Notícias

João Arregui recebe Câmara Municipal

Na quinta-feira, dia 5 de novembro de 2015, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Uruguaiana foi realizada no distrito de João Arregui. A Escola Municipal Alceu Wamosy foi sede das discussões e das votações das matérias legislativas como parte da ação de descentralização dos trabalhos do parlamento conforme determina o Regimento Interno da Casa.

 IMG_0151

Estiveram presentes alunos e professores do educandário e o subprefeito da localidade, Arsênio Brandli. Entre o destacado esteve o requerimento de autoria do vereador Adalberto Silva (PP) que solicita ao Poder Executivo que providencie a presença de técnico em enfermagem e médico para atendimento permanente no posto de saúde de João Arregui.

                   “Embora pequena, a localidade é povoada por muitas famílias de pequenos produtores, sendo assim necessária assistência médica disponível”, afirmou o vereador sobre a demanda que, segundo ele, já foi encaminhada em outras oportunidades.

 IMG_0161

 

 

Serviço de iluminação será debatido em audiência

           A iluminação urbana e rural será pauta de audiência pública a ser realizada na quinta-feira, dia 5 de novembro de 2015, às 19h, na Câmara Municipal. A proposta de autoria do vereador Rafael Alves (SDD) é discutir as condições dos usuários do serviço da empresa AESSul, destacando melhorias na agilidade para atendimento de emergências e no cronograma de ações no município.

                       Durante a apresentação do requerimento, o vereador salientou a grande quantidade de pedidos de troca de lâmpada, reclamações de luzes na cidade acessas 24h e morosidade nos consertos em caso de sinistros. “Buscamos resposta da empresa e responsabilidade sob os bens públicos”, contextualizou o vereador.

Câmara acompanhou prestação de contas da Santa Casa

O Parlamento compareceu nessa quarta-feira, dia 4 de novembro de 2015, no evento de prestação de contas do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana realizado na sede da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL). A presidente, vereadora Jussara Osório (PSDB), vereadores Marcelo Lemos (PDT), Ronnie Mello (PP) e Rafael Alves (SDD) acompanharam as declarações da diretoria sobre receita e despesas da instituição.

 IMG_0125

 

Legislativo é convidado para 24ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora

             Na manhã desta quarta-feira, dia 4 de novembro de 2015, o Coordenador da 24ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora, Paulo Pereira e padre, Alvano Freitas foram recebidos no gabinete da presidência pela vereadora Jussara Osório. Na oportunidade foi entregue ao Poder Legislativo o convite para participação no evento da Diocese de Uruguaiana que será realizado dia 15 de Novembro.

 IMG_0143

 Com o lema “Discípulos Missionários a exemplo de Maria”, a Romaria este ano acolhe romeiros de 13 municípios da região. A concentração será às 8h em frente à Catedral, com início do percurso da caminhada às 8h30min pela rua XV de Novembro até o Santuário Nossa Senhora Conquistadora onde será celebrada Missa. Após os romeiros serão recepcionados no Ginásio do 22º GAC onde a imagem de Nossa Senhora Conquistadora será exposta para visitação. Haverá a benção da saúde e de objetos religiosos, apresentação musical e praça de alimentação. O encerramento da Romaria ocorrerá às 15h com Benção do Envio.

Previsão orçamentária para 2016 será debatida com população

O projeto de Lei que dispõe sobre o Orçamento Anual para 2016 será debatido em audiência pública na Câmara Municipal por proposição da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. Em pauta, a Lei Orçamentária Anual (LOA) que estima a receita e fixa a despesa orçamentária para o exercício financeiro do próximo ano. A audiência acontece na sexta-feira, dia 6 de novembro de 2015, às 10h, no plenário do Legislativo.

                     O evento oportuniza o conhecimento e a participação da comunidade sobre a previsão dos gastos, dos investimentos e das aplicações de receita orçamentária municipal. O Projeto de Lei nº 110/2015 e os Anexos estão disponíveis para consulta no site da Câmara na página de “Publicações”.

Audiência Pública sobre Carnaval é cancelada

       A audiência pública agendada no dia 9 de novembro de 2015 para discutir a realização do carnaval 2016 foi cancelada. Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 3, o vereador Fernando Tarragó (PSDB) apresentou a proposta de retirada do requerimento que buscava na audiência a análise das condições financeiras do município e das escolas de samba para a realização do evento. “O município já fez a abertura do Carnaval neste fim de semana, determinando a realização do evento em 2016 e desprezando esta Casa Legislativa”, frisou Tarragó ao argumentar que o Poder Executivo relevou a segundo plano a análise dos parlamentares.

