Notícias

Legislativo realiza sessão extraordinária

           Amanhã, dia 9 de janeiro de 2013, a Câmara Municipal realizará a primeira sessão extraordinária desta legislatura. A partir das 10h, no Plenário, os parlamentares estarão reunidos para deliberar sobre três projetos de lei.

          Na ordem do dia, está o projeto de lei que altera a redação de artigos da Lei Municipal sobre o quadro de Cargos em Comissão, também o projeto que dispõe sobre a fixação do subsídio mensal dos secretários municipais e o que trata sobre a criação do cargo de guarda escolar municipal.

Presidente recebe secretários municipais

         O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Gilberto Risso, recebeu hoje, dia 02 de janeiro de 2013, em seu gabinete, o secretário de Governo do Município, Fernando Alves, o secretário de Obras, Paulo José dos Santos e o assessor legislativo da Prefeitura, Valério Echeverria.

          Os representantes do Executivo e do Legislativo buscam estreitar a relação entre os poderes para garantir o desenvolvimento de Uruguaiana. Na oportunidade, o vereador afirmou que a intenção é colaborar com o Poder Executivo, priorizando o cumprimento das atribuições do Parlamento, com destaque para o papel fiscalizador


Solenidade marca início de legislatura

        Os vereadores, o prefeito e a vice-prefeita eleitos para assumir os poderes Legislativo e Executivo tomaram posse em solenidade realizada ontem, dia 1º de janeiro de 2013, na Câmara Municipal de Uruguaiana. Autoridades, convidados e pessoas da comunidade acompanharam a posse e a realização do juramento dos novos gestores e parlamentares do município.

         No primeiro ano deste mandato 2013/2016, o vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) foi eleito o presidente da Casa para dirigir e representar a Câmara Municipal em 2013. Em seu discurso, o atual presidente afirmou que o compromisso será lutar pelo povo de Uruguaiana e registrou a satisfação de ter sido eleito na Mesa Diretora por unanimidade. Também compõe a Mesa Diretora nos cargos de vice-presidente, vereador João Adalberto da Rosa e Silva (PP), 1º Secretário, vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB), 2º secretário, vereador Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) e 3ª secretária, vereadora Josefina Soares Brüggemann (PP).

         Os demais vereadores que, desde ontem passam a integrar o parlamento municipal, são Antônio Egídio Rufino de Carvalho (PSDB), Irani Coelho Fernandes (PP), José Fernando Tarragó (PSDB), Jussara Osório de Almeida (PSDB), Marcelo Cardoso Lemos (PDT) e Rafael da Silva Alves (PSDB).

          Após a formação da Mesa, o novo presidente deu posse ao prefeito eleito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB) e à vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann. Na oportunidade, Schneider destacou o apoio recebido pelo ex-prefeito, José Francisco Sanchotene Felice, pela família e pela equipe de trabalho.


Câmara apoia implantação da URCAMP

            As tratativas para a implantação da Universidade da Região da Campanha em Uruguaiana seguem com a participação do Poder Legislativo Municipal. Ontem, dia 27 de dezembro de 2012, o presidente em exercício, vereador José Clemente Corrêa (PT), os vereadores Rogério de Moraes (PSDB) e Ronnie Mello, integrantes da Comissão de Serviços Municipais e demais autoridades estiveram reunidos com representantes da reitoria da Urcamp.

         Na oportunidade, foram apresentadas as atuais diretrizes pedagógicas e a estrutura administrativa da instituição de ensino superior. Também as condições e os próximos encaminhamentos necessários para a concretização deste projeto, como o cumprimento da legislação interna e das exigências do Ministério da Educação, a formação do corpo acadêmico e a definição de estrutura física para a instalação da Urcamp.

           Entre os cursos projetados para o campus de Uruguaiana estão Direito, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. Os parlamentares e demais presentes manifestaram o apoio à implantação da Universidade, considerando a importância do ensino superior para a comunidade e as facilidades previstas para o ingresso ao ensino superior, como bolsas de ensino oferecidas.


