Notícias

Vereador Ronnie Mello pede instalação de passarelas sobre dois pontos da BR-472

O vereador Ronnie Mello (PP) apresentou, na reunião ordinária desta terça-feira (11/05/10), requerimento que será enviado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), solicitando a implantação de duas passarelas para circulação de pedestres sobre a BR-472. Segundo o vereador há intenso tráfego de veículos e grande circulação de pedestres em dois pontos específicos da rodovia federal. A sugestão do vereador é de que as duas passarelas sejam construídas para interligar os bairros Betânia e Emílio Brandi e os bairros Áreas Verdes e Ipiranga. A preocupação do parlamentar é com a segurança dos estudantes e dos moradores que cruzam a BR-472 nesses dois locais.

Um segundo requerimento, apresentado pelo vereador, será encaminhado à prefeitura, solicitanto informações sobre a conservação das árvores de grande porte e que podem oferecer risco às pessoas que transitam pelos passeios públicos. Mello também solicita informações sobre os motivos da proibição para plantio de árvores frutíferas em vias públicas.

Laboratório de hepatites virais e Cammi já atendem 37 pacientes do município

Trinta e sete pacientes, todos portadores do vírus da hepatite C, já estão sendo atendidos pelo Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (CAMMI), da Secretaria Municipal de Saúde. A informação foi prestada aos vereadores pela enfermeira-chefe do departamento DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Tamay. A enfermeira prestou, nesta terça-feira (11/05), esclarecimentos sobre o funcionamento do CAMMI e do Ambulatório de Hepatites Virais. A expectativa é de que com a realização de maior número de exames o número de pacientes possa triplicar no município.

Além do acompanhamento dos pacientes, os dois serviços oferecem à população a possibilidade de realização de testes gratuitos e rápidos para detectar a presença do vírus das hepatites C e B. “As pessoas costumam realizar o teste somente depois do surgimento de algum sintoma da doença. Entretanto, com o serviço do laboratório as pessoas não precisam aguardar pela manifestação da doença. É possível realizar o teste da hepatite sem sintomas. Basta procurar o serviço e o teste será realizado”, explicou.

Os serviços do laboratório e do CAMMI foram inaugurados, em 30 de abril passado, pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) e pela governadora do Estado, Yeda Crusius (PSDB). Segundo a enfermeira, os 37 pacientes recebem tratamento com medicação e são acompanhados, semanalmente, por uma equipe qualificada. Segundo Tamay, entre os benefícios do serviço está o melhor aproveitamento da medicação, devido ao compartilhamento das ampolas. Cada ampola tem um custo de R$ 1,2 mil para o governo do Estado.

Tamay explicou que o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é transformar o Laboratório de Hepatites Virais em polo regional de atendimento. Um equipamento de R$ 200 mil deverá ser adquirido para o laboratório, viabilizando a realização de exames complexos que auxiliam a avaliar de forma quantitativa e qualitativa a carga viral dos pacientes e a evolução dos tratamentos. “Atualmente, esses exames complexos precisam ser realizados em outra cidade. Nosso objetivo é oferecer todo o exame em Uruguaiana”, comentou.

O vereador Rafael Alves (PSDB), autor do convite à enfermeira para falar sobre o assunto na tribuna do legislativo, louvou a parceria entre os governos municipal e estadual que permitiu a instalação, na Secretaria de Saúde de Uruguaiana, do sétimo centro de aplicação e monitorização de medicamentos injetáveis do Estado. O vereador José Clemente da Silva Corrêa (PT) fez perguntas sobre o fornecimento de medicamentos aos pacientes e sobre os critérios para a contratação dos profissionais de saúde que trabalham nos dois serviços.

 

10 de maio de 2010

Acessibilidade e Inclusão foram temas de audiência pública

A Câmara Municipal realizou, na última sexta-feira, dia 07 de maio de 2010, por iniciativa do ver. Rafael Alves (PSDB), audiência pública que abordou o tema Direitos Humanos – Inclusão e Diversidade, a qual contou com as presenças do Deputado Estadual Paulo Brum, do Secretário Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Tarcízio Teixeira Cardoso, do presidente da União dos Legisladores da Fronteira Oeste – ULFRO – Vereador Mário Augusto Teixeira de Souza, e de representantes de entidades que trabalham pela inclusão dos portadores de necessidades especiais.

