Notícias
Médico radiologista presta esclarecimentos
O médico radiologista Juliano Copetti fez um relato sobre a forma como foi ampliado o serviço de radiologia para o qual foi contratado, falando sobre os equipamentos adquiridos e as condições péssimas de trabalho que encontrou, apresentando inclusive imagens que mostram ratos nas salas, além da falta de materiais básicos como papel comum para impressão de resultados, materiais específicos, aventais e outros.
Disse, ainda, que não recebeu por todos os seus serviços prestados, tendo um saldo de R$ 80.000,00 a receber e isso o motivou a não demonstrar interesse em renovar o contrato com a administração.
Pelo prefeito, dr. Juliano disse que foi tratado de forma desrespeitosa e mal-intencionada e que acredita que seu trabalho tenha sido feito com presteza e retidão.
A exemplo da maioria dos depoentes ouvidos até o momento pela Comissão Parlamentar de Inquérito, comentou sobre a má administração da Santa Casa de Caridade e manifestou sua disponibilidade em colaborar com os trabalhos da CPI.
Ao final dessa oitiva, o ver. José Clemente, presidente, solicitou o registro de que os parlamentares integrantes da CPI estão realizando um trabalho incansável, sendo que nesta tarde (29), completaram seis horas ininterruptas de trabalho na busca da verdade dos fatos que envolvem as questões da saúde no Município.
29 de abril de 2011
Atuação da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, presidida pelo ver. Rogério de Moraes (PSDB) e integrada pelos vereadores José Clemente (PT), Mauro Brum (PMDB), Neraí Kaufmann (PSDB) e Francisco Barbará (PMDB), recebeu, ontem (02), pela manhã, denúncia de omissão do poder público ao caso de um cidadão que se encontrava preso e com estado de saúde comprometido, internado no HSCC.
A comissão esteve reunida com o diretor do corpo clínico da Santa Casa de Caridade, contatou com um dos médicos responsáveis pelo paciente, o qual informou que o laudo sobre seu estado de saúde estava à disposição da família, recomendando o tratamento domiciliar, e, à noite, foi expedido o alvará de soltura do cidadão que se encontrava preso para averiguação por mais de seis meses, embora os outros suspeitos já estivessem libertos.
29 de abril de 2011
Ver. Rafael comunica que assumirá Secretaria Municipal
O ver. Rafael Alves (PSDB) comunicou, hoje (28 de abril de 2011), durante a utilização da tribuna, que estará solicitando licença de sua cadeira do Legislativo em razão de ter aceito convite do prefeito municipal para assumir a Pasta de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho no Poder Executivo.
O vereador disse da satisfação de ter exercido a vereança nesses mais de dois anos e que foram tempos de aprendizado e experiência.
O presidente Ronnie Mello (PP) desejou sucesso na nova empreitada e que o parlamentar possa auxiliar ainda mais a comunidade de Uruguaiana nos assuntos atinentes à Secretaria que coordenará. Os demais parlamentares manifestaram-se no mesmo sentido.
Será convocado a assumir a cadeira no Parlamento o primeiro suplente do PSDB, Valério Pimpão Echeverria, atualmente Secretário Municipal de Meio Ambiente.
Proposta de instalação de CACEE
O presidente Ronnie Mello (PP) recebeu, ontem, em seu gabinete, o professor Flávio Rodrigues, que apresentou uma proposta de instalação de um Centro de Atendimento Clínico Educacional Especializado, objetivando a educação inclusiva dos alunos que possuem algum tipo de necessidade especial ou com deficiência.
A proposta visa a construção de um lugar de promoção de aprendizagem de escolares com necessidades especiais, além de orientar e esclarecer familiares e professores sobre o tema.
