Notícias

CAPS AD III apresenta demanda ao Legislativo

       O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) recebeu a visita do presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes, nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro de 2014. A instituição atende pessoas com problemas provenientes do uso de álcool e substâncias químicas. Na oportunidade, o parlamentar pode conhecer as atividades realizadas pelos pacientes, como oficinas de trabalho e artesanato, e pelos profissionais que atuam no Centro.

        As demandas do CAPS AD III foram apresentadas pelo coordenador Marcelo Vasconcelos. Entre elas, está a necessidade de alterações estruturais no Centro, localizado no antigo Hospital Santo Antônio, para possibilitar o credenciamento junto aos órgãos de saúde e a habilitação para recebimento de recursos destinados aos projetos dos CAPSs. Essa solicitação será apresentada ao Prefeito em reunião marcada para quinta-feira, dia 27, com a Comissão de Saúde da Câmara.

Comissão de Finanças avalia metas fiscais de 2013

           Os gastos e os investimentos do Poder Executivo realizados de setembro a dezembro de 2013 serão demonstrados para a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro de 2014, às 10h. A audiência pública é promovida, conforme prevê a legislação, para tornar público o cumprimento das metas fiscais do município, oportunizar o debate sobre a execução do planejamento das finanças e garantir o papel fiscalizador do Poder Legislativo.

Prefeito recebe presidente em exercício

        O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes, esteve reunido com o prefeito, Luiz Augusto Schneider, nesta segunda-feira, dia 24 de fevereiro de 2014, para apresentar reivindicações do Parlamento. Entre os assuntos tratados esteve a execução de obras no município, o andamento da parceria firmada para melhorias no interior do município, a depredação do cemitério e a preocupação com o descarte do lixo.

           As demandas da saúde serão apresentadas em audiência agendada para quinta-feira, dia 27, com a presença da secretária de Saúde, Saionara Marques dos Santos. Deverão estar presentes os integrantes da Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal que reuniu-se extraordinariamente nesta segunda-feira para definir a pauta.

Conselhos Municipais são destaque na reunião

         Na presença da vice-prefeita, Nerai Kaufmann, foram expostas e debatidas as atividades desenvolvidas pelos Conselhos Municipais. A estruturação dos órgãos para amparar as decisões do Executivo e efetivar a participação da comunidade na administração foram destacadas, assim como manifestada pelo vereador Irani a importância da implantação de Conselho direcionado às pessoas com deficiência e às questões relacionadas à mobilidade urbana, transporte, trânsito e segurança.

          “A participação social através dos Conselho prepara a comunidade para perceber melhorias a longo prazo, além de formalizar decisões democráticas e permitir o pleito por verbas estaduais e federais em diversas áreas”, considera o parlamentar.

Gabinete de Gestão Integrada realiza ações para estruturação

            O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) prevê a integração de todos os órgãos da segurança pública como polícias Civil e Federal, Brigada Militar e Guarda Municipal para o desenvolvimento de ações que visam a redução da criminalidade. O coordenador executivo do GGI, Paulo Inda, esclareceu que está em tramitação a busca de apoio a projetos municipais relativos à ação do Sistema Integrado de Prevenção da Violência e Criminalidade, do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, do governo federal.

           Entre as possibilidades disponibilizadas pelo Ministério da Justiça a implementação de videomonitoramento, a realização de cursos de capacitação de profissionais de segurança pública municipal e o fortalecimento da Guarda Municipal com aquisição de novos equipamentos para o trabalho. Também foi apresentado o pleito do GGI por reforço na segurança da fronteira nos meses da Copa do Mundo, quando há previsão da entrada de cerca de 50 mil argentinos por Uruguaiana.

