Notícias

Novo investimento em transporte é conhecido pelo presidente

7 de novembro de 2013


            O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Gilberto de Almeida Risso, esteve presente na apresentação do novo veículo adquirido pela empresa Planalto Transportes para linha Uruguaiana-Porto Alegre. O carro dispõe de poltrona leito com inclinação total, serviço telefônico para contato com motorista, dois andares e maior privacidade aos passageiros, pelo mesmo valor cobrado atualmente, exclusivamente para Uruguaiana.

Parlamento debate segurança

7 de novembro de 2013


           Os problemas da segurança pública em Uruguaiana foram debatidos em audiência pública promovida pela Câmara Municipal. O evento proposto pelo vereador Irani Fernandes e Mesa Diretora reuniu parlamentares, comunidade e autoridades da área da segurança na busca por soluções para as situações de insegurança dos munícipes.

           Os frequentes casos de violência ocorridos em Uruguaiana foram relatados, assim como a preocupação dos presentes com o aumento da criminalidade. Os trabalhos desenvolvidos no combate à violência pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Pelotão Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Conselho Comunitário de Execução Penal e Guarda Municipal foram esclarecidos.

Além de roubos e homicídios, na interferência à segurança foram elencados os altos índices de acidentes de trânsito, violência doméstica, crimes de fronteira, agressões e abigeato. Buscando razões para o aumento destes índices, foram apontados pelos participantes a carência de efetivo e a pouca representatividade da Fronteira Oeste na pressão ás autoridades competentes para a qualificação da força policial no que tange equipamentos e recursos humanos.

         A partir da audiência, será encaminhado às autoridades competentes a solicitação de providências para o investimento em melhorias no efetivo e condições de trabalho aos agentes da área, destacando a necessidade de realização de concursos regionalizados e de investimentos na permanência do efetivo no município, a importância da conexão das forças policiais para realização dos trabalhos e importância da adesão ao programa do Governo Federal de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras.


Legislativo solicita tombamento da Estância Santiago

      O potencial turístico das ruínas da Estância Santiago foi destacado na sessão desta quinta-feira, dia 7 de novembro de 2013. Por proposição do vereador Rafael Alves, será solicitado ao Poder Executivo o tombamento da estância fundada em 1657 pelos Padres Jesuítas da Redução de Japeju, registrada como a segunda mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul. A ilustração mostra a Ilha de Japeju, com a Cidade de Japeju a direita na margem Argentina, no lado direito, na margem Brasileira é onde estão as ruínas da Capela de Santiago e as três mangueiras de pedra, localizadas a cerca de 8 km da Barragem Sanchuri.

O vereador considera a importância de valorizar o local para o fomento do turismo em Uruguaiana. “A partir do tombamento da estância pode-se buscar recursos federais destinados ao incentivo ao turismo, para construção de algo que dê suporte aos centenas de turistas que já visitam o local sem nenhuma infraestrutura e atração de novos turistas”, considerou.


Empresas de Uruguaiana possuem vagas para deficientes

         A situação e a condição do preenchimento de vagas para deficientes físicos em empresas de Uruguaiana foram explanadas na Câmara Municipal. Por proposição do vereador Irani Fernandes, participaram da reunião ordinária desta terça-feira, dia 5 de novembro de 2013, representando o Ministério do Trabalho, Ana Maria Torelli e Vitor Siqueira Ferreira.

              A disposição legal que define a oferta dessas vagas para instituições com mais de cem funcionários foi citada contextualizando a realidade de Uruguaiana, onde, das 111 vagas que devem ser preenchidas, apenas 25 estão ocupadas. Entre as razões apontadas, estiveram os problemas com a exclusão social, presentes na sociedade e na família dos deficientes e adaptação das empresas às condições para os contratados.

         Na oportunidade, foi descrita a facilidade do preenchimento de vagas caso haja interessados. Contatos podem ser realizados por intermédio do MT. Telefone: (55)3412-275. Endereço: Rua dos Andradas, Nº1387, Bairro Santo Antônio.


