Notícias

Melhorias na gestão da educação foram sugeridas pelo Parlamento

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 29, os vereadores aprovaram requerimento e indicação que propõem ações de melhorias para a educação no município. O vereador Irani Fernandes (PP) solicita estudo para contratação de instrutores permanentes para o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. A matéria pondera vantagens para o município de servidores efetivos para as atividades do ensino técnico e segue orientação da Constituição Federal que define concurso público para preenchimento de vagas. O vereador Ronnie Mello (PP) indica a possibilidade de realização Convênio entre a Prefeitura e a UNIPAMPA, bem como entre a Prefeitura e a Santa Casa de Caridade para que estas instituições possam utilizar o espaço físico do Juventude Atlético Clube, área que hoje está sob administração do município.

Câmara indica instalação de trocadores em banheiros públicos

A viabilização de “trocador” em banheiros públicos é indicada pela Câmara Municipal ao Poder Executivo. A ação provocada na audiência pública de Comissão de Serviços Municipais e Educação sobre direitos de crianças com deficiência à educação realizada na última semana, motivou a autoria de indicação dos vereadores Marcelo Lemos (PDT), Jussara Osório (Rede), Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP) aprovada na sessão ordinária desta terça-feira, dia 29. A demanda foi apresentada por mães que demonstraram a necessidade deste recurso para garantia do uso nos espaços públicos. O objetivo é promover, proteger e dar condições de acessibilidade das pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e a cidadania plena e efetiva. A Câmara Municipal dará encaminhamento a todas as ações solicitadas na audiência pública.

Fornecimento de vacina para Hepatite B é solicitado às autoridades

Providências sobre o deficit de vacinas para Hepatite B na rede de saúde de Uruguaiana serão solicitadas às autoridades municipais, estaduais e federais. O vereador Ronnie Mello (PP) apontou o problema existente desde dezembro de 2015 através de requerimento aprovado nesta terça-feira, dia 29, que define buscar atendimento da demanda com Ministério Público Federal, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde e Prefeitura. LEIA MAIS...

          A vacina para hepatite B faz parte do calendário de vacinação nacional e é obrigatória. Devido a falta em Uruguaiana, somente é aplicada em crianças recém-nascidas, desassistindo gestantes, estudantes, profissionais da saúde, população em geral e grupos especiais que devem receber esquema vacinal específico.

                O fornecimento da vacina é fundamental para prevenção da doença. Outras vacinas como VIP para paralisia infantil e Tetra Viral, também em outros momentos já estiveram em falta”, salientou Ronnie sobre a importância da ação e a abastecimento dos estoques de vacina no município.

 

 

 

 

Legislativo cobra atuação do Procon no município

Informações sobre a estrutura do PROCON em Uruguaiana serão solicitadas pelo Poder Legislativo. Através de requerimento de autoria do vereador Irani Fernandes (PP) e aprovado em plenário, serão questionados ao Executivo documentação sobre a direção do órgão, valores gastos em recursos humanos, composição do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, saldo dos recursos depositados no Fundo Municipal de Defesa do Consumidor e relatórios mensais das atividades desde 2013. LEIA MAIS...

              “Infelizmente, nosso Procon é deficitário. O órgão de responsabilidade do Executivo está desarticulado, o local na Esplanada da Estação não tem acessibilidade e falta atendimento de ouvidoria e encaminhamento das demandas”, afirmou o vereador Irani sobre a necessidade de soluções imediatas sobre a atuação do órgão de defesa do consumidor.

             Entre as atribuições do PROCON está esclarecer, conscientizar, educar e informar o cidadão sobre seus direitos e deveres enquanto consumidores; orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias de consumidores e fiscalizar preventivamente os direitos do consumidor e aplicar as sanções, quando for o caso.

Câmara derruba veto e mantém PME com emendas

O Poder Legislativo Municipal derrubou o veto total do Prefeito ao projeto que aprova o Plano Municipal de Educação (PME). Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 29, foi apresentado e acatado pelos vereadores o parecer que indica rejeição do veto da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Conforme o parecer de relatoria do vereador Rafael Alves (SDD), na avaliação da matéria verificou-se que o Executivo não apresentou suas razões de veto, tornando-o deserto e impossibilitando sua análise jurídica. Desta forma, o Legislativo manifesta-se favorável à aprovação do Projeto com as emendas realizadas pelo trabalho da Comissão Especial do PME em 2015.

