Notícias

Reforma da Previdência é tratada no Legislativo

        O espaço da tribuna livre desta quinta-feira, dia 2 de maio de 2019, foi utilizado para explanação de contrariedade dos sindicatos de Uruguaiana à proposta de reforma da previdência. O representante das entidades, Olíbio Nunes de Freitas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, fez uso da palavra.

         De acordo com o apresentado, o projeto de reforma sugerida pelo Governo Federal é extremamente nocivo ao trabalhador quanto à contribuição e tempo de aposentadoria. “Queremos que a Reforma aconteça com os três pilares interessados: trabalhadores, empresários e governos, e não chegue ao caos que propõe”, afirmou Olíbio.

      Na ocasião foram contextualizados os últimos danos aos trabalhadores, como reforma trabalhista que aumentou a informalidade e a extinção do Ministério do Trabalho. Também apontou os grandes devedores da previdência, responsáveis por déficits, os prejuízos aos trabalhadores que deverão contribuir mais tempo e a manutenção de privilégios.

        “Buscaremos os gabinetes de todos os vereadores para assinarem o repúdio a essa reforma e que independente de partido político, defendamos os trabalhadores”, considerou Olíbio.


Plano Municipal da Saúde da população negra é exposto na Câmara

         A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou audiência pública para tratar da Política Nacional da Saúde da População Negra no dia 30 de maio de 2019. O evento proposto pela vereadora Suzana Alves, contou com a presença dos vereadores Irani Fernandes e Nerai Kaufmann.

        Também representantes do Fórum de Permanente de Promoção da Igualdade Racial, Stael Soraya Rosa e Augusto Fidelis; do Conselho Municipal de Saúde, Renato Correa; do Projeto de Saúde da População Negra-UNIPAMPA, Patrícia Maurer; médica de família do Programa Mais Médicos, Daiani da Silva Soares; Secretário de Saúde, Celso Duarte e Secretário de Educação, Emerson Ortiz.

        Na ocasião foram apresentados os dados e estudos considerados para o trabalho voltados à saúde de população negra. Entre eles destacam-se os fatores raça/cor e socioeconômico. Negros e pardos morrem mais cedo em consequência da precariedade das condições de vida, da violência e do difícil acesso a cuidados de saúde.

          Das pessoas em situação de pobreza extrema (renda igual ou menor a R$ 70,00 por mês), 70,8% delas são negras. Em relação à política pública de assistência social o público majoritário é constituído por mulheres negras. Dos titulares do Programa Bolsa Família, 73,88% são homens e mulheres negros, o que denota que é o público que necessita da política de assistência social. A estatística de estudo realizado na UNIPAMPA demonstra que 50% da população negra tem hipertensão, enquanto o percentual de brancos é de 20 a 30%.

          O Plano Municipal de Saúde da População Negra de Uruguaiana foi apresentado e tem consonância com o Nacional. Nesse o Ministério da Saúde reconhece e assume a necessidade da instituição de mecanismos de promoção integral a saúde da população negra e do enfrentamento ao racismo institucional no SUS, com vistas a superação de barreiras estruturais e cotidianas que incide na saúde dessa população Por exemplo, precocidade de óbitos, altas taxas de mortalidade materna e infantil e maior prevalência de doenças crônicas e infecciosas.

          Na área da saúde, entre as metas em 2019 estão garantir a aquisição dos formulários com quesito raça/cor e religião e ampliar recursos para o programa de atenção integral a pessoas com doenças falciformes.

 

 

Câmara reconhece trabalho de profissionais da segurança

           Sessão solene foi realizada na segunda-feira, dia 29 de abril de 2019, em homenagem a servidores da segurança pública que atuam em Uruguaiana. No evento, receberam o “Diploma Tiradentes”, patrono das polícias, sete servidores da área escolhidos pelos colegas do órgão vinculado.

