Notícias

Drª Ana Maria Clausell fala sobre UTI, postos e Santa Casa

        Dando sequência aos trabalhos da CPI da Saúde, os parlamentares tomaram o depoimento da Drª Ana Maria Schmitt de Clausell, médica que desempenha suas funções na UTI Pediátrica do HSCC.

         A pediatra confirmou a existência de problemas administrativos, de clima tenso de trabalho para os funcionários, de número insuficiente de médicos, escassez de materiais e medicamentos, bem como, retalhações por não permitir a interferência administrativa na área técnica. Disse que a UTI pediátrica tem buscado insistentemente, mas sem êxito, o credenciamento como neonatal e que a falta da documentação exigida tem feito o Município perder recursos federais.

         Ao ser questionada, a médica afirmou que considera omissão a falta de plaquetas no banco de sangue para o atendimento de pacientes.

         Sobre o trabalho nos postos de saúde, relatou que, embora sejam aparelhos bastante simples os necessários ao atendimento pediátrico, por vezes, não os tinha, assim como, não possuía medicamentos básicos para o primeiro atendimento aos pacientes.

         Ao encerrar sua manifestação disse que, em seus vinte e cinco anos de serviço no HSCC, já havia passado por muitas dificuldades, mas nunca da forma como ocorre atualmente, mas que acredita que a CPI já esteja tendo resultados positivos, pois foi adquirido, após mais de dois anos de solicitação, o software necessário ao funcionamento de um dos aparelhos que se encontram sem utilização armazenados na UTI Pediátrica.

3 de maio de 2011

Ver. Valério assume cadeira na Câmara

         Em razão do pedido de licença do ver. Rafael da Silva Alves (PSDB) que assumiu uma Secretaria no Governo Municipal, o primeiro suplente do partido, Valério Pimpão Echeverria assumiu, na reunião de ontem (03 de maio de 2011), a cadeira de vereador, completando a bancada do PSDB.

        O ver. Valério prestou juramento no ato de posse e deverá assumir também como componente das comissões técnicas parlamentares que eram integradas pelo ver. Rafael, inclusive passando a fazer parte da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde.

Vereador pede informações sobre PSF

       Foi aprovado requerimento do ver. Mauro Brum (PMDB), através do qual é solicitado ao Poder Executivo que preste informações sobre os agentes comunitários do PSF – Programa Saúde da Família, questionando suas atividades, o número de agentes, critérios e forma de contratação e sobre o sujeito da responsabilidade financeira com salários e encargos sociais.

       O parlamentar justificou seu pedido dizendo que o implemento desse programa de forma completa e eficiente é essencial na prevenção de problemas de saúde e na qualidade de vida dos munícipes, especialmente, os mais necessitados.

29 de abril de 2011

TCE e Câmaras Municipais – Fiscais da Administração

        A Mesa Diretora do Poder Legislativo propôs a realização de homenagem ao Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Hélio Saul Mileski, a ser prestada no dia 06 de maio, no plenário da Câmara Municipal.

       Para esta mesma data, está prevista a palestra “O Tribunal de Contas e as Câmaras de Vereadores – Fiscais da Administração Pública”, que será proferida pelo Conselheiro Mileski.

        A homenagem quer marcar a atuação do servidor do Tribunal que iniciou suas atividades em 1970 e estará, neste ano, efetivando sua aposentadoria, após destacada atuação no TCE.

29 de abril de 2011

Funcionária diz que recebeu com cheque administrativo

        Foram ouvidos, nesta tarde (29 de abril de 2011), os auxiliares de enfermagem Luísa Elaine Gutierres Jacques e Rudinei de la Porta da Rosa, os quais trabalharam na Clínica Renal que, em agosto de 2007, sofreu intervenção do Município. Os funcionários disseram, cada um em seu depoimento, que trabalharam para a Clínica Renal, desde a intervenção até outubro de 2009, recebendo pagamentos mensais pela Santa Casa, sem contrato, sem carteira profissional assinada e sem direitos trabalhistas como 13º salário, férias, FGTS. No período de outubro de 2009 a junho de 2010, desempenharam suas funções sem perceber nenhum pagamento, até que foram dispensados pela Secretaria de Saúde.