Novos gestores tomam posse na Câmara

28 de dezembro de 2012


          O início da próxima legislatura será marcada pela solenidade de posse e tomada de juramento do prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos, a ser realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana. O evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 1º de janeiro de 2013, a partir das 20h, no Plenário do Palácio Borges de Medeiros.

           Assumem o Poder Executivo o prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider e a vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann. No Poder Legislativo, compõe o parlamento municipal: Antônio Egídio Rufino de Carvalho (PSDB), Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB), Irani Coelho Fernandes (PP), João Adalberto da Rosa e Silva (PP), José Fernando Tarragó (PSDB), Josefina Soares Brüggemann (PP), Jussara Osório de Almeida (PSDB), Luís Gilberto de Almeida Risso (PMDB), Marcelo Cardoso Lemos (PDT), Rafael da Silva Alves (PSDB) e Ronnie Peterson Colpo Mello (PP).

          Logo após empossados os vereadores será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara a qual dará posse ao prefeito eleito.

Comissão de Ética conclui pelo arquivamento

        A Comissão de Ética Parlamentar decidiu pelo arquivamento do ato legislativo que avaliou o afastamento do vereador Francisco Barbará de suas funções parlamentares este ano. O parecer conclusivo, exarado pelo vereador Rogério de Moraes, foi aprovado por três votos favoráveis contra dois opostos.

         O relatório foi concluído e votado hoje, dia 27 de dezembro de 2012. Dada a negativa do Poder Judiciário em permitir acesso ao denunciado, o relator ratificou a manifestação da Defensoria Pública do Estado quanto à necessidade do exercício do preceito constitucional da ampla defesa pelo vereador Francisco Barbará , assim considerando insuficientes os subsídios do processo para avaliar a quebra ou não do decoro parlamentar.

Três projetos serão discutidos em extraordinária

              A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará sessão extraordinária hoje, dia 27 de dezembro de 2012, para a apreciação de três matérias. Na pauta está incluso o projeto de lei que define como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) uma fração de terra localizada na área urbana do município para expansão do programa de construção de moradias de interesse social, destinado à implantação da quinta fase do Loteamento João Paulo II.

            Também serão discutidos o projeto de lei que autoriza a doação de área à Associação de Funcionários Municipais de Uruguaiana (AFMU) e o veto às emendas apresentadas ao ato Legislativo que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2013. A sessão acontecerá no plenário da Casa Legislativa, a partir das 19h.

Gastos de 2012 são divulgados

27 de dezembro de 2012


         Em cumprimento ao princípio da transparência dos atos legislativos em Uruguaiana, a Câmara Municipal divulga os valores gastos em diárias pelos parlamentares no último ano desta legislatura.

         A diferença entre valores pagos são diferenciados de acordo com os deslocamentos intermunicipais, interestaduais e internacionais, justificados de acordo com resolução interna da Casa Legislativa que regimenta a concessão de diárias para representação do Poder Legislativo em atos oficiais ou a serviço, participação em cursos, congressos ou eventos similares a vereadores e servidores. A relação completa é divulgada regularmente no site da Câmara na página “Portal da Transparência”.

Vereador realiza encontros com lideranças do Estado

           O presidente em exercício da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador José Clemente Corrêa, cumpriu agenda com lideranças políticas gaúchas na semana passada. Na sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2012, o parlamentar esteve na Assembleia Legislativa do Estado em encontro com os deputados da base governista. Entre os assuntos abordados, tiveram destaque os programas do governo que podem beneficiar a comunidade uruguaianense.

            O Programa RS Mais Igual foi caracterizado como política pública que traria vantagens aos munícipes, já que as famílias inclusas no cadastro único do bolsa família podem receber complemento na atual renda, entretanto Uruguaiana ainda não aderiu a proposta do Governo. O programa busca retirar pessoas da linha extrema da pobreza, nesse sentido, o vereador buscou alternativas para viabilizar o auxílio às famílias que estão contempladas.

