Notícias

Leis sobre ruas Padre Anchieta e Joceli Dias de Assunção poderão ser atualizadas

Será encaminhada para análise das Comissões Técnicas da Casa Legislativa projetos que alteram as leis que denominam as ruas Padre Anchieta e Joceli Dias de Assunção.

          As matérias do vereador Carlos Delgado De David (PP) tratam de correção na abrangência das vias. De acordo com o parlamentar, há conflitos sobre as extensões das ruas entre os moradores.

            O projeto sobre a Rua Padre Anchieta estabelece a seguinte determinação: a extensão inicia na Travessa Três da Vila Júlia, Rua Cinco da Vila Julia, Rua “B” do loteamento Benjamin Constant até o encontro com a rua Joceli Dias de Assunção. Já a Rua Joceli Dias de Assunção (Piava) estabelece trecho entre as ruas Homero Tarragó; Sérgio Ulrich de Oliveira até a Félix Grivot.

 

Projetos sobre Troco Solidário e horário especial para detentores de cargo ou empregos público serão encaminhados como indicações ao Executivo

         Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 16 de março, foi definida a retirada dos projetos de Lei que tratam sobre “Troco Solidário” (05/17) e sobre concessão de horário especial de trabalho aos detentores de cargo ou empregos público que necessitem assistência à pessoa com deficiência (06/17).

             A Comissão de Constituição Justiça e Redação exarou pareceres desfavoráveis às matérias, em razão da exclusiva iniciativa do Poder Executivo para esse tipo de projeto. A vereadora autora da proposta do “Troco Solidário”, Zulma Ancinello e vereador proponente da alteração na Lei sobre o horário, Elton da Rocha, optaram pela retirada dos projetos e manifestaram-se pelo envio ao Poder Executivo das sugestões como projeto de indicações.

 

Carências na EMEI Elvira Ceratti são verificadas

Falta de recursos para merenda na EMEI do Complexo Escolar Elvira Ceratti (Caic) foi assunto de requerimento verbal apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 16.

              O vereador Mano Gás (PSDB) manifestou-se sobre solicitação encaminhada por moradores do bairro União das Vilas e exposto pela mídia a respeito de carência de alimentos e gás na instituição de ensino.

                 Em visita ao local, o parlamentar observou improcedência da denúncia sobre falta de alimentos. Entretanto, há falta de gás desde o dia 8 de março. Também foi observado esgoto a céu aberto que representa risco à saúde da comunidade escolar, inclusive com casos de contaminação já relatados. A Câmara Municipal solicitará ao Poder Executivo providências sobre os problemas. 

Conselho e Fundo de proteção aos animais são sugeridos pelo Parlamento

A Câmara Municipal de Uruguaiana sugerirá ao Poder Executivo a criação de Conselho e Fundo Municipal de Proteção aos Animais. A indicação do vereador Rafael Alves (PSDB) foi aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 16 de março.

        O objetivo é implementar ações destinadas à proteção do bem-estar dos animais no município e captar recursos financeiros para a causa. O parlamentar destaca a importância de atividades voltadas à educação preventiva sobre a responsabilidade social quanto abandono e saúde animal. “Buscamos criar a uma sociedade com visão de posse responsável, que se preocupa com o bem-estar dos animais”, considera Rafael.

         A proposta de criação do Conselho Municipal prevê promoção e defensa dos direitos e da proteção da vida animal. Entre as atribuições do órgão colegiado, consultivo, está sugerir diretrizes para as políticas municipais de saúde em relação à proteção animal e acompanhar sua execução; estabelecer integração com associações, universidades, organizações não-governamentais (ONGs), profissionais, órgãos estaduais, federais e internacionais de proteção à vida animal e propor a realização de ações permanentes para campanhas de doação, registro através de chipagem, vacinação e controle populacional através de castrações.

           Os recursos para financiamento, investimento e desenvolvimento das atividades poderão ser obtidos a partir da criação do Fundo Municipal de Proteção aos Animais. O meios da arrecadação podem ser por doações, dotações orçamentárias a ele especificamente destinadas, multas aplicadas em decorrência de infrações à legislação de proteção aos animais e de normas de criação, comercialização propriedade, posse, guarda, uso, transporte e tráfego, entre outras fontes.

