Notícias
Ficha Limpa e Teste do Coraçãozinho serão debatidos
O vereador Ronnie Mello (PP) protocolou junto à Câmara Municipal de Uruguaiana dois projetos de lei na última terça-feira, dia 3 de janeiro de 2012. A proposta de aplicar a Lei da Ficha Limpa aos Cargos em Comissão (CCs) nos poderes Executivo e Legislativo de Uruguaiana e a obrigatoriedade de realizar o Teste do Coraçãozinho em recém-nascidos serão analisados e votados pelos demais vereadores a partir de março para que, se aprovados, possam entrar em vigor.
O projeto de lei prevê o veto da contratação de Cargos em Comissão caso as pessoas tenham condenações em transição na justiça criminal, cível, eleitoral e esfera administrativa. Segundo Ronnie, esta proposta impõe critérios para a formação do quadro administrativo da Casa. “O objetivo é buscarmos constantemente, a moralidade e a impessoalidade, entre outros princípios básicos de gestão pública, para atendermos as expectativas da sociedade organizada e dos seus cidadãos”, considera o vereador progressista.
Teste do Coraçãozinho poderá ser obrigatório
A aplicação do “Teste do Coraçãozinho” pode tornar-se obrigatória em todos os recém-nascidos no município de Uruguaiana com a aprovação do projeto de lei. Este teste verifica o percentual de oxigênio no sangue pelos pés ou pelas mãos da criança com um aparelho comum nas maternidades, o oxímetro. Ele diagnostica anormalidades cardiológicas tanto na fase intrauterina quanto nos recém-nascidos que podem dificultar o crescimento da criança, atrasar o desenvolvimento psicomotor e até mesmo matá-la.
Essa iniciativa é uma reivindicação da Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações, de São Paulo, que há tempos vem alertando para a necessidade do “Teste do Coraçãozinho” como forma de minimizar os riscos de defeitos congênitos mais letais decorrentes da ausência de diagnóstico precoce nas crianças. O vereador entende essa como mais uma ferramenta importante para salvar vidas.
Empossada nova Mesa Diretora do Legislativo
Os vereadores que integrarão a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uruguaiana em 2012 assumiram seus lugares hoje, dia 30 de dezembro de 2011. Estiveram prestigiando a cerimônia autoridades do município, convidados especiais e pessoas da comunidade.
O novo presidente, vereador Francisco Azambuja Barbará (PMDB) comparou essa nova fase com a sua primeira experiência na Casa Legislativa nesse cargo no ano de 2007 e observou que agora questões internas da Câmara poderão receber mais atenção dos vereadores. Em seu discurso, o presidente considerou importante a necessidade de dar continuidade ao trabalho realizado este ano, cumprir com as atribuições do Poder Legislativo e zelar pelas suas prerrogativas. Kiko Barbará ainda destacou a qualidade da Câmara Municipal de Uruguaiana, “Podemos ver e constatar que essa é uma das melhores e mais pró-eficientes Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente.
No seu discurso de despedida do cargo de presidente durante 2011, o vereador Ronnie Mello (PP), agradeceu o apoio de familiares e amigos, desejou sucesso à nova gestão e destacou a importância das conquistas deste ano como o resgate da valorização e a reaproximação da comunidade de Uruguaiana com a Câmara. “O cidadão está comprometido com a política, nós respondemos isso dando oportunidade, abertura e diálogo para as pessoas que fazem acontecer no município”, considerou Ronnie Melo.
Brigada Mirim presta homenagem ao presidente da Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello, foi homenageado pela Brigada Mirim de Uruguaiana. Na manhã desta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2011, o vereador recebeu o certificado de “Amigo da Brigada” na cerimônia de encerramento das atividades do projeto social em 2011.
Segundo umas das coordenadoras, soldado Deise, a honraria deu-se pelo apoio dispensado por Ronnie Mello neste ano. “Esse é um projeto sem fins lucrativos e a colaboração do vereador contribuiu para a execução das ações”, afirma Deise.
A Brigada Mirim beneficiou 150 crianças da comunidade em 2011. Participam meninos e meninas de 7 a 10 anos, em sua maioria em situação de vulnerabilidade econômica.