        A auxiliar de enfermagem Luísa afirmou que, em outubro de 2009, recebeu quantia referente a dois meses de pagamento através de cheque administrativo destinado a combustível da Secretaria de Saúde, resgatado por caixa no Banco do Brasil. Sobre as questões suscitadas nos depoimentos anteriores, reafirmou que o ambiente de trabalho na Santa Casa de Caridade é tenso e que algumas das demissões foram motivadas por perseguição a funcionários.

        Também ocorreu o depoimento da enfermeira-chefe da UTI Geral da Santa Casa e do Posto 18, localizado na Profilurb, srª Marta Panciera Blanco, a qual, ao ser questionada, disse que faltam alguns materiais e que, segundo sabe, os pacientes têm conseguido os medicamentos que devem ser fornecidos pelo governo. Disse que, a respeito do óbito ocorrido, supostamente por falta de material, tem conhecimento de que os procedimentos internos necessários foram adotados, embora não tenha sido efetivada a compra. Não forneceu mais informações porque se encontrava afastada do trabalho por licença maternidade e retornou há cerca de quinze dias.

       O presidente da CPI, ver. José Clemente requisitou aos depoentes todos os documentos acerca do que foi citado, especialmente, e estará solicitando também informações sobre o cheque administrativo, recibo de pagamento, os pedidos de compra de material, dentre outros.

Câmara realizou sessão especial de abril

        Conforme determina a legislação, na última quinta-feira do mês, a Câmara Municipal realiza sessão especial para distinguir entidades que se destacam em nosso Município.

        Na noite de ontem (28), foram homenageados a Associação Espírita “Paz em Jesus”, em razão de seus 63 anos de fundação e marcando a passagem do Dia do Espírita, comemorado em 18 de abril, e a Rede de Supermercados Baklizi, pelos seus 13 anos de instalação em Uruguaiana transcorrido em 18 de março.

        Ambas as homenagens foram propostas pelo ver. Gilberto Risso (PMDB).

        Estiveram presentes à mesa da solenidade, o presidente da Associação Espírita, sr. Leoni Etcheverry, sr. Juarez Leguiza de Miranda, presidente da UME – União Municipal Espírita e o sr. Ismael Baklizi, diretor da Rede de Supermercados Baklizi, acompanhados do ver. Risso, proponente e do ver. José Clemente (PT) que presidiu a sessão.

29 de abril de 2011

Chefe da UTI Pediátrica revela situação precária

        O chefe e coordenador da UTI Pediátrica da Santa Casa de Caridade, dr. Luiz Menegaz, foi o quarto depoente da tarde desta sexta-feira (29) na CPI da Saúde.

        As revelações do médico sobre o atendimento pediátrico na UTI foram bastante incisivas e sérias, falando da precariedade dos equipamentos e materiais e do trabalho quase solitário que é feito pelos médicos sem a colaboração da administração do hospital, sem pessoal treinado adequadamente para atender os pacientes e operar os aparelhos, além de citar as altas taxas de natimortos e de mortalidade infantil em Uruguaiana.

        Demonstrando estar bastante emocionado, o dr. Menegaz relatou que é grande o descaso da administração pública municipal e da administração do hospital com o atendimento pediátrico em Uruguaiana, sendo que suas solicitações, como chefe de um setor de suma importância, sequer são respondidas, e que, por não ter permitido a interferência administrativa no setor que coordena, está sem receber qualquer auxílio financeiro da Santa Casa, nem mesmo para manutenção de equipamentos ou compra de materiais.

      A CPI, por seus componentes, decidiu que o médico Luiz Menegaz poderá ser convocado novamente, inclusive serão realizadas acareações, se necessário.

29 de abril de 2011

Médico radiologista presta esclarecimentos

         O médico radiologista Juliano Copetti fez um relato sobre a forma como foi ampliado o serviço de radiologia para o qual foi contratado, falando sobre os equipamentos adquiridos e as condições péssimas de trabalho que encontrou, apresentando inclusive imagens que mostram ratos nas salas, além da falta de materiais básicos como papel comum para impressão de resultados, materiais específicos, aventais e outros.

         Disse, ainda, que não recebeu por todos os seus serviços prestados, tendo um saldo de R$ 80.000,00 a receber e isso o motivou a não demonstrar interesse em renovar o contrato com a administração.

         Pelo prefeito, dr. Juliano disse que foi tratado de forma desrespeitosa e mal-intencionada e que acredita que seu trabalho tenha sido feito com presteza e retidão.

