Notícias
Legislativo presente na celebração de 30 anos do IBAMA
Nesta terça-feira, dia 12 de fevereiro de 2019, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) promoveu palestra em comemoração ao 30 anos de criação do órgão. A presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello (PRB), prestigiou o evento que aconteceu na sede dos Bombeiros.
O IBAMA foi criado através da Lei Federal nº 7735/89. Ele é o órgão responsável pela preservação da fauna e da flora brasileira possibilitando ao país o controle e a fiscalização de seus recursos naturais em busca do crescimento sustentável.
Na ocasião, a vereadora parabenizou o trabalho desenvolvido pela instituição e destacou a importância das ações realizadas pela preservação do meio ambiente e pela regulação de atividades.
Gabinete de Dep. Estadual à disposição do Legislativo
A presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello (PRB), recebeu nesta manhã, dia 8 de fevereiro de 2019, a representação do Deputado Estadual Eric Lins (DEM). O assessor parlamentar, Sergio Garcia, manifestou o apoio e a disponibilidade do gabinete ao parlamento uruguaianense.
Realização de curso para capacitar sobre trânsito é indicada
Com esta oportunidade, o Poder Legislativo indicará à Secretaria Municipal de Educação que realize a inscrição de professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino.
A proposição do vereador Irani Fernandes (P) busca capacitar os professores para trabalhos de educação em sala de aula sobre o deslocamento seguro de pedestres. O curso aborda, entre outros, os aspectos conceituais, históricos e psicopedagógicos do trânsito, a interdependência entre o quadro de acidentalidade, a dinâmica do impacto (em caso de atropelamento) e a fragilidade dos corpos, os cuidados para minimização dos riscos e os princípios que repercutem na qualidade da convivência no espaço público.
“Reconhecemos o papel multiplicador dos professores e sua importante influência para a formação de cidadãos conscientes e a orientação para utilizar o espaço público com mais segurança”, considerou Irani.
O curso tem início dia 25 de fevereiro e duração de 20 horas, distribuídas em cinco semanas. Informações através do site educacao.detran.rs.gov.br.
Contrato sobre água e esgoto no interior é solicitado
A proposição da vereadora Suzana Alves (PRB) foi exposta na reunião desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2019.
O requerimento indica a necessidade do Poder Legislativo conhecer as determinações contratuais que envolvem o serviço a ser prestado nas localidades do interior, firmado entre município e empresa concessionária de água e esgotamento sanitário, BRK Ambiental.
“Queremos sanar as dúvidas sobre os direitos dos cidadãos do interior do município que pagam impostos como os das cidades, entretanto parecem estar desassistidos do serviço de qualidade”, considera Suzana.
Custo de transbordo do lixo é questionado
O pedido da vereadora Nerai Kaufmann (PSDB) foi apresentado na reunião desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2019.
Também são requeridas informações sobre os recursos do Fundo Municipal de Custeio de Serviços de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação de Resíduos (FUMCRES), instituído pela Lei nº 4289/2013. Os recursos arrecadados com a taxa de lixo estão vinculados ao FUMCRES.
De acordo com a vereadora, os esclarecimentos têm em vista a manifestação ao Legislativo da Associação de Defesa dos Direitos do Microempresário e Microempreendedor Individual (ADDMMEI) sobre cobrança irregular de taxa de lixo.
Parlamento sugere setor específico para tradicionalismo
Na reunião desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2019, o vereador Irani Fernandes (P) expôs a proposta.
O objetivo é implantar uma coordenadoria de tradicionalismo para planejar, coordenar e desenvolver as ações destinadas à valorização da cultura gaúcha. “Somos a única cidade fundada no período do Governo Farroupilha. Nosso movimento é engajado e precisa de espaço dentro da estrutura administrativa para seu fortalecimento”, salientou Irani.
De acordo com o vereador, a medida é importante para incrementar parcerias com os CTGs e piquetes tradicionalistas, tornando mais prática e sistemática a organização de eventos como Retomada de Uruguaiana, Semana da Paz, Semana Farroupilha, Califórnia da Canção Nativa, Feira do livro, Cavalgadas, etc.
Câmara busca informações sobre SISBI
O requerimento do vereador Rafael Alves (PMDB) foi aprovado na reunião desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2019 e deverá ser direcionado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
De acordo com o vereador, a adesão à ferramenta possibilitará aos empresários locais que produzam e comercializem derivados de carne para outros municípios e estados. O SISBI-POA padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar, integrando o Sistema Unificado de atenção a Sanidade Agropecuária.
