Notícias

Legislativo recebe autoridade palestina

       O prefeito da cidade palestina de Beitunia, Ribhi Dola, e comitiva estiveram no parlamento nesta quarta-feira, dia 27 de junho de 2018. O presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes, e vereadores Rafael Alves e Zulma Ancinello receberam a visita cortesia.

         Na pauta esteve a marcante presença de palestinos em Uruguaiana e a importante integração das culturas. Na comitiva estavam o presidente do Sindilojas, Read Barakat; presidente da Sociedade Árabe Palestina de Uruguaiana, Nasser Othman Rahman e Suleiman Radi Chahin.

Câmara destina à Prefeitura cerca de 45 mil reais

       A Câmara Municipal de Uruguaiana formalizou nesta terça-feira, dia 27 de junho, o depósito de R$ 45.194,66 ao Poder Executivo. O recurso é proveniente dos restos a pagar do exercício financeiro de 2017.

           Com isso, os compromissos da última presidência são honrados e é possível a devolução dos valores não usados no Legislativo para gestão da prefeitura, de acordo com o presidente da Câmara, vereador Irani Fernandes. “Indicamos ao Executivo que parte desse valor seja investido na recuperação de rampas de acessibilidade no centro da cidade”, anunciou o parlamentar.

Ação em prol dos direitos de PCD acontece sexta

       A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará reunião de trabalho sobre as demandas das pessoas com deficiência em Uruguaiana. O encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, às 14h, no plenário do Poder Legislativo.

       A ação é voltada às pessoas com deficiência e aos órgãos com responsabilidade efetiva para solução de diversas dificuldades enfrentadas por elas. O objetivo é buscar alternativas concretas junto aos representantes de entidades municipais e estaduais para os problemas diários, assim como fomentar a atenção e a dedicação dos órgãos para garantia de direitos desses cidadãos.

         O presidente da Câmara, vereador Irani Fernandes, destaca que a reunião terá desdobramentos em futuros encontros até serem esgotados todos os temas de todas as áreas. “Há clareza sobre a responsabilidade de cada um sobre o que é preciso ser feito para melhorar a qualidade de vida e incluir os PCDs. O que precisamos e estamos empenhados é por medidas efetivas de mudanças”, esclarece.

Simulação treina servidores da Câmara para incêndio

        A reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana desta terça-feira, dia 26 de junho, foi interrompida pela sirene de alerta de incêndio na Casa Legislativa. A simulação de evacuação do prédio em caso de sinistro foi realizada pelos Bombeiros.

         Essa ação tem em vista o aperfeiçoamento do Plano de Combate ao Incêndio aplicado no Poder Legislativo. Desde o ano passado, as Mesas Diretoras têm desenvolvido atividades para melhoria na segurança dos servidores e cidadãos presentes na Câmara.

         Em maio, os servidores participaram de palestra sobre orientações de medidas de segurança. Em 2017, os vereadores aprovaram Resolução que dispõe sobre a utilização de materiais e equipamentos no plenário da Câmara Municipal.

             A próxima etapa é de construção de plano de evacuação pelos diversos setores da Câmara.

 


Câmara segue agenda de trabalho sobre serviço de água

       Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de junho, o presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes (P) e a vereadora Zulma Ancinello (PRB) foram à sede da empresa concessionária do serviço de água e esgotamento sanitário de Uruguaiana. Na ocasião foram buscados esclarecimentos sobre o reajuste na tarifa de água e saneamento, também foi formalizado convite para participação da empresa em reuniões promovidas pela Câmara Municipal nesta semana.

         Em maio, o parlamento promoveu reuniões de trabalho envolvendo a Comissão Fiscalizadora da Prefeitura Municipal e a AGERGS que fiscalizam o Contrato de fornecimento de água e tratamento de esgoto da cidade. A finalidade foi buscar definições sobre os vários motivos que culminaram com o atraso no cronograma de obras da concessionária e outras questões contratuais.