          Prestigiaram o evento autoridades militares e civis. A solenidade foi presidida pela vereadora Zulma Ancinello, com a presença dos vereadores Vilson Brites, Suzana Alves e Irani Fernandes que fez a locução em nome do Poder Legislativo. “Nessa oportunidade reconhecemos a harmonia e comprometimento dos órgãos de segurança em Uruguaiana e valorizando o trabalho de homens e mulheres que são rodeados de desafios e violência, mas seguem fazendo seu melhor para a segurança da comunidade”, afirmou Irani.

           A presidente da Câmara também utilizou a palavra agradecendo o ofício dos homenageados e contextualizando os avanços e a importância da segurança, assim como o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Clemente Correa.

          Conheça os homenageados abaixo: 

Polícia Federal, agente Vicente Orlindo de Oliveira

Polícia Civil, inspetora Margherita de Cássia Sá Azevedo Lira Espadim

 

1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, Sd Moisés Fernando Carvalho Moreira

Guarda Municipal, agente de trânsito, Rudsnei da Rosa Vidal

Guarda Municipal, Vladimir Viviani de Abreu

 Agente penitenciário Hélio Joceli Oliveira Zacarias

3º Pelotão Bombeiro Militar, Sd Cristóvão Bróglio Ceccon Junior.



Informações sobre PIM são solicitadas

O projeto Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública do Governo Federal de promoção do desenvolvimento integral da primeira infância, com visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.

              A vereadora Suzana Alves (PRB) apresentou nesta terça-feira, dia 30 de abril de 2019, requerimento solicitado informações sobre o projeto.

         “Buscamos conhecimento sobre o funcionamento dessa importante ação. É conhecido o número expressivo de crianças atendidas, proporcionando qualidade de vida e um melhor desenvolvimento ao infante”, afirmou Suzana. 

            A parlamentar pede informações sobre o número de crianças atendidas, quantidade de funcionários envolvidos e valor da verba federal destinada ao município para o funcionamento do PIM.

 

 

 

Atenção ao Centro Esportivo Zona Leste é requerida

         A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Poder Executivo reforma, manutenção e designação de funcionários para o Centro Esportivo Zona Leste. O requerimento de autoria do vereador Rafael Alves (PMDB) foi aprovado na reunião desta 30 de abril de 2019.

           No momento, o parlamentar apresentou o registro em imagens da situação atual do local. “Esse importante espaço está abandonado e em estado de depredação. Dinheiro público foi investido nesse patrimônio e queremos sensibilizar o Executivo para reconhecer o potencial do C.E. para prática esportiva e outras atividades de desenvolvimento social”, considerou Rafael.

         O Centro Esportivo Zona Leste foi inaugurado em setembro de 2005, atendendo os bairros Santo Inácio, Hípicas I e II, com diversas oficinas de basquete, futsal, vôlei, entre outras atividades disponibilizadas para as crianças e comunidade em geral. De acordo com o vereador, o local que foi referência e considerado um dos melhores do Estado, hoje encontra-se em total abandono, as quadras estão sujas e com acúmulo de lixo, peças onde havia os setores administrativos estão sem a menor condição de receber funcionários, e a estrutura externa está completamente sem manutenção.

             No requerimento, o vereador ainda sugere a realização de parceria da administração com entidades privadas da região, com universidades que possuem o curso de educação física e associações de moradores para revitalizar o local.

 

 

Asfaltamento da Adir Mascia iniciou hoje

        Nesta segunda-feira, dia 29 de abril de 2019, iniciaram as obras de asfaltamento da Rua Adir Mascia. Os vereadores participaram do ato promovido pelo Poder Executivo. Estiveram presentes os vereadores presidente do Legislativo, Zulma Ancinello, Carmelo Madeira, Josefina Soares, Mano Gás, Carlos Delgado, Irani Fernandes e Suzana Alves.