O projeto do prof. Flávio possui a supervisão do Instituto de Psicanálise Humanista de Santa Maria e tem como área de concentração as atividades de atendimento com orientação psicanalítica, atendimento clínico educacional especializado, transtornos e dificuldades de aprendizagens, educação de surdos (LIBRAS), consultoria e assessoria de familiares, professores e escolas e acompanhamento de alunos em processo de inclusão e adaptação em sala de aula regular comum, dentre outras.
O ver. Ronnie Mello afirmou seu apoio o projeto, e colocou-se à disposição para buscar a colaboração de outros órgãos do Município, dada a relevância de sua implantação.
28 de abril de 2011
Vereador propõe denominação de ruas
O ver. Rafael Alves (PSDB) propôs, na manhã de hoje (28), durante a reunião ordinária, projetos de lei denominando Rua Vírgínio Teixeira dos Santos, a via chamada de Rua Chácara do Sol, e denominando Rua Astrogildo José Gattiboni, a Rua 6, ambas situadas na Chácara do Sol.
Com isso, o ver. Rafael pretende prestar homenagem às duas personalidades que se destacaram em nossa cidade. O sr. Virgínio Teixeira dos Santos foi médico veterinário que marcou sua época com seus trabalhos sanitaristas, além de ter desenvolvido ações de combate a pragas e doenças de animais, foi professor na UFSM, sendo exemplo de profissional e cidadão. É genitor do conhecido médico Moacir Tassinari dos Santos. O sr. Astrogildo José Gattiboni destacou-se em nosso Município como empresário e investidor, além de ter sido fundador do Grupo Gattiboni, com atividades desenvolvidas em diversos municípios da região.
Os projetos serão analisados pelas comissões técnicas da Casa e, após receberem pareceres, retornarão a plenário para votação.
28 de abril de 2011
Sugerido Programa Municipal de Apoio ao Esporte
A título de sugestão, foi aprovada, ontem (28), a indicação de um projeto de lei ao Prefeito Municipal, instituindo o Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte – PROESP-URU, o Protocolo de Incentivo ao Esporte e o Selo de Certificação Compromisso com o Esporte.
A iniciativa foi do ver. Rafael Alves (PSDB) e obteve o acatamento dos demais vereadores, sendo destacada a importância da prática esportiva para a saúde física e mental de crianças, jovens e adultos.
Este projeto, segundo o ver. Rafael, foi implantado em Santa Maria e está em funcionamento de forma muito satisfatória.
28 de abril de 2011
Sessão Especial será realizada hoje
Conforme determina a legislação, na última quinta-feira do mês, a Câmara Municipal realiza sessão especial para distinguir entidades que se destacam em nosso Município.
Na noite de hoje (28 de abril de 2011), a partir das 19h, serão homenageados a Associação Espírita “Paz em Jesus”, em razão de seus 63 anos de fundação e marcando a passagem do Dia do Espírita, comemorado em 18 de abril, e a Rede de Supermercados Baklizi, pelos seus 13 anos de instalação em Uruguaiana transcorrido em 18 de março.
Ambas as homenagens foram propostas pelo ver. Gilberto Risso (PMDB).
Médicos reafirmam situação delicada da Santa Casa
O depoimento do médico Jorge Darde Ribeiro, na tarde de ontem (27 de abril de 2011), durou cerca de duas horas e foi, segundo o presidente da CPI, ver. Clemente, bastante elucidativo sobre a situação em que se encontram os funcionários da Santa Casa e as unidades de tratamento especializado.
O dr. Jorge Ribeiro disse do descontentamento dos médicos com a interferência administrativa em decisões técnicas, a exemplo de todos os outros depoentes. Falou de unidades de tratamento que se encontram sucateadas, com dificuldades de recursos técnicos e humanos, além de questões de atraso no pagamento dos salários dos profissionais.
Em sequência, o dr. João Pedro de Oliveira falou da excelência do serviço e da atitude médica em cardiologia existente em Uruguaiana, implantado a partir da instalação do INCAR. Sobre a atuação do dr. Fábio Motta no Instituto de Cardiologia, disse que a ideia de instalar esse serviço é muito arrojada e jamais seria destinado pessoal sem qualificação profissional ou pessoal para função tão importante, destacando a competência do médico.
