Notícias

Legislativo sugere isenção de pedágio para ambulâncias

14 de agosto de 2013

             O transporte de pacientes para internação em outras cidades é preocupação da Câmara Municipal de Uruguaiana. Na última sessão ordinária, foram aprovados requerimentos solicitando informações sobre o trabalho realizado no município quando há a necessidade das transferências hospitalares e a facilidade para a realização do trasporte, por proposição do vereador Ronnie Mello (PP).

            Será solicitado ao Poder Executivo informações sobre o funcionamento do pagamento das diárias dos motoristas que fazem o transporte de pacientes. O questionamento engloba a atualidade do pagamento destes servidores, as condições de trabalho incluindo o estado de conservação dos veículos e das ambulâncias que são utilizadas nas viagens e a quantidade de carros à disposição para pronto atendimento.

            Entre o exposto em plenário pelo vereador Ronnie, foram apontados os relatos de motoristas que pagam as taxas de pedágios com recursos próprios sem previsão e segurança de ressarcimento pelo município. Estas informações motivaram a indicação ao deputado estadual Frederico Antunes, para que analise a possibilidade e a viabilidade de encaminhar projeto de lei que isente do pagamento de pedágios as ambulâncias ou veículos que estejam transportando pacientes para internação, cirurgia ou tratamento (vans, micro-ônibus e outros) nas rodovias no Estado

Segurança é solicitada pela Câmara

14 de agosto de 2013


             A implantação de um posto avançado da Brigada Militar nas mediações do Porto Seco de Uruguaiana será solicitada pelo Poder Legislativo ao comando-geral em razão dos constantes assaltos que acontecem com motoristas e comerciantes da região. A solicitação do vereador Rafael Alves (PSDB) considera o intenso trânsito de caminhões, cerca de 800 ao dia, e indica o patrulhamento extensivo no local.

       “A segurança no município está devendo muito aos munícipes”, considerou o vereador, também autor do requerimento que solicita à Comissão de Serviços Municipais e Segurança da Câmara Municipal o agendamento de reunião com o Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Delegado Ranolfo Vieira Júnior. A proposta busca dar visibilidade às autoridades estaduais sobre os problemas de segurança em Uruguaiana e pleitear atenção às necessidades da região

LDO será apresentada hoje

            A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Uruguaiana realizará audiência pública nesta tarde, dia 12 de agosto de 2013, para a apresentação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município. A partir das 14h, no Plenário da Casa Legislativa, serão demonstradas as principais metas que deverão ser cumpridas no exercício financeiro de 2014. A audiência é aberta ao público, que pode participar trazendo sugestões para o texto da Lei.

João Arregui sedia sessão da Câmara

            A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Uruguaiana, terça-feira, dia 9 de agosto de 2013, será realizada no distrito de João Arregui dando sequencia à descentralização das atividades legislativas e à aproximação do parlamento com a comunidade do interior do município. A sessão acontece a partir das 9h30min, para a apreciação das matéria em pauta, no Centro Comunitário da localidade.

Escolas especiais são defendidas pelo Parlamento

            A Câmara Municipal manifestou-se contra a proposta de alteração do Plano Nacional de Educação que compromete o futuro das escolas especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e pode acabar extinguindo-as. Através de requerimento solicitado pelos vereadores Irani Fernandes (PP) e Jussara Osório (PSDB), aprovado por unanimidade entre os parlamentares presentes na sessão de 8 de agosto de 2013, foi encaminhado ao Senado da República, aos Senadores do RS e a todos os líderes de bancadas pedido para que votem contra o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional.

           Em resposta à solicitação da Câmara de Uruguaiana, a presidente da Comissão de Educação, senadora Ana Amélia Lemos, informou que o senador Francisco Dornelles apresentou emenda ao projeto no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para que as instituições especializadas, possam continuar oferecendo atendimento educacional.

Modificação sugere extinção de APAES

            A modificação da META 4 do Plano Nacional de Educação pretende universalizar o atendimento escolar aos estudantes com necessidades especiais na rede regular de ensino, conforme o substitutivo aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Os vereadores de Uruguaiana consideram que o fim das APAEs, neste momento, representa o risco que todos os alunos correm de perder esse único espaço que têm à disposição, aumentando ainda mais o lamentável processo de exclusão.

             A Meta 4, que antes se pautava somente pela inclusão, agora abre a possibilidade para o atendimento apenas em classes, escolas ou serviços públicos comunitários a alunos para os quais não seja possível o atendimento em escolas regulares. Não há setor de Atendimento Educacional Especializado organizado apto a oferecer as condições necessárias aos alunos especiais.