“Há 5 meses fizemos visita sobre o assunto com os responsáveis e agora estamos buscando informações para acompanhar as tratativas. Temos produtores interessados e estimado aumento de receita para o município em torno de 4 milhões de reais, tendo em vista a experiência da cidade vizinha Alegrete”, explicou Rafael Alves.
Taxa de lixo é assunto da tribuna livre
O espaço da tribuna livre desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2018, foi utilizado pela Associação de Defesa dos Direitos do Microempresário e Microempreendedor Individual (ADDMMEI), representada pelo presidente Antônio João Celino Hemann. O objetivo da ação foi dar conhecimento aos vereadores sobre cobrança irregular de taxa de lixo e apresentar sugestão de solução.
Conforme o exposto, não há embasamento legal para a continuidade da cobrança da taxa de lixo. Ao contextualizar o histórico da cobrança e sua fundamentação, Hemann destacou que os valores são desproporcionais, causando transtornos financeiros principalmente aos pequenos empresários devido a carga tributária.
“Essa cobrança é desrespeitosa e inconstitucional, sugerimos a suspensão do recolhimento da taxa”, afirmou o presidente da ADDMMEI.
Legislativo reivindica por demandas em Brasília
A Câmara Municipal de Uruguaiana integra comitiva municipal presente nos últimos dias em Brasília pleiteando por demandas da cidade. O Legislativo está representado pela presidente, vereadora Zulma Ancinello (PRB), acompanhada da vereadora Suzana Alves (PRB).
Na ação foram encaminhadas solicitações a diversas autoridades federais sobre as dificuldades financeiras em relação à saúde no município, a descentralização do atendimento telefônico dos serviços da SAMU, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e solicitações do setor pesqueiro de Uruguaiana.
Entre outros compromissos, a agenda incluiu reuniões para apresentação de requerimentos com o Senador Luiz Carlos Heinze; Deputado Federal Carlos Gomes e Secretário Executivo de Saúde, João Gabardo.
Rede de esgoto é tratada na Comissão de Serviços
Nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro de 2019, a Comissão de Serviços Municipais reuniu a direção da empresa concessionária de água e esgotamento sanitário, BRK Ambiental, e a Comissão da Prefeitura responsável pela fiscalização dos serviços para tratar sobre a obrigatoriedade de conexão de residências à rede de esgoto.
A demanda foi requerida pelo vereador Irani Fernandes (P), sendo a reunião conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Josefina Soares (P), com Fernando Tarragó (PSD), Carmelo Madeira (PSDB), Carlos Delgado (P), Nerai Kaufmann (PSDB), Mano Gás (PSDB), Vilson Brites (PMDB).
Conforme apresentado, a determinação atende resolução que estabeleceu prazos e incentivos para a tarifa pela disponibilidade da rede de esgoto. De acordo com a empresa, em novembro de 2018 iniciaram as notificações de 4.094 moradores não conectados à rede disponível. Destes 1.514 moradores receberam a notificação para conectar seus imóveis e apenas 74 fizeram a conexão e receberam o incentivo.
Aos moradores que não fizeram a ligação, o início da cobrança se dará a partir de fevereiro. Esses usuários devem procurar a BRK Ambiental em caso de dúvidas e necessários esclarecimentos.
Outros assuntos em relação ao serviço prestado pela empresa foram apontados e questionados pelos parlamentares como multas recebidas, obras não finalizadas, qualidade da água e buracos em vias públicas. Esses serão pautados em reunião entre os representantes e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), agendada para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro.
Pedidos para BRK e acessibilidade são destaque na 1ª reunião ordinária
Na pauta estiveram requerimentos sobre infraestrutura, acessibilidade e serviços da empresa concessionária de água e esgotamento sanitário.
O vereador Irani Fernandes (PP) apresentou requerimento solicitando a presença da Comissão da Prefeitura fiscalizadora dos serviços prestados com a BRK Ambiental e a direção da empresa no Poder Legislativo. A reunião para esclarecimentos está prevista para acontecer nesta quarta-feira, no turno da manhã, em reunião da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul.
O paramentar ainda indicou a presença de fiscais de obras da Prefeitura junto a Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor, para tratar sobre o trabalho relacionado à acessibilidade; a realização pelo Poder Executivo de vistorias no parque Dom Pedro II (Parcão) visando a necessidade de reparo nos brinquedos das pracinhas e vistorias na Rodoviária para garantir a acessibilidade do espaço.
