Notícias

Lista de prédios e serviços da prefeitura é solicitada

Informações detalhadas sobre os prédios utilizados pela Prefeitura para prestação de serviço ao público são requeridas pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

          O pedido do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas) foi apresentado dia 23 de fevereiro de 2021 e será encaminhado ao Poder Executivo.

              Conforme o parlamentar, é necessária a posse, a organização e a divulgação dessas informações para quando houver questionamento ou dúvidas da comunidade, seja dada orientação correta. O requerimento solicita a relação dos prédios utilizados pelo município, com respectivos endereços, ordenados por Secretaria, excluindo-se as Escolas Municipais; a finalidade de uso do prédio; os setores da Secretaria que atuam em cada prédio; e a relação de entidades ou órgãos que utilizam espaços cedidos em cada prédio.

Metas fiscais e SUS em discussão na sexta

        Audiências públicas serão realizadas pela Câmara Municipal de Uruguaiana na sexta-feira, dia 26 de fevereiro de 2021, exclusivamente de forma virtual, com público restrito aos expositores e à Comissão. Os eventos serão transmitidos ao vivo pela internet através da página oficial da Câmara no Facebook, com recepção de questionamentos e manifestações através dos comentários na postagem. O prazo para realização das audiências é estabelecido por legislação específica.

         A partir das 9h30min, inicia audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento para o Poder Executivo apresentar o relatório de metas fiscais do 3º quadrimestre de 2020. Na ocasião serão expostos os gastos e os investimentos da gestão e demonstrado o cumprimento das metas de setembro a dezembro. Conforme prevê a legislação, são observados os limites fiscais e o nível de endividamento do município, dados estes que serão avaliados pelos parlamentares.

          O relatório de avaliação está disponível pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4143

           A partir das 11h, a Comissão de Serviços Municipais e Saúde recebe o Poder Executivo para apresentar a prestação de contas da gestão do Sistema Único de Saúde. O momento é de exposição das fontes dos recursos aplicados, as atividades e os dados indicadores de saúde, em cumprimento à Lei que regulamenta os serviços, a fiscalização e a avaliação dos serviços de saúde.

Comunidade surda teve espaço na reunião de terça-feira

              A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Uruguaiana (APASUR) utilizou o espaço da tribuna na terça-feira, dia 23 de fevereiro de 2021, para relatar das ações desenvolvidas e dos desafios enfrentados pela comunidade surda no município. Por solicitação do vereador Bispo Adenildo Badovan (Republicanos), o representante da APASUR, Vinícius de Abreu da Cruz, explanou sobre as atividades.

               Durante a exposição foi salientada a importância da Libras nos diversos contextos sociais e a necessária ampliação do número de profissionais para traduzir a língua. “Em Uruguaiana são aproximadamente 2 mil surdos com poucos profissionais. Por exemplo na rede estadual de educação são seis professores e na rede municipal são três”, afirmou Vinicius.

               Na oportunidade, o representante fez uma reflexão sobre a acessibilidade do surdo. “Se o médico não sabe Libras aumentam chances de diagnóstico equivocado e isso pode matar um surdo. Quando a família não sabe Libras a falta de conversa pode resultar em depressão, sem a Libras na escola o aprendizado é prejudicado, no mercado de trabalho não há espaço para os surdos, no comércio local não temos nenhum intérprete, na segurança eles podem ser multados pela dificuldade na comunicação, no turismo não se pensa em tradução”, pontuou.

Indicação de Central de Intérpretes de LIBRAS foi apresentada

               Na reunião foi aprovada pelos vereadores a indicação ao Poder Executivo para instituir no município Programa Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) e de Guias Intérpretes para Pessoas com Deficiências Auditivas, Surdas e Surdocegas.

               O objetivo é assegurar o atendimento da prestação de serviço público em situações em que o órgão público municipal não dispuser de servidor proficiente em LIBRAS, disponibilizando tradução em modalidade virtual, mediante uso de tecnologias para interpretação das informações por elas solicitadas. A proposta inclui também disponibilização de atendimento de forma presencial, com horário agendado, mediante a presença de intérpretes de Libras.