        Nesse sentido, nova agenda dos órgão está definida com objetivo de avançar nas discussões, desta vez com a participação também da Concessionária BRK Ambiental. Os encontros acontecem nos dias 27 às 18h, dia 28 às 14h e dia 29 de junho às 9h.

          A respeito da permissão do índice de 4,26% para o reajuste das tarifas, homologado pela AGERGS, foi informado que o ato é anual e está previsto em contrato, de acordo com a variação do IGPM dos últimos 12 meses. Ao consumidor, o reajuste será aplicado nas contas de água, provavelmente, a partir de agosto.

            A Resolução Homologatória sobre o reajuste e consulta à tabela de valores pode ser consultada no site de AGERGS ou clicando AQUI.

 

 

Relacionamento interpessoal é tema de palestra na Câmara

         No encerramento das atividades alusivas ao aniversário de um ano da Escola do Legislativo Dr Homero Tarragó, foi ministrada palestra “Relacionamento Interpessoal: melhorando o ambiente de trabalho”, pela psicóloga Camila Lopes.

          Por sugestão da Associação de Servidores da Câmara Municipal, a UNIMED proporcionou a exposição das profissionais da saúde sobre relações interpessoais e de trabalho. Na ocasião foi destacada a importância da empatia entre colegas e realização de trabalhos em equipe, para garantir a saúde mental dos trabalhadores, harmonia no ambiente laboral e qualificação no serviço prestado por empresas e instituições.

 

 

 

Informações sobre custeio de IPE são solicitadas

O Poder Legislativo buscará informações sobre o cumprimento do convênio com Estado para custeio do Instituto de Previdência do Estado do RGS (IPE).

        O requerimento verbal de autoria do vereador Eric Lins (DEM) foi apresentado na última terça-feira, dia 19 de junho.

        A matéria fundamenta-se na Lei 3233/2002 que autoriza o município a firmar convênio com o Estado, com interveniência do IPE, para a prestação de serviços de assistência médico-hospitalar e laboratorial. De acordo com a determinação da norma, a metade do valor correspondente a 13,20% que é pago ao IPE, deve ser custeado pelos cofres públicos municipais e metade custeado pelo servidor conveniado.

           Buscamos esclarecimentos e evitar o ajuizamento e aumento da dívida pública”, considera Eric.

 

Revisão de leis municipais é indicada

A criação de Comissão Especial na Câmara Municipal de Uruguaiana para revisar, compilar e consolidar as Leis Municipais foi indicada à Mesa Diretora.

        A sugestão do vereador Carlos Delgado (P) foi apresentada na reunião desta quinta-feira, dia 21 de junho.

         O objetivo é proceder com o trabalho para modernizar, simplificar e organizar as normas, além de revogar aquelas que não têm eficácia. Dessa forma, o Legislativo promoverá a desburocratização e revisão da legislação.

         Para Delgado, “a Comissão deve consolidar leis que tratem de assuntos correlatos e revogar leis que são obsoletas, inaplicáveis na prática ou até mesmo imorais do ponto de vista da garantia da justiça a todos os cidadãos”.

 

Eliminação de “lixões” urbanos é requerida

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Poder Executivo a limpeza de pequenos “lixões” em formação nas vias públicas do município.

       O requerimento de autoria do vereador Vilson Brites (MDB), aprovado nesta quinta-feira, dia 21 de junho, aponta a necessidade da medida ser tomada pela Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana.

       O proponente destaca que a Secretaria possui maquinário adequado para a realização da limpeza, visto que o acúmulo de lixo é de grandes proporções e a empresa responsável pelo recolhimento dos resíduos realiza somente a coleta do lixo urbano armazenado em sacolas.

        “Precisamos de organização do Poder Executivo para que a empresa transporte esse material de lixões clandestinos para o seu destino final adequado através do transbordo, ou seja, a cidade de Candiota”, esclareceu Vilson Brites.

 

 

Ouvidoria da Câmara lança WhatsApp

     Durante a programação de aniversário da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, nesta quinta-feira, dia 21 de junho de 2018, aconteceu exposição sobre o funcionamento da Ouvidoria da Câmara Municipal. A ouvidora e responsável pelo atendimento à Lei de Acesso à Informação no Legislativo, servidora Luana Raddatz, apresentou o trabalho, os princípios norteadores da legislação e o planejamento de ações.