           Consulte na íntegra clicando AQUI

Comissão averígua condições da SAMU

         A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Uruguaiana foi visitada nesta quarta-feira, dia 15, pela Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal. Os vereadores Suzana Alves (PRB), Clemente Corrêa (PSDB), Vilson Brites (PMDB) e Elton da Rocha (PP), com Assessor Legislativo do Poder Executivo, Simão Almeida, consultaram a equipe sobre a estrutura e condições de trabalho.

        No momento foram verificadas instalações precárias para uso dos profissionais e ambiente insalubre para atuação. Durante a manifestação da equipe foi citada a nova base localizada junto a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como insegura, desconfortável e estrategicamente desfavorável para o atendimento realizado pela SAMU.

         A Comissão recebeu a insatisfação quanto a infraestrutura da base e circunstâncias de trabalho e dará os encaminhamentos necessários sobre o apresentado.



 

 

 

Estrutura para o Carnaval é checada por Comissão

         A Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal em trabalho de fiscalização do funcionamento e realização do Carnaval Fora de Época esteve na avenida Presidente Vargas na manhã desta quarta-feira, dia 15. O presidente, vereador Clemente Corrêa (PSDB) e vereadores Elton da Rocha (PP), Suzana Alves (PRB) e Vilson Brites (PMDB), acompanhados da assessoria legislativa do Poder Executivo, Simão Almeida, apurou a situação da montagem da estrutura para o evento.

           De acordo com o observado, cerca de 70% da infraestrutura está completa, a pintura da passarela está em execução e a iluminação sendo providenciada. Notou-se a falta de tapumes de proteção das arquibancadas e irregularidades no equipamento de proteção individual para os trabalhadores da montagem.

         Na oportunidade, foi percebido lixo deixado pelos presentes na estrutura utilizada durante os ensaios técnicos. Ponto que pode ser melhorado com a colaboração dos foliões. A Comissão de Serviços estará nos dias do evento dando continuidade à ação fiscalizatória e recebendo informações ou reivindicações da população. 

 

 

 

Volta da Base Aérea para Uruguaiana será pleiteada

           Autoridades e interessados na área da segurança participaram da audiência pública promovida pelo Parlamento de Uruguaiana sobre a desativação da Base Aeropolicial no município. O evento proposto pelo vereador Clemente Corrêa (PSDB) foi realizado nesta terça-feira, dia 14 de março, e oportunizou o debate sobre o prejuízo causado pela situação à fronteira oeste e a definição dos encaminhamentos necessários sobre o assunto.

           Estiveram presentes o presidente da Casa, vereador Fernando Tarragó (PSD), e vereadores Elton da Rocha (PP), Eric Lins (DEM), Carlos Delgado (PP), Suzana Alves (PRB), Mano Gás (PSDB), Vilson Brites (PMDB) e Zulma Ancinello (PRB). Da Barra do Quaraí vereadores e representante do Poder Executivo, solidários à causa. Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Bertão; Secretário Municipal de Uruguaiana, Irani Fernandes e Comandante do 1º BPAF, Ten. Coronel, Luiz Antônio de Oliveira Floresta.


           Durante o debate foram apresentados os investimentos federais destinados à implantação e ao funcionamento da Base incluindo infraestrutura, helicóptero e carros, na ordem de 4 milhões de reais exclusiva para Uruguaiana. Para o vereador é inadmissível que Uruguaiana perca qualquer policiamento ostensivo, principalmente sem justificativa como foi diagnosticado. A importância da Base no município pelo posicionamento estratégico em zona de fronteira foi defendida pelo delegado da Polícia Federal, André Luiz Epifânio.

             A audiência estabeleceu o encaminhamento de documentação ao governo do Estado solicitando manifestação em relação ao tema; proposta em conjunto com a Barra do Quaraí de realizar ação popular para o retorno da Base; cobrança das autoridades a identificação da responsabilidade pela inatividade do local com notificação ao Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual e formar Comissão para pleitear o retorno da Base.


