Notícias

“Educação empreendedora” é matéria de Projeto de Lei

Acréscimo de noções e do conceito de empreendedorismo no currículo das escolas de ensino fundamental poderá ser efetivado a partir de Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal.

         A proposta foi indicada pelo vereador Vilson Brites Borges ao Poder Executivo que acatou a sugestão.

        O objetivo é desenvolver habilidades que preparem os alunos para o mercado de trabalho; introduzir conceitos de educação financeira e cultura organizacional de gestão de negócios; e fomentar a capacidade de organização e inovação, através de atividades que estimulem criatividade.

       “Precisamos estimular competências que capacitem crianças e jovens a tomar decisões, traçar metas e planos, e assim se tornarem protagonistas de suas próprias vidas”, considerou Brites sobre a matéria. Também salientou a possibilidade de realização de convênios para a realização das atividades e capacitação do corpo discente, como SEBRAE que já foi contato pelo parlamentar.

         O Projeto nº 120/17 está em análise das Comissões Técnicas da Casa. 

Aumento das equipes de ESF e ESB está em análise na Câmara

As Comissões Técnicas da Casa Legislativa apreciarão Projeto de Lei que busca ampliar as equipes dos programas Estratégia Saúde da Família (ESF) e Equipes de Saúde Bucal (ESB).

            A matéria do Poder Executivo, apresentada na sessão desta quinta-feira, dia 29 de setembro, tramitará em regime de urgência urgentíssima.

           A proposta de mudança na Lei n.º 4.746/16 que dispõe sobre a contratação de profissionais, estabelece compor as equipes com 60 técnicos de enfermagem; 35 enfermeiros e 25 odontólogos clínicos, sem alteração na carga horária e vencimento determinados. As equipes vigentes têm previstos 40 técnicos de enfermagem, 23 enfermeiros e 15 odontólogos clínicos.

              A finalidade do aumento de vagas considera a insuficiência dos profissionais para possibilitar a superação dos atuais 63% de cobertura dos serviços de atenção básica no município. 

Mais segurança no acesso à Modulada é indicada

Providências para viabilizar novo acesso ao prédio da Penitenciária Modulada de Uruguaiana foram debatidas na reunião desta quinta-feira, dia 28 de setembro.

       A vereadora Zulma Ancinello (PRB), autora da indicação, busca a realização de estudo da Prefeitura para aperfeiçoar a acessibilidade no local.

        De acordo com a parlamentar, a direção da Penitenciária manifestou a necessidade de auxílio para refazer o acesso ao prédio. “Hoje a estrada está localizada à 50 metros do muro da Modulada, sendo de fácil arremesso de objetos como celulares e drogas. A nossa mudança sugere a ampliação da estrada vicinal, aumentando também a segurança para servidores, internos e visitantes”, ilustrou Zulma.

Informações sobre fornecimento de carteiras para idosos e PCD são solicitadas

Os procedimentos adotados pela Secretaria de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SEGTRAM) para fornecimento de carteira de identificação para idosos e pessoas com deficiência são questionados pelo Legislativo.

        De autoria do vereador Eric Lins (DEM), a solicitação busca conhecimento sobre o cumprimento das normas estabelecidas para emissão dos documentos e fiscalização quanto a gratuidade para que seja somente usadas por pessoas habilitadas.

         A proposição ainda sugere que no processo de renovação seja exigido apenas um documento comprobatório, tendo em vista que a idade não retroage e quase todas as deficiências são permanentes. “Dessa forma poupamos o idoso das cansativas idas e vindas provocadas pela burocracia que desgasta fisicamente quem tem idade avançada ou deficiências permanentes”, justifica Eric Lins na indicação. 

Impacto financeiro do serviço de limpeza urbana é requerido

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Poder Executivo que realize estudo sobre o impacto financeiro do serviço de limpeza urbana no município.

      O requerimento apresentado nesta quinta-feira, dia 28 de setembro de 2017, é de autoria dos vereadores Carlos Delgado (PP) e Elton da Rocha (PP), subscrito pelos vereadores Eric Lins (DEM), Fernando Tarragó (PSD), Josefina Soares (PP), José Clemente (PSDB), Mano Gás (PSDB), Suzana Alves (PRB), Vilson José Brites (PMDB) e Zulma Ancinello (PRB).

        O pedido trata-se dos valores utilizados para manutenção das atividades relacionadas à limpeza urbana, para posterior análise do Poder Legislativo sobre a viabilidade de colaboração. Conforme apresentado, em reunião no Parlamento, foi levantada a possibilidade de utilização dos recursos economizados pela Câmara para auxílio no serviço. 

