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Fiscalização em agências bancárias é requerida

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Poder Executivo que intensifique a fiscalização nas agências bancárias sobre o tempo de atendimento aos clientes.

         O requerimento de autoria do vereador Carlos Delgado (P) indica o cumprimento da Lei que obriga as instituições a colocarem à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável.

         O prazo máximo de atendimento determinado é de 20 minutos, contados a partir do momento em que o usuário recebe a senha. “Recebemos e identificamos inúmeras reclamações de clientes sobre a demora no atendimento, bem como a clara constatação de filas gigantescas, em frente a determinadas agências bancárias”, salienta Delgado.

Eleita Mesa Diretora de 2019

         Os vereadores que assumirão a Mesa Diretora de 2019 da Câmara Municipal de Uruguaiana foram eleitos nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro. No próximo ano a presidente será a vereadora Zulma Ancinello (PRB); vice-presidente, vereador Irani Fernandes (P); 1º Secretário, Vilson Brites (MDB); 2º Secretária, Josefina Soares (P) e 3º Secretário, Mano Gás (PSDB).

        A chapa única inscrita foi eleita com unanimidade dos parlamentares presentes. A Mesa Diretora é o órgão de direção dos trabalhos da Câmara. Entre as atribuições está administrar o Parlamento e manter a regularidades dos trabalhos legislativos.

        Na oportunidade, a futura presidente agradeceu a confiança. “Daremos continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Legislativo. 2019 será um grande ano de vitórias e conquistas. Junto com o Poder Executivo faremos mais por uma Uruguaiana mais feliz”, declarou Zulma Ancinello.

          Os membros eleitos tomarão Posse e assumirão as responsabilidades no dia 2 de janeiro.


Pls autorizam alienação de imóveis

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, nesta terça-feira, dia 18 de dezembro de 2018, três projetos de Lei que autorizam o município a desafetar e alienar, por meio de concorrência pública, imóveis não utilizados.

          O PL 128 trata de frações de campo uma com área total de 367.460,455m², avaliado em R$ 330.714,00 e outra com área total de 132.386,979m², avaliado em R$ 119.148,00, ambas situadas no 1º Distrito do Município, na localidade denominada Imbaá – Pinday Mirim. A desapropriação realizada em 2007 tinha a finalidade de implantação de um aterro sanitário para depósito de lixo urbano e reativação da Pedreira Municipal, destinações essas que acabaram não se viabilizando.

            O PL 129 refere-se ao terreno correspondente ao prédio onde encontra-se instalado o Museu Raul Pont, com terreno com 914,40m² de área superficial, avaliado em R$ 1.645.920,00. De acordo com o Poder Executivo, o espaço não tem perspectiva de utilização e surge como alternativa para obtenção de recursos a serem depositados em conta que permita a utilização em reformas de imóveis do patrimônio do Município; construções de novos imóveis para funcionamento de órgãos ou setores da Administração Municipal e obras de pavimentação asfáltica nas vias públicas de nossa cidade.

           O Pl 130/18 autoriza alienação de um terreno constituído de 16 Lotes da Quadra, “A-2”, do Loteamento “Jardim do Salso”, com área total de 4.800,00m², avaliados individualmente em R$ 48.438,46, totalizando o montante de R$ 775.015,36. Este foi a contrapartida recebida pelo quando da construção do Loteamento Jardim do Salso, sendo que município não possui projetos para o local.

 

 

Aprovadas contratações para saúde

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que autoriza contratações temporárias para Secretaria Municipal de Saúde.

       O PL 142/18 refere-se a 123 profissionais de diversas especialidades para atender de serviços de iniciativa de outras esferas governamentais, executados a partir do repasse de verbas a título de incentivo.

     O projeto edita condições, critérios e regramentos para as contratações temporárias, considerando o interesse público por sua finalidade. As contratações serão para o Centro de Especialidades Odontológicas, Projeto Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), Laboratório Municipal, Projeto Consultório na Rua de Uruguaiana, Serviço de Fisioterapia , Policlínica Infantil, Saúde da Mulher, Assistência Farmacêutica e Almoxarifado, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD e II), Unidades Básicas de Saúde, Serviço de Atendimento Especializado, Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

       A vagas serão precedidas de Processo Seletivo Simplificado em substituição as contratações anteriormente autorizadas nos termos da Lei 4.722/2016, em fase de encerramento dos contratos, em meados de fevereiro de 2019.

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Câmara aprovou resoluções para promoção e estágio probatório

Na última quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2018, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projetos de resolução que tratam da vida funcional dos servidores do Poder Legislativo.