Legislativo participa de reabertura do INCAR

          O Poder Legislativo esteve presente durante o ato de assinatura do contrato de prestação de serviço de média e alta complexidade em cardiologia, nesta terça-feira, dia 5 de novembro de 2013. O momento que sagra a esperada reabertura do serviço em Uruguaiana foi testemunhado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Gilberto de Almeida Risso, e pelos vereadores Irani Fernandes, Rafael Alves e Ronnie Mello.

esde o fechamento do instituto, em 2011, o Parlamento buscou articular sua reabertura a partir das discussões em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), requerimentos enviados, audiências públicas e pleito político para as tratativas entre os responsáveis. “Devemos o agradecimento aos que apostaram no serviço, incluindo o Poder Legislativo que sempre atendeu nossos pedidos”, considerou no seu pronunciamento o provedor da Santa Casa de Caridade, Gennaro Alfano.

             O prefeito, Luiz Augusto Schneider, junto ao diretor técnico do Instituto de Cardiologia de Uruguaiana (INCAR), Fábio Mota, esclareceu que a instituição está apta para entrar em atividade, aguardando apenas o credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) para retomar o atendimento aos pacientes.


Nova Taxa de Lixo recebe parecer contrário na Comissão Especial

         A Comissão Especial formada para estudar o projeto do Poder Executivo que altera o Código Tributário do Município e propõe o aumento da taxa de lixo municipal reuniu-se nesta segunda-feira, dia 4 de novembro de 2013, para definir as tramitações necessárias. Na ocasião, foi anunciada a posição contrária ao projeto pelo vereador relator, Marcelo Lemos, considerando a legalidade e o mérito da proposição. Em seu parecer, o vereador Marcelo expôs valores discrepantes.

          De acordo com o parlamentar, em seu parecer, a diferença entre os valores cobrados hoje e a proposta do Poder Executivo chega a representar cerca de 600%, se comparados os valores mais elevados desde a última alteração.

          Quanto ao mérito do projeto, foram relembradas as considerações do Poder Executivo em audiência pública, promovida pela Câmara, quando foi manifestado que mais de dois terços do valor final arrecadado pela Prefeitura seria originado de residências, além da falta de objetividade nos itens transporte e destinação final do lixo, que são os pontos prioritários no debate entre os poderes.

           Em relação à legalidade da matéria, foi citado o Estatuto das Cidades, que impôs a necessidade de implantação do plano diretor para que as definições fossem feitas, de forma a manter, por exemplo, uma proporcionalidade entre residências, casas comerciais de pequeno e grande porte quando da especificação do valor a ser pago. Ocorre que o plano diretor ainda não foi apresentado pelo Executivo à Câmara para análise, tendo findado o prazo em 2011.

            Na Comissão, o parecer contrário foi acatado, sendo que o projeto será discutido e votado em plenário, necessitando de maioria absoluta, seis votos, para ser aprovado.

Vereadores buscam informações sobre funcionamento da Clínica Renal

4 de novembro de 2013

              O inicio do funcionamento da Clínica Renal foi questionado pela Câmara Municipal e averiguada pela Comissão de Serviços Municipais e Saúde. O requerimento do vereador Rafael Alves solicitando informações à Santa Casa de Caridade sobre a inexistência de atendimento na Clínica, inaugurada em 2011, gerou providências da Comissão que buscou orientações sobre o caso em encontro entre a gerência do hospital e os vereadores Egídio Carvalho, Marcelo Lemos e Irani Fernandes.

              Na oportunidade, foi anunciada a expectativa de abertura do serviço em 15 dias. A estrutura está pronta, aguardando os laudos técnicos físico-químico solicitados à empresa autorizada para o início das atividades. Segundo a administração, a demora deve-se pelos prazos estabelecidos para a fixação de regras a serem seguidas para a qualificação do atendimento. Atualmente, são disponibilizados aos pacientes 12 equipamentos para hemodiálise que serão realocados na nova estrutura anexa ao Hospital, com perspectiva de ampliação em breve.


