Notícias

Feminicídio será tratado em audiência pública

A realização de audiência pública para tratar sobre feminicídio foi aprovada na Câmara Municipal de Uruguaiana nesta quinta-feira, dia 6 de junho de 2019.

         A proposta é da Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello (PRB).

       “É imprescindível que o Legislativo trabalhe esse tema, oportunizando através desse evento a participação da comunidade no sentido de buscarmos meios de coibir os violentos casos de feminicídio que alarmam a nossa sociedade”, considerou Zulma. 

        A data prevista é 22 de agosto com a presença do Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Sérgio Peres.

 

Arquivo permanente da Câmara é regulamentado

            A Câmara Municipal de Uruguaiana mantém arquivo que compreende documentos de natureza histórica e administrativa produzidos e recebidos de diferentes órgãos, desde a criação do Legislativo. Em 2018, o espaço foi reformado e nesta quinta-feira, dia 6 de junho de 2019, teve seu regulamento aprovado em plenário, através de Projeto de Resolução da Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello.

          O regulamento estabelece critérios para seleção, triagem e destinação final de toda a documentação produzida e recebida pela Câmara Municipal de Uruguaiana. Dessa forma, adéqua a estrutura do arquivo geral às atuais necessidades do Poder Legislativo. 

        O arquivo é um setor organicamente ligado ao Departamento de Legislação e Registros da Câmara que entre outras atribuições fará a gestão da documentação, em papel ou informatizada, estabelecendo, de acordo com a Lei, os prazos de sua conservação; e facultará à consulta de pesquisadores e outros interessados a documentação existente, passível de consulta, orientando-os de modo a possibilitar acesso rápido e fácil à informação pretendida.

 

Programa de inclusão no esporte de PCDs é sugerido

A implantação de programa de Inclusão ao Esporte para Pessoas com Deficiência será indicada ao Poder Executivo pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

         A sugestão do vereador Mano Gás (PSDB) foi apresentada nesta quinta-feira, dia 6 de junho de 2019.

       A proposta considera a organização das atividades pelas unidades de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. O parlamentar frisou a importância da prática esportiva para inclusão social dos PCDs, melhoria da condição cardiovascular e coordenação motora, também estímulo à independência.

        “No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, além de fomentar o sentimento de que tudo é possível dentro das limitações e adaptações de cada pessoa”, considerou Mano Gás.

Valores de honorários privados de procuradores são solicitados

Informações sobre os valores apurados a partir de março de 2016 a título de honorários nas ações patrocinadas pelos Procuradores do Município são requeridas pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

            O requerimento de autoria do vereador Carmelo Madeira (PSDB) foi aprovado na sessão desta terça-feira, dia 4 de junho de 2019.

           O questionamento envolve o destino das verbas de honorários sucumbenciais, dos procuradores do Município, onde está sendo aplicada, e qual setor esta administrando essas verbas, ou se está sendo distribuídas as referidas verbas a quem de direito (advogados).

 

 

Informações sobre impostos pagos pela BRK são requeridas

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Poder Executivo pedido de informações sobre os impostos pagos pela empresa concessionária de água e esgotamento sanitário.

            De autoria da vereadora Suzana Alves (PRB), o requerimento foi aprovado na terça-feira, dia 4 de junho de 2019.

        São questionados os valores recolhidos discriminadamente de julho de 2011 até os dias de hoje da empresa BRK Ambiental pelo muncípio. “Nosso pedido é a fim de fiscalização” considerou Suzana.

Doença de Alzheimer é pauta em matérias legislativas

Na reunião desta terça-feira, dia 4 de junho de 2019, estiveram em pauta, na Câmara Municipal de Uruguaiana, ações envolvendo o conhecimento sobre a doença de Alzeimer.

          Por proposição do vereador Irani Fernandes (P), foi apresentado Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Conscientização da Doença de Alzheimer.

          A matéria sugere a celebração anual da data na semana que inclui o dia 21 de setembro (Dia Mundial do Alzheimer). No período, a administração municipal poderão realizar Seminários ou Ciclos de palestras com o objetivo de conscientizar os familiares e esclarecer a população geral sobre a importância dos cuidados e tratamentos dispensados às pessoas acometidas da doença. 

       Na oportunidade, ainda foi definido o envio ao Poder Executivo de indicação para criar em Uruguaiana a Política Pública Municipal para o Tratamento e Prevenção da Doença de Alzheimer. A medida objetiva o desenvolvimento de ações preventivas entre a população idosa; o atendimento aos respectivos pacientes; e a orientação aos familiares.

