Notícias

Vereadores reuniram-se para analisar projetos sobre funcionalismo

Tramitam na Câmara Municipal de Uruguaiana, matérias relacionadas a direitos de servidores públicos municipais. Os vereadores reuniram-se nesta quarta-feira, dia 25 de maio de 2022, para analisar e dar andamento ao processo legislativo dentro das Comissões Técnicas da Câmara Municipal.

          Apresentado na reunião do dia 24 de maio, o PL nº 74/22 concede revisão geral anual aos servidores públicos municipais, inativos e pensionistas, em atendimento ao artigo 37, X, da Constituição Federal. A revisão geral anual é concedida pela aplicação dos índices inflacionários com base na variação do IPCA que totaliza o percentual de 12,131480%, aplicável sobre o vencimento ou salário básico dos servidores.

           O projeto de lei complementar nº 02/22, foi discutido em audiência pública na segunda-feira e em primeiro turno no plenário na reunião do dia 24. Trata-se de nova redação ao artigo 232 da Lei Complementar n.º 18, de 11 de janeiro de 2018, que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos, criando dispositivo legal sobre servidores celetistas municipais transpostos para o regime estatutário.

                A proposta cria a “Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada - VPNI”, que passará a compor a remuneração dos servidores, Na audiência pública, Poder Executivo e entidades representativas presentes afirmaram que esse é o mecanismo legal e segura que mais garante a irredutibilidade de vencimentos dos servidores transpostos.

             A instituição do Programa de Auxílio-Alimentação aos Servidores Públicos do Poder Executivo, sigla PAAS, com a revogação da Lei anterior, é estabelecido no Projeto de Lei nº 73/22. O valor do auxílio-alimentação, de caráter indenizatório, pago em pecúnia na folha mensal de pagamento, fica estabelecido em R$ 600,00, sendo descontada a contribuição do servidor de acordo com sua remuneração total e observada a carga horária efetiva.

              Na reunião do dia 24 de maio de 2022, foi apresentado projeto de lei que altera a tabela do artigo 3º da Lei nº 4.354/14 que dispõe sobre o quadro de cargos em comissão e funções gratificadas da Câmara Municipal. Refere-se a atualização de cinco padrões de vencimentos de cargos existentes no quadro funcional.

             Também entrou em pauta, o projeto de lei complementar nº 03/22. A proposta estabelece em Lei Complementar, conforme preceitua o Art. 80, da Lei Orgânica do Município de Uruguaiana, o plano de carreira dos funcionários do Poder Legislativo que atualmente é instituído em Lei Ordinária nº 4.353/2014). Uruguaiana iniciou a aprovação de Leis Complementares em 2013, contando ainda com muitas normas que deverão ainda passar por atualizações.

             Também consta a supressão da função de pregoeiro auxiliar, em substituição a um pregoeiro, considerando a nova lei de licitações; e reajuste de valores salariais das tabelas considerando o IPCA.

               O PLC é analisado por Comissão Especial presidida pelo vereador Celso Duarte, relatoria da vereadora Zulma Ancinello, e composta também pelos vereadores Clemente Correa, Marcia Fumagalli e Cristiano Bonapace.

 

176 anos de emancipação política são registrados

           Sessão solene alusiva aos 176 anos de emancipação política de Uruguaiana foi realizada pela Câmara Municipal na noite do dia 24 de maio de 2022. Cinco cidadãos de relevantes serviços prestados receberam homenagem na solenidade que contou com a presença de autoridades, amigos, colegas e familiares dos indicados para láureas.

 

O Diploma de Honra ao Mérito foi entregue a Selva Celeste Garay Cardoso, indicada pela vereadora Zulma Ancinello.

A Grande Condecoração Municipal (Medalha de Ouro) foi recebida por três personalidades.

 

A Gilce Ester Consiglio de Faria Correa, por solicitação do vereador José Carlos Zaccaro

 

A José Francisco de Souza, por proposição do vereador Clemente Correa.

 

A Sílvio Moisés Gonçalves, por sugestão do vereador Egídio Carvalho.

 

O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana foi destacado a Luiz Fernando Ximenes Cibin, por designação do vereador Paulo Kleinübing,sendo realizada a entrega pelo vice-presidente, Carlos Delgado.

