Notícias

Pesca de dourado e surubi deverá estar em pauta entre Câmara e Assembleia

        O grupo de trabalho formado na Assembleia Legislativa para discutir a regulamentação da pesca do dourado e do surubim será provocado a promover reunião em Uruguaiana. O requerimento do vereador Marcelo Lemos (PDT), aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22 de setembro de 2015, coloca a fronteira oeste no debate estadual realizado pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia.

         No momento deverá ser oportunizada a discussão sobre a ameaça aos peixes em contraponto ao sustento de famílias na região da bacia do Rio Uruguai. O vereador Marcelo apresentou a necessidade da inclusão do município na discussão, pelos diversos representantes de associações, colônias de pescadores, ambientalistas também pela diferença nas legislações do Brasil e da Argentina que interferem no trabalho e pela metodologia de fiscalização.

              “Precisamos participar e estarmos atuantes sobre as próximas decisões que serão tomadas no Estado. Elas estarão diretamente relacionadas ao trabalho dos pescadores de Uruguaiana e a produção da região”, apontou Marcelo.

Iluminação para população da Horta Pública é pauta na Comissão de Serviços

A Comissão de Serviços Municipais recebeu em reunião os assentados na Horta Pública Municipal nesta segunda-feira, dia 21 de setembro de 2015. Os vereadores Rafael Alves (SDD), Egídio Carvalho (PSDB),m Gilberto Risso, Marcelo Lemos (PDT), Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP) buscaram informações complementares sobre o andamento das providências para implantação de rede elétrica na localidade, conforme reivindicam os moradores desde outubro de 2014.

IMG_9186

“Até agora não tivemos solução”, afirmou José Elias da Rosa, ao relatar as ações realizadas pelos assentados junto à Prefeitura e os problemas ocasionados pela falta de energia elétrica, como nas áreas de segurança, saúde, higiene e armazenamento de alimentos. Durante a reunião foi apresentado o Decreto Municipal que concede permissão de uso, a título precário, dos terrenos. Neste consta a autorização da ligação de água e energia elétrica junto às concessionárias dos serviços.

                Os vereadores intervieram por reunião com o Prefeito, Luiz Augusto Schneider e Secretária de Ação Social para buscar informações. De acordo com a manifestação do Poder Executivo, a AESSUL não realiza o serviço para áreas provisórias, como é a situação dos lotes. Nesta tarde, novo encontro por iniciativa da Comissão da Câmara será realizada entre os envolvidos para definir as providências.

 IMG_9202

 

 

150 anos de retomada de Uruguaiana contou com Legislativo

 O Poder Legislativo Municipal prestigiou a solenidade alusiva aos 150 anos da Retomada de Uruguaiana, junto ao Obelisco, na manhã desta sexta-feira, dia 18 de setembro de 2015. A presidente, vereadora Jussara Osório e vereadores Irani Fernandes, Rafael Alves e Ronnie Mello acompanharam cerimônia de celebração da data marcada pela Guerra da Tríplice Aliança, maior conflito internacional da história da América Latina. O Exército Brasileiro, Argentino e Uruguaio e Marinha do Brasil estiveram presentes no evento.

IMG_9082

IMG_9104

 

Legislativo de Uruguaiana indica maior atuação da ULFRO

           A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará à União dos Legislativos da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul solicitação de prestação de contas e de convocação de Assembleia extraordinária da entidade. Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 18 de setembro de 2015, o vereador Rafael Alves (SDD) apresentou requerimento verbal sobre a atualização da diretoria da ULFRO que representa os municípios da região de fronteira.

            Durante sua manifestação, o vereador observou o engessamento de ações realizadas pela entidade que sejam voltadas ao interesses em comum dos municípios, como produção energia eólica, construção de nova ponte sobre o Rio do Ibucuí e implantação de Hospital Regional. “A ULFRO não está atingindo seu fim e nossa expectativa é de congregar esforços para as grandes causas da fronteira oeste”, afirmou Rafael.

                O requerimento ainda indica a necessidade da presença de todas as Câmaras associadas e do Conselho Fiscal em Assembleia para discussão das deliberações e agendamento de nova eleição.

Câmara realiza solene em alusão à Semana Farroupilha

      A noite desta quarta-feira, dia 16 de setembro de 2015, foi de homenagens aos cultuadores do nativismo e aos expoentes do movimento tradicionalista. A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão solene para condecorar cidadãos de relevantes serviços prestados pela causa tradicionalista, através de indicações dos vereadores e da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha. Estiveram presentes autoridades militares, civis, diplomáticas, da 4ª Região Tradicionalista, amigos e familiares dos homenageados.

