Notícias
Limite de 20 min para atendimento em bancos é estudado na Câmara
A proposta da vereadora Zulma Ancinello (PRB) determina o prazo máximo de 20 minutos contados a partir do momento em que o usuário recebe senha para o atendimento.
Atualmente, a Lei nº 3.484/05 em vigência considera razoável 20 minutos, contados a partir do momento em que o usuário dirige-se ao setor de caixas para ser atendido. O Projeto ainda estabelece o fornecimento de senhas quando os usuários adentrarem no recinto das instituições. As senhas devem ter numeração crescente, onde constarão data e horário da emissão e espaço para preenchimento do horário de início efetivo de atendimento.
“Pensamos na demora do atendimento ao público, uma vez que na maioria das vezes o prazo máximo ultrapassa o limite especificado em Lei”, considerou Zulma.
Ônibus para localidade de Adolfo Stern é solicitado
O pedido da vereadora Josefina Soares (P) atende a demanda da comunidade local e teve aprovação na reunião desta terça-feira, dia 8 de maio de 2018.
De acordo com a vereadora, o ônibus de linha ainda não está passando na referida localidade e os moradores da mesma estão precisando do meio de transporte. “A situação está prejudicando alunos que não podem ir para a escola”, declarou Josefina Soares.
Palestras marcam Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus
No dia 10 de maio, quinta-feira, às 19h, no Teatro Municipal serão realizadas palestra sobre Lúpus. A atividade apoiada pela Câmara Municipal de Uruguaiana faz parte da programação da Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus, estabelecida pela Lei Municipal nº 4.623/16.
Na oportunidade serão ministradas palestras com os temas “Lúpus na Gravidez”, com o médico Silas Mello e “Lúpus x Tratamento” com o médico Jorge Ribeiro.
A Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus em 2018 acontece de 6 a 12 de maio. Na Lei é prevista a realização de campanhas de acompanhamento e valorização para essas pessoas no período.
Projeto Sem lixo volta a ser discutido com a comunidade
Audiência pública será realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana para debate do Projeto Sem Lixo, de autoria do Poder Executivo. O evento acontece na próxima quarta-feira dia 9 de maio, às 18h30min.
A proposição trata do Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a manutenção e conservação da limpeza pública urbana. Com início da tramitação em 2017, a matéria está em análise de Comissão Especial presidida pelo vereador Carlos Delgado (P).
O Projeto de Lei tem por finalidade evitar o acúmulo de lixo nos logradouros públicos, bem como impor penalidades para os cidadãos que descumprirem as normas estabelecidas. Esse versa sobre atos lesivos à limpeza pública, coleta e transporte dos resíduos da construção civil e terrenos edificados ou não.
Matéria na íntegra clicando AQUI.
Mesa Diretora busca regulamentar rotina de matérias financeira na Casa
O PR da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (P), busca direcionar à Comissão de Finanças e Orçamento toda e qualquer matéria protocolada na Casa que verse sobre finanças e/ou orçamento.
O objetivo é qualificar ainda mais a análise de matérias que necessitem de apreciação do Poder Legislativo sobre o assunto, garantindo a emissão de parece técnico dentro do prazo de tramitação correspondente. “A Comissão de Finanças e Orçamento tem a responsabilidade e a previsão em suas atribuições técnicas de analisar matérias dessa natureza e, sendo assim, fica regrado o encaminhamento desse tipo de matéria, para tal comissão”, destacou o presidente Irani.
Ainda contextualizou que existem diversas matérias que tramitam na Câmara na condição de Recebidas Diversos e que não recebem despacho sobre as mesmas, ficando estas apenas arquivadas na Casa. O PR determina o encaminhamento para a Comissão a fim de que venham ser analisadas e consequentemente venham receber pareceres técnicos sobre as mesmas.
Homenagem a Gordo Maia é proposta em Projeto de Lei
A proposta do vereador Fernando Tarragó (PSD) segue para análise das Comissões Técnicas da Casa Legislativa.
Paulo Rodrigues da Maia, conhecido como Gordo Maia, uruguaianense, nascido em 06/03/1963 e falecido em 09/03/2016, aos 53 anos de idade, foi o desportista fundador da TOURU, Torcida Organizada da Uruguaianense, em março de 1992.
“Gordo Maia começou o movimento da torcida organizada em Uruguaiana. A arquibancada do ginásio reformado é o lugar certo para lembrá-lo. É justa nossa homenagem a ele que foi uma pessoa muito querida nos diversos âmbitos por onde atuou, ilustre militante, ativista e torcedor de todos os esportes”, afirma Tarragó.
