Notícias

Pracinha com brinquedos adaptados é implantada após iniciativa parlamentar

             O Centro de Equoterapia General Fidelis anunciou, dia 17 de dezembro de 2015, o início das atividades de praça de recreação adaptada para uso de crianças com deficiência. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Jussara Osório, registra a conquista inédita como trabalho do Parlamento, da entidade, da Unipampa e da empresa Odebrecht Ambiental que doou os brinquedos.

12369010_10207531139893081_7900134569743381360_n

            O empenho pela implantação destes brinquedos iniciou em 2013 na Câmara através de projeto de indicação de autoria da vereadora Jussara encaminhado ao Poder Executivo. “Este foi o projeto número um do nosso gabinete. Mesmo tendo sido reiterado repetidas vezes, foi ignorado e estaria perdido, não fossem as parcerias concretizadas”, afirma a presidente ao agradecer a diretora, Elenice Freitas, ao grupo de mães e ao fisioterapeuta, professor da Unipampa, Cristian dos Santos, que orientou os primeiros momentos desse trabalho.

             A proposta do projeto é garantir acesso irrestrito a locais destinados ao esporte e lazer, além de cumprir com a Constituição Federal que estabelece a acessibilidade como direito social de todo cidadão. “A iniciativa é simples e viável, oportunizamos a realização de um sonho e um lugar melhor para o desenvolvimento das nossas crianças”, conclui a presidente ao referir-se ao trabalho efetuado e a intenção de ampliar o projeto a outras áreas do município.


CPI sobre concessionária de água apresenta relatório final

           nO relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a Concessão do Serviço de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Uruguaiana foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 15 de dezembro de 2015. Após a análise documental e a realização de mais de dez oitivas, a conclusão da CPI foi exposta pelo relator da Comissão, vereador Marcelo Lemos (PDT), e será encaminhada ao Chefe do Poder Executivo, à concessionária Odebrecht Ambiental, à Associação de Defesa do Consumidor e às demais entidades interessadas ou aos cidadãos que requererem.

011

             O Relatório compõe dez itens de apreciação sobre o processo licitatório, as tarifas, as metas contratuais, as obras de pavimentação, o tratamento de esgoto, a indenização devida pelo rompimento com estatal anterior, a fiscalização municipais e a fiscalização e regulação da Agergs. Também constam as conclusões do processo e as sugestões do relator.

                Entre os apontamentos está a necessidade de rompimento contratual com a Agergs; criação de grupo de estudos para reanálise da estrutura tarifária e os benefícios da faixa social, além de buscar uma forma para melhor solução para a pavimentação e melhoria na camada asfáltica danificada pelas obras; criação e regulação imediata do Conselho Municipal de Saneamento para fiscalização do cumprimento do contrato; abatimento da dívida do município e do hospital Santa Casa de Caridade; melhor controle da qualidade da água, além de que a concessionária aplique percentual da receita em ações sociais e ambientais.

Eleita Mesa Diretora para direção de Casa Legislativa em 2016

            A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uruguaiana, gestão 2016, foi eleita nesta manhã, dia 15 de dezembro de 2015, durante a última sessão ordinária deste ano legislativo. A chapa única inscrita foi eleita com unanimidade dos parlamentares presentes. Presidirá o parlamento no próximo ano o vereador Adalberto Silva (PP), assumirá o cargo de vice-presidente, vereador Rafael Alves (SDD), 1ª Secretária, Josefina Soares (PP), 2º Secretário, Egídio Carvalho (REDE) e 3ª Secretária, Jussara Osório (PSDB).

                          A Mesa é o órgão de direção dos trabalhos da Câmara. Entre as atribuições está administrar o Parlamento e manter a regularidades dos trabalhos legislativos. Os membros tomarão Posse no dia 30 de dezembro, passando a assumir as responsabilidades em 1º de Janeiro.

15 anos do Abrigo Marília Felice são reconhecidos no Parlamento

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 15 de dezembro de 2015, as atividades e os objetivos do Abrigo Residencial Marília Sanchotene Felice foram apresentados na Câmara Municipal. Por solicitação do vereador Ronnie Mello (PP), utilizou o espaço da tribuna livre a diretora da instituição, Italia Mar Lucho Rangel. Os 15 anos de serviços prestados à comunidade e o trabalho de acolhimento a jovens em vulnerabilidade social.