     A ouvidoria é o meio de interlocução com a sociedade, sendo mecanismo de controle, gestão e participação social. No momento de apresentação aos servidores da Casa Legislativa e do Poder Executivo, foi lançado mais um canal para contato entre o órgão e o cidadão: WhatsApp da Ouvidoria que atenderá pelo número (55) 991789104, entre 8h e 14h.

     Os atendimentos podem ser pessoalmente, por telefone ou online, conforme dispõe na página: http://uruguaiana.rs.leg.br/ouvidoria.

     Na ocasião, o presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes, destacou a necessidade do cidadão reconhecer seu direito ao acesso a toda e qualquer informação, sendo a ouvidoria o canal correto para manifestações e respostas à comunidade.

        Durante a oportunidade, foi assinado o Decreto do Poder Executivo criando o grupo de trabalho da instituição que estudará a implantação da ouvidoria no Executivo Municipal. O ato foi realizado pelo Secretário de Administração, Ricardo San Pedro, que projeta a implantação do órgão em até 60 dias.

 

Reciclar é um ato de cidadania e a Câmara aderiu

        A Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN) realizou palestra na Câmara Municipal de Uruguaiana nesta quarta-feira, dia 20 de junho de 2018. Na programação da semana de aniversário da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, a exposição “Reciclar, um ato de cidadania” foi realizada pela fundadora da entidade, Maria Tugira Cardoso.

         Na ocasião, foi relatada a história da ACLAN, o trabalho de conscientização pelo aumento da separação do lixo, o desenvolvimento de ações de inclusão de catadores e a dedicação pela valorização, reconhecimento e empoderamento desses profissionais.

        Catadores são agentes transformadores. Nosso empenho é para que a sociedade se organize para reciclar, como somos organizados, separando corretamente os resíduos e direcionando para associações e cooperativas que destinam corretamente o material”, considera Maria Tugira.

 

         No espaço, foi assinado Termo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Uruguaiana, representada pelo vereador presidente Irani Fernandes, e a ACLAN que dispõe sobre nova sistemática de separação e recolhimento do lixo no prédio do Legislativo. “Hoje inicia-se um novo ciclo na Câmara. Uma era de apoio e de ações pela reciclagem, assim colaborando com o trabalho dos catadores e com a preservação do meio ambiente”, considerou Irani.

          Os catadores recolhem materiais como plástico e papelão. Não recebem vidros, lâmpadas, isopor e resíduos orgânicos.

 A DICA É SEMPRE SEPARAR LIXO SECO DO ORGÂNICO E DIRECIONÁ-LO ÀS COOPERATIVAS OU ASSOCIAÇÕES.

IDENTIFIQUE ABAIXO QUANDO AS ASSOCIAÇÕES PASSAM NO SEU BAIRRO: 

Associação dos Catadores de Material Reciclável de Uruguaiana (ACMRU), composta de 20 pessoas fazem o trabalho pela manhã das 07h40min às 11h30min conforme o cronograma abaixo:

Mais informações com o Vice-Presidente da ACMRU, Sr. Getúlio, através do telefone 99142-4918.

Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza (ACLAN), das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Para mais informações, entrar em contato com a Sra. Jaluza, através do telefone: 99671-9958

 

Câmara aprova concessão de R$ 800.000,00 à Santa Casa

      Nesta terça-feira, dia 19 de junho, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou três projetos de Lei que autorizam a destinação de R$ 800.000,00 ao Hospital Santa Casa de Caridade. A apreciação das matérias foi realizada em reunião extraordinária.

     A ação busca o impedimento da interrupção de atendimento na área da assistência hospitalar, considerando as dificuldades financeiras da instituição para manutenção dos serviços. O repasse obteve aprovação do Conselho Municipal de Saúde e destina-se exclusivamente ao pagamento das despesas com pessoal do Hospital, referente à competência do mês de maio de 2018.

