Notícias

Aprovada nova composição do Conselho do FUNDEB

Projeto de Lei que institui o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS – FUNDEB foi aprovado na reunião do dia 30 de março de 2021.

          O projeto estabelece a composição e as competências do órgão, que entre as atribuições acompanha e controla a repartição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo; supervisiona a realização do Censo Escolar e a elaboração da proposta orçamentária anual do Poder Executivo Municipal; e examina os registros contábeis e demonstrativos gerenciais mensais e atualizados relativos aos recursos repassados ou retidos à conta do Fundo com emissão de parecer.

          A matéria do Poder Executivo busca o cumprimento de dispositivos da Lei Federal de dezembro do ano passado, n.º 14.113/20 que “Regulamenta o Fundeb”. Dentre as alterações promovidas pela legislação federal está o mandato dos membros do Conselho que passa a ser de quatro anos, vedada a recondução para o mandato seguinte, para os conselheiros que deverão assumir em 1º de janeiro de 2023, que corresponde ao terceiro ano do mandato do Chefe do Poder Executivo.

           Também estabelece que o mandato dos próximos conselheiros do CACS, a partir desta nova Lei, se encerram em 31 de dezembro de 2022 e revoga as leis anteriores.

Legislativo manifesta apoio à modernização da Carreira dos Militares Estaduais

Moção de apoio ao Plano de Modernização da Carreira dos Militares do Estado do Rio Grande do Sul apresentado pelas entidades de classe representativas dos policiais e bombeiros militares ao Governo será encaminhada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

        A manifestação da autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), aprovada em plenário dia 30 de março de 2021, será direcionada ao governador; vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública; presidente da Assembleia Legislativa; presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia; presidente Estadual da ABAMF e presidente da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM).

         Através de parceria com o Secretário Municipal de Segurança e Trânsito e Presidente da ABAMF, José Clemente Corrêa, o parlamentar expõe que o Plano está em sintonia com a valorização da carreira dos militares estaduais. “O Plano garantirá a valorização e reconhecimento destes profissionais, favorecerá a melhoria da prestação do serviço público à população gaúcha e economia aos cofres públicos estaduais”, salienta Marcelo.

           De acordo com o exposto, a proposta romperá com a espera de vinte anos sem avanço na carreira dos militares estaduais de nível médio, que não contam com o ingresso por nível superior, situação que vai à contramão da isonomia com outras instituições da segurança pública. Com a modernização da carreira dos militares estaduais haverá benefícios ao Estado que terá um aumento estimado em sua arrecadação previdenciária de mais de vinte milhões de reais por ano, o que, com a manutenção das 5.240 vagas de 3º Sgt, elevará esta estimativa de arrecadação em mais de quarenta milhões de reais anuais.

 

Comissão Especial analisa PLCs para licenciamento de condomínios no Itapitocaí

Na reunião do dia 30 de março de 2021, foram apresentados dois projetos de lei complementares que tratam da criação de zonas de urbanização específicas (ZUE).

       De autoria do Poder Executivo, as propostas serão analisadas por Comissão Especial formada pelos vereadores Juca (Joalcei) Gonçalves (Progressistas), Adenildo Padovan (Republicanos), Marcia Fumagalli (PSB), Cristiano Bonapace (DEM) e Manoela Rosa Couto (PDT).

      O PLC N.º 04/2021 busca declarar como ZUE imóvel com área de 4 hectares, localizado no 1º Distrito, Itapitocai. O PLC Nº 5/2021 refere-se a imóvel com área de 23.731,74 m², um total de aproximadamente 3 hectares, na mesma localidade.

      Conforme as proposições, nestas áreas será permitido parcelamento do solo, somente para licenciamento de condomínios horizontais. Quanto às obras de acréscimo de equipamentos públicos e comunitários, da malha viária, e outras que se fizerem necessárias em função dos impactos, bem como as medidas mitigadoras e compensatórias serão de responsabilidade do empreendedor.

