Notícias

UPPE comemora 40 anos

        A Unidade de Proteção ao Pré-Escolar (UPPE) utilizou o espaço da tribuna livre nesta terça-feira, dia 14 de maio de 2019, registrando a passagem de 40 anos de atividades. A presidente da associação, Wilma Souza da Costa, explanou sobre as ações desenvolvidas ao longo da trajetória da entidade por solicitação da vereadora Nerai Kaufmann (PSDB).

       A UPPE foi fundada com objetivo de auxiliar na estruturação de creches. Realiza doações de materiais como fogões e televisões. “A pracinha da creche Casinha da Emília foi doada por nós, grupo de senhora que gostam de servir a sociedade”, considerou Wilma.

Contratação de agentes de combate às endemias é indicada

A necessidade de contratação emergencial de agentes de combate às endemias para o trabalho preventivo de doenças epidemiológicas foi discutida na Câmara Municipal de Uruguaiana nesta quinta-feira, dia 9 de maio de 2019.

        A indicação do vereador Irani Fernandes (P) refere-se à hipótese de surto em vista aos 1564 registros de ocos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

        A última seleção de profissionais ocorreu recentemente através de Processo Seletivo Simplificado, conforme Edital nº 05/2019. Ao final, apenas 25 agentes preencheram os requisitos e foram contratados, sendo que 14 candidatos deixaram de serem aproveitados por não terem atendidos os critérios.

       O parlamentar sugere ao Poder Executivo a realização no novo processo seletivo com exigências que não tornem empecilho de aproveitamento da mão de obra qualificada de ex-agentes com larga experiência em combate ao temido mosquito Aedes aegypti.

Dia da Cavalaria é celebrado o 8º RCMec

       Aconteceram nesta sexta-feira, dia 10 de maio de 2019, as atividades alusivas ao Dia da Cavalaria na Guarnição de Uruguaiana. Estiveram representando o Poder Legislativo a presidente, vereadora Zulma Ancinello e vice-presidente, vereador Irani Fernandes.

         A cerimônia foi realizada no 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, da 2º Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua.

Contratação de fonoaudiólogos tramita na Câmara

Projeto de Lei nº 32/19 que trata da contratação de fonoaudiólogos, para o Ambulatório de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, será analisado pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

          A proposição do Poder Executivo foi apresentada em plenário na quinta-feira, dia 9 de maio de 2019, e dispõe sobre a contratação em caráter temporário de quatro profissionais.

      Conforme o Executivo, as contratações dos fonoaudiólogos impõem-se pela necessidade dos serviços desses profissionais no atendimento integrado e multiprofissional, por meio de consultas e sessões, no ambulatório de saúde mental da SMS, que integra a estrutura de atendimento das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS). Também pondera que é é imprescindível a manutenção da carga horária de 20 horas/semanais, visto que cada atendimento para fonoterapia dura cerca de 30 minutos, e a demanda reprimida no município gira em torno de 500 pacientes. 

         As contratações previstas deverão efetivarem-se através de Processo Seletivo Simplificado.

Implantação de Banco de Ração e Utensílios para animais é aprovada

        A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou nesta quinta-feira, dia 9 de maio de 2019, Projeto de Lei que institui o programa Banco de Ração e Utensílios para animais no município. A proposição de autoria do vereador Mano Gás (PSDB) busca coletar, recondicionar e armazenar gêneros alimentícios e utensílios provenientes de doações para protetores independentes; ONGs ligadas à causa animal e famílias cadastradas.

       As doações podem se realizadas por estabelecimentos comerciais; fabricantes ligados à produção e à comercialização, no atacado ou no varejo, de gêneros alimentícios destinados a animais; apreensões realizadas por órgãos públicos e pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

      O PL determina que o Poder Executivo Municipal organize e estruture o Banco de Ração e Utensílios para Animais, fornecendo o apoio administrativo, técnico e operacional, determinando os critérios de coleta, de distribuição e de fiscalização, bem como realizando o cadastramento e o acompanhamento dos beneficiários do programa. O Executivo Municipal regulamentará esta Lei no prazo de 90 dias, contados da data de sua publicação da Lei. 