Aprovados projetos de alterações nos códigos Administrativo e Tributário

              Na reunião desta quinta-feira, dia 28 de setembro, foram aprovados os seis projetos de leis complementares em análise na Câmara Municipal.  

            Após o cumprimento as formalidades legais previstas para os PLCs como instalação de Comissões Especiais e realização de audiência pública, os vereadores discutiram em plenário e votaram a favor das propostas do Poder Executivo.

          O Projeto de Lei Complementar nº 2/17 que altera e inclui dispositivos no Código Tributário do Município, modifica a arrecadação e os dispositivos de ISSQN e IPTU para o município. O relator do parecer pela Comissão Especial, vereador Vilson José Brites (PMDB), considerou que tais medidas são para ajustar a legislação vigente, caso o contrário ocorre enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal por improbidade administrativa da administração municipal.

         A nova redação à Lei que institui a Licença Especial de Fundo de Comércio apresentada no PLC nº 3/17 incentiva a instalação de lojas francas (free shops) no município e adéqua a legislação tributária. Para o relator, vereador Clemente Corrêa (PSDB), a matéria é oportuna e necessária, contribuindo para a geração de emprego e renda em Uruguaiana, fomentando o turismo e injetando recursos financeiros na economia local.

           A correção dos valores fixados às penalidades referentes às infrações cometidas nos serviços do transporte coletivo ou de carga, no âmbito do perímetro urbano do Município está prevista no PLC nº 4/17. O relator, vereador Rafael Alves (PMDB), concluiu que as atualizações das multas são pertinentes e não são abusivas, considerando que as mesmas estavam muito defasadas, datada de 1988, e auxiliarão as atividades do SEGTRAM.

            O PLC nº 5/17 promove mudanças no tratamento da situação dos animais abandonados em logradouros públicos e correção no defasado valor das multas aplicáveis. Para o relator, vereador Carlos Delgado (PP), a alteração justifica-se pelo atual elevado número de animais sobre responsabilidade do Município e a necessidade de mais opções de destinação dos mesmos. Na proposição foi recomendada pelo Poder Legislativo, a possibilidade do município celebrar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com Ministério Público, aos proprietários de animais abandonados nos logradouros públicos, para garantir a responsabilização pelo abandono de animais.

          A Taxa de Turismo deverá ser criada a partir da aprovação do PLC nº 6/17. O relator, vereador Elton da Rocha (PP), frisou a finalidade da proposta para valorizar da história de Uruguaiana. Segundo o parlamentar, a TT é de alta relevância para impulsionar as divulgações do município, também a complementação de estruturas físicas necessárias para os eventos ligados ao turismo, procedendo com a permanência de turistas e contribuindo assim para a economia do município.

            Alterações e inclusões em dispositivos na Lei que trata do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) estão estabelecidas pelo PLC nº 7/17. O objetivo é adequar a legislação municipal à legislação federal, determinando que o ente municipal não possa conceder isenção, exceto em casos excepcionais, de ISSQN. A relatora, vereadora Zulma Ancinello (PRB), destaca que as mudanças são pertinentes para fiscalização e ingresso de recursos provenientes do ISSQN, relacionadas a arrecadação dos cartões de créditos, leasing e planos de saúdes, assim gerando um incremento de receita a partir de 02/01/2018.

            Na discussão das matérias o secretário Municipal de Fazenda, Valdir Venes, prestou esclarecimentos completares sobre os Projetos.

 

 

Abertura de crédito para saúde tramita em urgência urgentíssima

Na reunião desta terça-feira, dia 26 de setembro, foi aprovada tramitação em regime de urgência urgentíssima o Projeto de Lei nº 118/17 que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente no valor de R$ 1.663.553,87.

             De autoria do Poder Executivo, a matéria visa alocar recursos em rubrica do Fundo Municipal de Saúde. Entre o destino das verbas especificado no Projeto estão investimentos para Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA); transporte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); aquisição de medicamentos; complementação de valor da obra de construção da UBS 18; CAPS II, Policlínica e Laboratório, também instalação da Academia de Saúde.

             A suplementação foi devidamente aprovada em Reunião do Conselho Municipal de Saúde, agora encontra-se em análise nas Comissões Técnicas da Casa.   

Cumprimento de metas de 2º quadrimestre será tratado na sexta-feira

            Na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, às 10h, será realizada audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais de maio a agosto de 2017. Na ocasião, o Poder Executivo apresentará os gastos e investimentos efetivados no período.

           A audiência pública é promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento, conforme prevê a legislação, para tornar público o cumprimento das metas fiscais do município, oportunizar o debate sobre a execução do planejamento das finanças e garantir o papel fiscalizador do Poder Legislativo.