        A exemplo da maioria dos depoentes ouvidos até o momento pela Comissão Parlamentar de Inquérito, comentou sobre a má administração da Santa Casa de Caridade e manifestou sua disponibilidade em colaborar com os trabalhos da CPI.

         Ao final dessa oitiva, o ver. José Clemente, presidente, solicitou o registro de que os parlamentares integrantes da CPI estão realizando um trabalho incansável, sendo que nesta tarde (29), completaram seis horas ininterruptas de trabalho na busca da verdade dos fatos que envolvem as questões da saúde no Município.

29 de abril de 2011

Atuação da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, presidida pelo ver. Rogério de Moraes (PSDB) e integrada pelos vereadores José Clemente (PT), Mauro Brum (PMDB), Neraí Kaufmann (PSDB) e Francisco Barbará (PMDB), recebeu, ontem (02), pela manhã, denúncia de omissão do poder público ao caso de um cidadão que se encontrava preso e com estado de saúde comprometido, internado no HSCC.

A comissão esteve reunida com o diretor do corpo clínico da Santa Casa de Caridade, contatou com um dos médicos responsáveis pelo paciente, o qual informou que o laudo sobre seu estado de saúde estava à disposição da família, recomendando o tratamento domiciliar, e, à noite, foi expedido o alvará de soltura do cidadão que se encontrava preso para averiguação por mais de seis meses, embora os outros suspeitos já estivessem libertos.

29 de abril de 2011

Ver. Rafael comunica que assumirá Secretaria Municipal

        O ver. Rafael Alves (PSDB) comunicou, hoje (28 de abril de 2011), durante a utilização da tribuna, que estará solicitando licença de sua cadeira do Legislativo em razão de ter aceito convite do prefeito municipal para assumir a Pasta de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho no Poder Executivo.

        O vereador disse da satisfação de ter exercido a vereança nesses mais de dois anos e que foram tempos de aprendizado e experiência.

        O presidente Ronnie Mello (PP) desejou sucesso na nova empreitada e que o parlamentar possa auxiliar ainda mais a comunidade de Uruguaiana nos assuntos atinentes à Secretaria que coordenará. Os demais parlamentares manifestaram-se no mesmo sentido.

Será convocado a assumir a cadeira no Parlamento o primeiro suplente do PSDB, Valério Pimpão Echeverria, atualmente Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Proposta de instalação de CACEE

        O presidente Ronnie Mello (PP) recebeu, ontem, em seu gabinete, o professor Flávio Rodrigues, que apresentou uma proposta de instalação de um Centro de Atendimento Clínico Educacional Especializado, objetivando a educação inclusiva dos alunos que possuem algum tipo de necessidade especial ou com deficiência.

        A proposta visa a construção de um lugar de promoção de aprendizagem de escolares com necessidades especiais, além de orientar e esclarecer familiares e professores sobre o tema.

        O projeto do prof. Flávio possui a supervisão do Instituto de Psicanálise Humanista de Santa Maria e tem como área de concentração as atividades de atendimento com orientação psicanalítica, atendimento clínico educacional especializado, transtornos e dificuldades de aprendizagens, educação de surdos (LIBRAS), consultoria e assessoria de familiares, professores e escolas e acompanhamento de alunos em processo de inclusão e adaptação em sala de aula regular comum, dentre outras.

        O ver. Ronnie Mello afirmou seu apoio o projeto, e colocou-se à disposição para buscar a colaboração de outros órgãos do Município, dada a relevância de sua implantação.

28 de abril de 2011

Vereador propõe denominação de ruas

          O ver. Rafael Alves (PSDB) propôs, na manhã de hoje (28), durante a reunião ordinária, projetos de lei denominando Rua Vírgínio Teixeira dos Santos, a via chamada de Rua Chácara do Sol, e denominando Rua Astrogildo José Gattiboni, a Rua 6, ambas situadas na Chácara do Sol.

         Com isso, o ver. Rafael pretende prestar homenagem às duas personalidades que se destacaram em nossa cidade. O sr. Virgínio Teixeira dos Santos foi médico veterinário que marcou sua época com seus trabalhos sanitaristas, além de ter desenvolvido ações de combate a pragas e doenças de animais, foi professor na UFSM, sendo exemplo de profissional e cidadão. É genitor do conhecido médico Moacir Tassinari dos Santos. O sr. Astrogildo José Gattiboni destacou-se em nosso Município como empresário e investidor, além de ter sido fundador do Grupo Gattiboni, com atividades desenvolvidas em diversos municípios da região.

