Notícias

Projeto Sem Lixo é apresentado em audiência pública

      A Comissão Especial de análise do Projeto de Lei Complementar que implanta o Projeto Sem Lixo do Poder Executivo realizou audiência pública na noite desta quarta-feira, dia 29 de novembro. A matéria disciplina a manutenção e conservação da limpeza pública urbana no município determinando ações que evitam o acúmulo de lixo e impõe penalidades para que descumprir as normas.

        Presidiu os trabalhos do evento o presidente da Comissão, vereador Irani Fernandes (PP), vice-presidente, Zulma Ancinello (PRB), relator, Vilson Brites Borges (PMDB), e vereadores Eric Lins (DEM) e Mano Gás (PMDB). Participaram da audiência a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Márcia Fumagalli e diretora da Secretaria, Sheila Ripoll.


        Esse projeto resultou de alterações sugeridas na Câmara Municipal em audiência pública promovida em outubro. Nele estão estabelecidos os considerados atos lesivos à limpeza urbana; os dispositivos para construções e demolições; a coleta de resíduos provenientes da construção civil a ser realizada por empresa licenciada pelo órgão ambiental competente de maneira a não provocar o seu derramamento no local de carregamento; a responsabilidade de terrenos edificados ou não; ainda os valores das multas atribuídos em função da gravidade da infração.

          A matéria também propõe a concessão do selo “SEM LIXO” a ser concedido aos cidadãos ou estabelecimentos comerciais que reconhecidamente contribuírem com a limpeza urbana. O PLC 09/17 está em análise da Comissão Especial e os vereadores componentes recebem sugestões de emenda até o dia 6 de dezembro. 

Paisagismo na beira do Rio Uruguai é indicado

Na reunião desta terça-feira, dia 28 de novembro, foi aprovado requerimento indicando ao Poder Executivo melhorias no espaço nas margens do Rio Uruguai entre o Clube Naval e a Santinha.

        A proposição de autoria do vereador Rafael Alves (PMDB) sinaliza a necessidade de colocação de luminária, bancos de concreto, limpeza e paisagismo do passeio localizado atrás do Bar Baita e do Edifício da esquina das Ruas 13 de Maio e Vasco Alves.

        Em abril deste ano, o pedido havia sido realizado verbalmente e ainda falta de limpeza, iluminação e bancos que prejudicam o passeio público e dificultam a visibilidade neste local. “Esse espaço tem potencial para se tornar o mais visitado de Uruguaiana, e a sugestão é também, para terminar com o uso inadequado por delinquentes e usuários de drogas”, considerou o vereador Rafael. 

Mais clique AQUI...

      Nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, o ônibus do Banco de Sangue para coleta estará em frente a Câmara Municipal de Uruguaiana, na rua Bento Martins, na Praça Barão do Rio Branco. Das 8h às 12h, todos podem doar sangue no local. Doe sangue, doe vida.

       A ação integra as atividades da Semana do Doador Voluntário de Sangue, instituída através da Lei Municipal 3934/09. É uma parceria entre a Câmara Municipal de Uruguaiana e o Hospital Santa Casa de Caridade.

        Para doar é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto; ter de 16 a 67 anos, pesar 50kg ou mais; ser e estar saudável; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. Não pode doar quem teve hepatite após os dez anos de idade teve doença de chagas, malária ou sífilis; está no período de janela imunológica; está resfriado ou com qualquer outra infecção e tenha sido vacinado recentemente. 

Informações sobre berçário industrial são requeridas pala Câmara

A Câmara Municipal de Uruguaiana buscará informações com o Poder Executivo sobre o uso do berçário industrial.

      A proposição do vereador Eric Lins (DEM) foi apresentada na reunião desta terça-feira, dia 28 de novembro. A finalidade é tomar conhecimento sobre a utilização do espaço destinado à implantação de empresas e indústrias.

       Serão solicitados a relação nominal das empresas ocupantes do berçário industrial com o tempo de utilizando na área; a relação dos inscritos na lista de espera e há quanto tempo encontram-se nesta lista e qual o critério utilizado para a escolha dos contemplados; qual número de salas ou a área disponibilizada para cada empresa que está ali instalada; e a remessa do regramento que rege a utilização e a disposição do berçário.