       Os parlamentares destacam a importância da obra sendo a via essencial para a mobilidade do bairro. Nos últimos anos, a Câmara Municipal cobrou a execução e conclusão das obras, inclusive com registro de requerimentos protocolados dos vereadores Carmelo Madeira, Fernando Tarragó e o ex vereador, Eric Lins.

 

Uruguaiana prepara 2° edição do Miss Universe

           No dia 19 de maio de 2019 acontecerá a 2ª edição do Miss Universe Uruguaiana, às 17h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. A presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinello, recebeu o convite da Coordenadora do Evento, Andrielle Rosa, para presença da Câmara Municipal de Uruguaiana.

 

II Seminário Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho aconteceu hoje

       Neste mês, registra-se o “Abril Verde” de valorização da vida, gerando uma cultura de prevenção. Sobre o assunto, a Prefeitura realizou nesta sexta-feira, dia 26 de abril de 2019, o II Seminário Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho: evento em memória das vítimas de acidente de trabalho.

       O Poder Legislativo esteve representado na abertura do ciclo de palestras pela presidente, vereadora Zulma Ancinello.

 

Saúde da população negra em pauta no Legislativo

        A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará audiência pública para debater a “a Política Nacional da Saúde da População Negra”. O evento proposto pela vereadora Suzana Alves (PRB) acontecerá na terça-feira, dia 30 de abril de 2019, às 19h, no plenário da Câmara Municipal. 

    De acordo com a parlamentar, é preciso trazer a conhecimento da população os princípios, os objetivos, as diretrizes, as estratégias e as responsabilidades de gestão voltados para a melhoria das condições de saúde desse segmento da população.

      A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é uma resposta do Ministério da Saúde às desigualdades em saúde que acometem esta população. A persistência desta situação ao longo desses anos é facilmente observada na precocidade dos óbitos, nas altas taxas de mortalidade materna e infantil, na maior prevalência de doenças crônicas e infecciosas, bem como nos altos índices de violência urbana que incidem sobre a população negra.

 

 

Profissionais da segurança recebem homenagem segunda

       A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará sessão solene com a entrega de homenagens à profissionais da segurança que atuam no município. O evento acontece na segunda-feira, dia 29 de abril de 2019, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

         A solenidade é alusiva à Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, herói da Inconfidência Mineira, patrono nacional das polícias. O “Diploma Tiradentes” será recebido por sete profissionais.

         Do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, Sd Moisés Fernando Carvalho Moreira será homenageado, assim como do 3º Pelotão Bombeiro Militar, Sd Cristóvão Bróglio Ceccon Junior; da Polícia Civil, inspetora Margherita de Cássia Sá Azevedo Lira Espadim; da Polícia Federal, agente Vicente Orlindo de Oliveira; da Guarda Municipal, GM Vladimir Viviani de Abreu e agente de trânsito, Rudsnei da Rosa Vidal, e da Penitenciária Modulada Estadual, agente penitenciário Hélio Joceli Oliveira Zacarias.

No dia do Despachante Aduaneiro Câmara recebe SDAERGS

        O Dia Municipal do Despachante Aduaneiro, instituído pela Lei nº 4833/17, é comemorado dia 25 de abril. Neste ano, 2019, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu na data, representantes do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do RS para explanar sobre a atividade e a profissão.

        Por proposição do vereador Carlos Delgado (P), utilizou a tribuna o representante do SDAERGS, Mario de La Vega Neto. “Somos facilitadores da economia do município. Sustentabilidade econômica e comercial passa pela mão do despachante aduaneiro”, considerou sobre o papel da profissão.

       Os vereadores destacaram a importância da profissão para Uruguaiana, considerando a sede do maior porto seco da América Latina.

 


Começou a campanha do agasalho 2019

        Nesta quinta-feira, dia 25 de abril de 2019, aconteceu a cerimônia de lançamento da Campanha do Agasalho 2019 de Uruguaiana. Até o dia 30 de junho serão arrecadadas as doações de peças de roupas. O tema deste ano é “o inverno aqui é mais amigo e aquecido”.