        “O volume de pessoas que passam por essa doença é impressionante. Há recursos no Ministério da Saúde para os municípios implementarem ações nesse sentido. O alzheimer modifica a vida da pessoa e de toda a família”, afirmou Irani.

Novos estagiários foram recebidos hoje

        Os primeiros classificados no Processo Seletivo de Estagiários-2019 da Câmara Municipal de Uruguaiana iniciaram nesta quarta-feira, dia 5 de junho de 2019, as atividades. Os jovens foram recebidos pela presidente da Casa Legislativa, vereadora Zulma Ancinello, direção e Departamento de Recursos Humanos.

          Cinco estagiários preencheram as três vagas do ensino médio e as vagas de ensino superior para administração e informática. Os próximos candidatos classificados serão chamados conforme a disponibilidade.

            Esse foi o nosso processo seletivo com maior número de inscritos. Os classificados estão de parabéns e reforçarão o trabalho do Legislativo”, salientou a presidente na ocasião de boas-vindas aos estagiários.

 

Prioridade de asfaltamento é sugerida pelos vereadores

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Poder Executivo que priorize o asfaltamento da Av. Setembrino de Carvalho, Rua Eustáquio Ormazabal e vias onde se localizam escolas municipais.

           O requerimento de autoria dos vereadores Suzana Alves (PRB) e Fernando Tarragó (PSD) foi aprovado na quinta-feira, dia 4 de junho de 2019.

           Os parlamentares consideram a má conservação que se encontram e a alta trafegabilidade dos locais, assim sendo apontada a necessária prioridade para melhoria. “Após a reativação da usina de asfalto, todos estão ansiosos pelo andamento das obras”, considerou Suzana.

            Na oportunidade também será solicitado o cronograma de asfaltamento. “A administração precisa trabalhar com planejamento, dessa forma buscamos esse conhecimento para a fiscalização do Legislativo e acompanhamento das ações”, afirmou Tarragó.

“Vozes do Esporte” celebrou 20 anos na Câmara

          A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão especial em homenagem aos 20 anos comemorados do programa radiofônico “Vozes do Esporte”. Ancorado por Vicente Majó da Maia, o programa recebeu o reconhecimento por proposição da vereadora Neraí Kaufmann, em 3 de junho de 2019.

         Estiveram presentes a presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinello, a proponente, vereadores Vilson Brites, Irani Fernandes, Carlos Delgado e Fernando Tarragó; representando o Poder Executivo, Dionatan Nicorena, amigos, familiares e colaboradores de Vicente.

           “20 anos de programa ininterruptos, com participação de desportistas, valorização dos atletas e envolvendo a todos no esporte que é saúde, vida, integração e cultura. Vicente é um apaixonado pelo que faz, desejamos saúde, paz e alegria para que possa continuar trabalhando com amor e dedicação pelo esporte da nossa cidade”, afirmou Neraí.

          Também utilizam a palavra em alusão a data Celmar Salles Teixeira falando da trajetória do programa, vereador Vilson Brites sobre o incentivo às diversas práticas esportivas, presidente Zulma Ancinello agradecendo a qualidade e o trabalho atuante do programa, e por último Vicente. “Pensei em muitas coisas para dizer hoje: contar a história do programa nesses 20 anos; contar algum ou outro caso pitoresco; explorar as mais diversas modalidades esportivas que foram abordadas nesse período; mas o que eu quero fazer é simplesmente agradecer”, considerou Vicente.

 

Legislativo recebe “Vozes que cantam e encantam”

         Integrantes do projeto que realiza o show “Vozes que Cantam e Encantam estiveram na Câmara Municipal de Uruguaiana. A presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinelo, recebeu o convite na última sexta-feira e nesta segunda-feira, dia 3 de junho de 2019, recebeu o agradecimento pelo apoio da Casa.

          “Foi um magnífico show com talentos da nossa terra. E de real encanto por essas mulheres que esbanjaram talento no nosso teatro e incentivaram a solidariedade através das doações recebidas pelo público”, afirmou Zulma.


20 anos do “Vozes do Esporte” são registrados na Câmara

         Sessão especial será realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana em homenagem aos 20 anos do programa “Vozes do Esporte”. O evento, proposto pela vereadora Neraí Kaufmann, acontece nesta segunda-feira, dia 3 de junho de 2019, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

CCJ analisa contratação para Colégio Agrícola

Nesta segunda-feira, dia 3 de maio de 2019, foi distribuído para relatoria na Comissão de Justiça e Redação o Projeto de Lei que dispõe sobre contratação de Instrutores para o Colégio Agrícola Dr. Luiz Martins Bastos.