Definida isenção de contribuição de melhoria
A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou o projeto de lei que regulariza os casos de não incidência tributária e de isenção da contribuição de melhoria, ontem, dia 28 de dezembro de 2011. Essa decisão beneficia pessoas de baixa renda que não precisarão arcar com tributos acima daqueles já cobrados pelas vias públicas onde já havia pavimentação.
As despesas estão previstas no orçamento anual. Assim, o projeto de lei não representa impacto financeiro ao município, além de consolidar os projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população uruguaianense.
IPTU reduzido para passeios públicos padronizados
O Poder Legislativo, nesta quarta-feira, dia 28 de dezembro de 2011, esteve reunido para decidir sobre projetos de lei do Poder Executivo Municipal. O primeiro assunto em debate é a modificação da redação de lei que regulamenta a construção de vias urbanas pelos contribuintes e a definição do Imposto Predial e Territorial Urbano.
Neste sentido, foi aprovado pelos vereadores o incentivo àqueles cidadãos que investirem na melhoria das vias públicas. Terão redução no valor do IPTU os munícipes que padronizarem os passeios públicos, como suas calçadas, considerando o já disposto em lei que estimula a segurança dos pedestres e o embelezamento das vias urbanas de Uruguaiana.
Câmara aprova investimento em localidade do interior de Uruguaiana
A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou dois projetos de lei que permitem investimentos na vila de São Marcos na sessão extraordinária realizada ontem, dia 28 de dezembro de 2011. No total, uma área de quase sessenta hectares foi relacionada em Plenário.
Primeiramente, a Câmara autorizou o projeto de lei que prevê a aquisição de imóveis do Instituto Rio Grandense do Arroz pelo município de Uruguaiana Desta forma, torna-se viável a regulamentação de cerca de 20 hectares localizados em São Marcos.
Hoje, o terreno sedia a igreja da localidade e o Centro de Tradições Gaúchas Pedro Coutinho. Com a compra desta propriedade, as secretarias municipais de Agricultura e de Transporte podem ser relocadas depois das devidas adaptações. Também há intenção de preservar o local para cursos profissionalizantes e instituir o “Museu do Arroz” pelo que representa à vida econômica e ao desenvolvimento de Uruguaiana. O investimento de cerca de dois milhões de reais será coberto pelo município com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Vitivinicultura ganha incentivo
Cerca de 38 hectares de área, benfeitorias e bens imóveis serão concedidos à empresa Casa Valduga Ltda. A proposta do Poder Executivo é estimular a vitivinicultura que já é praticada no local. Após um declínio na produção das videiras, a Câmara autorizou a utilização e a revitalização da área pela empresa.
Entre os objetivos da aprovação do projeto está a preservação do patrimônio e a ampliação do cultivo e da variação de derivados da fruta, como os sucos. No projeto consta a implantação do Colégio Agrícola de Uruguaiana, um programa de fruticultura na região e de eco-turismo que tornará visível o potencial de Uruguaiana no cultivo de uva.
Câmara debate projetos de lei no recesso parlamentar
Na próxima quarta-feira, dia 28 de dezembro de 2011, os vereadores estarão reunidos às 10h para reunião extraordinária na Câmara Municipal. Quatro projetos de lei do Poder Executivo estarão em pauta.
Eles são referentes à redação parcial da lei que dispõe sobre a redução no Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU, à autorização do município para adquirir imóveis do IRGA e também à concessão de direito de uso à empresa Casa Valduga Ltda, além do projeto de lei que dispõe sobre as hipóteses de isenção tributária da contribuição de melhoria.
Governador garante que chamará policiais civis concursados
Na tarde desta terça-feira, 20 de dezembro de 2011, na agenda de visita à cidade da Barra do Quarai, o Governador do Estado Tarso Genro, garantiu ao vereador José Clemente, na presença de alguns dos aprovados no concurso para agentes da Polícia Civil, que obedecendo um cronograma chamará, nos primeiros meses do ano de 2012, aproximadamente 500 dos 800 aprovados.