O Secretário Tarcízio expôs a forma como foi criada a secretaria em Porto Alegre, dizendo das ações de implantação e do trabalho desenvolvido, como forma de incentivar a mesma medida em nosso Município. O Secretário disse, também, que é elogiável a clareza de atitudes demonstrada na audiência pública, onde todos se mostraram imbuídos no interesse de resolver os problemas existentes.

O ver. José Clemente Corrêa da Silva (PT) apresentou algumas imagens, mostrando que Uruguaiana tem muito a fazer quanto à acessibilidade, a começar pela entrada dos órgãos públicos municipais, como a própria Câmara, a Prefeitura, a Biblioteca e o acesso nas faixas de pedestres.

Também foi citada a ausência de profissional formado em LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais – para a interpretação simultânea do evento aos deficientes auditivos. Os vereadores presentes assumiram o compromisso de viabilizar a formação de um servidor para esta função.

O Deputado Paulo Brum, que é cadeirante, comprometeu-se a buscar, em conjunto com as autoridades e representantes de entidades de Uruguaiana, a implementação das ações necessárias para amenizar as dificuldades e oportunizar o pleno acesso aos portadores de necessidades especiais, através dos projetos que o Estado disponibiliza aos municípios, bem como, tomando por modelo as iniciativas exitosas de outras cidades.

No encerramento, o ver. Rafael Alves (PSDB) agradeceu a participação dos presentes e considerou muito proveitosa a audiência pública, dizendo acreditar que muitas mudanças serão realizadas a partir desse evento.

Autorizada contratação de pessoal para SMOSU

Os vereadores aprovaram o projeto de lei 017/2010, encaminhado pelo Prefeito, autorizando a contratação temporária de pessoal para lotação na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Segundo a justificativa apresentada pelo Executivo, deverão ser contratados dois mecânicos, dois operadores de máquina e dois eletricistas, a fim de sanar deficiências de pessoal na Secretaria até que seja realizado o concurso público previsto para breve.

As contratações serão feitas por até 180 (cento e oitenta) dias, com previsão de prorrogação por mais 60 (sessenta) dias, podendo, ainda, ser rescindidos, a qualquer tempo, com a promulgação do resultado final do concurso público para provimento das respectivas vagas.

Audiência Pública discute o Carnaval Fora de Época

Estiveram, ontem, no plenário da Câmara Municipal, as representações do carnaval de nossa cidade, quando, em audiência pública, debateram os mais diversos aspectos da festa que já é reconhecida nacionalmente.

A audiência pública foi presidida pelo proponente, ver. Ronnie Mello (PP), e contou com a participação do Secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Giancarlo Ferriche FonsecaCapitão Rodrigo França, da Brigada Militar, Sr. Edson Mainardi, do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Luiz Carlos Beheregaray, da ACIU, Marcelo Luzardo, presidente da LIESU – Liga Independente das Escolas de Samba, presidentes de algumas escolas de samba, além de simpatizantes do Carnaval de Uruguaiana.

A grande maioria dos presentes manifestou-se sobre o cumprimento do horário estipulado para o início dos desfiles, sugerindo que seja imposta penalidade às escolas que atrasarem; as deficiências da sonorização da avenida, no contraponto custo X benefício; a área de concentração das escolas antes de entrarem na avenida; a viabilidade de construção de um sambódromo, considerando as limitações impostas às escolas em razão da estrutura da Avenida Presidente Vargas; a distribuição dos ingressos; a disponibilização de um número de telefone para chamadas gratuitas para informações, além dos papéis a serem desenvolvidos pela Comissão de Carnaval e pela LIESU.

Entre as sugestões, destacam-se: a criação de oficinas que formem profissionais do carnaval, utilizando mão-de-obra local, valorizando e preservando as raízes da festa uruguaianense; a mudança de direção do desfile na avenida como forma de aproveitar a segunda pista para a disposição dos carros alegóricos; o maior controle de circulação de pessoal e a criação de parcerias e o maior envolvimento dos hotéis, restaurantes e bares da cidade com vistas ao incentivo do turismo na época do carnaval, com roteiro de programações para os turistas.

