, na presença dos onze vereadores, informou que o concurso, cujo edital foi lançado em junho de 2008, foi suspenso em agosto do mesmo ano, por decisão judicial proferida em ação interposta pelo Sindicato dos Municipários em razão de divergências quanto ao regime de trabalho exigido para as vagas a serem preenchidas. Em outubro de 2009, o Judiciário liberou o Poder Executivo para dar continuidade ao processo seletivo. E apenas recentemente, o Município acertou a escolha de nova instituição para a elaboração e aplicação de editais e provas. Foi informado aos parlamentares que a FDRH – Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos realizará o processo seletivo, estando pendente a assinatura do contrato que será firmado mediante processo de inexigibilidade de licitação, por ser entidade pública.

Foram feitos diversos questionamentos pelos vereadores, buscando esclarecer questões objetivas que são indagadas pelos munícipes, em especial, aqueles inscritos para o concurso em 2008.

O secretário afirmou que aqueles inscritos que desejarem ser ressarcidos do valor pago, podem acorrer ao Setor de Protocolo do Poder Executivo e preencher requerimento próprio. Disse, ainda, que até o momento, cerca de 270 pessoas buscaram a devolução, que já foi feita na maioria dos casos, com exceção daqueles que indicaram conta corrente de terceiros para transferência do valor.

Aqueles inscritos, que ainda desejarem participar do concurso, terão considerada a inscrição feita anteriormente. Outra informação importante é de que será aberto novo período de inscrições, nos mesmos valores praticados no início do processo, tão logo seja publicado o novo edital.

Foi esclarecido que, em razão de a eleição que se aproxima ser no âmbito estadual e federal, a lei eleitoral não impõe restrições à realização do concurso público no âmbito municipal.

O compromisso de que, em cerca de 90 (noventa) dias, o concurso será realizado foi assumido pelo Secretário de Administração do Município.

20 de abril de 2010

Adequações no trânsito

Por iniciativa do ver. Francisco Azambuja Barbará (PMDB), será encaminhado ao Poder Executivo requerimento para que seja providenciada a adequação dos semáforos localizados nas esquinas das ruas 15 de Novembro e Prado Lima e das ruas Santana e General Câmara.

Segundo o vereador, no primeiro caso, não foi levado em consideração o fluxo de veículos em cada uma das vias para definição do tempo de cada sinal, sendo visível a diferença de tráfego entre as ruas Prado Lima e 15 de Novembro. No segundo caso, nas ruas Santana e General Câmara, a sinaleira possui tempo diferenciado em relação às outras que a antecedem e a sucedem na mesma região da cidade sem aparente justificativa.

Ainda em relação ao trânsito, o vereador solicitou que seja proporcionada maior visibilidade à placa de “siga livre” localizada na esquina das avenidas Duque de Caxias e Presidente Getúlio Vargas, pois está encoberta pela copa da árvore existente no local.

12 de abril de 2010

Câmara presta homenagem a Agentes de Segurança Pública

Foi realizada na noite do dia 20 de abril de 2010, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, sessão solene em homenagem a Tiradentes – Patrono das Polícias, em observância à Resolução 03, de 31 de março de 2010, que instituiu a Medalha Tiradentes e o Diploma de Reconhecimento, entregue a agentes da área da segurança pública que tenham se destacado em ações benéficas à comunidade uruguaianense.

Na ocasião, foram homenageados os agentes: 3º Sgt Paulo Parcianello e 1º Sgt Geminiano Pinto Bassualdo, da 3ª Seção de Combate a Incêndio de Uruguaiana; 1º Sgt Adir Moreira Ávila, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira; GM Alex Sandro Lima Barbosa e GM Vilson Ervandil Messa dos Santos da Guarda Municipal; Delegado Jader Ribeiro Duarte e Inspetora Roselaine Garcia Valério, da Delegacia de Polícia Civil; Inspetor Nilson Cunha Gomes e Inspetor Paulo Renato Constant da Cunha da Polícia Rodoviária Federal; e Sd Herton Onel Lemos Teixeira, do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira.