As médicas Maria Amélia Hochhegger e Ana Paula Furlani manifestaram o mesmo descontentamento, especialmente, pela forma como são tratados os funcionários do hospital que trabalham sob pressão e sem treinamento adequado.
A Chefe do Pronto Socorro, drª Cláudia Alvarez disse sentir segurança para desempenhar suas funções no PS, mas confirmou que existem muitos problemas, especialmente, quanto à deficiência de enfermeiros e técnicos e à falta de preparo dos atendentes que são, em sua maioria estagiários sem a experiência e o treinamento exigido para um setor que trata emergências e casos graves e que nunca participou da escolha da sua equipe de trabalho. Questionada sobre o SAMU, a médica explanou que o serviço conta somente com o motorista e o técnico de enfermagem, afirmando que seria necessário, no mínimo, um médico para acompanhamento dos casos e que isso contribuiria para o salvamento de muitas vidas.
Os depoimentos têm sequencia durante a semana, estando marcados para hoje (28), o presidente do CREMERS, dr. Fernando Weber de Matos, o Secretário de Saúde Luiz Augusto Schneider e o médico Juliano Copetti Santos. Para sexta-feira, estão agendados os depoimentos de Luísa Gutierres Jacques, Marta Panciera e Rudinei De La Porta da Rosa, além dos médicos Luiz Menegaz e Paulo Alves.
Vereadora preocupada com falta de curso para formação de professores
Foi aprovado requerimento da verª Nerai Kaufman (PSDB), endereçado à Comissão Técnica de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico da Casa Legislativa, para que seja estudada a situação dos cursos de formação de professores em Uruguaiana e para isso, sejam convidados os Professores Eugênio Ost e Rudi Albino Hermann a colaborarem com o estudo.
A vereadora manifestou o interesse em participar das atividades da Comissão, embora não seja componente, dada a importância desta discussão e disse que a pretensão de sua proposta é que as autoridades educacionais, em conjunto com os vereadores e a comunidade escolar, encontrem uma forma de incentivar a formação de novos professores e a atualização e especialização dos já formados, além de levar em conta o fechamento de cursos superiores na área educacional.
26 de abril de 2011
Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito
Nesta tarde (26 de abril de 2011), foi realizada a reunião da CPI, sob a presidência do ver. José Clemente (PT).
Foi colhido o depoimento dos médicos Césaro Augusto Biscaino Rodrigues e Lucas Krieger Martins, os quais reafirmaram que existe a interferência da administração da Santa Casa de Caridade em decisões técnicas e procedimentos médicos, além de existir situações de constrangimento com os funcionários.
O Dr. Lucas Krieger, médico do INCAR de Porto Alegre e que também trabalha no INCAR – Uruguaiana, confirmou que a equipe cirúrgica, treinada por ele, foi desmontada, conforme já relatado anteriormente à CPI.
Foi registrada a ausência da Drª Cláudia Alvarez e do Dr. Lauro Beheregaray Delgado. Sobre essa ocorrência, o presidente da CPI, ver. Clemente, solicitou à assessoria jurídica da Câmara que providencie junto ao Poder Judiciário, uma medida judicial que assegure à CPI o poder necessário para conduzir, mesmo que coercitivamente, os depoentes que não se apresentarem, no intuito de salvaguardar os trabalhos da comissão.
Amanhã (27/04), a partir das 14h, a CPI estará reunida novamente e deverá ouvir os médicos Jorge Ribeiro, João Pedro de Oliveira, Maria Amélia Hochhegger e Ana Paula Furlani. Para quinta-feira (28/04), às 14h, foi aprovada a oitiva do médico Fernando Weber Matos, presidente do CREMERS, e Jorge Alcibíades Perrone de Oliveira, assessor jurídico da entidade, além do Secretário de Saúde, Luiz Augusto Schneider.