       As propostas apresentadas pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes, adaptam os regulamentos da Casa à Lei Complementar nº 18/18 que institui o regime Jurídico dos Servidores Públicos de Uruguaiana.

       São eles o PR 4/18 que estabelece normas ao estágio probatório, determina dispositivos como a Comissão Especial de Avaliação de Desempenho; o método de avaliação ao longo dos 36 meses de estágio e os quesitos de assiduidade, pontualidade, disciplina, eficiência, responsabilidade e produtividade, entre outros.

         Também o PR nº 5/18 que regulamenta critérios para promoção por merecimento dos servidores aptos. Entre os dispositivos estão as avaliações a serem realizadas pelas chefias imediatas, assim como o acompanhamento, gestão e fiscalização da Comissão sobre conhecimento do trabalho, interesse no trabalho, produtividade, aperfeiçoamento profissional, capacidade de assimilação, disciplina, iniciativa e criatividade, relacionamento humano, assiduidade e pontualidade.

 

Esclarecimentos sobre Pls de alienação de imóveis são prestados

        Nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, a Comissão de Justiça e Redação promoveu audiência pública sobre os projetos de Lei em tramitação no Legislativo que buscam autorizar o município a desafetar e alienar imóveis. O evento foi coordenado pelo presidente da Comissão, vereador Carlos Delgado, relatora Zulma Ancinello, e vereadores Vilson Brites, Mano Gás e Suzana Alves, com a presença dos representantes do Poder Executivo, Secretário Municipal de Administração, Ricardo San Pedro e servidores membros de Comissão de Avaliação de Bens Imóveis do Município, César Doval e Valdir Câncio.

         Durante a explanação sobre os projetos 128, 129 e 130, o secretário esclareceu que os imóveis em questão não são usados pelo município, além de gerar custos de manutenção. “Diante da crise financeira, essa é uma das alternativas para desonerar o município e, possibilitar, a reversão dos valores para reformas de outros imóveis do patrimônio; construções de novos imóveis para funcionamento de órgãos ou setores da Administração Municipal e obras de pavimentação asfáltica nas vias públicas”, considerou San Pedro.

          O Pl 130/18 trata de um terreno constituído de 16 Lotes da Quadra, “A-2”, do Loteamento “Jardim do Salso”, com área total de 4.800,00m², avaliados individualmente em R$ 48.438,46, totalizando o montante de R$ 775.015,36.

           O Projeto 129/18 refere-se a um terreno com 914,40m² de área superficial, avaliado em R$ 1.645.920,00, cuja área total englobava o prédio onde atualmente encontra-se instalado o Museu Raul Pont. O PL 128/18 considera a alienação de uma fração de campo com área total de 367.460,455m², avaliado em R$ 330.714,00 e uma fração de campo com área total de 132.386,979m², avaliado em R$ 119.148,00, ambas situadas no 1º Distrito do Município, na localidade denominada Imbaá – Pinday Mirim.

 

Legislativo tem #ServidorConsciente

           A Campanha #ServidorConsciente foi iniciada na Câmara Municipal de Uruguaiana nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2018. A ação visa a diminuir o uso de copos descartáveis, através do uso de canecas em cerâmica.

            Vereadores, servidores efetivos, cargos em comissão e estagiários da Casa participaram do momento realizado no plenário. Considerou-se para a iniciativa os malefícios do copo descartável para o meio ambiente. Por exemplo, um copo descartável demora em média 200 anos para se decompor, a produção gasta de 500 ml a 3 litros de água e o material provem do petróleo, uma fonte não renovável.

           “As pequenas atitudes voltadas à sustentabilidade precisam ser pensadas e executados. A campanha #ServidorConsciente fomenta o consumo consciente e a preservação do meio ambiente”, considerou o presidente da Casa, vereador Irani Fernandes,

             O Poder Legislativo tem investido em atividades de menor impacto ambiental como a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo que reduziu consideravelmente o consumo de papel na Casa e assinatura de Termo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Uruguaiana e a ACLAN que dispõe sobre nova sistemática de separação e recolhimento do lixo no prédio.

 

Câmara lança “Carta de Serviços ao Cidadão”

        O Poder Legislativo publica mais uma ferramenta de transparência e informação aos uruguaianenses. A primeira edição da “Carta de Serviços ao Cidadão” foi lançada durante a reunião ordinária desta quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2018.