                   Ainda sugeriu que o projeto de lei em tramitação na Câmara sobre o repasse de R$ 500.000,00 do município para o Carnaval 2016 seja devolvido ao Executivo, em razão do desacato com o exame do Legislativo e por tratar-se de convênio que não é matéria de deliberação obrigatória da Câmara. Este pedido será apreciado pelos demais vereadores.

Trabalho do Rotary Santana Velha é reconhecido no parlamento

A Câmara Municipal reconheceu o trabalho desenvolvido em prol da sociedade uruguaianense ao longo de 25 anos de existência do Rotary Santana Velha. Em sessão especial realizada na última quinta-feira, dia 29 de outubro de 2015, por indicação do vereador Irani Fernandes (PP) foram detalhadas as ações de filantropia e os objetivos da entidade. “Agradecemos ao Rotary Santana Velha por todo o bem feito por Uruguaiana, sempre movido pelo ideal de servir”, frisou o vereador Irani.

 IMG_0084

 Estiveram presentes membros do Rotary Santana Velha, de outros Clubs em Uruguaiana, amigos, familiares, vereadores Egídio Carvalho e Ronnie Mello, e representando o Poder Executivo, secretário, Paulo Inda.

                        O presidente, Feliciano Saucedo, destacou o papel essencial do envolvimento e do comprometimento dos colaboradores com as atividades do Club, assim como a importância do reconhecimento pelo Legislativo pelo jubilei de prata da entidade. Também fez uso da palavra o primeiro presidente do Club, Manoel Blanco, descrevendo os serviços prestados à comunidade. “Há 25 anos, desde participar na implantação da TV Manchete, até promoção do Baile do Queijo e do Vinho e trabalhos junto à instituições como Hospital Santa Casa de Caridade, APAE, projeto Ilha da Esperança e asilos”, elencou.

 IMG_0113

 

 

João Arregui sediará reunião da quinta-feira

A próxima sessão ordinária será realizada no distrito de João Arregui. Na quinta-feira, dia 5 de novembro de 2015, a partir das 9h30min, a Escola Municipal Alceu Wamosy receberá os vereadores na ação itinerante que busca descentralizar os trabalhos legislativos e acompanhar as demandas da população do interior do município. A atividade dá cumprimento a dispositivo regimental do Parlamento, trazendo oportunidade para os moradores apresentarem reivindicações e para os estudantes conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo.

Autonomia para comerciantes da Baixada é aprovada por vereadores

 O plenário foi unânime em aprovar o projeto de lei que permite o município a conceder permissão de uso da área da Baixada pela Associação dos Camelôs e Vendedores Ambulantes de Uruguaiana (ACVAU). Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 29 de outubro de 2015, os vereadores discutiram e votaram a matéria de autoria do vereador Ronnie Mello (PP) que autoriza o gerenciamento da Baixada pela entidade, dando autonomia para administração, conservação e guarda da área permissionada. O projeto de lei do Legislativo segue para sanção do Prefeito.

IMG_0073

 “Construímos o projeto com os trabalhadores locais. Estamos regulamentando o que já acontece na prática, adequando a legislação à realidade do nosso comércio e atendendo os anseios da comunidade”, afirmou o autor, vereador Ronnie. De acordo com as disposições de estatuto próprio, a ACVAU poderá cobrar taxas de seus associados e comerciantes a ela vinculados.

                Conforme consta na proposição, o Poder Público permanece no exercício de seu poder de polícia sobre a área, praticando todas as ações necessárias ao cumprimento da legislação municipal tributária, sanitária e ambiental, de postura, de trânsito e circulação. O projeto também proíbe a transferência da área para terceiro e o comerciante que desejar fazer uso dos espaços comerciais deverá possuir habilitação fornecida pela Associação e estar licenciado mediante expedição alvará de funcionamento.

Câmara recebe representantes do “Mãos que Ajudam”

O trabalho desenvolvido no programa “Mãos que Ajudam” da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Uruguaiana foi destaque na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 29 de outubro de 2015. Por solicitação do vereador Irani Fernandes (PP) o presidente no município, Emerson Luiz Quevedo Oliveira, utilizou o espaço da Tribuna Livre para apresentar os princípios e os objetivos das ações.

 IMG_0037

 “É nossa obrigação valorizar e agradecer este trabalho anônimo e voluntário que tão bem faz àqueles que mais precisam auxílio no nosso município”, frisou o vereador Irani. Entre as atividades relatadas está a ajuda aos desabrigados nas enchentes do Rio Uruguai, arrecadação de alimentos e doação de cadeiras de rodas.