Garantias contratuais do serviço de calçamento de ruas
O ver. José Clemente da Silva Corrêa (PT)solicitou que a Casa Legislativa oficie ao Prefeito Municipal para que seja executada a manutenção nas vias dos bairros Promorar I e Proficar I, cujo calçamento está muito danificado, impedindo, em alguns trechos, o tráfego de veículos e ônibus do transporte coletivo.
Ainda sobre esse problema, o vice-presidente da Câmara requereu cópia do contrato firmado com a empresa que prestou o serviço de colocação das pedras irregulares nas ruas, a fim de que possa ser fiscalizado e verificado que garantias contratuais foram fornecidas para o Município e de que forma pode ser cobrado que a empresa faça as correções necessárias nas ruas.
26 de abril de 2011
Amigos da Trilha – Feras da Lama utilizam tribuna livre
Por indicação do ver. Gilberto Risso (PMDB), o grupo Amigos da Trilha – Feras da Lama utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal, explanando sobre as atividades e os eventos desenvolvidos pelo grupo em nossa cidade.
O diretor de eventos do grupo, Frank Pasqualotto, disse que a ideia original e principal é a prática do esporte de motociclismo, mas ao percorrerem as trilhas, foi constatado o problema do acúmulo de lixo nos locais e nas proximidades dos rios e riachos, surgindo a iniciativa de fazer a coleta desses resíduos. A partir disso, o grupo pensou em outras ações de cunho social e de educação, como atividades beneficentes, recolhimento de alimentos e doação para a Secretaria Municipal de Ação Social, educação para a utilização responsável da motocicleta como meio de transporte seguro e econômico. Foi apresentado um acervo de fotografias tiradas quando da realização das trilhas e que mostram os caminhos cuja natureza é bela, mas cuja paisagem torna-se lamentável em razão do acúmulo de lixo.
O presidente Ronnie Mello (PP) destacou a importância para o bem comum de que cada um faça sua parte, a exemplo dos trilheiros, e falou do sucesso que foi o evento Trilhão de Uruguaiana, que deverá ter nova edição no próximo ano.
Ao encerrar, Frank Pasqualotto fez, em nome do grupo, um apelo ao Poder Legislativo no sentido de obter apoio para que sejam somente mostradas imagens bonitas de nossa Uruguaiana.
26 de abril de 2011
Expressões femininas homenageadas na Câmara
O plenário da Câmara Municipal esteve lotado, na noite de ontem (26 de abril de 2011), quando foram homenageadas dez figuras femininas de destaque em nossa comunidade.
As homenagens têm o objetivo de marcar a passagem do Dia Nacional da Mulher, a transcorrer em 30 de abril.
Foram destacadas com o Diploma de Honra ao Mérito da CMU, as senhoras Marilaide Aimon Alves, indicada pelo presidente, ver. Ronnie Mello (PP); Soldado Adriana Farias da Silva, pelo ver. José Clemente (PT); Oni Maria Cezimbra Dias, diretora do SENAC, pelo ver. Gilberto Risso (PMDB); Delsa Ferreira Mascoff, presidente do Grupo Maturidade Ativa do SESC, pelo ver. Adalberto Silva (PP); Mariana Ballejo Soares, judoca, pelo ver. Francisco Barbará (PMDB); Marli Machado Tarragó, presidente do CACC, pelo ver. José Fernando (PSDB); Edy Chavasco Mutter, pela verª Josefina Soares (PSDB); Elenice Fagundes Silveira, pela verª Neraí Kaufmann (PSDB); Claudilara de Paula Fernandes, diretora da Escola Adir Máscia, pelo ver. Rafael Alves (PSDB) e Aliete Terezinha da Silva Machado, oficineira do CAPS, indicada pelo ver. Rogério de Moraes (PSDB).