          O discurso alusivo à data foi proferido pelo vereador 1º Secretário, Marcelo Lemos, destacando a história, as características e as peculiaridades da cidade. “Uruguaiana do carnaval, refinaria de petróleo, de poetas e cantores, da Barragem Sanchuri, da Guerra do Paraguai, da primeira a libertar escravos, da Ponte Internacional. Parabéns a nossa tão rica Uruguaiana”, finalizou Marcelo.

          A mesa de trabalhos foi composta pelo vereador Carlos Delgado, presidindo a sessão; prefeito Ronnie Mello; Comandante da Brigada Charrua, Gen. Willian Koji Kamei e Comandante do 1º BPAF, Major Laerte Soares Maciel; e além dos proponentes, os vereadores Celso Duarte e Marcia Fumagalli.

 

 

 

Aprovado Pl autorizando abertura de comércio 24h

Projeto de lei que dispõe sobre o horário de funcionamento do comércio em geral foi aprovado na reunião do dia 24 de maio de 2024 pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

           A proposta do Poder Executivo possibilita os estabelecimentos comerciais a exercer suas atividades 24h por dia, de segundas-feiras aos domingos. Após a discussão, a matéria recebeu cinco votos contrários e seis votos favoráveis. A nova regra entra em vigor, a partir da publicação do ato de sanção de Prefeito.    

              Consta na matéria que devem ser observada as exigências de sossego, saúde pública, meio ambiente, mobilidade urbana, trânsito, zoneamento urbano e impacto de vizinhança.

          Não estão incluídos na autorização lancheria, lanchonete ou que comercialize lanches rápidos e ocupem espaço público, que poderão exercer suas atividades entre 8h às 24 horas; e comércio varejista de bebidas “24 horas” previsto na Lei n.º 3.741, de 2 de maio de 2007, bem como “lojas de conveniências” em postos de combustíveis, empórios ou similares, que venda ou distribua bebidas alcoólicas será de acordo com a regulamentação própria já existente.

          Penalidades estão previstas em caso de descumprimento das regras.

 

 

Esclarecimentos sobre vacinas aplicadas erradas são dados à Comissão

              A Comissão de Serviços Municipais e Saúde recebeu no dia 23 de maio de 2022, representantes da Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer o fato de terem sido aplicadas 18 doses de vacina equivocadamente. Na reunião solicitada pelo vereador Clemente Correa (PDT), acompanharam a manifestação do Secretário de Saúde, Diego Cantori e da Vigilância Epidemiológica, Eduarda Oliveira, os vereadores Zulma Ancinello, Marcia Fumagalli, Celso Duarte, José Carlos Zaccaro, Adenildo (Bispo) Padovan, Egídio Carvalho e Carlos Delgado.

              Na ocasião, foi relatada a situação com detalhamento da identificação dos erros e do procedimento aplicado. Foi reiterado o acompanhamento das pessoas que receberam aplicações fora da recomendação do Ministério da Saúde e a instauração de processo administrativo para apurar a situação. Também foi afirmado que as reações foram normais.

 

 

 

 


PLCº 02/22 alterando estatuto dos servidores é discutido

A Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei Complementar nº 02/22 promove audiência pública para proporcionar o debate sobre a matéria.

           O evento acontece hoje, dia 23 de maio de 2022, na Escola José Francisco Pereira da Silva (Rua Gal. Estilac Leal, nº 1930, antigo CNEC).

              O PLC dá nova redação ao artigo 232 da Lei Complementar n.º 18, de 11 de janeiro de 2018, que Institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos, criando dispositivo legal sobre servidores celetistas municipais transpostos para o regime estatutário.

          A proposta cria a “Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada - VPNI”, que passará a compor a remuneração dos servidores e consiste em um mecanismo para garantir a irredutibilidade de vencimentos dos servidores transpostos.

          O Poder Executivo salienta no PLC que a necessidade de urgência na aprovação deste projeto decorre também da decisão do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, que determinou que o Município se abstenha de conceder aos servidores transpostos qualquer tipo de reajuste, revisão ou acréscimo salarial antes da devida adequação legal.

          Acesse o PLC nº 02/22 na íntegra clicando no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/5674

 

 

 

 

Abrigo Municipal levará o nome de Madre Teresa

         O serviço de acolhimento de adultos e famílias (abrigo municipal) será denominado de Madre Teresa de Calcutá. De autoria do vereador Egídio Carvalho, o projeto de lei foi aprovado dia 19 de maio de 2022.