 

 

 

 

 

 

Câmara estuda obrigatoriedade de divulgação de profissionais em exercícios em estabelecimentos de saúde

Projeto de Lei que obriga a fixação em local visível, em todos os estabelecimentos públicos de saúde do Município, a relação de todos os profissionais em exercício e seu horário de trabalho, lotado em cada unidade, foi apresentado na reunião ordinária desta terça-feira, dia 14 de março.

         A matéria de autoria do vereador Vilson Brites (PMDB) objetiva disponibilizar a população usuária do sistema público municipal de saúde as informações necessárias ao controle da frequência dos profissionais nas diversas unidades de atendimento. Nesse sentido, o PL também determina que na eventualidade de falta do profissional, justificada ou não, será afixada em local visível, o motivo de ausência e implicará em desconto salarial.

           É recorrente a reclamação de que profissionais designados a determinadas unidades de saúde, ou não cumprem o horário ou faltam aos atendimentos diários”, esclareceu Brites sobre a necessidade da regulamentação sugerida pelo Projeto.

 

 

Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase será analisado por Comissões

As Comissões Técnicas da Casa Legislativa analisarão projeto de Lei que busca instituir o Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase em Uruguaiana.

         De autoria da vereadora Suzana Cardoso Alves (PRB), a proposta tem como objetivo promover o exame para o diagnóstico e o tratamento da doença, o mais precoce possível; estabelecer uma rede de apoio psicológico aos pacientes e a realização de campanhas de esclarecimento da população sobre a psoríase.

          O projeto indica o desenvolvimento das ações no âmbito da Rede Pública Municipal de Saúde, com apoio de especialistas e de representantes de associações de portadores da doença. Algumas vezes, os portadores de psoríase são vítimas de comentários preconceituosos e podem ser isolados dos grupos. Disseminar informação sobre a doença é a melhor maneira de combater o preconceito”, afirma a vereadora Suzana.

              Psoríase é uma doença auto imune de longa duração caracterizada por manchas na pele. Estas manchas são geralmente avermelhadas, pruriginosas e escamosas. A gravidade é variável, desde manchas pequenas e localizadas até ao revestimento total do corpo. A psoríase está associada a um maior risco de desenvolver artrite psoriática, linfomas, doenças cardiovasculares, doença de Crohn e depressão. Ela não tem cura, mas tem tratamento. Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos ou dormir na mesma cama.

 

Câmara busca incentivo a participação de empresários locais em licitações

Na reunião ordinária desta terça-feira, dia 14 de março, foi aprovada indicação para estimular os empresários locais a participarem de processos licitatórios da Prefeitura.

            O vereador Mano Gás (PSDB) sugere que na elaboração dos Editais de Licitações do município seja concedido tratamento diferenciado e simplificado para o empresário local, estabelecendo um percentual de margem de preferência.

          “O empresário local é gerador de tributos para o nosso município, esta regulamentação serviria como incentivo a participação”, considerou o parlamentar. A matéria considera a Lei Federal 8.666/93 que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, que prevê a possibilidade da concessão desta margem de preferência.

            Mano Gás ainda cita o Decreto Municipal nº 022/2016 que regulamenta a diferenciação para as microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública municipal.

 

 

 

 

Ação Civil Pública contra a operadora Vivo é aprovada pelo Legislativo

A suspensão da venda de novos serviços prestados pela operadora de telefonia Vivo é indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

          Na reunião ordinária desta terça-feira, dia 14 de março, foi aprovada solicitação do vereador Carlos Delgado (PP) propondo ao Prefeito execução de Ação Civil Pública contra a operadora.

        O parlamentar expôs a insatisfação dos consumidores quanto a qualidade dos serviços registrada através de abaixo-assinado com cerca de 1.500 colaboradores. “Não são de hoje as frequentes quedas de sinal, reclamações e problemas em relação a Vivo. Não podemos permitir que uma operadora sem qualidade, continue cada vez mais realizando novos contratos, enquanto não houver melhorias nos serviços já prestados”, declarou Delgado sobre a medida de suspensão enérgica de venda.