Informações sobre funcionamento de ônibus são solicitadas

O horário de funcionamento do transporte público municipal será requerido pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

            As informações solicitadas foram apresentadas na reunião do dia 23 de fevereiro de 2021 pela vereadora Zulma Ancinello (Republicanos).

             O trajeto centro bairro é questionado, pois de acordo com a parlamentar há reclamação dos usuários do serviço. “A informação recebida é que após as 19h não tem mais o serviço de transporte coletivo, obrigando a muitos fazerem uso de transporte particular para retornarem para suas residências e gerando um gasto extra às famílias”, salienta Zulma.

Energia solar e cultura tradicionalista nas escolas são propostas

Na reunião do dia 23 de fevereiro de 2021, indicações foram apresentadas sugerindo ao Poder Executivo a implantação de energia solar e a inclusão da cultura tradicionalista nas escolas públicas da rede municipal de ensino.

          As proposições são de autoria do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas).

         A implementação da energia alternativa e renovável que usa luz solar como fonte, busca gerar economia aos cofres públicos e reduzir os danos à natureza com aproveitamento da energia ofertando tecnologia sustentável.

          A indicação do tradicionalismo nas escolas inclui cultura e costumes aos conteúdos do ensino fundamental. A matéria foi subscrita pela bancada Progressistas, vereadores Egídio Carvalho, Carlos Delgado e Joalcei Alves Gonçalves.

               A finalidade é ampliar, promover e disseminar a cultura do estado, por meio da oferta de conteúdos ligados à história, geografia, literatura, artes, esporte e na sociologia objetivando a consolidação dessa cultura e desenvolver características comportamentais que eduquem a criança e o jovem para a valorização das nossas raízes, independente das etnias, regionalizadas do estado RS.

 

Instalação de rede de água e de luz em assentamentos é indicada

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Poder Executivo sugestão de projeto de lei que estabelece instalação de rede de água, esgoto e rede elétrica em áreas não regularizadas.

           A indicação de autoria do vereador Juca Joalcei Gonçalves (Progressistas) foi apresentada dia 23 de fevereiro de 2021.

           Na proposta sugere-se análise da viabilidade jurídica e administrativa de minuta do PL para garantir acesso aos serviços básicos para residentes em áreas consolidadas, urbanizadas e que ainda não foram contemplados pelo programa de regularização fundiária.

          Durante a explanação, o parlamentar registrou o avanço na área com a criação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e adesão do município ao Programa do Governo Federal de Regularização Fundiária. “A melhoria na qualidade de vida dessas pessoas é urgente e os trâmites legais exigirá um longo período para adequação até que todas estas áreas sejam contempladas. Em torno de 7 mil pessoas podem ser beneficiadas com aplicação dessa medida proposta”, afirmou Juca.

           O PL autoriza as empresas concessionárias de água, esgotamento sanitário e energia elétrica a implementar os serviços nas áreas, em caráter provisório, através de decreto que contemplará de forma específica as áreas aptas à regularização dos serviços de saneamento. Considera-se área consolidada não regularizada a parcela de área urbana com, no mínimo, 50% dos lotes ocupados há mais de cinco anos, predominantemente para fins de moradia.

Informados horários e escala de Unidades de Saúde

A Câmara Municipal de Uruguaiana foi informada do horário de funcionamento das estratégias de Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde.

            As informações foram requeridas pelo vereador Paulo Kleinubing (Republicanos) em 20 de janeiro de 20201.

            O município tem 17 ESF, três Unidades Básicas de Saúde e uma unidade móvel de saúde. O horário de funcionamento diário é das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h30min. As Estratégias de Saúde da Família 07 (União das Vilas) e 22 (Cabo Luiz Quevedo) é das 7h30min às 19h30min sem fechar ao meio dia. A Unidade Móvel de Saúde tem funcionamento semanal em casa local, durante todo o dia.

             A escala de enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem das Unidades também foi divulgada e está disponível no site da Câmara Municipal, no sistema SAPL (Ofício nº 19/21) ou no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4142

Vereador de Livramento é recebido em Uruguaiana

           O vereador mais votado de Santana do Livramento, Rafael Castro (PSB), foi recebido no gabinete da presidência e acompanhou a sessão ordinária da Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 18 de fevereiro de 2021.