          No mesmo dia, o vereador conversou com o líder do Governo na Assembleia, Deputado Estadual Valdeci Oliveira (PT), sobre a diretriz da Comissão Especial que tratará da reestruturação do Plano de Carreira dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar. Na ocasião, o parlamentar informou que os debates serão descentralizados assim que os trabalhos foram retomados, dando oportunidade aos servidores de regiões do interior do Estado interessados na pauta que opinem sobre o assunto.

          No sábado, dia 15, foi realizado encontro com a ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, onde ficou acertado que na próxima semana se tratará com o vereador a implantação de representação do Ministério em Uruguaiana. Houve a manifestação da possibilidade da ministra vir a Uruguaiana no próximo mês para tratar sobre temas que necessitam de atenção especial do Ministério no município.


Atenção ao ensino em LIBRAS é solicitada pela Mesa

           A Mesa Diretora da Câmara Municipal solicitará ao Poder Executivo de Uruguaiana o cumprimento do Decreto Federal que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. A proposição apresentada por requerimento e aprovada na sessão ordinária de ontem, dia 13 de dezembro de 2013, trata sobre a contratação de profissionais com a devida qualificação para aproveitamento na educação municipal básica.

           O presidente em exercício, vereador José Clemente Corrêa (PT), considerou a exclusão educacional e social relatada pelos surdos o motivo para a solicitação. O atual descumprimento desse decreto faz com que a inclusão da Libras como disciplina curricular não seja efetivada, entretanto, a vereadora Neraí Kaufmann da bancada do PSDB, afirmou que as medidas cabíveis são providenciadas pelo município, atualmente duas professoras trabalham para atender essa demanda.

Artista uruguaianense faz doação à Câmara

          A Câmara Municipal recebeu a doação do acervo de quadros baseados na obra do poeta uruguaianense Luiz de Miranda. Na última quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2012, a entrega foi realizada durante a sessão ordinária do Poder Legislativo com o espaço da tribuna livre cedido ao artista. Na oportunidade, Miranda ressaltou a importância da divulgação da obra para o incentivo à cultura e valorização dos artistas do município.

          Luiz de Miranda tem 45 anos de carreira e recebeu diversos prêmios por sua produção, inclusive em países como França, Estados Unidos da América e Itália. Os quadros doados são da autoria do português Joãozinho Manta e poderão ser expostos na Casa Legislativa no próximo ano.

Vantagens aos celetistas são aprovadas

           Os vereadores de Uruguaiana aprovaram na sessão ordinária de hoje, dia 13 de dezembro de 2012, o projeto de lei relativo às gratificações especiais recebidas mensalmente pelos servidores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A proposta dispõe sobre as condições de incorporação de valores de Funções Gratificadas para servidores até o limite de 100%.

            De acordo com o projeto apreciado, o servidor adquire direito de requerer 20% a cada 12 meses de trabalho efetivo prestado ao município, progressivamente até o limite estabelecido na lei para as FGs. Assim, a aprovação da lei garantiu aos servidores celetistas o direito de requerer incorporação da vantagem levando em consideração o tempo e mérito, tornando desnecessárias reivindicações por ações judiciais como era a prática anterior.

Mudanças aprovadas para isenção do IPTU

               A partir da aprovação de projeto que altera o Código Tributário do Município, foi atualizado o valor de isenção do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários de um único imóvel utilizado como residência. Depois de janeiro de 2013, para os beneficiados, como viúvas, menores órfãos, pessoas com idade acima de 65 anos, pessoas portadoras de doenças cronicas de caráter irreversível e incapazes para o trabalho, será considerado o valor de 400 URMs como renda máxima para usufruir da isenção.

           Atualmente é praticado o valor de 300 URMs, equivalentes a R$ 643,62, para concessão do benefício. A correção acompanha a evolução do salário mínimo nacional que passa a vigorar em 2013. O projeto foi aprovado na sessão ordinária de hoje, dia 13 de dezembro de 2012.

Formação do Conselho de Saúde é alterada

13 de dezembro de 2012


           A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou o projeto de lei que estrutura o Conselho Municipal de Saúde de acordo com a resolução emitida pelo Conselho Nacional de Saúde em 2003. A partir da sanção do projeto, a distribuição das vagas será efetivada com 50% de entidades de usuários, 25% de entidade de trabalhadores da saúde e 25% de representação do governo, de prestadores privados, conveniados ou sem fim lucrativos, totalizando 24 conselheiros e seus respectivos suplentes.