     Conforme o parlamentar, o objetivo é coibir o descarte de alimentos de consumo animal que não poderão ser comercializados, mas que ainda possuem tempo hábil para serem consumidos. “Não é justo que um alimento tenha como destino a lixeira, quando é certo que ainda poderá ser consumido pelo animal abandonado e carente que está em um abrigo e que terá a sua fome sanada”, afirmou Mano.

Usuários podem doar para Santa Casa através da fatura de luz

         O Programa “Luz para vida em Santa Causa” foi tratado em Projeto de Lei aprovado pelo Poder Legislativo de Uruguaiana nesta quinta-feira, dia 9 de maio de 2019. A proposição de autoria do vereador Irani Fernandes (P) busca incentivar clientes da RGE a contribuírem voluntariamente para a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

          Através das contas de energia, clientes titulares, pessoas físicas ou jurídicas, podem autorizar uma contribuição mensal nas faturas, com qualquer quantia a partir de R$ 3,00, por meio do Programa próprio denominado "Hospital com Mais Saúde".

          A adesão pode ser realizada por qualquer usuário da RGE no estado e a qualquer momento pode-se aumentar, diminuir ou suspender a doação.

         O Projeto estabelece a instituição de Comissão Especial para definir com a direção do hospital a aplicação dos recursos do fundo, assim como prestar contas.

        “Simples atitudes podem salvar vidas! Esse formato de doação é fácil aos que querem colaborar com nosso hospital, com total transparência à sociedade, sobre os recursos arrecadados pelo Programa da RGE”, salienta Irani.

Diva Neves Zadra será homenageada com denominação de rua

        A rua da Horta Municipal levará o nome de “Professora Diva Neves Zadra”. A homenagem proposta pelo vereador Rafael Alves (PMDB) em Projeto de Lei foi aprovada nesta quinta-feira, dia 9 de maio de 2019.

        A educadora atuou nas áreas de caligrafia, ciências naturais e matemática. Dedicou 56 anos de sua vida à educação, destes, 50 anos à educação unionista, onde muitas das vezes ficou sem receber seus proventos, e em muitas delas, devolvia para o educandário, para que o mesmo não parasse. Gostava de literatura, poesia e de teatro, assim sempre incentivando seus alunos a estas artes. 

       Recebeu em 1984 Distinção Honorífica do Município de Uruguaiana pelos relevantes serviços prestados e em 1995 o Conselho Geral das Instituições de Ensino conferiu a profissional a Ordem do Mérito dos Educadores Metodistas, por sua valiosa contribuição à educação em Instituições Metodistas de Ensino. Diva Neves Zadra era natural de Alegrete, nasceu em 15 de novembro de 1904 e faleceu em 20 de julho de 1996. 

        “Passo firme, voz pausada, enérgica, sem agressividade, Dona Diva conquistou sempre o coração de seus alunos, o respeito e admiração de seus colegas e o reconhecimento de toda comunidade”, assim parafraseou o vereador Rafael com o registro do professor José Edil sobre Diva.

 

 

 

Legislativo dá continuidade ao pleito por abertura da Vasco Alves

       Autoridades e lideranças estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 8 de maio de 2019, em reunião na Assembleia Legislativa para tratar da reabertura do acesso da Ponte Internacional pela Rua Vasco Alves. A Câmara Municipal de Uruguaiana esteve representada pela presidente, vereadora Zulma Ancinello e vereadores Suzana Alves, Nerai Kaufmann e Carlos Delgado, defendendo a ação que foi tema de debate em reunião da Comissão de Serviços Municipais da Casa, por proposição do vereador Vilson Brites.