Câmara requer informações sobre contratos do Município

9 de agosto de 2013

 

          Em decorrência de requerimentos apresentados em sessão ordinária pelo vereador Irani Fernandes (PP), a Casa Legislativa está encaminhando variados questionamentos ao Poder Executivo.

          Através de pedido do parlamentar, deverão ser enviadas a esta Casa, informações sobre os contratos de serviços ainda em vigor celebrados entre o Município e o Hospital Santa Casa de Caridade, assim como o montante dos recursos pagos por serviço prestado mesmo após a entrega da administração do hospital.

           O contrato firmado entre Município e AES-Sul para fornecimento de energia elétrica aos órgãos públicos municipais, valores devidos e existência de contrapartida da empresa concessionária também foi alvo de proposta do vereador. Como justificativa, foi explanada a situação do corte de energia e o direito e dever do Poder Legislativo de tomar conhecimento e fiscalizar ao atos da administração.

          Ainda quanto a contratações, foi solicitado agilização na renovação dos contratos dos profissionais do “Programa Saúde e Bem Estar” que desenvolve ações de orientação e atividades através de grupos de autoajuda no combate aos maus hábitos de alimentação e às doenças decorrentes da falta de atividade física.

Justiça intermediou acordo de desocupação

           A desocupação da Câmara Municipal de Uruguaiana foi acordada hoje, dia 9 de agosto de 2013, a partir de audiência de conciliação determinada pelo Poder Judiciário após pedido de Reintegração de Posse do Legislativo, ocupado desde o dia 1º por manifestantes em busca de soluções para os problemas no transporte público em Uruguaiana. A retirada dos pertences, cartazes e outras formas de manifestação deverá ser realizada até as 17h de hoje, dia 9.

            Desde o início do movimento, os parlamentares demonstraram sua solidariedade à reivindicação dos estudantes. Nestes últimos dias, foram esgotadas as alternativas correspondentes às atribuições do Poder Legislativo Municipal para a resolução imediata dos problemas. A Câmara articulou o encontro entre as partes envolvidas, como Poder Executivo, empresas de transporte coletivo e estudantes, também apoiou as causas do movimento, tendo em vista a situação relatada pela comunidade.

ULFRO estará reunida em Uruguaiana

           A Câmara Municipal de Uruguaiana sediará a próxima reunião da União dos Legislativos da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, dia 9 de agosto de 2013, a vereadora Jussara Osório e o vereador Rafael Alves, o presidente da ULFRO, Celeni de Oliveira Viana e o presidente da Câmara de Alegrete, Leonardo Gonçalves, estiveram reunidos no gabinete da presidência da Câmara de Uruguaiana para projetar a realização do evento.

       Na oportunidade, foi destacada a importância da integração das 13 câmaras da Fronteira Oeste para pleitear melhorias e investimentos na região. “Não podemos caminhar sós, é necessário consolidar a união dos legislativos em benefício da população da Fronteira Oeste”, considerou Celeni.

         A reunião da ULFRO, solicitada através de requerimento pela vereadora Jussara, acontecerá nos próximos dias 22 e 23, no plenário da Câmara de Uruguaiana. Está confirmada a presença de representantes de Itaqui, São Gabriel e Manoel Viana. Entre os temas debatidos, estarão as demandas nas áreas da educação e da saúde.

Legislativo soma esforços para medicina em Uruguaiana

9 de agosto de 2013


             A busca pela instalação do curso de medicina na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, ganha visibilidade na região e atenção na Câmara Municipal. Nas próximas semanas, o Poder Legislativo realizará Audiência Pública Regional, por proposição do vereador Ronnie Mello, com o apoio da Prefeitura Municipal e da UNIPAMPA. O encontro colocará em pauta a importância e a urgência da instalação do curso Superior de Medicina na região da Fronteira Oeste.

          Para motivação da audiência, é considerada a sinalização favorável da Unipampa, de municípios da Fronteira, Poderes Legislativo e Executivo, do Ministério da Educação para a instalação do curso, além do desenvolvimento e progresso para a saúde na região e a precariedade do serviço público na área.

Através de requerimento da Mesa Diretora, será encaminhado aos senadores e deputados federais da bancada gaúcha e parlamento estadual a solicitação de apoio à Uruguaiana na implantação do curso, com o objetivo de somar esforços para a concretização deste objetivo.

Legislativo une poderes para discutir transporte

          A Câmara Municipal de Uruguaiana sediou o encontro promovido pelos manifestantes em benefício do transporte público com poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público e representantes das empresas de transporte coletivo. Nesta quarta-feira, dia 7 de agosto de 2013, o público atingido pelas más condições do transporte público em Uruguaiana lotou o plenário para assistir o debate.