O presidente da Liesu, Marcelo Luzardo, disse que pretende realizar um trabalho de parceria com o poder público, em defesa do crescimento do carnaval de Uruguaiana e citou a inclusão da festa como projeto da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

O ver. Ronnie Mello comprometeu-se em reunir as sugestões e manifestações dos presentes em um documento que será encaminhado para análise conjunta do Poder Público, Comissão de Carnaval, LIESU e demais entidades ligadas ao Carnaval, dizendo ter sido esta a primeira iniciativa e que outros debates serão oportunizados no decorrer do ano, a fim de que seja enriquecido o

6 de maio de 2010

Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno

Em razão do transcurso da Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno, a Câmara Municipal contou, durante a reunião ordinária de hoje, dia 06 de maio, com a explanação da Nutricionista Drª Sílvia Leal, coordenadora do Programa Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, a qual trouxe esclarecimentos úteis às mães em período de amamentação e explanou sobre a importância do aleitamento materno, que deve ser exclusivo até os seis meses de idade e complementar até dois anos ou mais.

A utilização do espaço popular deu-se em decorrência de proposição da vereadora Josefina Soares (PSDB), autora da Lei 3910/2009, que instituiu a Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno, que deve ocorrer sempre na primeira semana do mês de maio.

6 de maio de 2010

Direitos Humanos – Inclusão e Diversidade

Será realizada amanhã, dia 07 de maio de 2010, a partir das 15 horas, a audiência pública requerida pelo ver. Rafael Alves (PSDB), versando sobre o tema Direitos Humanos – Inclusão e Diversidade, com o objetivo de debater a questão e buscar a implementação de ações que amenizem as diferenças e injustiças que ocorrem no dia-a-dia dos portadores de necessidades especiais.

Estará presente ao debate o Deputado Estadual Paulo Brum, que fará exposição sobre a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, além de trazer como colaboração sua experiência de vida como cadeirante.

A Câmara Municipal espera contar com a participação da comunidade uruguaianense, assim como, das entidades que congregam e trabalham nessa área.

Embueiramento na Vila do Plano Alto

O ver. Ronnie Colpo Mello (PP) apresentou requerimento, aprovado em reunião ordinária, através do qual solicita que sejam disponibilizados bueiros para o Distrito do Plano Alto, em número suficiente para atender a demanda da localidade.

Em seu pedido, o vereador Ronnie destacou que, na reunião ordinária realizada naquela Vila, os próprios moradores se dispuseram a providenciar a colocação dos bueiros, necessitando somente desse material, que é fabricado com mão-de-obra dos detentos através de parceria do Município com a Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

5 de maio de 2010

Audiência Pública discutirá o Carnaval

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará, amanhã, dia 06 de maio de 2010, a partir das 18 horas, audiência pública para debater o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana.

O objetivo da audiência, segundo o vereador proponente, Ronnie Mello (PP), é implementar ações para a melhoria e o aperfeiçoamento do carnaval em nosso Município, buscando o comprometimento dos carnavalescos e da comunidade, especialmente, a parcela ligada ao ramo empresarial, hoteleiro e turístico.

Para o evento, o Legislativo espera contar, ainda, com a participação da diretoria da LIESU, da Comissão de Carnaval, dos presidentes e dirigentes das escolas de samba, representantes da CDL, ACIU, AURA, do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, órgãos de segurança, entidades ligadas à cultura, ao turismo e ao desenvolvimento do Município.

Legislativo incluído no processo de modernização do Interlegis

A Câmara Municipal de Uruguaiana foi uma das Casa Legislativas escolhida pelo Programa Interlegis para participar do processo de modernização dos Legislativos nas três esferas de governo.

Dois técnicos do Interlegis, que estão em visita à Câmara, explanaram aos vereadores e servidores os objetivos e a forma de inclusão no programa.

O programa é mantido pelo Senado Federal e visa a integração e modernização da atividade legislativa, a partir da criação de mecanismos e oportunidades através de ações de capacitação, tecnologia, comunicação e informação.

Participando do programa, a Câmara Municipal terá acesso a variadas informações, a cursos de aperfeiçoamento e de atualização, a banco de dados, sistemas de operacionalização e de procedimentos que podem ser implementados nos departamentos e setores administrativos.

Neste primeiro momento, os técnicos do Interlegis foram autorizados pela Mesa Diretora a realizar um diagnóstico do sistema de trabalho existente, a fim de verificar as necessidades e sugerir adequações.

Todo o trabalho desenvolvido será custeado pelo Senado Federal, através de contrato firmado com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, sem ônus para a Câmara de Uruguaiana.

5 de maio de 2010

Utilização do Espaço Tribuna Livre

Na reunião ordinária da última terça-feira, dia 04/05/10, foram aprovadas duas proposições requerendo a utilização do espaço Tribuna Livre, conforme previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal.