     Na oportunidade, houve aprovação do PL 63/18 que concede subvenção social ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, no valor de R$ 800.000,00, com a finalidade de auxiliar nas despesas de manutenção da prestação de serviços essenciais na área da assistência hospitalar, e dá outras providências. Esse projeto dispõe que o beneficiado deverá proceder na prestação de contas ao município, no prazo de, no máximo, 15 dias, a contar do repasse em conta-corrente indicada pela direção do Hospital.

     Também, relacionados, o PL 64/18 que autoriza a abertura de crédito adicional especial realocando os valores do Fundo Municipal de Saúde para garantir o funcionamento do Hospital, da própria dotação do Fundo relativo a rubrica de ações de serviços públicos da saúde.

      E o PL 65/18 que inclui a atividade no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, contemplando recursos no programa de apoio financeiro ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

Cumprimento de gratuidade no transporte para idosos é questionado

A Câmara Municipal de Uruguaiana buscará informações sobre o atendimento do Estatuto do Idoso no que se refere à gratuidade no transporte coletivo.

        Através de requerimento de autoria do vereador Carlos Delgado (P) aprovado nesta terça-feira, dia 19 de junho de 2018, esclarecimentos serão solicitados à Empresa Viação Sinuelo.

       O Artigo 39 da referida Lei, assegura aos maiores de 65 anos a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.

          “Essa demanda é significativa, em virtude de reclamações apresentadas pelos usuários e ser, essa, uma população vulnerável”, considerou Carlos Delgado.

 

 

 

 

 

Escola do Legislativo ganha espaço na Tribuna

       Entre as atividades alusivas à semana do aniversário de um ano da Escola do Legislativo Dr Homero Tarragó, o espaço da Tribuna Livre foi utilizado para explanação das ações desenvolvidas. Por proposição da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes, o diretor da Escola, servidor Ricardo Simas, relatou os trabalhos realizados ao longo do primeiro ano de fundação.

         A Escola do Legislativo tem entre os objetivos qualificar a Câmara Municipal para melhorar o serviço e o atendimento à comunidade, assim como aproximar o Legislativo da sociedade.

        Na oportunidade, foram destacadas atividades como projeto “Mãos que Falam”, em parceria com ONG Caminho Azul, de oferta de aprendizado da Língua Brasileira da Sinais a servidores públicos e comunidade. Também realização de sete palestras de capacitação de estagiários, de ciclo de palestras jurídicas e de treinamento sobre Sistema SAPL.

       O diretor ainda agradeceu a parceria de instituições, o apoio de colegas e a confiança dos presidentes do Legislativo, vereador Fernando Tarragó e Irani Fernandes, para implantação e andamento da Escola. Servidores da Câmara Municipal prestigiaram o momento. 




Servidores assistem palestra sobre educação financeira

         A semana iniciou na Câmara Municipal com palestra sobre “Educação e Planejamento Financeiro Pessoal”. Na semana de atividades em alusão ao aniversário de 1 ano da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, o Delegado da Seccional do CRA-RS em Uruguaiana e Região, Dioser Ricardo San Martin Gorges, realizou exposição sobre o tema nesta segunda-feira, dia 18 de junho.


        Na oportunidade, os servidores do Legislativo receberam orientações sobre gerenciamento de renda, informações sobre comportamento de consumo e dicas para administração de finanças.

       A programação segue durante a semana. Amanhã, dia 19 de junho, às 10h, o espaço da tribuna livre durante a sessão ordinária será cedida ao diretor da entidade, Ricardo Simas.

         Na quarta-feira, dia 20, 11h, acontece a palestra “Reciclar é um ato de Cidadania”, com a presidente da ACLAN, Maria Tugira. No dia 21, a Ouvidoria do Legislativo será tema de exposição, às 11h.

           No dia 22, a semana de atividades encerra-se com a palestra agendada “Relacionamento Interpessoal: Melhorando o ambiente de trabalho”, com a psicóloga Camila Lopes - Programa Viver Bem – Unimed, às 11h.

Ações do documento