          Entre os pontos apresentados pelos presentes que geraram maior discussão, esteve a situação do processo licitatório para contratação de serviços relativos ao transporte. O prefeito Luiz Augusto Schneider, manteve o posicionamento sobre esperar a manifestação do Poder Judiciário sobre o litígio em andamento.

           Como não foi apontada uma solução satisfatória, os manifestantes mantém-se na Câmara Municipal até a assembleia que será realizada ainda hoje, onde serão definidas as próximas ações do grupo de protesto.


Ações de desenvolvimento são explanadas na Câmara

8 de agosto de 2013

O espaço da tribuna livre foi utilizado para a exposição do trabalho realizado pela Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana. Por proposição do vereador Marcelo Lemos (PD), o secretário da instituição, Fernando de Menezes, relatou as atividades desenvolvidas para o fomento de geração de emprego e renda no município.

          Entre os projetos em progresso em Uruguaiana, está o estímulo à produção de noz pecã e oliveira para a utilização na indústria de óleo,além do empenho no reflorestamento de áreas da região e da valorização do pequeno produtor. “O fortalecimento de microempresas através de abertura da crédito é uma realidade, além do incentivo à vinda de investidores de outros municípios”, considerou Menezes.


Acessibilidade é solicitada pelo Parlamento

8 de agosto de 2013


           As condições de acessibilidade disponíveis em locais públicos foram debatidas na Câmara Municipal esta semana. Foram encaminhados ao Poder Executivo requerimentos solicitando providências para garantir o acesso da população no Teatro Municipal, na Feira e na avenida Presidente Vargas durante o carnaval, por proposição do vereador Irani Fernandes.

            O parlamentar chama atenção para a manutenção do direitos de todos. “Atenção deve ser dada ao acesso em todos os lugares e para todos os cidadãos”, considerou.

Estacionamento oblíquo dificulta o tráfego

7 de agosto de 2013


             A afirmação é do vereador José Fernando Tarragó que, apresentou na Câmara Municipal, requerimento a ser encaminhado ao Poder Executivo, com a finalidade de propor a alteração da forma de estacionamento em algumas ruas no centro da cidade.

             O parlamentar está requerendo, especificamente, a proibição do estacionamento oblíquo para veículos com mais de cinco metros de comprimento naquelas ruas que possuem até doze metros de largura. A opção para estes condutores seria a ocupação das vagas paralelas ao meio fio.

Atividades legislativas seguem normalmente

           Os trabalhos do Poder Legislativo seguem sem prejuízos apesar da ocupação realizada por estudantes em prol de melhorias no transporte público. Nessa terça-feira, dia 6 de agosto de 2013, a sessão ordinária transcorreu normalmente com a presença dos manifestantes no plenário da Casa Legislativa.

          O presidente da Câmara, Luís Gilberto de Almeida Risso, destacou a forma pacífica como é conduzida a manifestação, com apoio do Legislativo e acordo entre estas partes. “É motivo de orgulho e exemplo para o Brasil este movimento passivo por melhorias à comunidade”, considerou.

         Representando o movimento, a acadêmica Raquel Cristina Braun da Silva, utilizou o espaço da tribuna para relatar as ações desenvolvidas e explanar sobre os próximos passos da manifestação, anunciando a realização de debate público com autoridades e população promovido pelos estudantes em protesto amanhã, dia 7, às 8h30min.


Regulamentação de vigilantes é apoiada pelo Legislativo

           O pleito sobre a regulamentação da profissão dos vigilantes foi informado no espaço da tribuna livre na sessão ordinária do dia 6 de agosto de 2013. Por proposição do vereador Rafael Alves (PSDB), o presidente da Federação dos Vigilantes do Rio Grande do Sul, Claudiomir da Silva Brum, relatou o trabalho desenvolvido pela categoria, suas necessidades e as reivindicações em Uruguaiana e Rio Grande do Sul.

           Na oportunidade, foi solicitado por Brum e garantido pelos parlamentares o envio de moção de apoio ao projeto de lei que propõe a regulamentação da profissão de Agente de Segurança Privada que tramita na Câmara Federal. “A regulamentação é fundamental para a geração de emprego e resulta na segurança qualificada para a população”, salientou. Segundo ele, a entidade representa cem mil trabalhadores no estado e os números da informalidade são preocupantes considerando a perda de espaço dos profissionais formados e habilitados para o exercício da atividade.


Ações do documento