          Os projetos serão analisados pelas comissões técnicas da Casa e, após receberem pareceres, retornarão a plenário para votação.

28 de abril de 2011

Sugerido Programa Municipal de Apoio ao Esporte

       A título de sugestão, foi aprovada, ontem (28), a indicação de um projeto de lei ao Prefeito Municipal, instituindo o Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte – PROESP-URU, o Protocolo de Incentivo ao Esporte e o Selo de Certificação Compromisso com o Esporte.

       A iniciativa foi do ver. Rafael Alves (PSDB) e obteve o acatamento dos demais vereadores, sendo destacada a importância da prática esportiva para a saúde física e mental de crianças, jovens e adultos.

       Este projeto, segundo o ver. Rafael, foi implantado em Santa Maria e está em funcionamento de forma muito satisfatória.

28 de abril de 2011

Sessão Especial será realizada hoje

        Conforme determina a legislação, na última quinta-feira do mês, a Câmara Municipal realiza sessão especial para distinguir entidades que se destacam em nosso Município.

        Na noite de hoje (28 de abril de 2011), a partir das 19h, serão homenageados a Associação Espírita “Paz em Jesus”, em razão de seus 63 anos de fundação e marcando a passagem do Dia do Espírita, comemorado em 18 de abril, e a Rede de Supermercados Baklizi, pelos seus 13 anos de instalação em Uruguaiana transcorrido em 18 de março.

         Ambas as homenagens foram propostas pelo ver. Gilberto Risso (PMDB).

Médicos reafirmam situação delicada da Santa Casa

        O depoimento do médico Jorge Darde Ribeiro, na tarde de ontem (27 de abril de 2011), durou cerca de duas horas e foi, segundo o presidente da CPI, ver. Clemente, bastante elucidativo sobre a situação em que se encontram os funcionários da Santa Casa e as unidades de tratamento especializado.

        O dr. Jorge Ribeiro disse do descontentamento dos médicos com a interferência administrativa em decisões técnicas, a exemplo de todos os outros depoentes. Falou de unidades de tratamento que se encontram sucateadas, com dificuldades de recursos técnicos e humanos, além de questões de atraso no pagamento dos salários dos profissionais.

        Em sequência, o dr. João Pedro de Oliveira falou da excelência do serviço e da atitude médica em cardiologia existente em Uruguaiana, implantado a partir da instalação do INCAR. Sobre a atuação do dr. Fábio Motta no Instituto de Cardiologia, disse que a ideia de instalar esse serviço é muito arrojada e jamais seria destinado pessoal sem qualificação profissional ou pessoal para função tão importante, destacando a competência do médico.

       As médicas Maria Amélia Hochhegger e Ana Paula Furlani manifestaram o mesmo descontentamento, especialmente, pela forma como são tratados os funcionários do hospital que trabalham sob pressão e sem treinamento adequado.

        A Chefe do Pronto Socorro, drª Cláudia Alvarez disse sentir segurança para desempenhar suas funções no PS, mas confirmou que existem muitos problemas, especialmente, quanto à deficiência de enfermeiros e técnicos e à falta de preparo dos atendentes que são, em sua maioria estagiários sem a experiência e o treinamento exigido para um setor que trata emergências e casos graves e que nunca participou da escolha da sua equipe de trabalho. Questionada sobre o SAMU, a médica explanou que o serviço conta somente com o motorista e o técnico de enfermagem, afirmando que seria necessário, no mínimo, um médico para acompanhamento dos casos e que isso contribuiria para o salvamento de muitas vidas.

       Os depoimentos têm sequencia durante a semana, estando marcados para hoje (28), o presidente do CREMERS, dr. Fernando Weber de Matos, o Secretário de Saúde Luiz Augusto Schneider e o médico Juliano Copetti Santos. Para sexta-feira, estão agendados os depoimentos de Luísa Gutierres Jacques, Marta Panciera e Rudinei De La Porta da Rosa, além dos médicos Luiz Menegaz e Paulo Alves.

Ações do documento