Notícias
Informações sobre Ponte do Ibicuí são solicitadas
A solicitação do vereador Rafael Alves (MDB) foi apresentada na reunião de quinta-feira, dia 1 de agosto de 2019.
Segundo o parlamentar, a indicação colabora com a mobilização em prol da Ponte que une Assembleia Legislativa e municípios da região. Na oportunidade, o vereador anunciou reunião na próxima quarta-feira entre vereadores de Itaqui e Uruguaiana, com DNIT e ABTI.
“A ponte tem a mesma infraestrutura há 130 anos. Estima-se que 70% dos caminhões que passam pela BR 472, tanto para importação, quanto para exportação passam por essa ponte, tornando-a um corredor estratégico para o setor de transporte de cargas de interesse regional e internacional”, considerou Rafael ao destacar a importância de manutenção da estrutura.
Zona Leste poderá levar o nome de “Prof. Moacir Quevedo”
Projeto de Lei que denomina “Professor Moacir Quevedo” o Centro Esportivo Zona Leste foi apresentado na reunião desta quinta-feira, dia 1 de agosto de 2019. A matéria de autoria do vereador Rafael Alves (MDB) será encaminhada para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.
A proposição homenageia o uruguaianense que doou-se a causa da educação e do esporte. “Prof. Moacir foi um expoente no esporte de Uruguaiana por, no mínimo 40 anos. Instruiu através da responsabilidade, respeito à autoridade e aos mais velhos. Imprimiu através do esporte um legado muito importante para nossa cidade”, manifestou Rafael Alves.
Moacir era Fuzileiro Naval da reserva e como militar residiu por muitos anos no Rio de Janeiro, onde passou a destacar-se na prática do karatê. Em Uruguaiana, formou vários campeões em diferentes categorias e criou projetos no esporte como “Karatê Além do Esporte” desenvolvido em convênio com o Município que beneficiou aproximadamente 500 crianças de 07 a adolescentes de 17 anos. Foi Diretor de Arbitragem e Consultor Técnico da Federação Gaúcha de Karatê.
Semana de Conscientização de Alzheimer será instituída
A proposição votada na quinta-feira, dia 1 de agosto de 2019, é de autoria do vereador Irani Fernandes (P).
A data deverá ser celebrada anualmente, na semana que inclui o dia 21 de setembro, Dia Mundial do Alzheimer instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante o período, os setores a administração responsáveis por políticas públicas relativas à conscientização, cuidados e tratamento da doença poderão realizar seminários ou ciclos de palestras.
O objetivo é conscientizar os familiares e esclarecer a população geral sobre a importância dos cuidados e tratamentos dispensados às pessoas acometidas do Alzheimer.
“Estima-se que no Brasil existam, pelo menos, três milhões de pessoas com idade acima de 65 anos com a doença. Os cuidados desses pacientes são conduzidos em casa pelos familiares que na maioria das vezes não têm capacidade ou conhecimentos suficientes para colaborarem com o tratamento”, esclareceu Irani sobre a importância de coordenar ações voltadas ao tema.
Presidente recebe visita de Historiador Militar
A Presidente do Poder Legislativo de Uruguaiana, Vereadora Zulma Ancinello (PRB), na manhã do dia 19 de julho, recebeu a visita do Historiador Militar e Artista Plástico, Carlos Fonttes.
Na oportunidade Carlos presenteou a Presidente com livros de sua autoria, Resumo de uma Rendição e Uruguaiana na Linguagem Plástica e Histórica.
Legislativo atende em horário diferenciado
A Câmara Municipal de Uruguaiana atende o público das 8h às 12h, de 18 de julho a 31 de julho, neste período de recesso parlamentar, são interrompidos os trabalhos ordinários como sessões e reuniões das Comissões Técnicas.
A Câmara pode reunir-se em convocação extraordinária quando houver deliberação sobre matéria urgente.
Igreja Universal celebra 42 anos na Câmara
Igreja Universal celebra 42 anos na Câmara A Câmara Municipal de Uruguaiana prestou homenagem à Igreja Universal pela passagem de seus 42 anos. Em sessão solene proposta pela Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello, e realizada dia 16 de julho de 2019, líderes e obreiros da congregação foram reconhecidos pelo trabalho na comunidade.