006

          No abrigo são atendidos 15 adolescentes com apoio psicológico e clínico, também direcionados a realização de cursos profissionalizantes. As crianças são recebidas no Abrigo através de determinações judiciais da Vara da Infância e Juventude.

             Durante o encontro foi entregue pelos vereadores Certificado de Reconhecimento à instituição. “Saio mais motivada para dar continuidade ao nosso trabalho com a consideração e valorização do Parlamento”, afirmou Italia.

Dia da Amizade Argentino-Brasileira será em novembro

    Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 10 de dezembro de 2022, foi aprovado o projeto de lei que institui no calendário oficial do município o dia da Amizade Argentino-Brasileira. De autoria do vereador Irani Fernandes (PP), a data deverá ser celebrada em 30 de novembro com a realização de atividades que visam o processo de integração regional.

                     O Dia da Amizade Argentina-Brasileira é instituída por Decreto Presidencial de 2004. O projeto no município foi retirado pelo proponente em abril, momento de transtornos para uruguaianenses entrarem em Paso de Los Libres. “É oportuna a reapresentação e aprovação do projeto, considerando os avanços nas relações entre os fronteiriços. Também para refletirmos e formalizarmos as nossas intenções de melhorarmos cada vez mais a integração”, concluiu o vereador Irani.

Projetos para qualificação da segurança foram aprovados

 A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou dois projetos de Lei em favor dos profissionais de segurança municipais. Nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro de 2015, os vereadores aprovaram por unanimidade a matéria que altera a nomenclatura dos vigilantes para Guardas Municipais e que dispõe sobre o auxílio uniforme destinado aos servidores da Guarda Civil, Guarda Patrimonial e Agentes Municipais de Trânsito.

IMG_1986

         A alteração na nomenclatura espelha-se na definição da União, Distrito Federal, Estados e municípios, que adotaram o guarda Municipal como agente público municipal encarregado pelo zelo da segurança local. Com a nova legislação, Uruguaiana unifica o funcionalismo. O objetivo é atenuar o desequilíbrio legal, pretendendo a lei dar tratamento formal semelhante, sem que haja criação ou modificação de direitos e deveres dos seguranças.

               O projeto que dispõe sobre o auxílio-uniforme destinado aos servidores autoriza a aquisição de fardamento, equipamento e acessórios necessários e apropriados. O benefício será pago pela administração pública municipal, a título de indenização, que não incorporará ao vencimento.

                  Para o secretário de Segurança e Trânsito, José Clemente Corrêa, a aprovação dos projetos representa o fortalecimento das forças de segurança civil do município, promovendo eficiência, integração e economicidade à administração.

Parlamento acompanha lançamento de programa de combate a crimes de fronteira

         Nesta manhã, dia 11 de dezembro de 2015, a presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Jussara Osório, e vereadores Adalberto Silva, Rafael Alves e Irani Fernandes acompanharam o lançamento do programa estadual de policiamento rural. O Governador, José Ivo Sartori e secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, anunciaram a disponibilidade de Unidades Especializadas de Fronteira, que atuarão de forma integrada em operações de prevenção e repreensão de crimes em áreas fronteiriças.

IMG_2073

Segue análise do Plano Municipal de Educação

           A Câmara Municipal está trabalhando na apreciação do Plano Municipal de Educação desde as 11h desta quinta-feira, dia 10 de dezembro de 2022. Até o momento foram analisadas as quatro primeiras metas na integralidade das 20 contidas no PME e aprovadas 28 emendas, entre elas as emendas polêmicas que indicavam a exclusão do termo “identidade de gênero” do Plano. Será realizado intervalo de meia hora para o retorno dos trabalhos.

Projeto de redução das RPVs volta ao Poder Executivo

               A Câmara Municipal de Uruguaiana comunicou ao Poder Executivo, dia 11 de dezembro de 2015, a impossibilidade da análise do projeto de lei que dispõe sobre o pagamento de débitos decorrentes de decisões judiciais considerados de pequeno valor (RPV). Após rejeitada em agosto, a matéria foi reencaminhada ao Legislativo este mês observando a Lei Orgânica que determina a constituição de novo projeto no mesmo ano mediante proposta da maioria dos membros da Câmara.

