Notícias
Projeto Rasta Rap é apresentado na Câmara
No dia 3 de agosto de 2023, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu na reunião plenária o projeto “Rasta Rap”. Por proposição do vereador Egídio Carvalho (Progressistas), os artistas Luciano Ordai, Will Bueno e Vinícius da Silva apresentaram a trajetória e objetivos do projeto, também fizeram uma apresentação musical com composições autorais.
Em meio a pandemia, sem a viabilidade de compor músicas com a formação de banda, os artistas Ordai e Wiil optaram pela produção de RAP, com a composição de uma música em homenagem ao aniversário de Uruguaiana. A partir da iniciativa, planejaram a realização de palestras e apresentações da cultura hip hop em escolas voluntariamente.
Nos encontros com os jovens, os artistas falam sobre a experiência de vida, temas como família, amor, superação de vida, racismo, drogas, sistema prisional e espiritualidade. “Acreditamos na música como ferramenta de transformação social, levando letras e canções que falam a realidade vivida por muitos da periferia”, registra Ordai.
Bolsas de Estudos para servidores são indicadas
A sugestão do vereador Clemente Correa (PDT) foi apresentada no dia 3 de agosto de 2023.
De acordo com o parlamentar, a concessão de bolsas de estudo denota um investimento com retorno garantido ao serviço público municipal e à sociedade uruguaianense que contará com servidores municipais com formação e qualificação profissional ainda maior.
A proposta objetiva que o Poder Executivo avalie a possibilidade da destinação de bolsas de estudo a servidores públicos municipais em efetivo exercício e devidamente matriculados em cursos de graduação de nível superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogos) ou de pós-graduação em nível de especialização.
Na ocasião, Clemente ressalta que o Município de Barra do Quaraí instituiu legislação municipal no ano de 2005. “Registramos nosso entendimento é de que a valorização do servidor refletirá na prestação do serviço à comunidade, incentivando a dedicação e o empenho pelo aprimoramento de conhecimentos”, afirma Clemente.
Lista de espera por procedimentos de saúde é requisitada
O autor, vereador Marcelo Lemos (PDT), busca o detalhamento por data de solicitações dos procedimentos.
Na oportunidade, também solicita informações sobre os registros de cancelamentos com lista dos pacientes e justificativas. “Considerando que direito constitucional do vereador fiscalizar a administração municipal e dar transparência dos atos aos cidadãos buscamos essas informações”, afirma Marcelo.
Legislativo reforça mobilização no município para renegociação de dívidas
Na reunião do dia 3 de agosto de 2023, o vereador Carlos Delgado (Progressistas), solicitou por requerimento que o Poder Executivo, através do Procon, realize a mobilização e a divulgação do programa em Uruguaiana.
“É uma oportunidade de auxiliar os cidadãos em dificuldades financeiras antes que suas dívidas superem suas capacidades de pagamento, aumentando a proporção e a visibilidade da atividade do Procon em educação financeira e consumo responsável de crédito”, afirma Delgado.
É possível utilizar o portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas de diferentes fontes, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros.
Informações sobre “Escola em Tempo Integral” em Uruguaiana são solicitadas
No dia 3 de agosto de 2023, o vereador Clemente Correa (PDT) apresentou requerimento questionando a iniciativa do Poder Executivo municipal para aderir ao Programa.
Conforme noticiado pelo Ministério da Educação, será disponibilizado um orçamento inicial de R$ 4 bilhões, para que estados e municípios possam ampliar as matrículas em tempo integral em suas redes. A adesão é voluntária aos municípios, estados e DF e contempla toda a educação básica, da creche ao ensino médio, desde que sejam etapas prioritárias do ente. Para os municípios, essas etapas devem ser obrigatoriamente na educação infantil e no ensino fundamental.
O vereador busca informações da administração municipal sobre as condições técnicas, legais (e considerando ainda a infraestrutura das escolas municipais) para adesão ao Programa. O assunto será tratado na Comissão de Serviços Municipais e Educação e encaminhada a demanda para o Conselho Municipal de Educação de Uruguaiana.
“É Fundamental que a Câmara conheça os encaminhamentos e, até mesmo, o posicionamento oficial do Poder Executivo Municipal de Uruguaiana com relação à adesão ao Programa Escola em Tempo Integral. Não podemos perder essa oportunidade de fortalecer o nosso ensino”, afirma Clemente.
Proibição de alimentos ultraprocessados em escolas é assunto de projeto
No dia 1º de agosto de 2023, o projeto de lei foi apresentado pelos vereadores Clemente Correa (PDT) e Paulo Kleinubing (Republicanos).