      De acordo com o vereador, é necessário o acompanhamento sobre a gestão. “Sabemos de indústrias já instaladas, mas há conhecimento que algumas estão aguardando a concessão enquanto temos áreas desocupadas. Essa situação vai de encontro ao progresso e geração de emprego e renda no nosso município”, considera Eric Lins.

 

Instalação de chimarródromo na Praça do Barão é sugerida pela Câmara

Indicação será encaminhada ao Poder Executivo para instalar um chimarródromo na Praça Barão do Rio Branco com a cooperação de empresas privadas do município.

      A sugestão do vereador Mano Gás (PSDB) foi aprovada na reunião desta terça-feira, dia 28 de novembro.

       O chimarródromo é um espaço público, onde a população terá água quente disponível, gratuitamente, consolidando a área como referência para a cultura do mate no município, e oportuno na Praça por ser ponto de encontro para famílias, amigos e turistas.

       Durante sua manifestação, Mano Gás relatou que fez estudo sobre valores (orçamentos de material de construção e mão de obra) e já entrou em contato com diversas empresas que estão dispostas a cooperar com a construção do chimarródromo. “Anexo encaminhamos nossa sugestção de layout do espaço, demonstrando como poderá ser o local e os anúncios das empresas que participarem desta iniciativa”, complementou o parlamentar.

 

Batalhão turístico para reforçar segurança em Uruguaiana é solicitado

O Poder Legislativo solicitará ao governo estadual envio de efetivo Policial do Batalhão Turístico para Uruguaiana, com a finalidade de apoiar ações preventivas de policiamento na Operação Verão.

         Através de requerimento de autoria do vereador Clemente Corrêa (PSDB) vislumbra a entrada de milhares de turistas da Argentina e Uruguai durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro em nossa fronteira.

         O Batalhão Turístico presta serviço especializado em diferentes cidades turísticas, com qualificações específicas para atendimento ao turista como noções de língua inglesa, espanhol, e legislação turística. O vereador salienta que em 2015 a demanda foi apresentada ao Governo Estadual, momento onde foi manifestada a futura análise para atendimento neste veraneio.

          “É imprescindível que haja a convergência de esforços por parte do Poder Público, a comunidade uruguaianense requer maior atenção de suas autoridades, as quais detém o poder de decisão, para que esta demanda seja atendida”, finaliza Clemente.

30 anos de ASCAMU são homenageados pela Câmara Municipal

        A Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Uruguaiana (ASCAMU) recebeu homenagem do Parlamento na data de completar 30 anos de fundação, nesta terça-feira, 28 de novembro. Na reunião ordinária foi entregue certificado de reconhecimento à representante da entidade, servidora Nélida Sanguinetti, por proposição do vereador Irani Fernandes (PP).

        O vereador Irani Fernandes (PP) utilizou a palavra para agradecer o trabalho dos servidores componentes da associação, ativos e inativos, que fazem diferença positiva na excelência do trabalho da Casa Legislativa e, consequentemente, reflete na qualidade de vida dos cidadãos, sendo objeto o bem-comum. “Nenhum gestor, comissão, gabinete, vereador, poderia bem desempenhar seu papel, suas obrigações e suas atribuições sem os inestimáveis serviços prestados por nossos servidores à Câmara”, considerou o parlamentar.  

Câmara aprova Programa de 100% de desconto em juros nos débitos com a prefeitura

Na reunião desta terça-feira, dia 28 de novembro, os vereadores aprovaram o Programa 100% Uruguaiana.

      A matéria de autoria do Poder Executivo concede 100% de desconto em juros, moratória e multas de débitos tributários e não tributários, inscritos ou não em dívida ativa, em cobrança administrativa ou judicial, com vencimento até 31/12/2016.

    O benefício será concedido mediante assinatura do termo de adesão por parte do interessado, para pagamento somente à vista. Estende-se a isenção aos contribuintes com débitos vinculados a acordos de parcelamentos já concedidos com incentivos fiscais, incidentes sobre as parcelas vencidas até 31/12/2016.