IMG_9025

IMG_8946

  Indicação do vereador Ronnie Mello (PP), Cleber Soares recebeu o Diploma de Honra ao Mérito. O parlamentar agradeceu a colaboração do homenageado pelo crescimento de Uruguaiana e o desempenho em transmitir a sua arte.

IMG_8958


  Laureado por sugestão do vereador Irani Fernandes (PP), as ações no nativismo de João Sérgio Petroceli Rios foram evidenciadas. A atuação como patrão do CTG Patrulha do Oeste e a trajetória em atividades de cunho social tiveram destaque

IMG_8976

A vereadora Josefina Soares (PP) propôs a homenagem a Ciro Corrêa Medeiros. Durante sua manifestação frisou a simplicidade do artista e o exemplo de cidadão honesto.

             Em nome da Casa Legislativa fez uso da tribuna o vereador Rafael Alves (SDD) relatando a história do Estado e os aspectos culturais gaúchos. Na oportunidade o parlamentar deu ênfase às questões políticas e culturais para as comemorações da Semana Farroupilha. A sessão foi presidida pela vereadora Jussara Osório que fez referência ao orgulho dos gaúchos pela sua cultura e pelo seu povo.

               A Comissão Organizadora conferiu homenagem a Regina Camargo Batista, a Manuel Alves Lima e a Diva Gomes dos Santos (in memorian), representada pelo viúvo Antônio Gonçalves dos Santos. O orador, Luiz Machado Stábile, salientou o trabalho inestimável realizado pelos homenageados pela cultura gaúcha, a importância das condecorações como reconhecimento da comunidade pela dedicação direcionada ao tradicionalismo e o zelo pelas tradições.

IMG_8983

Representada por Antônio Gonçalves dos Santos, foi realizada homenagem in memorian a Diva

IMG_8991

Regina recebeu o troféu “Mulher Gaúcha”

IMG_8998

Manuel foi o homenageado da Semana Farroupilha

 

 



Câmara trabalha para instituir Conciliação Judicial de anistia

O projeto em tramitação na Câmara Municipal que pretende instituir a Conciliação Judicial Tributária foi tratado entre os poderes Legislativo, Judiciário, proponente da ação, e Executivo. A presidente, vereadora Jussara Osório e Vice-presidente, vereador Egídio Carvalho, receberam o Juiz de Direito Titular da 3ª Vara Civel de Uruguaiana, Carlos Eduardo Faraco e secretário Municipal de Governo, Paulo Inda e Procurador Geral, Mateus de Carvalho nesta quarta-feira, dia 16 de setembro de 2015.

 IMG_8892

           A proposta é facilitar a concessão de anistia de juros e multa para a quitação de débitos com a Fazenda Pública através da mediação do Poder Judiciário. Assim, o Poder responsabiliza-se pela execução do projeto inédito em Uruguaiana que busca auxiliar os munícipes com interesse em saldar dívidas. Também modernizar a administração pública, diminuir através do trabalho intensivo o número de processos ativos e fortalecer a arrecadação do município.

        “É a oportunidade dos contribuintes beneficiarem-se da anistia e do município providenciar com o Judiciário alternativas para a arrecadação”, esclareceu Faraco. No encontro, a presidente, Jussara, frisou a sensibilidade do Judiciário diante da situação financeira do município e a disponibilidade do Legislativo em agilizar a análise da matéria.

O Parlamento também trabalha a matéria como sendo mais uma alternativa do município para o pagamento de sua dívida, analisando a possibilidade de direcionar estes recursos para esta demanda.

Projeto em tramitação

         A matéria prevê que a Conciliação Judicial Tributária Municipal ocorra entre os dias 3 e 30 de novembro de 2015, e dispõe sobre a anistia que varia de 30% a 100% dos juros moratórios, e 100% da multa moratória, para os débitos tributários e não-tributários.

             Deverão ser realizadas audiências pelo Poder Judiciário para auxiliar os contribuintes, em conformidade com as informações que serão repassadas pelo Judiciário após a aprovação do projeto na Câmara.

             O projeto de lei será apreciado em regime de urgência urgentíssima pela Câmara Municipal conforme aprovado na última sessão ordinária. As Comissões Técnicas deverão reunir-se extraordinariamente para examinar a proposta.