Para o dia 11 de maio, por indicação do ver. Rafael Alves(PSDB), foram convidados o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Augusto Schneider e a Enfermeira Adriana Kirchhof Tamayo, Chefe do DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de que discorram sobre o funcionamento do Ambulatório de Hepatites Virais e sobre o CAMMI – Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis.

Já no dia 13 de maio, está prevista a disponibilização do espaço para os integrantes do Projeto Educar para Viver + Saúde e Prevenção nas Escolas, a fim de que explanem sobre o trabalho realizado nos quatro anos de atividades do projeto. O grupo de trabalho conta com representantes das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, além da UNIPAMPA e da Rede Nacional Pessoas Vivendo com HIV/AIDS + Brasil/RS. A proposta é da vereadora Nerai Kaufmann(PSDB).

Homenageadas no Dia Nacional da Mulher

O Poder Legislativo esteve reunido solenemente na noite de ontem (29 de abril) a fim de reverenciar o Dia Nacional da Mulher, que transcorre hoje, 30 de abril.

Como forma de marcar a data, foram homenageadas dez personalidades femininas que se destacaram em nossa comunidade. São elas: a Professora Maria Helena Villela Gomes; a Coordenadora do CAPS Elinar Maria Stracke (CAPS); a Auxiliar de Enfermagem Maria Angélica Fernandes; a Psicóloga Maria Aparecida de Medeiros Bofill; a Defensora Pública Suzana Iara Dora Velo; a Professora Dilah Gonçalves de Almeida; a Agente de Pastoral Suely Maria dos Santos Ribeiro; a Carnavalesca Vera Maria Rodrigues de Camargo; a Prof.ª Carmen Regina Ribeiro Bastiani e a Empresária Rosemeri Gonçalves Porto.

Os vereadores, ao se reportarem a suas homenageadas, disseram do grande valor da mulher moderna que enfrenta com valentia e graciosidade todas as nuances de ser, além de mulher, mãe, esposa e profissional.

A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares e foi presidida pelo ver. João Adalberto da Rosa e Silva.

29 de abril de 2010

Utilização de recursos da merenda escolar

Por iniciativa do ver. José Clemente da Silva Corrêa(PT), o Legislativo encaminhou requerimento solicitando ao Prefeito Municipal que preste informações sobre a forma como estão sendo observados os dispositivos da Lei 11947/2009 e da Resolução 38, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que estabelece que 30% dos recursos repassados para a merenda escolar devem ser utilizados na compra de produtos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural.

Em cumprimento à função fiscalizadora do Poder Legislativo, o ver. Clemente questionou, ainda, sobre quais escolas estão sendo beneficiadas pelos produtos da agricultura familiar e de quais famílias o Município adquire os produtos para distribuição nas escolas.

29 de abril de 2010

Novas exigências para licenciamento ambiental

Em razão de requerimento do ver. Ronnie Peterson Colpo Mello (PP), serão questionados os Ministros da Agricultura e do Meio Ambiente e o Secretário de Agricultura do Estado sobre a forma de renovação das licenças ambientais para plantio de grãos em função das novas exigências impostas pela legislação.

O parlamentar argumentou que a maioria das licenças vencem nos meses de julho e outubro e os produtores rurais estão encontrando dificuldades para obterem o custeio agrícola junto aos bancos financiadores, por não estarem ainda adequados às novas diretrizes do Governo Federal. Foi sugerida pelo ver. Ronnie a prorrogação do prazo para adequação dos produtores rurais não só da região, mas de todo o país.

29 de abril de 2010

Vacina contra H1N1 para alunos e professores

A Câmara Municipal aprovou proposição da Vereadora Nerai Santos Kaufmann (PSDB), e encaminhará indicação ao Ministério Público Federal em Uruguaiana para que seja estudada a viabilidade de ingresso com ação judicial contra a União, objetivando garantir a vacinação contra a Influenza H1N1 aos alunos e professores não contemplados no calendário nacional.

A vereadora destacou que as crianças e adolescentes com idade escolar, de 2 (dois) a 19 (dezenove) anos, estão fora do programa de vacinação e representam grande parcela da população suscetível à doença, inclusive em razão da aglomeração nas escolas, o que foi vislumbrado, no ano passado, com a suspensão preventiva das aulas em todas as escolas, trazendo grande prejuízo ao cronograma escolar.

Com a imunização de alunos e professores, a vereadora Nerai entende que a rotina escolar poderá ser preservada, além de trazer segurança aos profissionais da educação e às famílias.

29 de abril de 2010

Ações do documento