            Dessa forma, os órgãos indicam através de ofício dirigido à Diretoria Executiva do Conselho Municipal um membro titular e outro suplente que serão homologados por ato do Chefe do Poder Executivo após deliberado em plenário. A lei regulamenta que a representação terá como critério a abrangência, a representatividade e a complementariedade do conjunto de forças sociais onde atua o CMS.

Em plenário, eles falaram…

            Na última sessão ordinária deste período legislativo, dia 13 de dezembro de 2012, os vereadores de Uruguaiana dedicaram-se a agradecer o apoio daqueles que estiveram presentes na construção das atividades político-parlamentares ao longo dos anos de mandato. Foram dispensados agradecimentos às famílias, às assessorias, aos amigos, aos eleitores, aos colegas parlamentares, aos funcionários da Casa, entre outros que contribuíram com os vereadores.

VEREADOR Valério Echeverria (PSDB) – No momento oportuno para a despedida, o vereador Valério Echeverria relembrou o apoio dado por ele para a aprovação de projetos importantes nos seus dois anos de mandato. Também mencionou o aprendizado adquirido, a responsabilidade necessária e a fidelidade mantida pela bancada do PSDB durante as atividades desta legislatura.

VEREADOR Ronnie Mello (PP) – O parlamentar agradeceu, na tribuna, as pessoas que o apoiaram nestes anos de trabalho na Câmara Municipal e deu destaque aos munícipes que confiaram o voto para garantir outros quatro anos de ações no Poder Legislativo. “Entretanto ressalto, como política de trabalho, que os vereadores eleitos trabalham para toda a população de Uruguaiana”, afirmou Ronnie.

VEREADOR Rafael Alves (PSDB) – O vereador Rafael reconheceu a importância de quem, de alguma forma, acompanhou os trabalhos realizados no Poder Legislativo e mostrou-se à disposição da comunidade para a próxima legislatura. Também citou a agenda das obras do Poder Executivo que serão inaugurados em breve no município estendendo seus cumprimentos ao prefeito municipal, Sanchotene Felice.

VEREADORA Nerai Kaufmann (PSDB) – Durante o período de comunicações, a vereadora Neraí agradeceu aos uruguaianenses que acreditaram no seu trabalho e a elegeram vice-prefeita do município para os próximos anos. Também relatou que termina o mandato de vereadora com a consciência tranquila por ter apoiado projetos de interesse público.

VEREADOR José Clemente Corrêa (PT) – O parlamentar fez referência ao aprendizado recebido durante os anos de mandato. “Foi-me proporcionado engrandecimento como cidadão”, considerou Clemente. Agradeceu por ter conseguido contribuir com a comunidade sempre baseado na legalidade e no bem estar social.

VEREADOR Rogério de Moraes (PSDB) – Completando 16 anos de trabalho no Parlamento de Uruguaiana, o vereador Rogério destacou que a atividade o tornou compreensivo nas relações humanas, à medida que é necessário respeitar a democracia e diversidades em vários momentos. “Tenho certeza que não houve ação desenvolvida que prejudicou algum cidadão em todos estes anos”, relatou Rogério.

VEREADOR Fernando Tarragó (PSDB) – A vida política aliada à atividade como médico foi destacada pelo vereador Tarragó que manifestou empenho para buscar entendimento entre as categorias na próxima legislatura. “Permanecer como vereador com apoio da população e da categoria de profissionais da saúde demonstra o trabalho ético e mantido de maneira satisfatória”, afirmou.

VEREADOR Mauro Brum (PP) – “Momentos consagrados, memoráveis e lamentáveis” foram definidos como rotineiros no parlamento durante os anos de atividade parlamentar pelo vereador Mauro que também citou companheiros e amigos conquistados e histórias vivenciadas ao longo dos anos percorridos na Câmara Municipal de Uruguaiana.

Ações do documento