     O Executivo Municipal expedirá, através de ato próprio, instruções complementares que se fizerem necessárias para cumprimento dos dispositivos. A Lei entra em vigor na data de sua publicação, com vigência de 1º a 20 de dezembro de 2017.

     O instrumento oportuniza aos contribuintes condições favoráveis de regularização de suas dívidas e ao município medida de recuperação da meta e equilíbrio do orçamento. 

Câmara oportuniza debate sobre Projeto Sem Lixo

         Na próxima quarta-feira, dia 29 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal, a Comissão Especial de análise do Projeto Sem Lixo realizará audiência pública. O espaço é oportunizado para apresentação da matéria e discussão com a comunidade.

        Trata-se do Projeto de Lei Complementar n.º 09/2017 de autoria do Poder Executivo que disciplina a manutenção e conservação da limpeza pública urbana em Uruguaiana. Projeto no mesmo teor tramitou na Casa Legislativa neste ano, e após debates foi retirado e retorna para essa nova discussão reformulado.

          O Projeto Sem Lixo busca evitar o acúmulo de lixo nos logradouros públicos, bem como impor penalidades para os cidadãos que descumprirem as normas. Nele são estabelecidos os considerados atos lesivos à limpeza urbana, as obrigações das atividades da construção civil, as sanções para descumprimento da Lei e as determinações para concessão do “Selo Municipal” intitulado “Sem lixo” a ser concedido aos cidadãos ou estabelecimentos comerciais que reconhecidamente contribuírem com a limpeza urbana.

Presença da ROMU no interior é solicitada

Na reunião desta quinta-feira, dia 23 de novembro, foi aprovado requerimento solicitando ao Poder Executivo providências para viabilizar a ida de uma viatura da ROMU com dois efetivos ao interior do município por três vezes na semana.

         A matéria de autoria da vereadora Suzana Cardoso Alves (PRB) será direcionada ao Prefeito e ao Secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

           A vereadora destacou a iniciativa extremamente necessária. “Devido a grande distância da cidade, os distritos estão vulneráveis a delitos pela falta de policiamento ostensivo”, esclareceu Suzana ao relatar o último acontecimento onde um elemento, durante um torneio de bocha no grupo da 3ª Idade, efetuou disparos em direção às pessoas. 

IFF campus Uruguaiana em destaque no Parlamento

          Na reunião desta quinta-feira, dia 23 de novembro, a infraestrutura e a potencialidade do Instituto Federal Farroupilha em Uruguaiana foram tratadas na tribuna livre. O espaço proposto pelo vereador Rafael Alves (PMDB) foi ocupado pelo diretor do campus, João Carlos de Carvalho. 

                Na oportunidade, foi apresentado o projeto de expansão do campus, sendo transformado o status da instituição que permite o aumento de 400 para 1500 alunos, também de professores e técnicos administrativos. Para a mudança há previsão de investimentos de cerca de 18 milhões, em prédios e infraestrutura para aplicação em 5 anos.

            Em 2019, haverá abertura de dois novos cursos nas áreas de informática de manutenção e suporte, e na área de administração, com ênfase a marketing. “Nosso desafio é dar publicidade ao IFF e demonstrar à comunidade sua importância, o trabalho desenvolvido e o potencial da instituição”, considerou o diretor.

             Finalizando a explanação, Carvalho convidou os vereadores e todos uruguaianenses a conhecerem o IFF.


 

 

 

 

Êxito da AEU é reconhecido pela Câmara

       A Câmara Municipal realizou sessão solene em homenagem à Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) na noite de quinta-feira, dia 23 de novembro. A cerimônia proposta pelo vereador Carlos Delgado (PP) foi presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD), acompanhada pelo Prefeito, Ronnie Mello; Presidente da AEU, Leandro Pavanatto; Diretor, Fábio Ciocca; vereadores Clemente Corrêa (PSDB), Irani Fernandes (PP) e Zulma Ancinello (PRB), além de atletas, torcedores, diretoria e amigos no plenário.

        O vereador Carlos Delgado relatou a trajetória do time que após o interrompimento das atividades por 10 anos, retornou e em dois anos de trabalho sério consolidou o acesso à elite do futebol gaúcho. “Planejamento, doação, comprometimento, dedicação e profissionalismo, somado ao apoio da comunidade e amor pela camiseta fazem a diferença. Vida longa à AEU”, afirmou Delgado.