        O objetivo da Carta é informar os usuários sobre os serviços prestados pelo órgão, os contatos e as formas de acesso, buscando facilitar o conhecimento sobre a função e o trabalho do Legislativo.

       A ação é em cumprimento à Lei Federal 13.460/17 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, estabelecendo normas básicas aos serviços. A distribuição da Carta é digital e gratuita através do site da Câmara Municipal, em destaque à direita.


           No documento há informações detalhadas, por exemplo, das sessões realizadas no parlamento, dos instrumentos de participação do cidadão na câmara como audiências públicas, projeto de lei de iniciativa popular e tribuna, também das Comissões e dos gabinetes.

        A Carta de Serviços ao Cidadão foi produzida pela Ouvidoria da Câmara Municipal, com a participação de servidores da Casa. Dúvidas e informações podem ser direcionados pelo site na página da Ouvidoria ou pelo Whats App (55) 991789104.

          “Quanto mais informado, mais o cidadão pode fazer por nossa cidade”, considerou o presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes.

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Mulheres Fantásticas na tribuna

        O espaço da tribuna livre foi utilizado nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2018, pelo grupo Mulheres Fantásticas. Por solicitação da vereadora Zulma Ancinello (PRB), relataram a história e as ações da organização não-governamental as representantes Dilah de Almeida e Tamar Ribeiro.

        O grupo completará sete anos em fevereiro e conta com 25 mulheres de todas idades, correntes políticas, religiosas e sociais. “Idealizamos o trabalho conjunto pensando no que poderíamos fazer para, principalmente, mulheres que enfrentavam e enfrentam preconceitos e machismo que fazem parte de cultura”, considerou Dilah.

        A finalidade é prestar serviços de ação social e olhar para as políticas públicas nas áreas social e de saúde. Promoção humana e solidária com pessoas, grupos e entidades excluídas de recursos materiais, financeiros e afetivos, contribuindo para qualidade de vida.

         Projetos desenvolvidos como assistência à comunidade de Vila Nova e ações contra a violência contra mulher, estiveram destacados.

 

 

 

Em pauta Pls sobre alienação de imóveis

         A Comissão de Justiça e Redação realizará audiência pública para debater questões relativas à tramitação dos projetos de lei que buscam autorizar o município a desafetar e alienar imóveis. O evento acontece segunda-feira, dia 17 de dezembro de 2018, às 10h, no plenário da Câmara Municipal.

           Os Pls 128, 129 e 130 referem-se aos imóveis que foram objetos de desapropriação e não cumpriram com a sua destinação. O Pl 130/18 trata de um terreno constituído de 16 Lotes da Quadra, “A-2”, do Loteamento “Jardim do Salso”, com área total de 4.800,00m², avaliados individualmente em R$ 48.438,46, totalizando o montante de R$ 775.015,36.

            O Projeto 129/18 refere-se a um terreno com 914,40m² de área superficial, avaliado em R$ 1.645.920,00, cuja área total englobava o prédio onde atualmente encontra-se instalado o Museu Raul Pont. O PL 128/18 considera a alienação de uma fração de campo com área total de 367.460,455m², avaliado em R$ 330.714,00 e uma fração de campo com área total de 132.386,979m², avaliado em R$ 119.148,00, ambas situadas no 1º Distrito do Município, na localidade denominada Imbaá – Pinday Mirim e sem nenhuma finalidade pública.

Câmara diminui período de recesso parlamentar

         Os vereadores aprovaram nessa terça-feira, dia 11 de dezembro de 2018, Projeto de Emenda à Lei Orgânica reduzindo o recesso parlamentar. Com início de vigor já em 2018, a matéria prevê diminuição de 36 dias do período, em alinhamento à Constituição Federal e com o recesso do Congresso Nacional.

       A proposição subscrita por todos os parlamentares estabelece o período ordinário de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. Atualmente, as reuniões acontecem de 1º de março à 15 de julho e de 1º de agosto a 15 de dezembro, independentemente de convocação.

        No recesso, o Poder Legislativo adota horário de atendimento ao público diferenciado e são interrompidos os trabalhos ordinários como sessões e reuniões das Comissões Técnicas. A Câmara pode reunir-se em convocação extraordinária quando houver deliberação sobre matéria urgente.

         Em outras oportunidades foram apresentados projetos nesse sentido e, agora, podemos concretizar essa demanda. Assim equiparamos a norma municipal à Constituição Federal”, considerou o presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes.