        O projeto de parcelamento do solo deverá considerar que a criação das ZUEs está inserida em entorno rural, assim entendido os imóveis que se destinam à exploração extrativa agrícola, pecuária ou agroindustrial.

Perfuração de poços artesianos é solicitada

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará perfuração de poços artesianos na Charqueada, Aferidor e Vila da Chácara para a Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

          O pedido a ser encaminhado através do Poder Executivo é de autoria do vereador Juca (Joalcei) Gonçalves (Progressistas).

             De acordo com o parlamentar, o requerimento oficializa a demanda que já foi apresentada ao Governo. “Verificamos diversas famílias dessas localidades sem acesso à água. Nossa reivindicação é para levar condições básicas de saúde humana e também animal”, afirmou Juca.

Moção de Apoio à UNIPAMPA

         A Câmara Municipal de Uruguaiana justifica a presente Moção de Apoio pela extrema importância deste estabelecimento de ensino.

        A UNIPAMPA, assim como as demais universidades públicas, foram as portas abertas para os jovens das escolas públicas ingressarem no ensino superior. Torna-se inadmissível ataques de qualquer tipo às instituições que trabalham para o futuro do Brasil.

       A Unipampa foi criada para dar mais oportunidades a todos da metade Sul do Estado e da sociedade brasileira. Não devemos deixar que menosprezem e tampouco diminuam suas funções.

        É nosso dever repudiar aqueles que proferem ódio aos profissionais da universidade e alunos, devemos resguardar esse que é um patrimônio nosso. É inadmissível estarmos assistindo a um episódio desses em pleno ano de 2021. É vergonhoso o vídeo divulgado em redes sociais.

            Reconhecemos e valorizamos a realidade sobre os serviços prestados à comunidade, além do empenho na busca de estratégias em consolidar a região do pampa como local de protagonismo na esfera acadêmica e científica.

       Acompanhamos o trabalho incansável de professores e educandos mediante cortes orçamentários, mas que nem assim, deixaram de buscar a excelência. Diante de todo o exposto e do trabalho realizado nos diferentes âmbitos dessa instituição seríssima, repudiamos totalmente qualquer ataque, descabido e sem base a essa instituição.

       Devemos preservar estes nichos de qualidade superior de ensino faz-se a necessidade do Brasil de estar se qualificado entre os países que mais formam acadêmicos com excelência em suas formações.

        Respeitem a UNIPAMPA, ela muda e mudará a vida de muitas pessoas.

Proponente vereador Marcelo Lemos (PDT), somado às demais bancadas.

Eleita nova 3ª secretária da Mesa Diretora

Na reunião do dia 30 de março de 2021, foi definida a participação da vereadora Marcia Pedrazzi Fumagalli (PSB) na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uruguaiana como 3ª secretária do órgão. A parlamentar foi indicada e eleita para manutenção da representatividade partidária na Comissão que dirige os trabalhos do Poder Legislativo, após renúncia ao cargo informada pelo vereador Cristiano Bonapace.

Comércio exterior é destaque na Câmara

        Na última semana, a importância das atividades do comércio exterior para Uruguaiana foi pauta da Câmara Municipal.

        Representantes da representante da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), Fábio Ciocca e da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Gladys Vince, participaram da reunião para explanar sobre o assunto no dia 25 de março de 2021, por proposição da bancada Progressistas.

        Na ocasião foram apresentados os dados de produção na área em 2020. “O fluxo de veículos na região de abrangência da Feaduaneiros foi de 260 mil veículos de exportação e importação. Destes, 71% é de trânsito em Uruguaiana. Foram 8 bilhões em mercadorias que cruzaram nossa jurisdição”, pontuou Ciocca.

        Também foram abordados a modernização dos sistemas, as boas práticas para possível importação de vacinas contra Covid-19, o controle sanitária na aduana na pandemia para evitar a disseminação do CoronaVírus, e a preocupação no desenvolvimento no setor pós-pandemia.