Parlamento acompanha situação da Santa Casa
A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul esteve em reunião no dia 30 de abril, com a Administradora do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Adélia Figueiredo e com Provedor da Santa Casa, Júlio Silveira.
Estavam presentes a presidente da Comissão de Serviços Municipais, Suzana Alves (PRB), os vereadores Carlos Delgado (P) e Carmelo Madeira (PSDB), e o presidente do Poder Legislativo, vereador Irani Fernandes (P). Na ocasião a Comissão buscava informações referentes a destinação de recursos recentes que encontravam-se bloqueados na conta do Hospital. Constatou-se que a nova administração tem buscado melhoramento dos processos de forma a atender satisfatoriamente todos os setores da Santa Casa.
Em sequência, no turno da tarde, os vereadores reuniram-se com o presidente do SINDISAÚDE, Renato Corrêa, buscando esclarecimentos sobre os motivos da eminente paralisação de funcionários. Segundo o presidente, em assembleia deveriam ser debatidas as pendências nos salários, que há 3 meses não são pagos; o Fundo de Garantia dos funcionários não depositado e o motivo para bloqueios dos valores que é o não cumprimento das metas. Também destacou a necessidade de comprometimento da atual administração do Hospital quanto a priorizar o pagamento de funcionários.
Com relação ao indício de greve pelos funcionários, conseguiu-se que a administradora participasse da reunião a fim de apresentar o posicionamento da instituição sobre o assunto.
Em um terceiro momento, os vereadores reuniram-se com o Prefeito, Ronnie Mello, preocupados com a situação diante de mais uma paralisação. No momento constatou-se que os convênios com o município estão em dia. No final do dia, houve informação do Deputado Frederico Antunes que os recursos bloqueados pelo Estado estariam em desbloqueio.
Evento acontece quinta e sexta-feira
A Câmara Municipal de Uruguaiana realiza nos dias 3 e 4 de maio o 4º Seminário Internacional de Prevenção e Combate ao uso de Drogas. Prevenção e combate ao uso de drogas é amor que exige mãos dadas e pés no chão é o tema do evento que acontece na sede da Apemu, Rua Venâncio Aires, 2240.
Informações pelo telefone: 3412 5977 ou 9 9156 5965.
PROGRAMAÇÃO DIA 3 DE MAIO
PROGRAMAÇÃO DIA 4 DE MAIO
Plano de ação do Fundestradas tem parecer favorável da Câmara
O Conselho Diretor do Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais (Fundestradas) apresentou à Câmara Municipal de Uruguaiana seu Plano de Ação anual e teve anuência do Legislativo para aplicação dos recursos propostos. Na quinta-feira, dia 26 de abril de 2018, o presidente da Câmara, vereador Irani Fernandes (P) entregou ao Presidente do Conselho, Roberto Fagundes Gighino, o parecer favorável da Mesa Diretora sobre o projeto.
O Fundestradas é destinado à recuperação, melhoria e manutenção das estradas vicinais, conforme determina a Lei Municipal nº 4.665/16. Constituem recursos do Fundo o valor recebido anualmente pelo Município relativo ao ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural; os auxílios e subvenções específicos concedidos por órgãos ou entidades federais e estaduais; os recebidos de entidades, ONGs internacionais, pessoas físicas e jurídicas em doação; e os recursos oriundos de emendas parlamentares destinadas a este fim.
Os recursos específicos demonstrados no Plano de Ação serão utilizados para contratação e manutenção de máquinas.
Processo licitatório para transporte público é questionado
O questionamento do vereador Eric Lins (DEM) foi apresentado em plenário nesta quinta-feira, dia 26 de abril de 2018.
Serão requeridas vistas do parecer e do processo administrativo referidas no aviso de anulação de licitação de 2017 e informações e justificativas a cerca da preparação de novo processo licitatório, uma vez que desde anulação do processo anterior não feito até a presente data.
“Essa semana tivemos em Uruguaiana grande comoção e mobilização pelo aumento da tarifa da passagem em cerca de 20%. A situação acontece pelo transporte coletivo ser operado com contrato a título precário, o que entendo não dar segurança e estabilidade que teríamos com empresa concessionária por processo licitatório”, contextualizou Eric Lins ao completar que o pedido faz parte de uma das atribuições do Vereador de fiscalizar a aplicação dos recursos dos munícipes e o cumprimento da legislação em vigor.