Câmara informa previsão de verbas para Santa Casa

1 de novembro de 2013


            A Câmara Municipal de Uruguaiana foi informada sobre a proposição de emenda ao Orçamento do Estado do Rio Grande do Sul para o exercício de 2014 que poderá destinar verbas para investimentos no Hospital Santa Casa de Caridade. Os recursos dependem de votação na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa e demais deputados estaduais para aprovação. O presidente do parlamento municipal, vereador Luís Gilberto de Almeida Risso, informou a previsão de R$ 200.000,00 para a aquisição de equipamento hospitalar na instituição.

Seguem expectativas sobre curso de Medicina em Uruguaiana

1 de novembro de 2013


            O pleito da Câmara Municipal em prol da implantação do curso de medicina na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana segue em atividade. A mesa diretora da Casa Legislativa recebeu o anúncio de que os processos de autorização do curso estão sendo analisados em conformidade com os critérios da Portaria Normativa nº 02/2013 do Ministério da Educação, em conjunto com o Programa Mais Médicos.

              O documento encaminhado pela diretora de Regulação da Educação Superior, Maria Rosa Loula, esclarece os prazos estipulados pelo Ministério da Educação. Um dos critérios utilizados, e que deve favorecer Uruguaiana, é a implementação do curso em municípios com menor relação de vagas e médicos por habitante e que oferte estrutura de serviços de saúde em condições para a prática educacional.

Providências para transporte de pacientes são solicitadas

1 de novembro de 2013


           A Casa Legislativa solicitará providências para a Secretaria Municipal de Saúde quanto às dificuldades enfrentadas por uruguaianenses que necessitam de transporte para a capital gaúcha em razão de tratamento médico. A proposição da vereadora Jussara Osório considera as informações repassadas por usuários do Sistema Único de Saúde para Porto Alegre para cirurgias, exames e outros procedimentos que relatam problemas no embarque de retorno para Uruguaiana. De acordo com a vereadora, os horários disponibilizados não têm dado a garantia do retorno destes pacientes conforme as necessidades apresentadas.

Legislativo prepara-se para votar o orçamento municipal para 2014

            O destino dos cerca de 176 milhões previstos no orçamento do município para 2014 foram apresentadas na Câmara de Uruguaiana nesta terça-feira, dia 29 de outubro de 2013, durante audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento. Interesse em maiores investimentos em acessibilidade, cultura e obras foi registrado pelos presentes no evento que é regrado na lei de responsabilidade fiscal para dar transparência à gestão.

Na ocasião, foram esclarecidos os critérios utilizados para definir a distribuição dos recursos, principalmente os legais, como as disposições da Constituição Federal, que prevê o orçamento para o Poder Legislativo e a aplicação mínima em saúde e educação. Em algumas das áreas definidas, os valores correspondem a participações do Município em planos estaduais ou federais.

          O projeto de lei que estima a aplicação da receita está submetido a alterações dos parlamentares com base nas solicitações da comunidade. Até sexta-feira, dia 01, os vereadores poderão protocolar emendas ao projeto para alterações no proposto pela Prefeitura Municipal. Após a apresentação das emendas, os parlamentares estudarão as modificações propostas e deverão votar a matéria até o dia 15 de dezembro.

              A despesa orçamentária, no mesmo valor da receita orçamentária, é fixada em R$ 175.727.301,26 distribuídos nas seguintes áreas:

Administração: R$ 40.573.393,50
Segurança Pública: R$ 480.000,00
Assistência Social: R$ 1.660.462,32
Saúde: R$ 38.307.699,38
Trabalho: R$ 435.000,00
Educação: R$ 75.801.696,75
Cultura: R$ 373.500,00
Direitos da Cidadania: R$ 12.000,00
Urbanismo: R$ 7.420.970,44
Legislativa: R$ 7.699.219,00
Habitação: R$ 70.000,00
Gestão Ambiental: R$ 783.000,00
Ciência e Tecnologia: R$ 95.000,00
Agricultura: R$ 571.973,31
Indústria: R$ 260.000,00
Comércio e Serviços: R$ 363.133,49
Desporto e Lazer: R$ 303.133,49
Reserva e Contingência: R$ 517.022,02