         O prédio localizado na rua Eustáquio Ormazabal nº. 2590, no bairro Nova Esperança, levará o nome da religiosa católica. “Reconhecemos o trabalho do local de acolher pessoas que precisam e relacionamos com as ações dessa mulher que dedicou sua vida de auxílio aos pobres e aqueles que viviam na mais absoluta miséria”, afirmou Egídio.

          A matéria segue sanção do prefeito.

 

Homenagens marcam 176 de emancipação política de Uruguaiana

           A passagem dos 176 anos de Emancipação Política de Uruguaiana será registrada na Câmara Municipal através de sessão solene. O evento que comemora a data de consolidação da autonomia política e administrativa do município acontece na terça-feira, dia 24 de maio, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

          Na solenidade, cinco personalidades serão homenageadas pelos serviços prestados ao município. O Diploma de Honra ao Mérito será recebido por Selva Celeste Garay Cardoso, indicada pela vereadora Zulma Ancinello.

         A Grande Condecoração Municipal (Medalha de Ouro) será entregue a Gilce Ester Consiglio de Faria Correa, por solicitação do vereador José Carlos Zaccaro; a José Francisco de Souza, por proposição do vereador Clemente Correa; e a Sílvio Moisés Gonçalves, por sugestão do vereador Egídio Carvalho.

           O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana será dedicado Luiz Fernando Ximenes Cibin, por designação do vereador Paulo Kleinübing.

 

 

 

Comissão registra acompanhamento da força-tarefa do IGP

             Medidas para melhor atendimento aos cidadãos para confecção de carteiras de identidades pelo Instituto Geral de Perícias são encaminhadas pela Comissão de Serviços Municipais de Uruguaiana. Durante a semana, o presidente da Comissão, vereador Clemente Correa, e alguns vereadores, estiveram no local.

              “A iniciativa do mutirão é digna de elogio, porém notamos que o Estado é deficitário, porque o IGP deveria ter efetivo de profissionais proporcional e contínuo para atender a demanda da população. Mesmo com a boa intenção da força-tarefa, observamos várias situação que merecem atenção para melhorar o atendimento, inclusive ficou clara a necessidade de mais ações com essa finalidade”, registra Clemente.

             No dia 16 de maio de 2022, segunda-feira, a Comissão enviou notificação ao responsável do IGP e ao Poder Executivo com os apontamentos. Entre eles, a exposição das pessoas na fila; implementação de sistema para atendimento prioritário; e controle rígido para distribuição de senhas, sendo denunciada a realização de venda de lugares na fila.

           O vice-presidente da Comissão, vereador Egídio Carvalho, apresentou requerimento solicitando a organização de força-tarefa para emissão dos documentos de identidade, também em localidades do interior do município.

 

Encontro dos Basqueteiros entra para calendário oficial do município

        Projeto de lei que inclui o Encontro dos Basqueteiros de Uruguaiana no calendário de eventos oficiais do município foi aprovado pela Câmara. A matéria de autoria do vereador Egídio Carvalho (Progressistas) foi votada no dia 19 de maio de 2022.

         O evento acontece sempre no mês de setembro, congregando desportistas de várias cidades, mobilizando pessoas e confraternizando famílias, reverenciando o valor da amizade e do amor aos esportes e ao lazer, inclusive homenageando cidadãos de destaque na área esportiva. Na 11ª edição do evento, realizada em 2021, os organizadores solicitaram ao Legislativo a ação formalizada com o projeto de lei.

Programa de hortas comunitárias é indicado

A instituição de Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Familiares é indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

            A sugestão da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) foi apresentada na reunião do dia 19 de maio de 2022.

            A proposta é fomentar o cultivo de hortaliças e legumes, em espaços públicos, áreas declaradas de utilidade pública e desocupadas, e terrenos de associações de moradores que possuam área para plantio.

           Entre os objetivos está oportunizar o empreendedorismo familiar e aproveitar áreas devolutas; manter terrenos limpos e ocupados. O projeto define que aos produtos deverão servir para consumo próprio, abastecimento de escolas municipais e entidades assistenciais, podendo o excedente ser vendido.

 

Câmara celebra 90 anos de Colmar Duarte

               Sessão Especial foi realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana em comemoração aos 90 anos de Colmar Pereira Duarte. No dia 19 de maio de 2022, por proposição do vereador Celso Duarte, o evento reuniu autoridades, amigos, familiares e admiradores em homenagem ao poeta, escritor e criador da Califórnia da Canção Nativa.