A mulher foi destacada pelos parlamentares em todos os aspectos da natureza feminina em suas funções sociais, como mãe, esposa, trabalhadora, educadora, desportista, amiga, tendo sido proporcionados momentos de manifestações emocionadas.
Tributos, trânsito, iluminação pública e homenagens marcam reunião ordinária desta terça
Durante a reunião ordinária desta manhã (26/04/11), os parlamentares debateram diversos assuntos que envolvem o interesse da comunidade uruguaianense, com base nos requerimentos apresentados pelos próprios vereadores.
****
Do ver. Gilberto Risso (PMDB), é o pedido de estudos para que o Executivo verifique a viabilidade de que seja anistiada a parcela de juros das dívidas com o IPTU para os munícipes adeptos do Refis Municipal. O ver. Adalberto Silva (PP) propôs, através de emenda, que essa anistia seja solicitada para todos os demais tributos municipais. Com isso, os vereadores acreditam que proporcionaria o adimplemento e o consequente aumento da arrecadação, pois segundo o próprio Executivo, as finanças municipais estão em situação que exige atenção.
*****
Em sessão secreta, conforme determina a legislação, foi aprovada a realização de sessão especial em homenagem aos 30 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana, que transcorreu dia 09 de abril. A distinção será feita no dia 30 de junho, considerando o cronograma de sessões espeiciais do Poder Legislativo.
*****
Serão convidados a comparecer no Legislativo, o ex-prefeito Eloy Trojan, atual Secretário Municipal de Obras, e os representantes das empresas AES-Sul e SIRTEC, para que, munidos de documentação, prestem esclarecimentos detalhados sobre o convênio firmado com o Município referente à reposição de lâmpadas e postes. Os vereadores Mauro Brum (PMDB) e José Clemente (PT), autores do requerimento, querem esclarecimentos sobre a instalação dos postes de concreto, a demora na reposição das luminárias e as divergências que existem em razão da competência de cada parte para a realização do serviço e alegam a falta de planejamento das atividades referidas.
*****
Já o ver. Rafael Alves (PSDB) fez esclarecimentos sobre a legalidade e a viabilidade da implantação de lombadas nas ruas da cidade, solicitando a providência para a rua 15 de Novembro, frente ao 22º GAC, entre o acesso à linha de tiro e o trevo de acesso ao quartel.
Sessão Solene – Dia Nacional da Mulher
No intuito de marcar a passagem do Dia Nacional da Mulher que transcorrerá em 30/04/11, o Poder Legislativo fará homenagem a várias figuras femininas de Uruguaiana, sendo cada uma delas indicação de um parlamentar.
Receberão o Diploma de Honra ao Mérito da CMU, as senhoras Marilaide Aimon Alves, indicada pelo presidente, ver. Ronnie Mello (PP); Soldado Adriana Farias da Silva, pelo ver. José Clemente (PT); Oni Maria Cezimbra Dias, diretora do SENAC, pelo ver. Gilberto Risso (PMDB); Delsa Ferreira Mascoff, presidente do Grupo Maturidade Ativa do SESC, pelo ver. Adalberto Silva (PP); Mariana Ballejo Soares, judoca, pelo ver. Francisco Barbará (PMDB); Marli Machado Tarragó, presidente do CACC, pelo ver. José Fernando (PSDB); Edy Chavasco Mutter, pela verª Josefina Soares (PSDB); Elenice Fagundes Silveira, pela verª Neraí Kaufmann (PSDB); Claudilara de Paula Fernandes, diretora da Escola Adir Máscia, pelo ver. Rafael Alves (PSDB) e Aliete Terezinha da Silva Machado, oficineira do CAPS, indicada pelo ver. Rogério de Moraes (PSDB).
A solenidade será realizada amanhã (26/04), às 19h, no plenário da Câmara Municipal.
Ações do documento