         A matéria de autoria do Poder Executivo trata da autorização para contratos temporários de cinco engenheiros agrônomos, quatro médicos veterinários, um zootecnista e um profissional de informática.

          O contrato dos atuais instrutores vence no final do primeiro semestre de 2019, sem possibilidade legal de prorrogação, situação que inviabilizaria o funcionamento regular das atividades curriculares do Colégio Agrícola. A instituição conta com 304 alunos regularmente matriculados, distribuídos em turmas nos turnos manhã e noite, visando atender a demanda por essa formação, pós-médio, muito próprio para atuação nas atividades agropecuárias, do Município de Uruguaiana e da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Avaliação das metas fiscais é demonstrada

        O relatório de avaliação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2019 foi apresentado à Comissão de Finanças e Orçamento pelo Poder Executivo nesta sexta-feira, dia 31 de maio de 2019. A audiência pública contou com a presença dos vereadores Irani Fernandes, Suzana Alves, Carmelo Madeira, Nerai Kaufmann e presidente da Câmara Municipal, vereadora Zulma Ancinello.

        O Poder Executivo esteve representado pelo secretário de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio, servidor, José Marcio Lopes, contadora, Silvia Lamberti Gonçalves e secretário Municipal de Educação, Emerson Ortiz.

        Na ocasião foi apresentado que o resultado primário foi de R$ 13.883.233,87, superior ao valor estabelecido na meta fixada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (Lei nº 4.968/2018) para o exercício de 2019 de R$ 9.598.860,03.

        Houve redução na Dívida Consolidada Líquida, cujo comprometimento em relação à Receita Corrente Líquida não deve ultrapassar o limite de 120% observa-se que, no final do período em análise, foi atingido o índice de 85,16%. Os gastos com saúde atingiram R$ 10.258.313,39, o que corresponde a 17,01% sobre a Receita Líquida de Impostos e Transferências. Observa-se, portanto, o cumprindo com mínimo de 15% estabelecido na Lei Complementar nº 141/2012.

            As despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino totalizaram R$ 11.861.317,64, o que corresponde a 19,67% das receitas de impostos, assim o Município não atendeu no período o limite mínimo de 25% estabelecido pela Constituição Federal. A Despesa com Pessoal do Executivo extrapolou os limites legais chegando a 54,65%, porém apresentou redução de 1,06% em relação ao 3º quadrimestre de 2018.

Dados da gestão SUS são apresentados na Câmara

           A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu audiência pública para apresentação do relatório do primeiro quadrimestre da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta quinta-feira, dia 30 de maio de 2019.

        A demonstração foi realizada pelos servidores assessora, Luciana Braseiro, e Diretor Financeiro, Diego Cantori, com o Secretário Municipal de Saúde, Celso Duarte. O evento foi presidido pelo vereador Irani Fernandes, com os vereadores Suzana Alves, Mano Gás, Carlos Delgado e Carmelo Madeira.

        Conforme demonstrado, a Receita do período de janeiro a abril investida na saúde foi de R$ 11.550.707,95, sendo R$ 6.112.702,19 municipal, R$ 2.728.541,96 estadual e R$ 2.709.463,80 federal. As despesas corresponderam a R$ 7.130.594,86, destes R$ 6.112.702,19 municipal, R$ 14.281,27 estadual e R$ 1.003.611,40 federal.

            Na atenção básica até o mês de Abril/2019  havia implantado no município 24 Equipes de Estratégia Saúde da Família, sendo uma na zona rural e 23 na zona urbana, mais três Unidades Básicas de Saúde na zona rural. Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (Dengue), Policlínica Infantil, 01 Policlínica de Especialidades e 22 Médicos vinculados ao Programa Mais Médicos.

Fonte: Sistema SIA/SUS, Tabnet. Dados sujeitos a alterações na fonte consultada.

 


 

Legislativo solicita regulamentação de assentamentos

Informações sobre a regulamentação dos assentamentos serão solicitadas ao Poder Executivo pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

            Requerimento de autoria do vereador Carmelo Madeira (PSDB) foi aprovado nesta quinta-feira, dia 30 de maio de 2019.

           O pedido inclui informações sobre os procedimentos, as entregas das documentações de posse e os critérios adotados para a concessão de posse. De acordo com o parlamentar, diversos interessados procuram esclarecimentos. “Esses moradores estão sem água, luz e condições básicas. São mais de 50 famílias sem o mínimo de infraestrutura para viverem”, afirmou Carmelo.

Ações do documento