Submoradias na Bento Gonçalves são apresentadas

             As condições de submoradias de cerca de 10 famílias que moram nos fundos da rua Bento Gonçalves, entre as ruas Santana e Bento Martins foram expostas ao Prefeito Municipal, por indicação do vereador Ronnie Mello. As condições dos terrenos são precárias e em dias de chuva as passagens são alagadas, condicionando a prejuízos nas construções e transmissão de doenças. O prefeito municipal encaminhou a demanda ao responsável para providências e salientou a possibilidade da inclusão das famílias no programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Acessibilidade na Avenida

Na oportunidade, o vereador Irani solicitou providências para garantir acesso a todos os espaços na Avenida Presidente Vargas durante os dias de Carnaval fora de época de Uruguaiana. Há relatos de dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência em anos anteriores sobre as condições de trânsito até os camarotes e a visibilidade para o desfile. O parlamentar pede ao Executivo flexibilidade e planejamento sobre o assunto.

Solene marca 18ª Semana da Paz

         Em celebração à 18ª Semana da Paz, a Câmara Municipal realizou sessão solene na última sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2014. Os homenageados foram Edson de Camargo e Carlos Eduardo Baptista (In Memorian), indicados pela Comissão Organizadora da Semana; Geovane Cravo, designado pela Mesa Diretora da Casa Legislativa, e Luís Paulo Corrêa Dias por sugestão dos vereadores Marcelo Lemos, Adalberto da Rosa e Silva e Carlos Eduardo Espíndola Alves, subscrita pelos demais parlamentares.

            A necessidade de reconhecer o trabalho realizado em prol do bem comum e a importância da semana da paz em tempos de banalização da violência foram salientadas pelo presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello. “Essa oportunidade é o momento de refletirmos a paz em todas as esferas sociais”, considerou.

PUC encerra atividades agradecendo à comunidade e ao Legislativo

          O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello, recebeu nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2014, a visita dos representantes da Pontificia Universidade Católica (PUC) Campus Uruguaiana. O diretor geral, Cleiton Tambellini Borges e do coordenador administrativo, Adelmo Germano Etges procuraram o Legislativo neste período de encerramento oficial das atividades da instituição de ensino em Uruguaiana para agradecer o apoio contínuo da Câmara e o acolhimento da comunidade nos anos de atuação da PUC no município.

             No encontro, a contribuição da instituição para o desenvolvimento de Uruguaiana e para a formação dos uruguaianenses foi reverenciada. O pioneirismo na implantação do curso da área das ciências agrárias e na formação qualificada de centenas de advogados, professores, contadores, administradores, entre outros profissionais, foram destaque no legado da PUC deixado para o município, além disso, os representantes anunciaram a entrega do acervo com cerca de 40 mil livros à Prefeitura.

            Nas próximas semanas, o presidente da Casa Legislativa deve agendar encontro com a reitoria da PUC para manter o relacionamento entre município e universidade, visando a possibilidade de realizar ações futuras em educação. “A PUC faz parte da história de Uruguaiana, mantermos as portas abertas entre as instituições e pensarmos atividades futuras, como cursos de qualificação de professores em Uruguaiana, é imprescindível para desenvolvimento qualificado da educação”, considerou o presidente do Legislativo.

Projetos que dispõem sobre Defesa Civil são aprovados em extraordinária

          A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Uruguaiana deverá ser implantada a partir da aprovação do projeto de lei na sessão extraordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira, dia 20 de fevereiro de 2014. A proposta busca estruturar as ações de defesa civil nos períodos de normalidade e anormalidade do município, como em casos de sinistro, calamidade pública ou situação de emergência. A criação da COMDEC também possibilita o recebimento e o fornecimento de subsídios técnicos para esclarecimentos relativos à defesa civil.         

         O projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDEC) também foi aprovado pelos parlamentares. O órgão consultivo e deliberativo vinculado ao Poder Público Municipal objetiva promover ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção em Uruguaiana.

          A Coordenadoria e o Conselho atuarão em conjunto nas ações da defesa civil. A criação e a integração de ambos estabelece o cumprimento de exigências do Ministério da Integração Nacional para encaminhamentos de projetos e possibilita o recebimento de verbas federais para o investimento na área.