 IMG_8898

 

 

Doação de área ao GTAE é indicada pelo Legislativo

           A Câmara Municipal solicitará ao Poder Executivo que retome o projeto de doação de área ao Grupo de Trabalho Amor Especial (GTAE). O requerimento de autoria do vereador Fernando Tarragó (PSDB) indica a importância da ampliação do espaço disponível à entidade para o desenvolvimento das atividades. Cerca de 30 ex-usuários de drogas estão em tratamento de recuperação no GTAE.
Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 15 de setembro de 2015, o parlamentar apontou a possibilidade de cedência de área na Floresta Municipal para a revitalização do local e para o trabalho dos pacientes. “Aguardamos a sensibilidade do Executivo para a realização dessa ação, reconhecendo a dedicação do Grupo e a necessidade de investimentos relativos ao tema”, afirmou Tarragó.

Anunciado resultado prático da mediação proposta pela Câmara

A Câmara Municipal recebeu nesta quarta-feira, dia 16 de setembro de 2015, a manifestação do Poder Executivo aceitando as alternativas geradas dos encontros de mediação propostos pelo Legislativo à Justiça do Trabalho sobre o endividamento municipal. As audiências de conciliação, sugeridas pelo Parlamento, resultaram na apresentação de medidas pelos Procuradores do Trabalho para o equilíbrio financeiro municipal, durante os debates entre Justiça do Trabalho, Justiça Estadual, Sindicato dos Municipários, Ministério Público do Trabalho, Associação dos Professores Municipais de Uruguaiana e Poder Executivo.

IMG_8758

           “Estamos satisfeitos com o resultado positivo da ação do Parlamento pela mediação e de observar os efetivas soluções concretizadas após amplo diálogo e cedência entre as partes envolvidas”, frisou a presidente vereadora Jussara Osório.

             O Poder Executivo compromete-se a encaminhar novo projeto de lei para fixação do teto das Requisições de Pequeno Valor para dez salários-mínimos, pelo período de cinco anos, e alteração da Lei Orgânica reduzindo o percentual do MDE de 35% para 27%, sendo aumentado o percentual progressivamente em 1% ao ano até 2021, e ao final restabelecendo-se os 35%.

             As propostas, assim que encaminhadas, serão analisadas com coerência e responsabilidade pelos parlamentares nas Comissões instaladas na Casa Legislativa em razão da grave situação financeira pela qual passa o município.


Semana Farroupilha será registrada em solenidade na Câmara

            A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará sessão solene em alusão à Semana Farroupilha nesta quarta-feira, dia 16 de setembro de 2015, às 19h, no plenário do Poder Legislativo. Na ocasião serão homenageados gaúchos indicados pelo Parlamento e pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha por seus relevantes serviços prestados ao nativismo.

                  Receberão o Diploma de Honra ao Mérito por sugestão do vereador Ronnie Mello, Cleber Ubirajara Barbosa Soares; por solicitação do vereador Irani Fernandes, João Sérgio Petroceli Rios e por proposição da vereadora Josefina Soares, Ciro Corrêa Medeiros.

Programa de Alimentação Escolar é apresentado para Comissão

 A Comissão de Serviços Municipais e Desenvolvimento esteve reunida na última sexta-feira, dia 11 de setembro de 2015, buscando informações sobre a aplicação da Lei Federal que dispõe sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE). O presidente da Comissão, vereador Rafael Alves, e vereadores Marcelo Lemos e Luis Gilberto Risso receberam o secretário de Administração, Alexandre da Silva Brum, os pregoeiros do Poder Executivo, Daniele Valença, José Antônio Guedes e Alexandre de Oliveira, o gestor de registro de preço, Julio Cesar Jacques e o diretor Técnico da Emater, João Carlos Battassini.

 11992047_874488269294369_954262747_n

       O Programa trata-se do investimento na compra direta de produtos da agricultura familiar para atendimento aos estudantes do ensino público, incentivando o desenvolvimento econômico e sustentável. De acordo com Battassini, o PENAE prevê que no mínimo 30% dos gêneros alimentícios da agricultura devem ser comprados, diretamente da agricultura familiar ou suas organizações. “O programa tem muito a avançar em Uruguaiana, pois o município adquiri apenas 17% por cento dos produtos produzidos pelos agricultores locais, já que os produtores não conseguem suprir a demanda”, esclareceu.

          Na oportunidade, o secretário de Administração frisou que a Prefeitura tem interesse em fomentar essa modalidade e explicou que é realizado cadastro prévio, após é definido o valor de mercado como referência, para então os cadastrados venderem pelo preço estabelecido. Os vereadores destacaram a importância do momento para refletir sobre o incentivo ao projeto e o estímulo aos produtores familiares.