                        O presidente salientou como principal objetivo da Igreja o fortalecimento da família, também a ajuda humanizada e o serviço comunitário realizado no mundo pelos seus membros. “Precisamos de pessoas mais preocupadas com os outros e com fazer o bem”, concluiu.

 IMG_0061

 

 

25 anos do Rotary Santana Velha são celebrados na Câmara

         O jubileu de prata do Rotary Club Santana Velha será comemorado pela Câmara Municipal de Uruguaiana. Por proposição do vereador Irani Fernandes (PP), nesta quinta-feira, dia 29 de outubro de 2015, às 19, haverá sessão especial em celebração a passagem de 25 anos do Club em Uruguaiana. O momento será de reconhecimento às ações desenvolvidas pela entidade e aos relevantes serviços prestados pelos colaboradores à comunidade.

Franquia para consumo de água da Santa Casa é rejeitada

 Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 27 de outubro de 2015, foi rejeitado em plenário o projeto de Lei que buscava a concessão de franquia no consumo e na utilização dos serviços de água potável e de esgotamento sanitário ao Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. A quantidade de dois terços de votos favoráveis dos vereadores não foi atingida. Os presentes debateram sobre o ônus aos contribuintes que teriam este aumento na conta de água no contexto de carga tributária já elevada no país e no município.

Música gospel é reconhecida como manifestação cultural

         A música gospel e os eventos a ela relacionados são reconhecidos pelo Parlamento Municipal como manifestação cultural. Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 27 de outubro de 2015, foi aprovado o projeto de lei da vereadora Josefina Soares (PP) que trata da identificação. De acordo com a parlamentar, a matéria contempla um dos segmentos que mais crescem no país, valorizando a cultura. “No nosso município, por exemplo, a primeira Marcha para Jesus mobilizou mais de cinco mil pessoas demonstrando a importância para a sociedade”, afirmou sobre o projeto de reconhecimento.

                 Na mesma sessão foi aprovado projeto de lei da vereadora em conjunto com o vereador Gilberto Risso que institui a Semana da Cultura Gospel de 15 a 22 de novembro. Faz parte da data o “FEST LOUV- Resgate” e ações voltadas ao incentivo a uma sociedade mais humana e fraterna.

Trabalho do Legislativo pelos voos é reconhecido em inauguração

 O Poder Legislativo Municipal esteve presente na chegada do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas no aeroporto Rubem Berta, nesta terça-feira, dia 27 de outubro de 2015. Prestigiaram a cerimônia a presidente, vereadora Jussara Osório, vereador Ronnie Mello, Irani Fernandes, Rafael Alves, Carlos Eduardo Alves e Adalberto Silva. O evento marca a retomada de voos comerciais do município à capital gaúcha.

 IMG_9971

        Em homenagem ao “Outubro Rosa”, mês da prevenção ao câncer de mama, a aeronave e a tripulação estavam com a cor rosa. Na ocasião, as autoridades registraram a participação da câmara Municipal no pleito pela retomada dos voos. Entre as ações apontadas esteve a realização de audiência pública para tratar do tema, a colaboração com as atividades do governo estadual e federal em prol da efetividade dos voos e o empenho junto a comunidade sobre a importância econômica da iniciativa.

                   A nova rota foi possível através da adesão ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) que objetiva promover o desenvolvimento econômico, social e turístico do Estado através da ampliação das rotas de voos regulares nos aeroportos regionais. “Esta é a oportunidade de alavancar o desenvolvimento e a economia do município, agilizando a possibilidade de negócios para Uruguaiana que ficam inibidos em razão da distância, além de ser alternativa de transporte rápido para os uruguaianenses”, afirmou a presidente, vereadora Jussara.

                     Entre os presentes estiveram o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli; o secretário Estadual dos Transportes, Pedro Westphalen; o coordenador da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional, deputado Frederico Antunes, além de representantes das federações, da Infraero e da companhia.

 

 

PLC serão debatidos em audiência pública

        A Câmara Municipal de Uruguaiana promoverá audiência pública para debater com a comunidade os dispositivos tratados nas Leis Complementares em análise no Parlamento por Comissões Especiais. Hoje, segunda-feira, dia 26 de outubro de 2015, às 19h, os vereadores colocarão em pauta os projetos nº 02/15, 03/15 e 05/15, disponíveis para consulta no site da Câmara na página de “Publicações”.

                       As matérias são relativas à remissão de débitos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e de taxa de lixo por incapacidade contributiva e à alteração de base de cálculos da taxa de lixo; às cotas únicas para pagamento do IPTU e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, e à instituição do o “IPTU Premiado”.

Ações do documento