Câmara aprova crédito ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

            Na sessão extraordinária desta quinta-feira, dia 20 de fevereiro de 2014, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou a abertura de crédito adicional especial para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Cerca de R$ 182.000,00 serão direcionados à realização de diagnóstico que fundamentem o planejamento da política municipal de atendimento, material de consumo, locomoção e serviços de terceiros.

             O aporte financeiro é vinculado ao Programa Amigo de Valor como consta em Termo de Cooperação. O programa também será incluso no Plano Plurianual do Município (2014/2017) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (2014) será incorporada a aplicação de recursos na valorização e no fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nota Fiscal eletrônica será tema de audiência pública

          A implantação do sistema de Nota Fiscal Eletrônica será discutida em audiência pública na Câmara Municipal de Uruguaiana. A proposta do vereador Marcelo Lemos foi aprovada nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2014, pelos demais parlamentares reunidos em Comissão Representativa que definiu a realização do evento no dia 13 de março.

         De acordo com o vereador, é necessário a divulgação do funcionamento do sistema e o esclarecimento da população sobre a emissão do documento para ampliação do número de prestadores de serviços que aderem à Nota.

18ª Semana da Paz será celebrada na Câmara

         A Câmara Municipal de Uruguaiana, aliando-se à 18ª Semana da Paz, realizará sessão solene nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2014, a partir das 19h, em alusão às comemorações da data. Na ocasião, será prestada homenagem e reconhecimento a três munícipes pela destacada atuação na manutenção e divulgação da paz. 

        Receberá a medalha “Mensageiro da Paz” por indicação da Comissão Organizadora da 18ª Semana da Paz, José Edson de Camargo Rodrigues e os diplomas “Mensageiro da Paz”, Geovane Cravo, por indicação da Mesa Diretora da Casa Legislativa, e Luís Paulo Corrêa Dias por sugestão dos vereadores Marcelo Lemos, Adalberto da Rosa e Silva e Carlos Eduardo Espíndola Alves, subscrita pelos demais parlamentares. 

Legislativo aprecia projetos em sessão extraordinária

        A terceira reunião extraordinária da Câmara Municipal será realizada amanhã, dia 20 de fevereiro de 2014, a partir das 10h. Os parlamentares apreciarão os seguintes projetos do Poder Executivo: cria a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uruguaiana; autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente; inclui programa e ação no Plano Plurianual; e por último o projeto que cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Polícia Comunitária deverá ser instalada em bairros de Uruguaiana

20 de fevereiro de 2014

          A implantação da Polícia Comunitária em Uruguaiana foi tratada pelos vereadores Irani Fernandes e Egídio Carvalho em audiência com o coordenador estadual do programa, coronel Júlio César Marobin. Em Porto Alegre, foi compartilhada a viabilidade técnica para instalar o primeiro núcleo no município da Polícia Comunitária.

          O programa estadual de policiamento comunitário pertencente à Brigada Militar e envolve ações de policiamento ostensivo em comunidades específicas. A proposta prevê a lotação de policiais e a disponibilidade de equipamento e estrutura nos bairros para envolver Brigada e comunidade na busca de mais segurança assim melhorando a qualidade de vida dos moradores dos bairros contemplados com o Programa.

                 De acordo com o vereador Irani, a Secretaria da Segurança Pública do Estado mapeou a possibilidade da implantação de 11 núcleos em Uruguaiana. Em março, o coordenador do programa estará em Uruguaiana para apresentar a Polícia Comunitária à sociedade e explicar o funcionamento do programa.

Legislativo participa da Semana da Paz

            “Paz na Fronteira” é o tema da 18ª Semana da Paz realizada de 23 de fevereiro à 2 de março de 2014 em Uruguaiana. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello, recebeu através do presidente da Semana, Paulo Renato Carvalho Moraes, a programação completa do evento que inclui a sessão solene realizada pelo Poder Legislativo nesta sexta-feira, dia 21, em alusão à data. Nesta semana, será realizada caminhada das etnias, cavalgada pela paz, palestras e encontros pela promoção da paz.