Vistoria no Círculo Operário e em prédio da Bento Martins é solicitada

No parlamento municipal foi demonstrada preocupação com prédio em construção do Círculo Operário localizado à rua Treze de Maio esquina com General Canabarro e nos andares superiores abandonados do Prédio localizado à rua General Bento Martins ao lado do prédio da Câmara Municipal de Uruguaiana, acima da Galeria.

              A vereadora Suzana Alves (PRB), autora da indicação, solicita uma vistoria dos Agentes de Endemias nos prédios. “Estes locais estão passíveis de focos do mosquito transmissor da Dengue (Aedes aegypti), e devem ser monitorados frequentemente, para o bem da saúde da população”, esclareceu Suzana. 

Assegurar direito de afastamento para diretoria de classe é debatido no Legislativo

A Câmara Municipal de Uruguaiana indicará ao Poder Executivo a necessidade de garantir o afastamento das atividades funcionais de uma matrícula de seis membros do magistério para Diretoria da Entidade de Classe de Representação Profissional, eleitos regularmente, sem prejuízos da situação funcional ou remuneratória, exceto promoção por merecimento.

        De acordo com o vereador proponente, vereador José Clemente Corrêa (PSDB), a proposta busca alteração do artigo 56 da Lei Orgânica de Uruguaiana que deve ser de origem do Poder Executivo.

          “A nossa Constituição Federal reconhece a relevância e a legitimidade das entidades representativas dos trabalhadores, assim como garante aos brasileiros o direito à representação, através de sindicatos e associações, visando à defesa e à proteção de direitos dos trabalhadores. Sufocar a voz dos sindicatos e associações representativas de trabalhadores é agredir a democracia”, dessa forma manifestou-se Clemente sobre a iniciativa.

Audiência pública esclarece Projetos sobre códigos Tributário e Administrativo

           Na noite de terça-feira, dia 26 de setembro, a Câmara Municipal realizou audiência pública para oportunizar o debate sobre os seis projetos de leis complementares em análise na Casa. Estiveram presentes vereadores, Poder Executivo e interessados da comunidade. As proposições serão votadas no plenário do Parlamento na reunião de quinta-feira, dia 28, a partir das 9h45min.

            O evento foi presidido pelo vereador José Clemente Corrêa, também presidente da Comissão Especial que aprecia as matérias relacionadas ao Código Tributário do Município, Lei nº 2.413/93, e vice-presidida pelo vereador Mano Gás que preside a Comissão responsável pelos projetos sobre ao Código Administrativo, Lei nº 1970/88.

            Durante as explanações, o secretário de Fazenda, Valdir Venes, destacou a importância dos projetos para adequação da legislação municipal à Federal e da conduta de transparência e responsabilidade com que foram manuseadas essas matérias de aprimoramento da gestão.

           O fiscal de tributos, Rodrigo Santos, fez uso da palavra para detalhar as propostas. O PLC nº02/17 busca alterações no Código Tributário como desconto na cota do IPTU com valor a ser fixado em 15%; fiscalização do município sobre os contribuintes optantes pelo Simples Nacional e SINAI (microempreendedores individuais); proibição sobre isenção do ISSQN; regulamento para requisição de benefício de redução de alíquota; remissão apenas do IPTU sem taxa de lixo, por tratar-se de serviço prestado; e atualização do indexador sobre veículos de carga e descarga no município.

            O PLC nº 03/17 modifica a Lei que institui a concessão da Licença Especial de Fundo de Comércio incidente sobre lojas francas, reduzindo 60% os valores que anteriormente foram fixados para oportunizar aos empresários locais o investimento em freeshop, estimulando a geração de emprego na construção civil e investimentos no geral.

            Atualização no Código Administrativo corrigindo valores fixados às penalidades cometidas nos serviços do transporte coletivo(PLC nº 4/17) e ao descaso com animais, passando todos os incisos de UPRM para URM, padrão em vigor. E no PLC nº 05/17 propõe para entidades não governamentais as solicitações de defesas de direitos sociais, filantrópicas a doação e o prazo da não retirada dos animais, atualmente estão previstos leilões.

             A Lei que dispõe do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) deverá ser alterada mediante o estabelecido pelo PLC nº 07/17, com inclusão de serviços como operações de cartões de crédito, anteriormente não tributado ao município. Também prevê as proibições e as isenções para redução da alíquota dos serviços apresentados pelas empresas e formas de cálculos de ISS fixo. A previsão é de acréscimo de arrecadação e receita.