Ações de 2018 no trânsito são relatadas

         O espaço da tribuna livre desta terça-feira, dia 11 de dezembro de 2018, foi destinado à explanação do trabalho desenvolvido no trânsito em Uruguaiana durante este ano. O Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, José Clemente da Silva Correa, relatou as ações por proposição do vereador Vilson Brites (MDB).

         Entre as atividades elencadas esteve as voltadas à fiscalização de trânsito e ações de prevenção e segurança dos agentes na regulação de comportamento, à educação no trânsito realizado em escolas e empresas, aos investimentos em semáforos de leds, veículos, formação e capacitação e à sinalização viária.

        De acordo com o Secretário, 90% dos indicadores de autuações, infrações e acidentes são devidas a imprudências e imperícia. Sobre flagrantes de maus tratos aos animais e carroças foram identificados seis cavalos mortos, 24 cavalos interditados e 9 carroças apreendidas neste ano.

             Na ocasião também destacou-se a abertura de edital de licitação, na modalidade concorrência pública, para concessão do serviço regular de transporte coletivo urbano de passageiros. Atendemos o anseio da administração, do Legislativo e da comunidade que clamavam há tempo por esse processo”, considerou Clemente.

         Ainda foram expostas as atividades da Ronda Ostensiva Municipal, do sistema de videomonitoramento, da ouvidoria e da corregedoria, e para mobilidade urbana.


Alterações do Código Tributário em debate

     Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei Complementar sobre alteração e inclusão de dispositivos no Código Tributário do Município realizou audiência pública nesta quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018. O evento foi coordenado pelo presidente da Comissão, vereador Carlos Delgado (P), com vereadores relator, Carmelo Madeira (PSDB), Zulma Ancinello (PRB), Rafael Alves (MDB), Vilson Brites (MDB), Mano Gás (PSDB) e Suzana Alves (PRB).

      Representando o Poder Executivo, apresentaram os detalhes da matéria e esclareceram os questionamentos dos vereadores e presentes, o Secretário Municipal de Fazenda, Valdir Venes, Secretário Adjunto, Rodrigo Santariano, e Fiscal Tributário, Edison Finkler.

       O PLC busca atualizar dispositivos da legislação tributária. Entre as proposições destacadas está inclusão de valores correspondentes as taxas de vistorias, com objetivo de inibir a prática dos contribuintes não estarem presentes nos locais quando agendada visita. Incluí também serviços prestados no município na área de construção civil e altera o prazo das licenças expedidas; propõe a atualização dos cadastros do Imposto Predial e Territorial Urbano, em face da defasagem de informações hoje existentes, fazendo-se, portanto, necessário a inclusão da obrigação do fornecimento de informação por parte do contribuinte.

        Sobre o Imposto de Transmissão “intervivos” de Bens Imóveis (ITBI), o PLC atualiza o estabelecido, uma vez que o município adotou formas eletrônicas de agilidade no serviço para o contribuinte, necessitando regulamentações e inclusões de situações novas evidenciadas diariamente pelo fisco.


Informações sobre desconto de agentes de saúde são solicitadas

A Câmara Municipal buscará informações com o Poder Executivo sobre o motivo de desconto do abono família de agentes comunitários de saúde e endemias no momento da rescisão de contratos.

            O requerimento do vereador Eric Lins (DEM) foi apresentado na reunião desta quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018.

         A notícia recebida no gabinete, e estamos buscando esclarecimentos e providências, é sobre valores descontados desses trabalhadores que foram recebidos durante a vigência do contrato de boa-fé”, contextualizou Eric.

         De acordo com o parlamentar, não cabe desconto de verbas recebidas por servidor público de boa fé sendo, portanto, prudente à administração municipal, restabelecer a eles em sede administrativa, evitando o ajuizamento de novas demandas judiciais.

Câmara reforça pedido de providências para Vivo

O Poder Legislativo de Uruguaiana encaminhará à operadora Vivo pedido de providências a respeito da falha de sinal verificada em perímetro urbano central no município.

      O requerimento de autoria do vereador Carlos Delgado (P) foi aprovado na reunião desta quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2018.

      “Identificamos um crescente o número de relatos e reclamações por parte dos usuários, especialmente no perímetro que vai da Av. Presidente Vargas, até a Rua Gen. Vasco Alves, e da Rua Gen. Câmara e a Rua Benjamin Constant, onde pede-se especial atenção a questão”, pontuou delgado.

       O parlamentar também destacou o prejuízo causado pelo problema para grande número de empresas, instituições de ensino e inclusive Polícia Federal que são localizadas na região.

           O assunto é tratado na Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Acessibilidade.

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