                Entretanto na sessão ordinária de encaminhamento do Projeto para reexame, dois vereadores anunciaram a retirada das assinaturas o que inviabilizou a tramitação na Casa Legislativa. A retirada do apoio deve-se ao descumprimento às propostas originadas pelo trabalho de mediação do Ministério Público do Trabalho, solicitado pela Câmara Municipal. Além da redução dos valores para o pagamento das RPVs, o projeto aumentava o prazo para quitação de 60 dias para 180 e não garantia o comprometimento com a folha.

           “Daremos seguimento ao procedimento de mediação, na expectativa que haja seriedade nas tratativas com Ministério Público”, reitera a presidente.

Reforço no combate a mosquitos transmissores de doenças é solicitado

            Intensificação do trabalho de controle de mosquitos é indicada pelo Parlamento. Através de requerimento de autoria do vereador Rafael Alves (SDD) aprovado nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro de 2015, a Câmara solicita providências do Poder Executivo para que reforce as ações de prevenção aos insetos transmissores de doenças.

                       Entre as atividades sugeridas está medidas de conscientização da população sobre riscos e formas caseiras de combate à proliferação de mosquitos, também a realização de cronograma por parte da secretaria de Obras para operação de manutenção, limpeza e tapamento de valetas a céu aberto. “Nesta época do ano todos precisamos redobrar a preocupação, ainda mais na vigente de epidemia das doenças transmitidas pelo aedes aegypti, que podemos combater com medidas simples”, esclarece Rafael.

PME é aprovado no Legislativo

A Câmara Municipal de Educação aprovou o Plano Municipal de Educação com 85 emendas ao projeto nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro de 2015. A matéria que define metas e estratégias para a educação no município para a próxima década segue para sanção do prefeito. O PME trata de projeções para educação infantil, ensino fundamental e médio, educação superior, de jovens e adultos, especial/inclusiva e profissional. Durante as manifestações foi relatado o trabalho das Comissões Técnicas da Casa Legislativa sobre a análise do PME.

070

 Entre os objetivos estabelecidos está universalização da educação infantil na pré-escola e ampliar a oferta de educação infantil em creches; do ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos; do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos; alfabetização todas as crianças e priorização de educação em tempo integral.

                  Também informatizar integralmente a gestão das escolas públicas; garantir políticas de combate à violência na escola; incluir nos currículos escolares conteúdos a história e as culturas afro-brasileira e indígenas e implementar ações educacionais; contribuir com a elevação da matrícula na educação profissional técnica de nível médio e assegurar o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal.

Emendas foram aprovadas na integralidade

                         As emendas foram apresentadas pelos vereadores Marcelo Lemos, Carlos Eduardo Alves, Fernando Tarragó, Gilberto Risso e Rafael Alves. O relator do projeto pela Comissão de Serviços Municipais, vereador Marcelo Lemos destacou a colaboração da Associação dos Professores e Especialistas da Rede Municipal de Uruguaiana (Apemu), Movimento Negro, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Unipampa no processo de análise da matéria.

                    As emendas polêmicas que buscavam a retirada do termo “identidade de gênero” do Plano foram aprovadas. Manifestações contrárias e favoráveis à supressão foram realizadas ao longo do dia no Parlamento.

                  Destacam-se as emendas que garantem o estudo da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas e a educação inclusiva de qualidade. A permanência do investimento de 35% da Receita do Município para a educação também foi garantida através de emenda, assim como reiterada a valorização do professor.

Legislativo agradece a todos o sucesso da “Câmara Solidária”

  A Câmara Municipal de Uruguaiana agradece o trabalho das instituições e das entidades que participaram do evento “Câmara Solidária” na última sexta-feira, dia 4 de dezembro de 2015. A Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), CEJUSC, CDL, SINDIMERCOSUL, SESC, SENAC, OAB, CFC Uruguaiana, Consulado Argentino, Secretaria Municipal de Saúde, Odebrecht Ambiental, Ervateira Charme e Jafra. Também as apresentações de capoeira do Grupo Liberdade, de balé Maria Eugênia e da banda da Fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

IMG_1718

            “Cumprimos nosso objetivo de proporcionar aos cidadãos um dia de informações e serviços gratuitos, unido ao lazer”, falou a presidente vereadora Jussara Osório sobre a ação de aproximação do parlamento com a comunidade. No “Espaço do Vereador”, expressivo número de munícipes procuraram os edis para encaminhar suas reivindicações.