       Nesse sentido, a bancada Progressistas sugere ao Poder Executivo a criação do Conselho Municipal de Comércio Exterior (COMUCEX) através de indicação apresentada na reunião do dia 30 de março de 2021. A proposta é democratizar a gestão de políticas públicas na área, aprofundando a discussão em nível municipal sobre o comércio internacional.

       Integram a Bancada Progressistas os vereadores Carlos Delgado, Egídio Carvalho, Juca (Joalcei) Gonçalves e José Carlos Zaccaro.

 

Comissões analisam PL sobre Empresário no Bairro e Mercado Público

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprecia dois projetos de lei que tratam de medidas visando diminuir o impacto econômico-financeiro da pandemia de CoronaVírus para o “Programa Empresário do Bairros” e “Mercado Público Municipal”.

         As propostas do Poder Executivo foram distribuídas para produção de pareceres na Comissão de Justiça e Redação nesta segunda-feira, dia 29 e março de 2021.

          O Projeto de Lei N.º 29/2021 dá nova redação ao artigo 5º, da Lei Municipal N.º 4.743/16 que instituiu o Programa Empresário do Bairro. A matéria aumenta o prazo de utilização dos espaços destinados pelo Programa, proporcionando uma segurança para os empreendimentos que também estão sendo afetados pelos impactos da pandemia.

           Dessa forma, os estímulos e incentivos às empresas novas e em funcionamento que se instalarem no Empresário do Bairro, passam de 2 anos, prorrogáveis por mais um, para o prazo de quatro anos, prorrogáveis por mais um. A prorrogação do prazo deverá ser solicitada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

          A instituição de medidas para diminuição do impacto perante permissionários é disposta no PL 30/21. Os permissionários são os amparados pelo Programa Empresário do Bairro e as bancas do Mercado Público Municipal. Assim prorroga-se pelo prazo de 30 meses, o período de permanência em instalações públicas municipais, independente da situação em que se encontrem.

            A ação considera a recessão gerada pela pandemia e os efeitos dela decorrentes, associado ao estado de calamidade pública decretado no âmbito do município.

 

 

 

 

Programa de combate ao desperdício de alimento é analisado

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana apreciarão Projeto de Lei que trata do combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes para o consumo humano.

            A proposta da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), apresentada dia 26 de março de 2021, autoriza que estabelecimentos dedicados à produção e ao fornecimento de alimentos possam doar os excedentes não comercializados e ainda próprios para o consumo humano.

            O PL inclui alimentos in natura, produtos industrializados e refeições prontas para o consumo. Entre os critérios para doação estão o prazo de validade, condições de conservação adequadas e manutenção de propriedades nutricionais.

           Os beneficiários da doação serão pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade ou de risco alimentar ou nutricional, previamente cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Social. O doador e a Secretaria de Desenvolvimento Social somente responderão nas esferas civil e administrativa por danos causados pelos alimentos doados se agirem com dolo. A responsabilidade do doador encerra-se no momento da primeira entrega do alimento à Secretaria.

            “A Lei faz-se necessária para reaproveitamento de sobra de alimentos, de forma segura e controlada. O desperdício de alimentos tem causas econômicas, políticas, culturais e tecnológicas e envolve perdas de alimentos que têm como destino o lixo”, salienta Zulma.

Câmara aprova realocação de verbas para saúde e assistência social

                Projetos de Lei foram aprovados pelos vereadores na reunião do dia 23 de março de 2021. As matérias reprogramam recursos principalmente dos fundos de Saúde e Assistência Social para enfrentamento ao COVID-19. 

          O PL nº 25/2021 autoriza a abertura de crédito adicional especial, no orçamento vigente, no valor de R$ 6.152.288,07. Os valores são distribuídos, aproximadamente na mesma proporção, nos fundos de Saúde e de Assistência Social, ambos por inclusão de superávit.