Na oportunidade, ainda foram aprovados requerimentos de autoria do vereador Mano Gás (PSDB) solicitando restabelecimento de iluminação pública na Travessa Independência na Profilurb; limpeza de valos/esgoto no Bairro Cibrazem; e sugere a implantação de faixa de pedestre na avenida Pinheiro Machado.
O vereador Carmelo Madeira (PSDB) solicitou melhorias na Rua Pedro Santos Teixeira na Chácara do Sol e reparos nas luminárias internas do pátio do Colégio Marília Sanchotene Felice. Também patrolamento e encascalhamento nas Ruas Telmo Bastos, Aleixo Worlod, Avenida Pinheiro Machado e Borges da Costa.
Visita da Ministra da Agricultura
A Presidente da Câmara, Vereadora Zulma Ancinello (PRB), o Vereador Carlos Delgado (PP) e o Deputado Estadual eleito Eric Lins (DEM), juntamente com o Prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello e demais autoridades e agropecuaristas da região, receberam na tarde desta quinta-feira, 24 de janeiro, a Ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina.
Reuniram-se lideranças do agronegócio gaúcho e autoridades locais e da região, no Sindicato dos Produtores Rurais de Uruguaiana, que entre outras reivindicações, pedem revisão de cláusulas com o Mercosul, além de recuperação do preço mínimo do arroz e de impostos que recaem sobre o produto.
A ministra Tereza Cristina ouviu os relatos sobre as perdas causadas pelas chuvas, que afetou, principalmente, a produção de arroz na região e destacou aos produtores e autoridades presentes, que podem contar com a máxima boa vontade do MAPA para encontrar soluções para os problemas causados na agricultura.
Na oportunidade, a presidente da Câmara de Uruguaiana, entregou um documento à ministra com diversas solicitações oriundas dos representantes dos setores agrícola e orizícola de Uruguaiana e Região.
Posse de Peritos do IGP
O vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ranolfo Veira Junior, juntamente com o Líder do Governo Deputado Frederico Antunes, esteve em Uruguaiana no dia 23, onde ocorreu a cerimônia de posse de dois peritos do Instituto Geral de Perícias – IGP, na Delegacia de Polícia Civil, designados para trabalhar em Uruguaiana.
Estiveram presentes para prestigiar a solenidade juntamente com o Prefeito Ronnie Mello a Presidente da Câmara de Vereadores, Vereadora Zulma Ancinello e os Vereadores Irani Fernandes, Josefina Soares, Mano Gás, Carlos Delgado, Carmelo Madeira e Eric Lins, entre outras autoridades do município.
Aprovada contratação de agentes de combate às endemias
Aconteceu segunda-feira dia 21/01/2019 a 1ª reunião extraordinária de 2019, da Câmara Municipal, uma vez que esta se encontra em recesso.Os parlamentares se reuniram para analisar o Projeto de Lei que prevê a contratação emergencial de até 50 agentes de combate às endemias a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. A contratação se faz necessária no combate preventivo devido as chuvas intensas, enchentes e alagamentos que afetam o município e assim o bom andamento das atividades ligadas a saúde pública.
A seleção para a contratação será por processo seletivo simplificado.O referido Projeto foi aprovado por unanimidade pelos Vereadores.
Primeira Reunião da Comissão Representativa
Aconteceu nesta quarta-feira, 16/01/2019 a primeira reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Uruguaiana, os parlamentares debateram requerimentos, indicações e moções, conforme estabelece a Lei Orgânica sobre os trabalhos nesse período. A reunião foi presidida pela vereadora Zulma Ancinello (PRB) Presidente do Poder Legislativo, secretariada pelo vereador Vilson Brites (MDB) e integrada pelos vereadores, Irani Fernandes (PP), Mano Gás (PSDB), Rafael Alves (MDB), Fernando Tarrago ( PSD), Suzana Cardoso Alves (PRB) e Carlos Delgado (PP).
Durante a reunião foram aprovados 04 indicações, 02 requerimentos e 04 moções. Entre as matérias a reposição de luminárias, recolhimento de material, colocação de placas de advertência no 6º Distrito (Barragem Sanchuri), indicação de um local para o GUAPA, colocação de um estacionamento tipo bicicletário e construção de sanitários no interior da Praça Argentina, solicitados pelo vereador Irani Fernandes e vereadora Suzana Alves.
Ações do documento