            O presidente, vereador Carlos Delgado e vereadores Marcia Fumagalli, Clemente Correa, Joalcei (Juca) Gonçalves, Marcelo Lemos e Egídio Carvalho, conversaram com a autoridade sobre as características e as demandas em comum das duas cidades fronteiriças.


Indicação de LIBRAS nas escolas é reiterada

Sugestão de Projeto de Lei sobre o ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Uruguaiana será encaminhado ao Poder Executivo.

            A indicação de autoria do vereador Adenildo Padovan (Republicanos) foi apresentada no dia 18 de fevereiro de 2021 e objetiva promover a interação e inclusão social entre as pessoas com deficiência sensorial auditiva e as demais.

          A matéria estabelece o ensino de LIBRAS como conteúdo a ser abordado no currículo das escolas do Município, sendo disponibilizado durante a escolarização dos alunos. “Vivemos na era da inclusão, onde as pessoas com deficiência necessitam se preparar para assumir funções na sociedade e os ambientes sociais, por sua vez, precisam se adaptar para incluir, de fato, essas pessoas”, contextualiza Padovan.

           No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida oficialmente, pela Lei nº 10.436 de 24 abril de 2002, e a partir desta data foi possível realizar, em âmbito nacional, discussões relacionadas à necessidade do respeito à particularidade linguística da comunidade surda e o movimento de integração social dos indivíduos que apresentam deficiência ou surdez para que estes se integrem nos ambientes escolares.

             Indicação no mesmo teor foi encaminhado no ano passado de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes.

Ressonância magnética é tratada pela Câmara

A necessidade de uruguaianenses realizarem exames eletivos de ressonância nuclear magnética em outros municípios foi encaminhada à Comissão de Serviços Municipais e Saúde.

             Requerimento de autoria do vereador Paulo Kleinubing (Republicanos) questionando a situação foi discutido na reunião do dia 18 de fevereiro de 2021.

           De acordo com o exposto, há cerca de dez anos o município não tem laboratório credenciado no Sistema Único de Saúde para prestação deste serviço. Os exames são realizados em Alegrete e Santana do Livramento, com média de espera para realização de seis meses e exposição dos pacientes a viagem que inicia por volta das 4h em van que por volta de 20h.

          “Nossa intenção busca estabelecer uma forma de fazer saúde com mais qualidade. O custo do exame fora domicílio para os cofres públicos é equiparado ao exame que seria feito em laboratório particular em Uruguaiana, com a vantagem de poupar os pacientes e despesa de deslocamento”, salienta Kleinubing.

             Durante a discussão entre os vereadores sobre o assunto foi registrado que a dificuldade para credenciamento deve-se pela região fronteira-oeste ter os equipamentos disponíveis conforme regramento do SUS, em relação ao número de habitantes. “Mas somos referência em neurocirurgia, esse cenário que justifica e favorece o reconhecimento do necessário uso da ressonância no município”, afirmou o vereador.

 

Informações sobre distrito industrial são requeridas

Pedido de informações sobre o uso do distrito industrial será encaminhado ao Poder Executivo pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

          O requerimento de autoria do vereador Egídio Carvalho (Progressistas) foi apresentado na reunião do dia 16 de fevereiro de 2021.

            Entre o solicitado estão informações como a identificação das empresas que ganharam lotes na área e as atividades exercidas. Também as dimensões dos lotes, o regramento para uso e se as empresas estão cumprindo a normativa. “Várias empresas buscam um lugar para se estabelecer no município. O conhecimento sobre o uso dessa área pode fomentar a instalação de novos investimentos”, considera Egídio.

 

 

Volta às aulas presencias foi pauta na Câmara

         Na reunião do dia 16 de fevereiro de 2021, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu a manifestação do Sindicato dos Municipários de Uruguaiana sobre o retorno das aulas presenciais, no formato híbrido. Através de Ofício, a instituição questionou a Secretaria de Educação sobre algumas preocupações para resguardar a saúde dos profissionais da área e da população de modo geral, tendo em vista a alta probabilidade de contaminação pelo COVID-19 e transmissão aos familiares.