            A instituição da Taxa de Turismo (TT) como tributo municipal exposta no PLC nº 06/17 foi descrito pelo Diretor de Turismo, Gaspar Martins. Ela será devida pela utilização efetiva ou potencial do serviço público de informação, guia e atendimento disponibilizado aos turistas. A obrigação tributária é ao hóspede da rede hoteleira, não residente ou domiciliado em Uruguaiana e o responsável pelo recolhimento da Taxa de Turismo é o estabelecimento onde esteja hospedado o contribuinte, devendo ser efetuada por ocasião da liquidação da conta do hóspede. A Taxa de Turismo será devida no valor equivalente a 1,5 URM por diária gerada por unidade habitacional, em hotéis, pousadas, resorts e similares.

 

Confira os projetos na íntegra:

*PLC 2/2017- ALTERA E INCLUI DISPOSITIVOS NO CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO, CONFORME MENCIONA 

*PLC 3/2017 -DÁ NOVA REDAÇÃO AO ARTIGO 2º E AO ANEXO I DA LEI COMPLEMENTAR N.º 07/2014 QUE INSTITUI A LICENÇA ESPECIAL DE FUNDO DE COMÉRCIO, NO CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO, CONFORME MENCIONA

 

Fim do estacionamento oblíquo e mais segurança na Praça Barão são indicados

Na reunião ordinária desta terça-feira, dia 27 de setembro, foram aprovadas indicações ao Poder Executivo tratando da necessidade de retirada do estacionamento oblíquo no centro da cidade e de melhora na segurança de Praça Barão do Rio Branco.

             As propostas são do vereador Rafael Alves (PMDB). O retorno do estacionamento paralelo vislumbra a eminência da implantação do estacionamento rotativo, tratado no Projeto de Lei nº 109/17, em análise na Câmara Municipal. “Acredito que perdemos a razão de possuirmos ruas largas, se mantivermos o estacionamento oblíquo, e deixamos de ter um trânsito seguro e confortável, sem priorizar a segurança dos munícipes”, considerou Rafael Alves.

        Mais presença de guardas municipais na Praça do Barão também foi requerida, pelo notável crescimento da criminalidade. “No local onde deveria ser o lazer e descanso da população, dois estabelecimentos comerciais veem sofrendo violentas agressões ao patrimônio físico e o que ainda é pior, aos clientes, que estão sendo abordados na chegada e na saída, agredidos até muitas vezes se não pagam pela segurança dos carros em relação aos flanelinhas”, conclui o parlamentar.

Carros-pipa para serviço de concessionária de água são requeridos

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará a prestação de serviço de carro-pipa na cidade para evitar poeira em determinadas vias.

         Por proposição do vereador Mano Gás (PSDB), através de indicação aprovada na reunião desta terça-feira, dia 26 de setembro, será solicitado ao Poder Executivo providências para encaminhar o pedido À empresa concessionária de água e esgotamento sanitário, BRK Ambiental.

           O vereador Mano Gás justifica a indicação devido ao trânsito intenso de caminhões na Rua Santos Dumont, Rua Celi Lisboa e Rua 21 e Abril, causando transtorno para os moradores. “Crianças e idosos estão sofrendo com a grande quantidade de poeira causada pelos veículos pesados da empresa, inclusive gerando problemas respiratórios”, esclareceu o parlamentar sobre a necessidade da proposta para amenizar a situação.  

Placas com itinerários de ônibus são solicitadas

Implantação de placas informativas de itinerários nos pontos de ônibus do transporte coletivo em Uruguaiana será indicada ao Poder Executivo.

                A proposta do vereador Elton da Rocha (PP) sugere Projeto de Lei que estabelece as diretrizes para a ação.

                O objetivo é facilitar o uso do transporte público para os cidadãos usuários e turistas. “Com a troca recente dos itinerários, os usuários diariamente argumentam que não sabem qual linha usar”, considerou Elton. O Projeto de Lei, apresentado anexo à indicação, estabelece à concessionária dos serviços de transporte coletivo urbano a obrigatoriedade em implantar placas. Nelas devem constar a identificação de seus itinerários e respectivos horários Centro – Bairro e Bairro – Centro.

 

I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será realizada em Uruguaiana

         O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador José Fernando Tarragó (PSD), recebeu nesta terça-feira, dia 26 de setembro, convite para I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontece 29 e 30 de setembro com o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: justiça, desenvolvimento e reconhecimento” no salão nobre da prefeitura e na Escola Estadual Romagueira Correa.

          A Conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Prefeitura e Fórum Permanente de Promoção da Igualdade Racial de Uruguaiana.

         Estiveram no encontro do Legislativo o diretor da Casa, Loeci Albeche, chefe de gabinete, Maria Lúcia Dora Velo e da organização do evento Carlos Eduardo Espíndola Alves, Maria Medianeira e Marta Messias.  


Ações do documento