Câmara confirma destinação de 500 mil de sua dotação orçamentária à Santa Casa

       O Poder Legislativo Municipal garantiu nessa manhã, dia 10 de setembro de 2015, o comprometimento em abrir mão de 500 mil reais da dotação orçamentária para destiná-los ao Hospital Santa Casa de Caridade, por iniciativa da presidente, vereadora Jussara Osório. A medida anunciada à diretoria da instituição, confirma a intenção da presidência em disponibilizar dotação orçamentária do exercício de 2015, em virtude da emergente necessidade do pagamento da folha de servidores da Santa Casa.

IMG_8826

 “O valor referente a dotação orçamentária deverá ser direcionado exclusivamente para quitação da folha, atitude proposta pelo Legislativo que deve ser acatada pelo Poder Executivo”, esclareceu a presidente, vereadora Jussara Osório sobre a responsabilidade do Executivo no cumprimento do firmado entre Câmara, Santa Casa e Executivo. Para vice-provedor da Santa Casa, Eduardo Velo, a atitude da Câmara evita a deflagração da greve geral dos servidores estão com a folha em atraso desde julho, situação que representa o caos na saúde em Uruguaiana.

No encontro estiveram também o vereador presidente da Comissão de Finanças, Fernando Tarragó, Rafael Alves, Carlos Eduardo Alves, Egídio Carvalho e Ronnie Mello. O prefeito, Luiz Augusto Schneider, anunciou a incapacidade financeira do município para a movimentação dos recursos ofertados pela Câmara, apontando o atraso também na folha do funcionalismo municipal.

Neste contexto, foi convidada participar da articulação por solução imediata do problema a gerente geral do Banrisul- Uruguaiana, Vanialice Azeredo, para tratar da possibilidade de financiamento correspondente ao valor orçamentário repassado pela Câmara. O documento entregue pela presidência ao Prefeito e à Santa Casa selou a intenção e a disponibilidade da dotação orçamentária que seria suporte para que o Poder Executivo tome providências par buscar recursos financeiros, como empréstimos, que podem servir para o pagamento da folha de pessoal da instituição.

IMG_8829

Floresta municipal e piano estiveram em pauta

                  Na oportunidade, também foram tratadas como propostas para quitação da dívida do município com o Hospital Santa Casa de Caridade a dação em pagamento a extração de parte da área povoada em madeira da Floresta Municipal, projeto recebido ontem, dia 9, pela Câmara. Ainda debatido a continuidade da atividade de promoção de leilão para alienar piano em favor do Hospital.


Dia dos Evangélicos é marcado na Câmara

       A passagem do Dia Municipal dos Evangélicos, ocorrido no segundo domingo do mês de setembro conforme instituído através de Lei Municipal de 2016, foi registrado na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 10 de setembro de 2015. Por indicação da vereadora Josefina Soares (PP), utilizou a tribuna livre o pastor Osvaldo Oliveira para manifestar-se sobre a importância da data.

IMG_8840

     O trabalho social e espiritual desenvolvido pelos evangélicos junto a comunidade foi relatado no espaço destinado a exposição do pastor. Também foi apresentado o evento “Fest Louv” que é o Festival de Música e Coreografia Gospel a ser realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro, na Catedral do Novo Tempo.

           “Pregamos o amor ao próximo e formamos cidadãos”, frisou o pastor. Na ocasião foi oportunizada o uso da palavra pelos demais pastores presentes que falaram sobre a bíblia e o testemunho de fé. Também foi entregue certificado do Poder Legislativo em reconhecimento ao serviço prestado pelas entidades e ao alcance social.

IMG_8868

 

 

 

 

Autorizada pela Câmara a extração de madeira para pagamento da Santa Casa

          O projeto de lei que buscava autorização do Poder Legislativo para entregar a extração da área em madeira da Floresta Municipal em favor do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana foi aprovado na sessão ordinária da noite desta quinta-feira, dia 10 de setembro de 2015. A proposta permite, na forma de dação em pagamento, a extração da madeira, previamente avaliada pelo Município em conjunto com a Mesa Diretora do Hospital Santa, para quitação de parte da dívida que o Município mantém com a instituição hospitalar pelo valor de R$ 500.000,00.

                    Durante a discussão e a votação da matéria, os vereadores apresentaram a necessidade de priorizar a saúde neste momento de crise financeira e a disponibilidade do Legislativo em agilizar medidas para evitar a paralisação total das atividades do hospital, conforme previsto estado greve dos colaboradores.