O ver. José Clemente da Silva Corrêa (PT), autor da proposta de distinção, usou a tribuna do Legislativo para reverenciar a data alusiva ao Patrono das Polícias, dizendo da difícil e valorosa missão dos agentes que dedicam sua vida à segurança da comunidade em que atuam.

Informação sobre desapropriações

O ver. Ilson Mauro da Silva Brum solicitou, por requerimento aprovado em plenário, que o Poder Executivo informe sobre as desapropriações feitas em Uruguaiana no período de 2005 a 2010, encaminhando cópia dos decretos, formas de pagamento, valores individuais e forma de aquisição, pacífica ou litigiosa.

 

12 de abril de 2010

Aprovadas contratações emergenciais

A Câmara Municipal aprovou os projetos de lei 012 e 014/2010, autorizando o Poder Executivo a contratar, emergencialmente, pessoal para o Centro Geriátrico e a renovar as contratações temporárias de pessoal para as escolas municipais.

Um dos projetos prevê a manutenção dos contratos de vinte e quatro merendeiras e vinte e nove serventes de escola, os quais foram autorizados em setembro do ano passado.

E o outro dispõe sobre a contratação de dois terapeutas ocupacionais, seis técnicos de enfermagem e dois cozinheiros, a serem lotados na Secretaria de Ação Social e Habitação, com destinação para o Centro Geriátrico do Município, recentemente inaugurado. Os contratos deverão ter prazo de vigência de até cento e oitenta dias.

Os parlamentares esperam que, até findar o prazo das contratações autorizadas, estejam sanados os problemas relativos à realização do concurso público, que é o meio adequado e indicado pela Constituição Federal para provimento dos cargos públicos.

12 de abril de 2010

Vereador solicita quadra de basquete

Foi aprovado na Câmara Municipal, requerimento do ver. Ronnie Peterson Colpo Mello, no qual solicita ao Poder Executivo que estude a viabilidade de construção de uma quadra de basquete no Parque Dom Pedro II, ou que sejam colocadas tabelas que servirão para a prática do esporte de forma lúdica.

O vereador registrou que o mesmo pedido foi feito em outubro do ano passado, sem retorno até o momento, e disse da necessidade de que se incentive a prática de esportes entre crianças e adolescentes.

12 de abril de 2010

Inclusão do Município no PRONASCI

Os parlamentares aprovaram dois requerimentos do ver José Clemente da Silva Corrêa, solicitando ao Prefeito Municipal providências quanto à inclusão no PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do Governo Federal e que conta com mais de noventa ações dirigidas à segurança.

Pelo primeiro, é requerido que o Executivo solicite junto ao Ministério da Justiça a inclusão de Uruguaiana no programa completo, uma vez que, por ainda não possuirem cadastro, os guardas municipais não têm acesso ao Programa Bolsa Formação.

Na outra proposição, o vereador Clemente requer que o Executivo reivindique, junto à Governadora do Estado, a destinação de recursos humanos para a implementação do PRONASCI-Abigeato, através do qual, Uruguaiana foi contemplada com viaturas com a finalidade específica de combate ao roubo de animais no interior, enviadas pelo Governo Federal, mas possui a carência de pessoal, que é obrigação a ser cumprida pelo governo gaúcho.

Segundo o vereador, é importante que seja fiscalizada a utilização dessas viaturas, uma vez que podem estar sendo empregadas em funções diversas daquelas a que são destinadas.

9 de abril de 2010

Homenagem aos 10 Anos da AURA

Durante a reunião ordinária desta quinta-feira, foi realizada a sessão especial em homenagem aos 10 Anos da AURA – Associação Uruguaianense de Administradores, atualmente presidida pela Adm. Otília da Costa e Silva Gomes. A sessão foi acompanhada pela diretoria da entidade, autoridades e representantes da classe.

Foi ressaltada a importância da entidade pela contribuição para o crescimento do Município e pelo trabalho sério e objetivo que desenvolve em prol da classe e da comunidade.

Os vereadores Ronnie Mello e Nerai Kaufmann, propuseram a homenagem.

8 de abril de 2010

Ações do documento