21/02 – Sexta-feira
Sessão Solene na Câmara Municipal
19h30min

22/02 – Sábado
Inscrições para Cavalgada da Paz
18h
Local: Praça Farroupilha

23/02 – Domingo
Um Canto pela Paz
Apresentação de cantores local e Invernada de danças tradicionalistas
20h30min
Local: Praça Barão do Rio Branco

24/02 – Segunda-feira
Abertura Oficial da Semana da paz
19h
Local: Prefeitura

25/02 – Terça-feira
Caminhada das Etnias
20h
Local: Praça Barão do Rio Branco

26/02 – Quarta-feira
5ª Noite de Novos Talentos
21h
Local: Piquete Novo Rumo

27/02 – Quinta-feira
Palestra “Amizade, fortalecimento do grupo social” e mateada alusiva aos festejos da Semana
20h
Local: Praça Farroupilha

28/02 – Sexta-feira
Missa Crioula
19h30min
Local: Concha Acústica

01/03 – Sábado
18ª Cavalgada da Paz
7h30min
Local: Praça Farroupilha

Jantar de confraternização com os cavalarianos
21h
Local: Piquete Lourival Dias de Freitas

02/03 – Domingo
Retorno da Cavalgada
20h30min
Local: Praça Farroupilha

Cumprimento de leis de direito à acessibilidade é tratado em reunião

         Na reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2014, foram aprovados requerimentos de autoria do vereador Irani Fernandes que solicitam ao Poder Executivo providências para o cumprimento de leis que versam sobre acessibilidade. Entre eles está a execução da lei aprovada em 2013 pela Câmara que regulamenta o Programa Censo Inclusão no município. O parlamentar busca informações sobre o planejamento da ação que foi definida para identificar o perfil socioeconômico da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida para realização de políticas públicas.

             Informações sobre a emissão de carteira de passe livre para as pessoas com deficiência irreversível também serão solicitadas. O vereador Irani busca junto a secretaria de transportes a atualização dos cadastros para que registre-se as pessoas com deficiências permanentes e assim dispense a apresentação de laudos anualmente para a certificação do passe livre.

               Ainda será solicitado ao Executivo e à empresa responsável pelo funcionamento do estacionamento rotativo pago em Uruguaiana providências para remarcação em outro lugar da vaga destinada a cadeirantes localizada na rua Duque de Caxias, diante do nº 1625. O parlamentar salienta a necessidade de agilizar essa ação já que não é facilitado o trânsito de cadeirantes neste espaço e a reivindicação foi apresentada em oportunidade anterior.

Câmara reúne-se através da Comissão Representativa

       Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2014, a Comissão Representativa do Poder Legislativo Municipal estará reunida a partir das 9h30min no Plenário da Câmara. Composta pela presidência e vereadores líderes de bancadas, a comissão encontra-se em período de recesso para apreciar requerimentos e moções, além de anunciar convites e correspondências recebidas, sem discussão sobre projetos de lei ou decretos legislativos.

Atendimento em agências bancárias é novamente tratado pelo Parlamento

19 de fevereiro de 2014

                 A consolidação das leis que regulamentam o atendimento de instituições financeiras será proposta em projeto de autoria do vereador Marcelo Lemos. “Buscamos unificar as leis existentes e torná-las simples para cumprimento dos direitos dos cidadãos”, declarou o parlamentar. Entre os dispositivos que versam o projeto está o tempo de espera nas filas de agências bancárias, a acessibilidade, a estrutura sanitária, a distribuição de senhas e as sanções ao descumprimento da Lei.

            Na oportunidade, foram citadas as ações da Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor da Câmara em 2013 na cobrança pela eficiência da prestação de serviços e a recente fiscalização realizada pelo município nas agências. O vereador destacou a importância da participação da comunidade na construção da matéria e colocou o gabinete à disposição para esclarecimentos e sugestões dos uruguaianenses sobre o assunto.

           O projeto foi apresentado na reunião da Comissão Representativa da Câmara que aconteceu nesta quarta-feira, dia 19, e aguardará a abertura do período legislativo para ser encaminhado às Comissões Técnicas e apreciado em plenário.

Ações do documento