         Fez uso da palavra representando a Associação, o presidente Pavanato, agradecendo o reconhecimento da Câmara, os colaboradores, a torcida e todos que participam de alguma forma da ação da AEU. “Obrigado à cidade que nos abraçou. A esse time que devolveu autoestima e o direito de sonhar com um clube grande. Cada vez mais títulos e simpatizantes”, finalizou o presidente.

 

 

Mutirão para Termos de Posse é indicado pela Câmara

Em virtude de diversas famílias que precisam do Termo de Posse de seus terrenos para regularização das áreas, a Câmara Municipal indicará ao Poder Executivo que realize mutirão para agilizar a demanda.

         A solicitação do vereador Mano Gás (PSDB), sugere a disponibilização de profissionais competentes da área para regulamentação dos documentos.

        “Chega ao nosso gabinete diariamente informações de várias famílias com crianças e idosos, sem água e luz, que dependem do Termo de Posse para efetivar estes serviços essenciais em suas residências”, justificou o parlamentar.

          De acordo com o vereador Mano Gás, são inúmeras pessoas que buscam auxílio para a realização do processo. “Sabemos que a concessão do Termo passa por várias etapas, por isso pensamos em um mutirão por bairros para solucionar este problema e atender a população que precisa, principalmente de água”, concluiu.

 

Horário de atendimento de bares e similares em pauta na Comissão de Serviços

       A Comissão de Serviços Municipais reuniu-se com representantes do Poder Executivo buscando esclarecimentos sobre a fiscalização e funcionamento do decreto em vigor que regulamenta horário e condições de funcionamento dos bares, estabelecimentos, empórios e similares, denominados “24 horas.

        O assunto foi levantado na Casa Legislativa pela vereadora Suzana Alves (PRB) que solicitou revisão da matéria através de requerimento. Na ocasião também estiveram o presidente da Comissão, vereador Clemente Corrêa (PSDB), vereadores Eric Lins (DEM) e Vilson Brites (PMDB), e representando a Prefeitura os adjuntos de Governo, Frederico Pellegrine, de Desenvolvimento Econômico, Anderson Menezes e de Meio Ambiente, Pedro Bracinni.

         Entre o destacado, esteve os prejuízos ao comércio com o fechamento considerado cedo no horário de verão e período de muitos turistas no município, também a poluição sonora acarretada pela aglomeração de pessoas em plantões e a forma de fiscalização para cumprimento da determinação. Após o debate foi indicada a necessidade de construção de novo regramento.

 

Ambulantes da aduana procuram Comissão de Direitos Humanos

         Os vendedores ambulantes que trabalham na temporada de verão no espaço da aduana foram ouvidos pela Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor nesta quarta-feira, 22 de novembro.

        A presidente da Comissão, vereadora Zulma Ancinello (PRB), vereadores Mano Gás (PSDB), Carlos Delgado (PP), Eric Lins (DEM) e Vilson Brites (PMDB) receberam o representante da classe, Inocêncio Xavier e diversos comerciantes, do Poder Executivo os secretários adjuntos de Governo, Frederico Pellegrine, de Desenvolvimento Econômico, Anderson Menezes e de Meio Ambiente, Pedro Bracinni, do Procon, André Rispoli e do Conselho Tutelar, Andreia Guterres Jardim. 

 

         Os comerciantes demonstraram sua insegurança quanto a concessão da área da aduana para dezembro e aos critérios para seleção de famílias para as atividades. “Parece que estão criando barreiras para o nosso trabalho, sendo que são cerca de 40 famílias dependentes disso e ajudamos muito os turistas”, afirmou.

           O Poder Executivo esclareceu que o projeto de responsabilidade da Prefeitura para uso do espaço já está em análise da Receita Federal. A área federal necessita da autorização, mas a previsão de instalação do projeto, após acatado, é dia 15 de dezembro. Na oportunidade, foi garantido que não haverá favorecimento aos que participarão de sorteio para as vagas.  

Ações do documento