Pescadores de Uruguaiana e Barra do Quaraí lotam plenário
A Comissão de Serviços Municipais da Câmara Municipal de Uruguaiana realizou audiência pública para tratar de denúncia feita por pescadores e pelo parlamento da Barra do Quaraí sobre desmonte de acampamentos. Na quinta-feira, dia 26 de abril de 2018, o evento proposto pelos vereadores Rafael Alves (PMDB) e Carlos Delgado (P), foi liderado pela presidente da Comissão, Suzana Alves (PRB), com a presença também dos vereadores Irani Fernandes(P), Zulma Ancinello (PRB), Josefina Soares (P) e Vilsom Brites (PMDB).
Compuseram os trabalhos Comandante da Delegacia Fluvial, Capitão de Corveta, Glauber Araújo; comandante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, 1°Tenente Muller; da Associação de Pescadores, João Alves; Diretora Municipal de Meio Ambiente, Sheila Rippol e vereador da Barra do Quaraí, Rogério Blanco.
Os presentes solicitaram flexibilidade quanto às fiscalizações nas áreas de preservação permanente nas encostas do Rio Uruguai. De acordo com o exposto, a ordem de desmonte pela Patrulha Ambiental de acampamentos na região da Barra do Quaraí tem prejudicado pescadores que dependem da atividade para sobrevivência.
Na ocasião, foi acertado o encaminhamento da demanda em conjunto com vereadores de Uruguaiana e da Barra do Quaraí ao Ministério Público para busca de solução e redução de prejuízos aos profissionais.
Câmara manifesta apoio à luta de servidores da Justiça Estadual e MP
De autoria do vereador Carlos Delgado (P), o documento apoia a aprovação dos projetos de Lei nº 218/2017 e 08/2018, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado, proposto pelo Poder Judiciário.
As matérias preveem 5,58% de reajuste nos salários dos servidores dessas categorias, em face da não recomposição inflacionária dos últimos anos, pois desde o ano 2015 não há reposição salarial de seus vencimentos.
Legislativo participa de Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho
O I Seminário Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho: valorização da vida gerando uma cultura de prevenção realiza-se nesta sexta-feira, dia 27 de abril de 2018. No mês “Abril Verde”, órgãos públicos de Uruguaiana trabalham pela saúde e segurança no trabalho.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes (P), participou da abertura do evento no Salão Nobre da Prefeitura. Durante o uso da palavra, o presidente afirmou que além da prevenção, o Seminário objetiva otimizar a qualidade de vida dos setores de trabalho. “É momento de reflexão e melhoria da vida laboral dos uruguaianenses” declarou Irani.
Despachantes Aduaneiros falam de desafios na Tribuna
Em alusão ao Dia Municipal do Despachante Aduaneiros, transcorrido em 25 de abril, a Câmara Municipal de Uruguaiana cedeu a Tribuna Libre aos profissionais da área. Através de requerimento do vereador Carlos Delgado (P), utilizou o espaço o Delegado Regional do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, Fábio Ciocca, na última quinta-feira.
Na ocasião foi relatado o histórico da profissão e a complexidade da atividade da classe. “Precisamos ouvir essa categoria que muito enriquece a economia, emprega e gera desenvolvimento”, afirmou Delgado.
O despachante aduaneiro opera em uma plataforma que possui uma diversidade de elementos essenciais a segurança e a celeridade das operações. É a figura que representa importadores e exportadores, necessitando de conhecimento e atualização da legislação aduaneira e tributação nas operações de comércio exterior, de análise de regras de origem nos acordos internacionais de comércio, contratos de câmbio e diversos modais (rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário).
Durante a exposição foram apresentadas reivindicações da classe com órgãos como Anvisa e intervenientes. Entre eles o mapeamento considerado considerando rotas marítimas, sendo o rodoviário extremamente diferente, também o abandono do porto ferroviário em Uruguaiana. “Com a Casa Legislativa devemos apresentar os pontos importantes de demandas e buscar soluções”, considerou Ciocca.
Segurança para CAPS AD3 é requerida
Na reunião desta quinta-feira, dia 26 de abril de 2018, foi aprovado requerimento de autoria do vereador Rafael Alves (PMDB) apontando a necessidade de segurança nas dependências do local durante horário de funcionamento.
O CAPS AD III é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas e está localizado no antigo Hospital Santo Antônio. De acordo com o proponente, durante visita ao Centro identificou-se a insegurança dos servidores, funcionários e pacientes em tratamento. “A presença de um Guarda Municipal no local é de fundamental importância para proteção das pessoas que ali estão”, afirmou Rafael Alves.
Ações do documento