               Nesse sentido, a Câmara aprovou a emenda da Comissão de Constituição, Justiça e Redação sugerindo a inclusão de Artigo na Lei que restringe a aplicação dos recursos por parte da entidade exclusivamente para o pagamento da folha de pessoal. Ressalta-se na justificativa do projeto que o Município não cederá a propriedade do imóvel, mas tão somente autorizará a extração da madeira.

              Consta na proposta que a Secretaria de Agricultura adotará providências para delimitar área de até dez hectares, os quais o Município se reserva o direito de preservar para o fomento de atividades de agricultura familiar. Também foi ressaltado pelos parlamentares a preocupação com a vigilância da área após a extração da madeira, considerando que no inventário florestal apresenta-se a recomendação para que seja renovado o povoamento florestal e há possibilidade de invasão.

MPT de Uruguaiana segue mediação sobre endividamento municipal

posto pelo Poder Legislativo de Uruguaiana, foi realizada em audiência nesta quarta-feira, dia 9 de setembro de 2015, na sede do Ministério Público do Trabalho de Uruguaiana. Estiveram presentes a presidente do Legislativo, vereadora Jussara Osório e vereador Carlos Eduardo Alves em encontro com os procuradores Eduardo dos Santos e Fernanda Dutra, Prefeito Luiz Augusto Schneider, Sindicato dos Municipários, Luis do Canto, Raul Paiva, Andrea Jardim

A continuidade do trabalho de mediação do Justiça do Trabalho, proposto pelo Poder Legislativo de Uruguaiana, foi realizada em audiência nesta quarta-feira, dia 9, na sede do Ministério Público do Trabalho de Uruguaiana. A presidente, vereadora Jussara Osório, destaca a satisfação do Poder Legislativo em ter solicitado junto ao TRT o trabalho de mediação que resultou nos encontros entre as instituições envolvidas, principalmente pela manifestação do Ministério Público do Trabalho em ter tomado ciência sobre a disponibilidade das entidades em negociar proposições relativas ao pagamento de dívidas do município e a inércia do Poder Executivo sobre a apresentação de propostas e insistência mesmo diante da cedência das demais partes.

IMG_8758

             Na oportunidade o procurador frisou a necessidade de se avançar nos temas tratados, buscando soluções imediatas para o endividamento e também identificar situações negativas para evitar a geração de novos débitos trabalhistas. Estiveram no debate como propostas a redução do percentual destinado à educação de 35% para 27% e a redução do teto para inscrições em Requisições de Pequeno Valor (RPV), de 30 para 10 salários-mínimos ambas propostas utilizadas exclusivamente para quitação de precatórios escalonados até 2020.

                   As decisões deverão ser apresentadas em novo prazo, sendo exigido do Prefeito posicionamento em cinco dias. O MPT informou que diante do quadro de endividamento do município, resultado de centena de processos trabalhistas, vai iniciar com processos administrativos para apurar os descumprimentos legais e ainda apurar as responsabilidades do gestor.  Ao SIMUR e à APEMU foi estendida data para consulta das classes em assembleia.

 

Audiência pública esclarece projetos da Adir Máscia e 7

 Comissão de Serviços Municipais realizou no último sábado, dia 5 de setembro de 2015, audiência pública para debater os projetos de Lei que preveem cobrança da Contribuição de Melhoria para a execução de obras nas ruas Adir Máscia e 7 de setembro. Estiveram presentes o vereador proponente da audiência, vereador Rafael Alves (SDD), Marcelo Lemos (PDT), Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP), prefeito Luiz Augusto Schneider e moradores das localidades citadas.

 IMG_8701

           Na ocasião, os parlamentares questionaram os cálculos realizados por equipe técnica do Poder Executivo, a qualidade da pavimentação e a diferença de valores das obras. “As informações obtidas são essenciais para o esclarecimento da população e para a decisão dos vereadores”, afirmou o vereador Rafael Alves.
         O prefeito explicou as diretrizes da proposta, sendo a Contribuição de Melhorias o mecanismo tributário para ressarcir o município de parte dos investimentos nos locais. “É uma das formas mais justas de aquisição de receita, por que o contribuinte participa do processo e obtém retorno com a valorização do seu imóvel”, considera.

             Também destacou o retorno a médio prazo da ação que permite a arrecadação de recursos para investimentos em outras obras e o período de comunicação dos valores aos moradores e de contestação das medidas e avaliações dos terrenos. Os projetos devem ser discutidos e votados essa semana pela Câmara Municipal.

 IMG_8709

 

 

 

 

Ações do documento