           Durante a explanação, a vice-presidente SIMUR, Andrea do Canto, solicitou ao Poder Legislativo, enquanto poder constituído e fiscalizador, respaldo e acompanhamento no cumprimento das normas de saúde relacionadas à pandemia COVID 19 no retorno às aulas.

          “É preciso voltar com segurança e nossas dúvidas sobre esse processo são legítimas. Entre as perguntas ainda sem respostas está: previsão de vacinação para os profissionais, se haverá distribuição de materiais para atender as exigências sanitárias, e como ficará a situação do servidor do grupo de risco”, registrou Andreia.

           O documento na íntegra pode ser acessado pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4128

 

 

Retorno de aulas de Libras é indicado

A Câmara Municipal de Uruguaiana indicará ao Poder Executivo a reativação da parceria com a ONG Caminho Azul para retorno de aulas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

           De autoria do vereador Adonildo Padovan (Republicanos), a proposta foi apresentada na reunião do dia 16 de fevereiro de 2021.

            O parlamentar fez referência ao projeto executado em 2017, quando aconteceu a realização de básico curso de Libras para dezenas servidores públicos da Prefeitura e da Câmara. Por meio da SEMED, um profissional intérprete ministrava as aulas, com apoio da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó.

         Nós ainda temos grandes dificuldades em alguns pontos importantes sobre acessibilidade. Em Uruguaiana a comunidade com mais de 2 mil surdos, e nem sempre há uma pessoa disponível para fazer a interpretação, no comércio ou órgãos públicos. Dessa forma a capacitação amplia essa oportunidade de comunicação e acesso”, salienta o Bispo Padovan.

Câmara retoma trabalho de revisão das leis

Requerimento para ser criada Comissão Especial de revisão, compilação e consolidação das Leis Municipais foi apresentado na reunião do dia 16 de fevereiro de 2021.

         A proposição é de autoria da Mesa Diretora composta pelos vereadores presidente Carlos Delgado, vice-presidente Marcelo Lemos; Zulma Ancinello, Egídio Carvalho e Cristiano Bonapace. Como trata-se de Comissão de Estudos todos os parlamentares poderão participar do trabalho.

          A ação busca promover a desburocratização e simplificar as leis, modernizando e organizando as normas, além de revogar aquelas que não têm eficácia. Também integra as leis que tratam de assuntos correlatos.

         Na última legislatura, este trabalho teve início e resultou na elaboração e aprovação de emendas na Lei Orgânica e Regimento Interno, assim como a edição de Lei Complementar nº 25/19 que estabelece as normas e as diretrizes para consolidação de leis municipais.

           Acreditamos que este será um dos trabalhos mais importantes da Legislatura. Atualmente temos cerca de dez códigos desatualizados como o tributário, de obras e administrativo, e são mais de cinco mil leis, muitas obsoletas”, salienta o Vice-presidente no exercício da presidência, Marcelo Lemos.

 

Atendimento de perícias segue na pauta do Legislativo

Em dezembro de 2020, a Câmara Municipal de Uruguaiana acompanhou o anúncio do governo do Estado da nomeação de novos servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP), após longo período de pleito para atendimento desta demanda.

          Entretanto, na reunião do dia 21 de fevereiro de 2021, o presidente da Comissão de Serviços Municipais e Segurança Pública, vereador Clemente Corrêa, manifestou-se sobre a deficiência na prestação de serviços do IGP em algumas situações.

           Da acordo com o parlamentar, nesta semana aconteceram três homicídios em Uruguaiana, todos na mesma situação em que o corpo esteve exposto horas até a chegada de peritos de Santana do Livramento. “No ano passado foi noticiada a solução do problema, entretanto quando há óbito em acidente ou crime, o cenário na prática não mudo. Estamos questionando e cobrando qualidade e eficácia do Estado, do Governo, que gesta o Instituto. Não de servidores que cumprem escala”, salienta Clemente.

            O assunto é tratado na Comissão de Serviços Municipais e Segurança Pública da Câmara que reúne-se segundas-feiras, às 10h.

Ações do documento