Segundo o vereador Clemente, Tarso Genro disse ainda que pretende chamar todos, porém deve observar as finanças do estado. Esta informação vem ao encontro do pleito das senhoras Pâmella Duarte e Talita Arnold, participantes do Movimento dos Aprovados na Polícia Civil, que buscaram o apoio junto ao Poder Legislativo na semana passada.
Assumiram hoje novos servidores do Poder Legislativo
O presidente Ronnie Mello, acompanhado do diretor legislativo Paulo Fossari e de servidores da Câmara Municipal recebeu, nesta manhã do dia 19 de dezembro de 2011, os candidatos aprovados no concurso realizado recentemente para preenchimento de vagas do quadro de servidores efetivos do Poder Legislativo.
Assinaram Termo de Posse e Compromisso os Auxiliares Administrativos Vinícius Tejada Nunes e Ana Helena Gomes Serdam, a Auxiliar Técnico Legislativo Érica Obes de Vargas e a Jornalista-repórter Luana Lobato Raddatz, comprometendo-se em cumprir com zelo e probidade as funções inerentes aos cargos e desempenhar com eficiência as atribuições definidas em lei.
Os novos servidores receberam as boas-vindas do presidente Ronnie Mello que destacou que a qualidade do serviço público prestado no Poder Legislativo só tem a crescer e desejou êxito no trabalho que será iniciado.
Presidente fala sobre sua gestão em 2011
O vereador Ronnie Mello (PP) que presidirá o Parlamento até o dia 31 de dezembro de 2011, usou a tribuna para fazer uma retrospectiva de seus atos na titularidade da Mesa Diretora da Casa Legislativa.
Iniciou, relatando sobre o trabalho administrativo desenvolvido, destacando iniciativas como a disponibilização da legislação em meio digital no site da Câmara, a classificação em 6º lugar como o site mais transparente no Estado, com acesso facilitado e informações claras e objetivas sobre as despesas realizadas, ações visando economia de recursos públicos, a realização de concurso para preenchimento de cargos vagos, a inclusão de servidor portador de necessidades especiais, a inserção de profissional de tradutor de línguas e sinais na TV Câmara, propiciando maior acessibilidade, dentre outras.
O presidente fez questão de registrar o apoio que recebeu de entidades e órgãos representativos com quem trabalhou em parceria pelo bem da comunidade, citando alguns como Associação dos Arrozeiros, Lions, Rotarys, Sindicato Rural, CDL, SDAERGS, ABTI, além de destacar o trabalho dos funcionários e a colaboração dos demais vereadores em sua gestão.
Ao encerrar, disse que, como presidente, sempre procurou fazer com que as discussões e divergências ficassem sempre no campo das ideias e das posições políticas, defendendo o Poder Legislativo quando entendeu que este havia sido desacatado ou desrespeitado, mantendo inabalada a integridade da Casa do Povo que representa a sociedade como um todo.
Aprovada contratação emergencial para Saúde
O projeto de lei proposto pelo Poder Executivo, solicitando autorização da Câmara para contratação de pessoal, por tempo determinado, para atendimento de necessidades temporárias de excepcional interesse público, foi aprovado em plenário na manhã de hoje (15 de dezembro de 2011).
Os 339 cargos acrescidos são destinados a diversas categorias funcionais e deverão suprir deficiências de pessoal nas Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.
O Parlamento aceitou a justificativa do projeto, onde o Prefeito Municipal refere que o resultado do concurso realizado frustou a expectativa de preenchimento pela insuficiência de candidatos aprovados, e a necessidade é urgente para garantir a prestação dos serviços de saúde e de assistência, especialmente para implantação de programas governamentais, como o SAMU, DANTS, SAE, DST/AIDS, Farmácia Popular, CAPS, RS Socioeducativo e outros.
Será nomeada uma comissão ou contratada uma entidade ou instituição para proceder a seleção e classificação dos candidatos às vagas. Os contratos temporários serão firmados por até 01 (um) ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Novos servidores devem assumir na segunda-feira
Foram convocados para a apresentação de documentos nesta sexta-feira (16 de dezembro de 2011), das 8h às 17h, os candidatos aprovados no último concurso realizado para preenchimento de vagas do quadro de servidores efetivos do Poder Legislativo.