          Na indicação o vereador também solicita acompanhamento e fiscalização desta demanda pela Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal.

 

Informações sobre iluminação pública são solicitadas a RGE

A Câmara Municipal de Uruguaiana questionará os recursos e a gestão da iluminação pública à empresa concessionária de prestação do serviço de energia elétrica RGE Sul.

           O requerimento de autoria do vereador Vilson Brites (PMDB) foi aprovado na reunião ordinária desta terça-feira, dia 14 de março. Nele são solicitadas informações sobre o número de valores arrecadas pela RGE Sul em relação ao recolhimento de taxa de iluminação pública no município; como é realizado o repasse para o Poder Executivo e qual o custo da iluminação pública. Também qual o valor gastos com as iluminações que permanecem ligadas diariamente, bem como o custo de cada ponto de iluminação e porque não são recolocadas as luminárias retiradas na troca dos postes por esta Empresa, e onde as mesmas estão sendo armazenadas.

        Para o parlamentar as informações são direito da população. “Em razão aos valores que são pagos pelos consumidores a título de taxa de iluminação pública, deve-se ter acesso aos valores arrecadados e ter conhecimento se são utilizados para esta finalidade”, esclareceu Vilson.

Comissão segue trabalho para apurar funcionamento do PS

        Neste final de semana, a Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul esteve presente no Pronto Socorro do Hospital Santa Casa de Uruguaiana verificando o funcionamento do serviço em horários alternados.

         Por volta das 2h da madrugada estiveram no local na sexta-feira, dia 10 de março, o presidente da Comissão, vereador Clemente Corrêa (PSDB) e vereadores Vilson Brites (PMDB), Elton da Rocha (PP) e Suzana Alves (PRB) e no sábado, às 3h, os vereadores Eric Lins (DEM) e Suzana. Domingo, dia 12 de março, os vereadores Clemente, Vilson e Suzana realizaram a visita entre 18h30min e 19h30min.

          O trabalho permanente de diagnóstico das condições de atendimento no PS seguirá nos próximos dias e será concluído com a apresentação das informações obtidas, das situações verificadas e das providências necessárias para melhorias no atendimento aos pacientes.

Fotos: Gabinete Vereador Clemente Corrêa

 

Desativação da Base Aeropolicial de Uruguaiana é tema de audiência pública

         A Câmara Municipal de Uruguaiana convida todos a participar de audiência pública sobre a desativação da Base Aeropolicial no município. O evento proposto pelo vereador Clemente Corrêa (PSDB) acontece terça-feira, dia 14, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

             O objetivo é identificar as razões e os processos que resultaram no ato de inatividade do local. O parlamentar destaca que houve expressivo investimento público para implantação da unidade em Uruguaiana, sendo assim necessário esclarecimento à população e ao Poder Legislativo.

 

Hoje é último dia de inscrições

             A Câmara Municipal de Uruguaiana abre processo seletivo público, em conjunto com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE/RS), para preenchimento de vagas de estágio curricular não obrigatório remunerado através de bolsa auxílio.

           Visando a contratação de estagiários de nível de escolaridade média e superior, com carga horária de 30 h/semanais, o Processo Seletivo destina-se ao preenchimento das vagas e cadastro reserva nas áreas de Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Tecnólogo em Recursos Humanos, Direito e Administração.

         As inscrições estão abertas e seguem até dia 28/03/2017 e serão feitas exclusivamente por meio digital através do site do CIEE, www.cieers.org.br. A prova escrita terá como conteúdo Língua Portuguesa, Informática, Matemática e Conhecimentos Gerais, com data prevista para realização dia 8/04.

          A divulgação oficial do Edital 01/17 e as divulgações referentes às etapas do Processo Seletivo serão afixadas no Mural Oficial da Câmara Municipal de Uruguaiana, Rua Bento Martins, 2619, e publicadas em jornal de circulação local e sites www.uruguaiana.rs.leg.br e www.cieers.org.br.

              O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento das vagas de estágio conforme descrito abaixo:


 

Ações do documento