Reforma do Regimento aguardará definições da Lei Orgânica

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 29, a constituição da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno foi debatida pelos parlamentares presentes. O vereador Fernando Tarragó (PSD) indicou a necessidade de ajuste dos componentes para adequação partidária com as devidas proporcionalidade de alterações de siglas ocorridas nas Bancadas da Casa e registrou o término do prazo da Comissão constituída através da Resolução nº 06/2015. Após discutido o requerimento, foi definida a organização de nova Comissão somente após aprovado o trabalho da Comissão que estuda a Reforma da Lei Orgânica do Município. “Os dispositivos do Regimento Interno estão diretamente atrelados à LOM”, justificou o vereador Tarragó sobre a iniciativa de transferir os trabalhos e registrou . O relatório final da Reforma da LOM deve ser anunciado nas próximas semanas.

CPI realiza oitiva com secretária de Fazenda

Nesta segunda-feira, dia 28, a Comissão Parlamentar de Inquérito criada para verificar o pagamento privilegiado pelo Poder Executivo a fornecedores de bens e serviços contratados ouviu o depoimento da secretária da Fazenda, Fátima de Mattos. Os vereadores que compõem a CPI Irani Fernandes (PP), Rafael Alves (PMDB), Egídio Carvalho (REDE), Marcelo Lemos (PDT) e Fernando Tarragó (PSD) questionaram a autoridade sobre critérios para quitação de débitos e processos realizados pela secretaria durante o período no exercício na função. LEIA MAIS...

           De acordo com a manifestação, o pagamento é realizado em ordem cronológica de liquidação e os secretários das diversas pastas elencam as prioridades sob observação do Prefeito consonante a disponibilidade financeira. A secretária reconheceu que há antecedência no pagamento de empresas que ameaçam interromper serviços considerados essenciais. “Na secretaria a internet é considerada fundamental por depender dela, pagamento das despesas, assim como a emissão de notas fiscais eletrônicas que tem sistema terceirizado”, exemplificou.

           Na oportunidade foi informado que há projeto de lei em análise do Poder Executivo sobre a regulamentação dos critérios, conforme orientação do Tribunal de Contas do Estado.

CPI realiza primeira oitiva hoje

A primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar o pagamento privilegiado do Poder Executivo a empresas será realizada hoje, dia 28, às 18h30min. Nesta segunda-feira, a secretária da Fazenda, Fátima de Mattos, prestará esclarecimentos sobre os fatos apurados. A finalidade da Comissão é verificar possíveis irregularidades na gestão e nos critérios utilizados na ordem de preferência para pagamento de fornecedores de bens e serviços contratados pela prefeitura. A CPI é presidida pelo vereador Irani Fernandes (PP), vereador Rafael Alves (PMDB) é o relator e vereadores Egídio Carvalho (REDE); Fernando Tarragó (PSD) e Marcelo Lemos (PDT) também integram o grupo de trabalho.

Integração para avançar na inclusão social é destaque em audiência pública

A Comissão de Serviços Municipais e Educação realizou audiência pública nesta quarta-feira, dia 23, para discutir o cumprimento da legislação que garante os direitos de crianças com deficiência à educação. Vereadores Marcelo Lemos (PDT), Irani Fernandes (PP), Ronnie Mello (PP) e Jussara Osório (Rede), mães, pais, professores, comunidade escolar, Ministério Público do Trabalho e Poder Executivo participaram do debate que teve ressaltadas as dificuldades de acessibilidade e inclusão escolar de crianças com deficiência. LEIA MAIS...

           Diversos problemas e preocupações foram apresentados a respeito da atenção e do cumprimento da legislação que trata sobre direitos de crianças com deficiência. Conforme o relatado, há carência de profissionais na área da educação e da saúde para atendimento na rede de ensino municipal, é unânime a necessidade de trabalhar o assunto de maneira integrada com família, escola e sociedade, e importante obter avanços e levar conhecimento a todos sobre a inclusão.    

         “Precisamos de um olhar diferenciado, paciência e persistência”, declarou do projeto “Caminho Azul” que atua com crianças e famílias de autistas, Gladis Dal Pra Almeida. A professora Anna Shyrlei Goulart frisou que a responsabilidade da inclusão é de todos, não somente dos educadores. “São séculos de exclusão cristalizados no coletivo, contra 20 anos de trabalho de inclusão”.

           As mães presentes expuseram as expectativas de melhorias para qualidade de vida dos filhos e os obstáculos cotidianos para receberem apoio do Poder Público, como ruas sem condições de tráfego, falta de acessibilidade em banheiros públicos e lojas e atrasos na oferta de medicamentos. Também os prejuízos causados no desenvolvimento das crianças pelo preconceito.

             A partir da audiência, a Comissão de Serviços Municipais realizará ações voltadas à conscientização da comunidade e a assegurar os direitos sociais das pessoas com deficiência.