Após serem qualificados, serão chamados, na segunda-feira (19), a tomar posse os aprovados Vinícius Tejada Nunes e Ana Helena Gomes Serdam – Auxiliares Administrativos, Érica Obes de Vargas – Auxiliar Técnico Legislativo e Luana Lobato Raddatz – Jornalista-repórter.
O não comparecimento dos convocados no prazo estipulado e munidos da documentação solicitada implica na perda do direito à posse.
Regulamentada a distribuição de propaganda impressa
Foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Valério Echeverria, através do qual, regulamenta a distribuição de propaganda impressa no Município de Uruguaiana, de forma a reduzir a poluição e preservar a privacidade dos munícipes.
Pelo projeto, fica proibida a distribuição de qualquer material de propaganda de produtos ou serviços na zona residencial urbana, considerada como a área dos logradouros definida no Plano Diretor e Zoneamento Municipal. Nas residências e área comercial, aos órgãos governamentais, é permitida a distribuição de material referente à campanhas de utilidade pública.
Somente na área comercial e industrial da cidade será permitida a distribuição, em mãos, de folhetos, folders e similares, ficando vedada a colocação em paineis de carros, portas ou portões de prédios.
A exigência de cumprimento da lei ficará a cargo do PROCON e do Setor de Fiscalização da Prefeitura Municipal, sendo que as penalidades por desobediência vão desde multa, suspensão de alvará de funcionamento e cassação definitiva, aplicadas à empresas responsáveis pela distribuição e a quem a publicidade pretende beneficiar.
15 de dezembro de 2011
Vereador Kiko Barbará é o novo presidente da CMU
No encerramento do ano legislativo, período marcado pela presidência do vereador Ronnie Mello e pelos embates entre os vereadores de oposição e de situação, a eleição da Mesa Diretora que administrará a Câmara Municipal no ano de 2012 foi realizada de forma bastante tranquila.
Com 09 (nove) votos favoráveis e nenhum contrário, foi eleito presidente o vereador Francisco Azambuja Barbará (PMDB), permanece na vice-presidência o vereador José Clemente da Silva Corrêa (PT), e a secretaria ficará a cargo dos vereadores Luís Gilberto de Almeida Risso (PMDB), Josefina Soares Bruggemann (PP) e João Adalberto da Rosa e Silva (PP).
O presidente eleito, ao usar a palavra, agradeceu a confiança manifestada pelos colegas de todas as bancadas partidárias com assento na Casa Legislativa, dizendo que sua gestão primará pela maior harmonia possível em todos os seus atos, mas sempre marcando o posicionamento da Câmara que possui prerrogativas constitucionais de poder instituído. Registrou que, pelo menos nas últimas duas legislaturas, é a primeira vez que uma mesa diretora é eleita com mais de seis votos favoráveis.
(15 de dezembro de 2011)
Vereadores realizam última reunião de 2011
A última reunião ordinária da Câmara Municipal em 2011 foi destacada pela aprovação do relatório final da CPI instituída para verificar situações irregulares na saúde pública municipal, especialmente, quanto à administração da Santa Casa de Caridade, implantação do INCAR, desvio de medicamentos e devolução e/ou mau uso de recursos de programas federais.
A partir de amanhã, 16 de dezembro de 2011, será iniciado o período de recesso de fim de ano que transcorrerá até dia 29 de fevereiro, quando reiniciarão os trabalhos legislativos. Durante o recesso, o Parlamento funciona normalmente com expediente interno e externo das 8h às 16h, ficando suspensas somente as atividades do processo legislativo, como estudo de projetos, emissão de pareceres, reuniões de comissões técnicas e transcurso de prazos.
No início de janeiro, será constituída a Comissão Representativa, a ser composta pelo presidente do Legislativo, 1º secretário e todos os líderes de bancadas ou representantes por eles indicados e que deverá se reunir na primeira e terceira quartas-feiras úteis do mês de fevereiro a fim de dar trâmite às correspondências e deliberar sobre matérias da competência da comissão nos termos do Regimento Interno.
A qualquer tempo, durante esse período, mediante convocação, os vereadores poderão ser chamados para reunião extraordinária visando deliberação sobre matéria urgente.
Ações do documento