A solenidade foi conduzida pela presidente, Zulma, vereadores Carmelo Madeira, Neraí Kaufmann e Vilson Brites. Prestigiaram o evento representando o Prefeito, o Sec. de Educação Emerson Ortiz; representando a OAB, o vice-presidente da Seccional de Uruguaiana, Edson Rebés e do Destacamento do Espaço Aéreo de Uruguaiana, Capitão Milton Carlos de Oliveira Rezer. Em nome do Poder Legislativo, a presidente falou sobre a expansão da Igreja no mundo, com 2 milhões de frequentadores e as ações desenvolvidas na área social, como projetos em presídios fundações socioeducativas, com crianças jovens e casais.
“A Universal não prega apenas a palavra de Deus, mas resgata vidas, constrói famílias, desenvolve a esperança e a fé em corações dilacerados”, declarou Zulma. “A Igreja Universal tem levado ao conhecimento das pessoas que elas precisam conquistar a sua salvação. Levamos as pessoas a olharem para frente, ter um foco.
Nessa solenidade parabenizamos quem faz parte da família da fé, por que são eles que tornam a igreja o que ela é”, afirmou o pastor regional, Ricardo Alves Medeiros. As atividades desenvolvidas no projeto Universal nos Presídios foi relatado e destacado pelo Pastor José dos Santos.
CAPO apresenta trabalho e metas
O espaço da tribuna livre desta terça-feira, dia 16 de julho de 2019, foi utilizado para explanação as atividades da Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO). Na ocasião, o médico Adir Muller, apresentou os objetivos da instituição e demandas para colaboração dos vereadores.
Fundada em 2010 e idealizada pelos colaboradores do Instituto de Radioterapia e Oncologia, sem fins lucrativos, a CAPO proporciona para pacientes oncológicos e acompanhantes, hospedagem diária, acomodação, alimentação e higiene, tendo como parcerias profissionais que atuam como voluntários.
Conforme o médico, a presença no Legislativo coloca em pauta a necessidade de apoio para o enquadramento legal da instituição como entidade de assistência social, com a finalidade da ampliação do atendimento e vislumbrando o planejamento de atendimento noturno. Também busca encaminhamento de participação em reunião da Associação dos Municípios da Fronteira-Oeste (AMFRO), para sensibilizar as cidades a colaborarem com o serviço.
Na última semana, a CAPO encaminhou à Câmara Municipal de Uruguaiana o relatório do Balanço Social e Balanço Patrimonial de 2018, tendo em vista o que preceitua a Lei de Utilidade Pública. O documento pode ser consultado pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/2643
Câmara recebe visita cortesia
A presidente do Poder Legislativo, Vereadora Zulma Ancinello (P), recebeu nesta segunda-feira, dia 15 de julho, a visita do Presidente da OAB, Maurício Felix Blanco e do Vice-Presidente Edison Goulart Rebes.
Presidente recebe visita da Consulesa
A Presidente do Poder Legislativo Zulma Ancinello (P), recebeu em seu gabinete a Consulesa do Brasil em Passo de Los Libres, Mariane Bravo. Na oportunidade a Consulesa entregou convite para a Reunião do XIV Comitê de Integração Fronteiriça, que ocorrerá no dia 13 de agosto, nas dependências do Clube Progresso, em Passo de Los Libres.
"Muito esperamos com os benefícios que serão proporcionados com a criação das Comissões Bilaterais, pois acima de tudo o objetivo é tratar de assuntos do desenvolvimento econômico e a relação internacional entre as cidades vizinhas", considerou Zulma.
Igreja Universal receberá homenagem por 42 anos
A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará sessão especial em comemoração aos 42 anos da Igreja Universal. O evento acontece dia 16 de julho de 2019, às 19h, no plenário do Poder Legislativo, por proposição da Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello.
Dessa forma, a Casa reconhece o trabalho que pastores e comunidade da congregação realizam em prol das pessoas que buscam seus ensinamentos e conselhos. “Ao logo de 42 anos de existência essa instituição vem transformando a vida das pessoas”, considerou Zulma.
Novo complexo turístico da região é apresentado
Os vereadores de Uruguaiana receberam nesta quinta-feira, dia 11 de julho de 2019, representantes do complexo turístico “Amsterland” que será inaugurado em Santana do Livramento. No gabinete da presidência, a vereadora Zulma Ancinello, e os vereadores Irani Fernandes, Carlos Delgado, Carmelo Madeira, Nerai Kaufmann, Rafael Alves e Fernando Tarragó, estiveram em reunião com as supervisoras Tatiana Vargas e Viviane Maciel.