        A Câmara Municipal de Uruguaiana esteve no momento representada pela presidente, vereadora Zulma Ancinello, com vereadores Irani Fernandes, Carmelo Madeira, Nerai Kaufmann e Suzana Alves.

Aprovada alteração de Lei que institui o Brasão de Uruguaiana

        Mudança na redação da Lei que caracteriza o Brasão do Município de Uruguaiana foi aprovada na Câmara Municipal nesta quinta-feira, dia 25 de abril de 2019. O Projeto de Lei de autoria do vereador Irani Fernandes (P) busca corrigir erros formais do símbolo, segundo regras da heráldica, ciência que estuda brasões.

        As indicações foram feitas através de estudo do delegado da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Carlos Fonttes, que fez uso da tribuna para explanar sobre o assunto.

        De acordo com o vereador Irani, o atual brasão está sendo divulgado sem respeitar a lei que o criou, em confronto com as normas e convenções estabelecidas e com erros formais quando da publicação da legislação anterior. “Hoje nosso Brasão aparece grafado de maneira errada nas Bandeiras, nos documentos oficiais, nas descrições das repartições, na frota de veículos públicas e até no uniforme de nossos alunos”, considera Irani.

          O PL aponta inconformidades como os leões (rompentes) e faixa abaixo do Brasão, que não são brancos e sim cinzas, para representar a cor prata (designação na heráldica); e as três faixas brancas que representam o Rio Uruguai, não são brancas e sim de cor prata. Também descreve que a lei grafa “Medalha da Rendição de Uruguaiana”, entretanto a cidade nunca se rendeu, o que houve foi a rendição dos paraguaios em Uruguaiana.

Brasão Utilizado 

Brasão Correto


 Sabe o que significa os elementos do nosso Brasão?

 - As duas lanças de ouro cruzadas, significam a fundação da cidade durante o período farroupilha;

- No segundo quartel, a Medalha da Rendição em Uruguaiana, de ouro, significa a rendição das tropas paraguaias na Guerra da Tríplice Aliança, ocorrida em Uruguaiana;

- No terceiro, uma corrente de prata, partida, significando a libertação dos escravos, em Uruguaiana, quatro anos antes da Lei Áurea;

- No quarto, três faixas ondeadas de prata, simbolizando o Rio Uruguai, que deu o nome a cidade.

- Tem ainda a Coroa Mural de cidade, com cinco torres de prata.

- Como suportes, dois leões de prata, armados e lampassados, significando a situação excepcional do Município, lindando com dois países americanos.

- Também listel de prata, com o nome da cidade e a data de sua fundação, 24.2.1843.

 

Formação de Câmara de Fronteira é trabalhada em assembleia

           A constituição da Câmara Empresarial de Serviços da Fronteira Argentina-Brasil foi tratada em assembleia na quarta-feira, dia 24 de abril de 2019. O Poder Legislativo esteve representado pela presidente, vereadora Zulma Ancinello, com a presença da vereadora Nerai Kaufmann.

        O objetivo da Câmara de Fronteira é fortalecer vínculos associativos, ampliar as relações comerciais, identificar oportunidades de negócios e promoção turística entre os países, com foco nas cidades da fronteira oeste e províncias argentinas.

 

Conselhos da Região da Amfro reuniram-se em Uruguaiana

        Nesta manhã de quinta-feira, dia 25 de abril de 2019, aconteceu o encontro de Conselheiros da Região da AMFRO, na sede da APEMU.

      A programação conta com palestras e comunicações da Coordenação da Região e construção da pauta do próximo encontro. No turno da manhã aconteceu palestra sobre gestão participativa da escola pública e no turno da tarde sobre gestão democrática da educação e suas ferramentas de implantação. 

        O Poder Legislativo esteve representado pela presidente, vereadora Zulma Ancinello.

 

 

Ações do documento