       Participaram da reunião os deputados Frederico Antunes e Eric Lins, superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Luís Carlos Reischak Junior, secretário Municipal de Governo, Paulo Fossari, presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Uruguaiana, Luciane Lopes e presidente do Sindilojas Uruguaiana, Read Barakat.

        As representações apontaram os prejuízos econômicos ao comércio causados pelo fechamento em março do acesso em pauta, os recursos públicos investidos na infraestrutura do local e o previsto movimento gerado nas próximas semanas com a abertura dos free shops, momento de necessária melhoria na mobilidade urbana e acesso de turistas facilitado ao centro da cidade.

          A demanda discutida será tratada em nova reunião em Uruguaiana com o superintendente da PRF em Uruguaiana no dia 23, com o Gabinete de Gestão Integrada, responsável pela decisão.

Extensão da Rua Dom Augusto Peró deve ser ampliada

Projeto de Lei que altera a redação do dispositivo que denomina a rua Dom Augusto Peró será analisado pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

         A matéria de autoria da vereadora Nerai Kaufmann (PSDB) foi apresentada na reunião desta terça-feira, dia 8 de maio de 2019.

         A proposta limita a rua do Loteamento São Domingos do início da confluência com a Rua Quinze de Novembro até o limite do perímetro urbano daquela via de circulação. A parlamentar esclareceu que na época da Lei considerou-se somente o espaço onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, mas atualmente outras propriedades necessitam do registro para implantação do serviço de concessionárias de água e energia elétrica.

 

 

Bombeiros adquirem novos equipamentos

        Nesta terça-feira, dia 7 de maio de 2019, o Corpo de Bombeiros realizou a apresentação de equipamentos adquiridos. O Poder Legislativo esteve representado pelo vice-presidente, vereador Irani Fernandes, no ato promovido pelos bombeiros e Sindicato Rural.

       Os materiais foram adquiridos através de verbas do Fundo Municipal de Reequipamento e Manutenção do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado (FUNREBOM). Nesse sentido, a Câmara Municipal aprovou em abril, projeto de lei autorizando abertura de crédito adicional suplementar para investimentos em material de consumo, valores para atender a necessidade de aquisição de conjuntos de EPI’S; de diversos materiais de proteção e segurança e substituição ou reposição de materiais danificados e obsoletos, também para aquisição de conjunto desencarcerador utilizado em salvamentos para retirada de vítimas presas em ferragens e aquisição para renovação da rede de rádio do pelotão.


Aprovado regime de urgência pra revisão geral anual aos servidores

Nesta terça-feira, dia 7 de maio de 2019, foi aprovada a tramitação em regime de urgência urgentíssima na Câmara Municipal de Uruguaiana do Projeto de Lei que concede revisão geral anual aos servidores públicos municipais, inativos e pensionistas.

         A proposição de autoria do Poder Executivo atende o artigo 37, X da Constituição Federal e significa recomposição de perdas de vencimentos num determinado período, não se confundindo com aumento real.

         A revisão referente a anualidade dos períodos de maio de 2016 a abril de 2019 é concedida pela aplicação dos índices inflacionários com base na variação do IGPM. Refere-se aos seguintes períodos e respectivos índices: no período compreendido de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017 com a aplicação do índice de 3,37%; no período compreendido de 1º de maio de 2017 a 30 de abril de 2018 com a aplicação do índice de 1,90%; e no período compreendido de 1º de maio de 2018 a 30 de abril de 2019 com a aplicação do índice de 8,66%.

           De acordo com o apresentado, ficam excluídos da revisão geral anual os agentes políticos e os ocupantes de cargos em comissão do Poder Executivo da revisão correspondente ao primeiro período.

22º GAC AP celebra 188 anos

     O 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (22º GAC AP) comemorou seu aniversário de 188 anos. A unidade militar celebrou a data com solenidade com formatura nesta quinta-feira, dia 2 de abril de 2019.