A iniciativa considera a preocupação com a obesidade infantil, sendo frequentemente associada ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e a necessidade de atenção e acompanhamento permanente do Poder Público Municipal. Também reconhece o papel fundamental da escola na formação dos hábitos alimentares das crianças e adolescentes
Como biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, balas, refrigerantes, consideram-se alimentos ultraprocessados aqueles produtos industrializados que contenham ingredientes em sua composição que não são facilmente reconhecidos como alimentos naturais, apresentando adição de corantes, aromatizantes, estabilizantes, emulsificantes, conservantes, além de alto teor de açúcares, gorduras saturadas, sódio e outros aditivos químicos.
De acordo com o PL, os estabelecimentos escolares deverão oferecer aos estudantes opções de alimentos saudáveis e nutritivos, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura.
Anualmente, o Poder Legislativo Municipal de Uruguaiana realizará, através da Comissão Municipal de Educação e da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, palestras ou cursos de capacitação sobre alimentação saudável no ambiente escolar e/ou sobre educação alimentar e nutricional.
Projeto trata de comercialização de cobre e alumínio sem origem
Proposto pelos vereadores José Carlos Zaccaro (Progressistas) e Márcia Fumagalli (PSB), o projeto de lei foi encaminhado para apreciação das Comissões Técnicas no dia 1º de agosto de 2023.
Os parlamentares afirmam que Uruguaiana tem registrado constantemente episódios de furtos de cabos de telefonia e energia elétrica e outros materiais de metais. Neste contexto o projeto de lei busca inibir o crime, tornando obrigatório o uso de cadastro, devidamente atualizado, por parte dos estabelecimentos comerciais que compram e vendem esse tipo de produto, com a finalidade de obter subsídios para controle e futura investigação dos furtos continuados.
O veto é exclusivamente sobre o material sem origem, em formato de fios ou cabos. Trata de toda e qualquer pessoa física ou jurídica que adquira, venda, exponha à venda, mantenha em estoque, use como matéria prima, beneficie, recicle, transporte e compacte material metálico procedente de anterior uso comercial, residencial, industrial ou de concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços públicos, ainda que a título gratuito. O projeto dispõe ainda sobre as sanções e a fiscalização em caso de descumprimento da Lei.
Semana de Conscientização do TDAH poderá ser instituída em Uruguaiana
A proposta da vereadora Márcia Fumagalli (PSB) foi apresentada dia 1º de agosto de 2023.
A ação, a ser realizada no período que abrange o dia 1º de agosto de cada ano, deverá incluir atividades no município sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces em indivíduos com Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade.
De acordo com a parlamentar, estudos recentes apontam que o tratamento precoce é o “ponto-chave” para a vida daqueles que possuem o transtorno seja mais saudável, produtiva e com mais qualidade de vida. O Ministério da Saúde define o TDAH como um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
“Nosso projeto vem em momento oportuno, em vista a necessidade da construção de uma rede protetiva e esclarecida sobre o assunto, com o amplo apoio e participação do Poder Público por meio das escolas, centros de referência assistência social e demais setores”, esclarece Marcia.
Transmissão ao vivo de licitações é estudada na Câmara
De autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), a proposta visa possibilitar aos Poderes Executivo e Legislativo, bem como às suas autarquias, a transmissão ao vivo das sessões públicas de licitações por meio da internet, incluindo áudio e vídeo, através de seus respectivos sites eletrônicos ou canais oficiais de comunicação.
Conforme o PL, os arquivos das gravações dos procedimentos licitatórios deverão continuar disponíveis para consulta, na internet, no site do respectivo Poder licitante. O membro da comissão de licitação ou o pregoeiro poderá informar inicialmente detalhes do processo de contratação.
A gravação abrangerá os procedimentos de verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e de julgamento e classificação das propostas, de acordo com os critérios de avaliação constantes no edital.
“O projeto visa dar mais transparência aos procedimentos que resultam nas contratações de obras, serviços e compras da Administração Pública. Acreditamos que o ato será positivo, uma vez que aprimora a transparência com os gastos públicos, divulga informações de interesse público, concede nova ferramenta de controle social, além de destacar a lisura dos procedimentos licitatórios, o que aumenta o número de participantes e pode trazer propostas mais vantajosas ao interesse público”, justifica Marcelo.
O Projeto de Lei segue para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal.
Frente Parlamentar de Desenvolvimento debaterá comércio
Na próxima reunião de trabalho da Frente Parlamentar em prol do Desenvolvimento, o comércio em Uruguaiana estará em pauta. Na quarta-feira, dia 9 de julho de 2023, às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana.
Estão convidadas instituições, empresas, comerciantes e comunidade interessados em contribuir no debate para favorecer o crescimento sustentável das atividades comerciais.