        Na oportunidade, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão, relatou as ações adotadas especificamente na pandemia, como distribuição de alimentos, acolhimento de pessoas em vulnerabilidade e atendimento a pessoas em situação de rua.

        Detalhamento dos investimentos no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4270

         O PL nº 26/2021 trata da abertura de crédito adicional suplementar, no orçamento vigente, no valor de R$ 7.796.770,38. Destes, mais de 7 milhões são de alocação nas rubricas do Fundo Municipal de Saúde. A matéria ainda versa sobre recursos para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para pagamento de fatura de energia elétrica exercício 2020 (R$ 9.205,86); Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural para empresa de coleta e transbordo de lixo de 2016 (R$ 332.175,77) e Fundo Municipal de Assistência Social para gestão SUAS (R$ 110,21).

            Detalhamento pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4271

          Também na reunião foi aprovado o PL nº 27/2021 com recursos para Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural. A matéria autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 2.220.000,00, referente a transbordo, transporte e destinação final do lixo, para pagamento de notas dos meses de dezembro/20, janeiro, fevereiro e previsão de março/21.

         Detalhamento pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4285

Ouvidoria registra canais de manifestação

               A ouvidoria da Câmara Municipal de Uruguaiana é o canal para recebimento de solicitações, informações, reclamações, sugestões, críticas, elogios e quaisquer outros encaminhamentos relacionados às atribuições e competências do Poder Legislativo. O órgão é o mecanismo de controle, gestão e participação social, intermediando a relação do Poder Legislativo com a sociedade, garantindo o direito do cidadão manifestar-se e propor ações.

          Conforme dispõe, a ouvidoria encaminha resposta ao cidadão no prazo máximo de 20 dias úteis, a contar do recebimento da manifestação, informando as providências e encaminhamentos adotados. Os registros anteriores e relatórios, desde 2018, estão disponíveis na página da Ouvidoria no site da Câmara.

             As manifestações dos cidadãos podem ser encaminhadas à Ouvidoria por um dos canais identificados a seguir:

Site: https://uruguaiana.rs.leg.br/ouvidoria

E-mail: ouvidoria@uruguaiana.rs.leg.br

Presencial:Câmara Municipal, Rua Bento Martins, 2619, Centro.

Telefone: (55) 3412 5977 Ramal:204

Horário: das 08h às 14h, segunda à sexta-feira.


 

Dia da Síndrome de Down é registrado na Câmara

          A APAE utilizou a tribuna livre no dia 23 de março de 2021 para explanar sobre o Dia da Consciência da Síndrome de Down, transcorrido no último dia 21. A presença deu-se pelo estabelecido nas leis municipais nº 4347/14 e 4898/2018.

          A diretora da Escola da Educação Especial Recanto Amigo, Simone Paulo Murrilo, falou da luta dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e seu exercício plena da cidadania. A APAE é uma instituição filantrópica que possui 300 assistidos nas áreas de assistência social, saúde e educação.

          A entidade possui 93 alunos matriculados. A fim de manter o pleno desenvolvimento das atividades a escola tem parceria com Secretaria de Educação do Estado e Prefeitura, e apoio de suma importância através da comunidade no setor de telemarketing e Nota Fiscal Gaúcha.

         Dentre as ações pedagógicas adotadas prioriza-se o trabalho das potencialidades dos escolares, sua autonomia e independência, socialização, cidadania, entre outros valores. Além a equipe pedagógica, destaca-se a equipe multidisciplinar em saúde e assistência social, também os voluntários.

            “O dia da síndrome de down é uma data de reflexão, engajamento, fortalecimento e também, por que não dizer, chamamento para que os olhares da comunidade se voltem a essa causa. A APAE vivencia há mais de 50 anos em Uruguaiana o quanto essas pessoas têm potencialidades”, afirmou Simone.