O complexo turístico contará com piscinas termais fechadas e abertas, hotéis, passeio comercial, passeio gastronômico, free shop, diversas atrações aquáticas e cinemas únicos. Outros investimentos na área turística na região foram debatidas. “O encontro atende as expectativas de fortalecermos o turismo da região, pensando em conjunto para crescermos como um todo. Parcerias podem ser fechadas e investimentos trabalhados visando nossos potenciais”, considerou Zulma.
Sindijus apresenta reivindicações ao Legislativo
O espaço da tribuna livre desta quinta-feira, dia 11 de julho de 2019, foi disponibilizado para o Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindjus RS). Na oportunidade, por proposição da Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello, o representante, Fabiano Marranghello Zalazar, explanou sobre as reivindicações da categoria.
A categoria busca apoio da Câmara para aprovação do Projeto de Lei nº 218/17 que tramita na Assembleia sobre a recomposição salarial parcial dos vencimentos. Também solicita manifestação contrária do Legislativo Uruguaianense sobre o PL 93/2017 que versa sobre a extinção do cargo de Oficial Escrevente do quadro de servidores do Poder Judiciário.
O representante salientou a importância do conhecimento da população sobre os preocupantes fatos. “Vivemos a extrema precarização e total desrespeito ao serviço da justiça gaúcha. Solicitamos a aprovação de moção de apoio às nossas demandas apresentadas”, salientou Zalazar.
Câmara acompanha lançamento de investimento no agronegócio
Nesta manhã, dia 11 de julho de 2019, as agências do Banrisul fizeram o lançamento do Plano-Safra 2019-2020 da instituição. Em Uruguaiana, a Câmara Municipal esteve representada pela presidente, vereadora Zulma Ancinello. Estiveram presentes agricultores, produtores agrícolas e autoridades.
“Esse importantíssimo setor precisa de investimentos e apoio para o seu suporte e expansão”, considerou Zulma. Na ocasião, a instituição anunciou a ampliação de 90% dos recursos disponibilizados em relação ao ano-safra anterior.
Legislativo encaminha instalação de Centro de Referência para Mulher
Os Centros de Referência de Atendimento à Mulher prestam acolhida, acompanhamento psicológico, social, profissional e orientação jurídica às mulheres em situação de violência doméstica. Nesta terça-feira, dia 9 de julho de 2019, a presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello, e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), delegada Caroline Bortolotti Huber, reuniram-se com o Prefeito, Ronnie Mello para tratar da efetiva implantação do espaço no município.
Participaram das tratativas os secretários municipais de Governo, Paulo Fossari, de Desenvolvimento Social e Habitação, Elton da Rocha e de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio.
A delegada explanou sobre o objetivo do Centro. “O trabalho deve ser articulado para que a mulher liberte-se do agressor. Esse ambiente de acolhimento deve ser projetado para ações que a protejam e a proporcione autonomia financeira, com cursos profissionalizantes, por exemplo”, considerou Carolina.
Projetos viabilizam consolidação de leis
Na reunião de terça-feira, dia 9 de julho de 2019, as propostas foram expostas pelos componentes da Comissão presidente e relator, Carlos Delgado (P), vereadores Nerai Kaufmann (PSDB), Suzana Alves (PRB), Fernando Tarragó (PSD) e Rafael Alves (PMDB).
O trabalho é direcionado para simplificar a legislação municipal, integrando as leis que tratem de assuntos correlatos e revogando leis que são obsoletas. No decorrer das atividades da Comissão Especial, os vereadores concluíram que, inicialmente, seria necessária uma adequação nos diplomas legais para possibilitar a efetiva realização dos trabalhos.
Nesse sentido, foram protocolados o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1 que altera e acresce dispositivos à norma; o Projeto de Resolução nº 7 que altera e acresce dispositivo ao Regimento Interno, visando à sistematização, à correção, ao aditamento, à supressão e à conjugação de textos legais e o Projeto de Lei Complementar nº 1 estabelecendo as normas e as diretrizes para consolidação de leis municipais.
A Comissão salienta que após a compilação e classificação das leis municipais, ficará mais fácil o acesso de toda e qualquer pessoa à legislação municipal, auxiliando inclusive o trabalho de vereadores e de servidores públicos.
Ações do documento