Legislativo busca informações sobre desapropriações

29 de outubro de 2013


          A relação dos imóveis desapropriados pelo município deverão ser informados ao Poder Legislativo. O requerimento da vereadora Josefina Soares abrange o período de 2005 a 2013 e versa sobre os valores já disponibilizados e pendentes da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Também deverá ser informada a finalidade dada a cada imóvel desapropriado, conforme previsto na legislação. “É necessário sabermos onde está o dinheiro público e as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Poder Executivo, sendo os vereadores fiscalizadores”, considerou a parlamentar.

Câmara reivindicará benefícios ao Itapitocai

        O distrito do Itapitocai sediou a sessão ordinária desta terça-feira, dia 29 de outubro de 2013, da Câmara Municipal de Uruguaiana. Estudantes da Escola de Ensino Fundamental Dr. Crespo de Oliveira acompanharam o andamento dos trabalhos do parlamento. Na ocasião, os vereadores deferiram os requerimentos que serão encaminhados ao Poder Executivo para atender as demandas apresentadas pela comunidade.

Entre o disposto, a implantação de coleta seletiva, os problemas na iluminação, a recuperação da quadra poliesportiva, o asfaltamento e as providências quanto ao vazamento da caixa d’água da localidade. Foram destacadas a necessidade do funcionamento do posto de saúde, considerando a falta de servidores e problemas na infraestrutura, também as dificuldades no transporte coletivo, desde as condições dos bretes até a disponibilidade de veículos para os estudantes.

          Os líderes da comunidade fizeram uso da palavra e cartas produzidas pelos alunos da escola foram entregues aos vereadores com as reivindicações apresentadas.


Unimed recebe reconhecimento do parlamento

29 de novembro de 2013


              A passagem dos 21 anos da Unimed em Uruguaiana foi registrada pela Câmara Municipal. O presidente, médico Lourival Araujo Gonçalves, recebeu dos parlamentares o certificado de reconhecimento pelos serviços prestados. A proposta do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso destaca a importância da instituição para a qualidade de vida dos uruguaianenses.

O pioneirismo da Unimed no atendimento pré-hospitalar, a relevância social das atividades desenvolvidas pela instituição e a excelência no serviço foram lembradas. O apoio do Poder Legislativo na realização do Fórum Polo da Saúde foi anunciada pela importância da ação para captar forças ao desenvolvimento das políticas de saúde em Uruguaiana para a região.

 


Apresentadas obras do Governo Estadual em Uruguaiana

25 de outubro de 2013

            Os investimentos do Governo do Estado em obras em Uruguaiana e região foram apresentados na Câmara Municipal de Uruguaiana. O titular da 10ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, Maher Jaber, explanou sobre o destino de mais de um milhão e quinhentos mil reais de recursos aplicados no município em obras das áreas da segurança, educação, agricultura e saúde.

            Os parlamentares questionaram as condições das escolas estaduais em Uruguaiana, solicitaram a urgência de atenção às demandas específicas das instituições, obras em estradas e maiores investimentos na região para o desenvolvimento socioeconômico, considerando insuficientes os atuais investimentos relatados em comparação a outras regiões.

         A equipe da Coordenadoria executa, fiscaliza e orienta as obras ligadas a todas as secretarias estaduais na região, destacando as obras nas escolas Dom Hermeto, Cândido Rondon e Elisa Ferrari Valls, também do instituto penal e penitenciária modulada de Uruguaiana. O coordenador destacou a aplicação do Programa Básico de necessidades de obras para as escolas estaduais, sistema que otimizará recursos e tratará das necessidades emergenciais das instituições. Serão reparados sistemas elétrico e hidráulico, implantada acessibilidade, atenção à segurança e recursos didáticos após a análise das demandas de cada escola.


Ações do documento