 

Prazo para nomeação de profissionais de educação é esclarecido no Parlamento

Nesta tarde, dia 23, a Comissão de Serviços Municipais e Educação realizou outra reunião para tratar da previsão de nomeação de candidatos aprovados em concurso público na área da educação em 2013 e 2015 com secretários de Educação, Francisco Robalo e Administração, José Alexandre Brum. O presidente da Comissão, vereador Marcelo Lemos (PDT) e vereadores Ronnie Mello (PDT) e Jussara Osório (Rede) conduziram os trabalhos. LEIA MAIS...

             Durante a manifestação, Robalo afirmou que a Secretaria está realizando levantamento sobre a queda no número de alunos, dessa forma há necessidade de adequação de recursos humanos para o atendimento da demanda. Ainda frisou a vigência de dois anos dos concursos, período limite para nomeação dos aprovados.

         Questionado sobre a contração temporária para os cargos na área, o secretário esclareceu que o preenchimento de vagas efetivo somente dá-se em cumprimento ao Plano de Carreira, sendo as convocações em regime especial de trabalho exclusivas para substituição de profissionais em licença, principalmente saúde. 

Garantia de direitos de crianças com deficiência será tema de audiência pública

Problemas no respeito aos direitos de crianças com deficiência à educação serão tratados na Câmara Municipal de Uruguaiana. A Comissão de Serviços Municipais e Educação realizará audiência pública, nesta quarta-feira, dia 23, às 19h tratará sobre o assunto. O trabalho reunirá representantes de entidades representativas e autoridades na área da educação para debater e buscar o cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência e demais Leis que estabelecem as regras e as orientações para a inclusão escolar.

Mais brinquedos adaptados nas praças são cobrados pelo Parlamento

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22, foi aprovado requerimento verbal exigindo do Poder Executivo o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência. A matéria de autoria da vereadora Jussara Osório (REDE) especifica a necessidade de garantir que no mínimo 5% por cento das pracinhas no município sejam contempladas com brinquedos adaptados para crianças com deficiência. No início deste mês, foi inaugurada a primeira praça com espaço de recreação com brinquedos adaptados para crianças com deficiência no Centro de Equoterapia General Fidélis. “Reiteramos o pedido demonstrando que é uma ação possível e necessária para garantir acesso irrestrito para as crianças com deficiência”, afirmou a vereadora ao relatar o empenho pela concretização do projeto indicado pelo Parlamento desde 2013 ao Executivo.

Comissão promove esclarecimentos sobre fechamento de IES

Direção e departamento jurídico da Faculdade Anhanguera estiveram na reunião promovida pela Comissão de Serviços Municipais e Educação nesta segunda-feira, dia 21, para prestar esclarecimentos aos acadêmicos. Os vereadores Marcelo Lemos (PDT), Rafael Alves (PMDB), Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP) receberam os interessados no plenário. LEIA MAIS...

            Os encaminhamentos providenciados pela Unopar Universidade desde a primeira solicitação da Comissão na última semana foram apresentados, como regularização das colações de grau e o esclarecimento de dúvidas sobre a grade curricular. Os representantes da Anhanguera explanaram sobre a razão administrativa do fechamento da instituição nos municípios do interior do Estado, também garantiram o mínimo de prejuízo aos alunos matriculados e continuidade das atividades sem alteração no término previsto no calendário acadêmico.

               Entre as disposições esclarecidas esteve as medidas adotadas sobre material didático, unificação da matriz curricular, transferência de bolsas de ensino e pagamento das mensalidades.

 

Acadêmicos utilizaram a palavra

 

 

 

Carga horária de instrutores do Colégio Agrícola é alterada

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22, o Projeto de Lei que altera as disposições sobre a contratação de instrutores para o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. A ação do Poder Legislativo possibilita a ampliação de carga horária semanal dos profissionais contratados de 20 para até 40 horas semanais que se torna necessária em virtude do aumento do número de alunos frequentando o curso. LEIA MAIS....

            O projeto de Lei permite a preservação do erário, considerando que novas contratações tornariam o município sujeito a elevação salarial que é devida ao efetuar novos contratos e levando em conta o piso profissional de cada categoria.

            O processo seletivo realizado para a contratação de instrutores vinculados à Secretaria Municipal de Agricultura (engenheiro agrônomo, médico veterinário e profissional de tecnologia da informação) teve validade por dois anos, estando em vigor até janeiro de 2017. Servidores da instituição de ensino acompanharam a tramitação em regime de urgência urgentíssima na Casa e a votação da matéria.

 


Ciclista utiliza espaço da tribuna

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22, o ciclista de passagem por Uruguaiana, Vinicius Dias, utilizou o espaço da tribuna livre por indicação do vereador Rafael Alves (PMDB). Na oportunidade foram relatadas viagens realizadas por 17 países de bicicleta, também explanou sobre suas origens e próximo objetivo que é chegar em Santiago (Chile). O atleta aventureiro solicitou colaboração da comunidade para dar continuidade às viagens.

Ações do documento