Comissão de revisão das Leis reúne-se com deputado Estadual

           Na tarde do dia 22 de março de 2021, a Comissão Especial para proceder a revisão, compilação e consolidação das Leis Municipais reuniu-se em trabalho com o presidente da Comissão com mesmo objetivo da Assembleia Legislativa do RS, Deputado Estadual, Giuseppe Meneghetti Riesgo.

           A Comissão estuda a simplificação da legislação, integrando as leis que tratem de assuntos correlatos e revogando leis que são obsoletas. “Estamos trabalhando para que tenhamos uma legislação moderna e adequada aos anseios da comunidade. São mais de 5.200 leis e dez Códigos sendo revistos. Para avançarmos precisamos do apoio, sugestões e críticas dos cidadãos”, salientou o presidente da Comissão, vereador Marcelo Lemos.

         Nesse sentido, as propostas serão colocadas à disposição da comunidade no site da Câmara Municipal, na página “Wikilegis”. Essa ferramenta permite a manifestação popular e votação do interessado sobre apoio ou não da matéria.

           Participaram da reunião também o presidente do Legislativo, vereador Carlos Delgado (Progressistas), Juca (Joalcei) Gonçalves (Progressistas), Adenildo Padovan (Republicanos), Cristiano Bonapace (DEM) Márcia Pedrazzi Fumagalli (PSB) e Manoela Rosa Couto (PDT).

             Acesso nesse link: https://edemocracia.uruguaiana.rs.leg.br/wikilegis/

 

Página permite cidadão votar e opinar sobre projetos

        No site da Câmara Municipal de Uruguaiana está disponível a página Wikilegis que permite a manifestação popular em projetos de lei. A ferramenta de edição legislativa possibilita ao cidadão a análise dos PL e a contribuição através de sugestões sobre artigos e parágrafos.
       Neste ano, as matérias da Comissão Especial para proceder com os trabalhos de revisão, compilação e consolidação das Leis Municipais serão colocadas à disposição da comunidade nesse espaço conforme forem sendo analisadas.
      Os vereadores relatores dos projetos acompanham as participações e analisam o proposto. O Wikilegis também permite votação do interessado manifestando apoio ou não da matéria.
      No momento estão disponíveis cinco PL para interação:
- PL 2/21 - Consolidação das Leis de Atendimento das Instituições Financeiras revoga as leis 2906/99, 3484/05, 3523/05, 3683/06, 4696/16, 4794/17 e 4961/18 e dá outras providências.
- PL 07/21 - Institui a Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Colo do Útero no Município de Uruguaiana e dá outras providências.
- Pl 17/21 - Recursos provenientes dos Royalties para aquisição de vacinas
- PL 16/21 -Dispõe sobre a criação do Banco de Materiais Ortopédicos no Município de Uruguaiana
- PL 9/21 - Institui o Dia do Cão de Polícia e dá outras providências
        Conheça e participe pelo link: https://edemocracia.uruguaiana.rs.leg.br/wikilegis/bill/2

Pl sobre novo Conselho do FUNDEB tramita na Câmara

A instituição do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS – FUNDEB) é apreciada na Câmara Municipal de Uruguaiana.

          A matéria do Poder Executivo foi distribuída para emissão de parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação nesta segunda-feira, dia 22 de março de 2021.

           O Projeto de Lei nº 23/21 busca o cumprimento de dispositivos da Lei Federal n.º 14.113, de 25 de dezembro de 2020 que “Regulamenta o Fundeb”. Dentre as alterações promovidas pela legislação federal está o mandato dos membros do Conselho que passa a ser de quatro anos, vedada a recondução para o mandato seguinte, para os conselheiros que deverão assumir em 1º de janeiro de 2023, que corresponde ao terceiro ano do mandato do Chefe do Poder Executivo.

           Também estabelece que o mandato dos próximos conselheiros do CACS, a partir desta nova Lei, se encerram em 31 de dezembro de 2022 e revoga as leis anteriores.

Ações do documento