       Prestigiaram o evento representando o Poder Legislativo a presidente, vereadora Zulma Ancinello, e vice-presidente, vereador Irani Fernandes.


Pesca do surubi será tema de audiência pública

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará audiência pública par a tratar das restrições à pesca do surubi no Rio Uruguai.

             O evento proposto pela Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello, deve acontecer nas próximas semanas para discutir as dificuldades dos profissionais da pesca em relação à atividade e ao seguro-defeso.

 

 

Reforma da Previdência é tratada no Legislativo

        O espaço da tribuna livre desta quinta-feira, dia 2 de maio de 2019, foi utilizado para explanação de contrariedade dos sindicatos de Uruguaiana à proposta de reforma da previdência. O representante das entidades, Olíbio Nunes de Freitas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, fez uso da palavra.

         De acordo com o apresentado, o projeto de reforma sugerida pelo Governo Federal é extremamente nocivo ao trabalhador quanto à contribuição e tempo de aposentadoria. “Queremos que a Reforma aconteça com os três pilares interessados: trabalhadores, empresários e governos, e não chegue ao caos que propõe”, afirmou Olíbio.

      Na ocasião foram contextualizados os últimos danos aos trabalhadores, como reforma trabalhista que aumentou a informalidade e a extinção do Ministério do Trabalho. Também apontou os grandes devedores da previdência, responsáveis por déficits, os prejuízos aos trabalhadores que deverão contribuir mais tempo e a manutenção de privilégios.

        “Buscaremos os gabinetes de todos os vereadores para assinarem o repúdio a essa reforma e que independente de partido político, defendamos os trabalhadores”, considerou Olíbio.


Plano Municipal da Saúde da população negra é exposto na Câmara

         A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou audiência pública para tratar da Política Nacional da Saúde da População Negra no dia 30 de maio de 2019. O evento proposto pela vereadora Suzana Alves, contou com a presença dos vereadores Irani Fernandes e Nerai Kaufmann.

        Também representantes do Fórum de Permanente de Promoção da Igualdade Racial, Stael Soraya Rosa e Augusto Fidelis; do Conselho Municipal de Saúde, Renato Correa; do Projeto de Saúde da População Negra-UNIPAMPA, Patrícia Maurer; médica de família do Programa Mais Médicos, Daiani da Silva Soares; Secretário de Saúde, Celso Duarte e Secretário de Educação, Emerson Ortiz.

        Na ocasião foram apresentados os dados e estudos considerados para o trabalho voltados à saúde de população negra. Entre eles destacam-se os fatores raça/cor e socioeconômico. Negros e pardos morrem mais cedo em consequência da precariedade das condições de vida, da violência e do difícil acesso a cuidados de saúde.

          Das pessoas em situação de pobreza extrema (renda igual ou menor a R$ 70,00 por mês), 70,8% delas são negras. Em relação à política pública de assistência social o público majoritário é constituído por mulheres negras. Dos titulares do Programa Bolsa Família, 73,88% são homens e mulheres negros, o que denota que é o público que necessita da política de assistência social. A estatística de estudo realizado na UNIPAMPA demonstra que 50% da população negra tem hipertensão, enquanto o percentual de brancos é de 20 a 30%.

          O Plano Municipal de Saúde da População Negra de Uruguaiana foi apresentado e tem consonância com o Nacional. Nesse o Ministério da Saúde reconhece e assume a necessidade da instituição de mecanismos de promoção integral a saúde da população negra e do enfrentamento ao racismo institucional no SUS, com vistas a superação de barreiras estruturais e cotidianas que incide na saúde dessa população Por exemplo, precocidade de óbitos, altas taxas de mortalidade materna e infantil e maior prevalência de doenças crônicas e infecciosas.

          Na área da saúde, entre as metas em 2019 estão garantir a aquisição dos formulários com quesito raça/cor e religião e ampliar recursos para o programa de atenção integral a pessoas com doenças falciformes.

 

 

Ações do documento