Ciclo de debate contra violência é realizado em agosto
A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará Ciclo de Debates sobre enfrentamento e combate à violência contra crianças, mulheres e idosos em agosto de 2023, nas próximas semanas, às 15h, no plenário.
A proposição do vereador Clemente Correa (PDT), autor da lei que institui o evento, busca promover e favorecer um amplo debate na sociedade; mobilizar a comunidade e o Poder Público para a implementação, o fortalecimento e a ampliação de ações; e discutir e propor políticas públicas voltadas à proteção, à saúde, à segurança, ao cuidado, à assistência e ao apoio às vítimas de violência doméstica.
O evento ocorrerá no formato híbrido (presencial e virtual), facilitando a participação da comunidade que poderá escolher entre assistir presencialmente ou pelas redes sociais oficiais da Câmara de Uruguaiana.
Os participantes que comprovarem frequência mínima receberão certificado de participação emitido pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó.
Inscrições para o evento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfD1559keYyrSWjgRBIR10KIBe3CAyUCiQx0vc5LgKhX0sorQ/viewform
Programação:
Dia 07/08 (Segunda-feira)
Convidados:
Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito
Conselho Tutelar de Uruguaiana
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Dia 15/08 (Terça-feira)
Convidados:
1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira
Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher
Promotoria de Justiça da Infância e Juventude
Secretaria Municipal de Saúde
Dia 22/08 (Terça-feira)
Convidados:
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente
Ministério Público do Trabalho
Universidade Federal do Pampa
Dia 29/08 (Terça-feira)
Convidados:
Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Uruguaiana
Juíza de Direito - 1ª Vara Criminal - Poder Judiciário Estadual
Câmara planeja atividades da Semana Farroupilha
Na programação da Semana Farroupilha de 2023, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizará atividades alusivas aos festejos que celebrarão o centenário da Revolução de 1923. No dia 2 de agosto, o presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves recebeu o presidente da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilha no município, José Henrique Andriotti.
Durante o encontro, foi debatida a importância de valorizar a cultura gaúcha e de fomentar a preservação das tradições. Também houve destaque para a necessidade de resgatar a história do Rio Grande do Sul e reconhecer a significativa contribuição de figuras uruguaianenses, a exemplo de Setembrino de Carvalho e seu legado.
Entre as ações planejadas estão a realização de sessão solene com homenagens a personalidades tradicionalistas no parlamento e de reunião ordinária na Praça Farroupilha. “Essas ações visam não apenas enaltecer a herança cultural, mas também promover o engajamento da comunidade em momentos que evocam a identidade e os valores gaúchos”, justifica Juca.
Desconto na fatura de energia elétrica para residências de autistas é indicado
A indicação de autoria do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas) foi apresentada na reunião do dia 1º de agosto de 2023.
No Pará, o programa “Energia Azul” foi adotado em maio 2022 e possibilita desconto de até 65% de desconto na conta de energia elétrica, com base na interpretação humanizada do art. 177, inciso III da Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A sugestão da Câmara de Uruguaiana será encaminhada para estudo da viabilidade da proposta pela empresa Rio Grande Energia (RGE), concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do estado do Rio Grande do Sul.
Divulgação de lista de espera para castração é solicitada
O requerimento da vereadora Marcia Fumagalli (PSB) foi aprovado na reunião do dia 1º de agosto de 2023.
A parlamentar sugere a publicação da lista com informações em ordem cronológica de espera, para que os interessados possam acompanhá-la. “É grande o grande número de munícipes que diariamente buscam por informações em nosso Gabinete sobre os serviços de competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal, especialmente sobre os procedimentos de castrações”, registra Márcia.
Também o requerimento prevê que a lista seja publicada no mural e no site oficial da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, bem como em suas redes sociais, como Facebook e Instagram.
Legislativo presente nos “Jogos Rurais”
Neste final de semana, aconteceram os “Jogos Rurais” no distrito do Plano Alto. No dia 21 de julho de 2023, a Câmara Municipal de Uruguaiana, representada pelo presidente vereador Juca (Joalcei) Gonçalves e vereador Carlos Delgado, prestigiou o evento de abertura da competição.
A Escola Antônio Lôndero sediou o evento que envolveu cerca da 100 atletas da comunidade local, de João Arregui e da Barragem, Sanchuri em disputas de voleibol, futsal, futebol sete e outras modalidades como cabo de guerra, serra mista e estacionamento de trator. O “jogos rurais” são organizados pela Prefeitura, tendo como parceiros a EMATER/RS e o SESC Uruguaiana.
Todas as fotos estão disponíveis na página da Câmara no facebook.
Ações do documento