                   Primando pela transparência a Mesa Diretora informa que a despesa ao erário desta atividade totalizou R$ 290,00 correspondente à confecção de faixas para divulgação do evento, sendo que ainda poderão ser utilizadas nos próximos eventos da Câmara.

IMG_1698

OAB prestou orientação sociojurídica relacionada ao direito do consumidor

IMG_1704

Cursos técnicos do SENAC

IMG_1738

Balé Maria Eugênia

IMG_1748

Ervateira Charme

IMG_1765

Jafra

IMG_1778

Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Uruguaiana

IMG_1790

Secretaria Municipal de Saúde

IMG_1797

Fanfarra do Exército

IMG_1831

Grupo Liberdade

Encontro promovido pelo Legislativo garante cumprimento de Passe Livre

 Dificuldades encontradas por cidadãos beneficiários da Lei do Passe Livre foram debatidas na Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 8 de dezembro de 2015. Por demanda apresentada pelo vereador Irani Fernandes (PP) à Comissão de Direitos Humanos estiveram reunidos Ministério Público, representante dos empresários de ônibus, Ong Girassol e Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMPEDE). Também participaram os vereadores Rafael Alves (SDD), Ronnie Mello (PP), Gilberto Risso e Josefina Soares (PP).

IMG_1881

 Entre o apresentado tiveram destaque os problemas de acessibilidade enfrentados por pessoas com deficiência e o descumprimento da Lei Passe Livre que dispõe sobre a gratuidade no Sistema de Transporte Coletivo do município. Houve manifestação da comunidade sobre anúncio que o benefício seria suspenso aos utilizadores do serviço.

                A partir da reunião promovida pelo Parlamento foi esclarecida a situação e garantido pela empresa concessionária do serviço ATPU a confecção do cartão do Passe Livre. Tem direito a gratuidade no transporte aqueles que comprovarem renda familiar não superior a um salário-mínimo sendo aposentados e pensionistas; pessoas com deficiência; cidadãos que estiverem em tratamento oncológico ou de hemodiálise; doentes de AIDS; crianças e adolescentes sob tutela do Estado e portadores de sofrimento psíquico grave que recebam atendimento no Departamento do Sistema Integral à Saúde Mental.

 IMG_1876

 

Poluição sonora é debatida em Comissão

   Na reunião desta manhã, dia 9 de dezembro de 2015, da Comissão de Serviços Municipais os vereadores receberam reclamações sobre a poluição sonora no centro da cidade. O presidente, vereador Rafael Alves (SDD), Gilberto Risso (PMDB) e Ronnie Mello (PP) estiveram com moradores que apresentaram os incômodos causados pelo abuso de cidadãos em carros com som alto e motociclistas, principalmente na quadra entre as ruas XV de novembro e Duque de Caxias, Dr. Maia e Av. Presidente. Os parlamentares falaram sobre o trabalho realizado pelo Legislativo quanto a reivindicação e os encaminhamentos que serão feitos para providências.

007

Trabalho de jovens em astronomia é exposto no Parlamento

A exposição sobre paisagens cósmicas realizada pelo Instituto Laura Vicuña foi exposto na sessão ordinária desta terça-feira, dia 8 de dezembro de 2015. Por solicitação do vereador Gilberto Risso, os alunos integrantes do projeto apresentaram o trabalho da instituição de ensino na Câmara Municipal, acompanhados do professor Vinicius Lopes da Silva.

IMG_1864

  Por desenvolvimento de atividade extracurricular, jovens estudam o universo através da prática da observação do espaço. A astronomia é estudada desde a história até a composição. No projeto há incentivo ao uso da tecnologia e fomento ao interesse dos alunos pelas ciências. No próximo dia 21, solstício de verão, o grupo planeja assistir o fenômeno no Cerro do Jarau.

 

 

 

 

 

 

 

Ações do documento