           A mesa de trabalho foi presidida pelo vereador Paulo Kleinubing; acompanhado do vice-prefeito, Fernando Tarragó; Secretário Municipal de Cultura, Ântonio Brasil Carus; Deputado Estadual, Airton Lima; e vereadores Adenildo Padovan; Egídio Carvalho; Cristiano Bonapace; José Carlos Barbosa Zaccaro; Clemente Corrêa; Marcelo Lemos; Márcia Fumagalli e Zulma Ancinello.


             Uruguaiana sem Colmar Duarte certamente seria uma cidade diferente, menos romântica, com menor autoestima e menos reconhecimento no estado e no pais. Ao criar a Califórnia há mais de meio século, nosso homenageado revolucionou a cultura brasileira e abriu as portas da sociedade para o orgulho de ser gaúcho. Não é exagero afirmar que Colmar é uma das principais personalidades da história de Uruguaiana”, registrou Celso sobre a trajetória e importância do homenageado.

           Durante a solenidade, a poesia “Pantomima” foi declamada por Pedro Júnior da Fontoura e a música “Reflexão”, vencedora da 1ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, foi cantada por Victor Hugo.

Vereador assume presidência da Escola do Legislativo

        No dia 19 de maio de 2022, o vereador Marcelo Lemos foi nomeado o presidente da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó. Na presença do presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Paulo Kleinubing, e do diretor da Escola, Ricardo Simas, o parlamentar assumiu o cargo.

         A Escola do Legislativo promove eventos de capacitação interna; formação de cidadania; e desenvolvimento institucional, cultura, integração e pesquisa. Ao presidente compete a representação do órgão junto à mesa diretora e entidades externas, também liderar ações.

Proposta para servidores transpostos é analisada na Câmara

O Poder Executivo apresentou na reunião do dia 19 de maio de 2022, projeto de Lei Complementar para dar nova redação ao artigo 232 da Lei que Institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Uruguaiana.

        A proposta cria a “Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada - VPNI”, que passará a compor a remuneração dos servidores e consiste em um mecanismo para garantir a irredutibilidade de vencimentos dos servidores transpostos.

      O Poder Executivo salienta no PLC que a necessidade de urgência na aprovação deste projeto decorre também da decisão do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, que determinou que o Município se abstenha de conceder aos servidores transpostos qualquer tipo de reajuste, revisão ou acréscimo salarial antes da devida adequação legal.

       Dessa forma, durante a reunião da Câmara Municipal desta quinta-feira, os vereadores definiram a Comissão Especial que aprecia a proposta sendo presidida pelo vereador Celso Duarte, relatoria vereador Clemente Correa, e vereadores Zulma Ancinello, Cristiano Bonapace e Marcia Fumagalli.

         Na segunda-feira, dia 23 de maio de 2022, a Comissão realizará audiência pública, às 18h, na Escola José Francisco Pereira da Silva.

           Acesse o PLC nº 02/22 na íntegra clicando no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/5674

Novo programa de auxílio-alimentação é apresentado na Câmara

Na reunião do dia 19 de maio de 2022, projeto de lei que institui o Programa de Auxílio-Alimentação aos Servidores Públicos do Poder Executivo, sigla PAAS, com a revogação da Lei anterior, foi encaminhado às Comissões Técnicas da Câmara Municipal para análise em regime de urgência urgentíssima.

            O valor do auxílio-alimentação, de caráter indenizatório, pago em pecúnia na folha mensal de pagamento, fica estabelecido em R$ 600,00. O servidor optante do PAAS contribuirá, em folha de pagamento, de acordo com sua remuneração total e observada a carga horária efetiva.

             Conforme o Poder Executivo, a proposta disponibiliza aos seus servidores ativos um auxílio-alimentação condizente com a atual realidade do custo de vida. O programa em vigor desde 2014, sem qualquer correção desde sua implementação a mais de oito anos, estabelece R$120,00, menos o valor dos descontos em folhas.

Consta no PL nº 73/22 o que segue: 

 

 

 

 

Incentivo a modelos de negócios experimentais é tratado em reunião

           Tramita na Câmara Municipal, projeto de lei que dispõe sobre regras para constituição e funcionamento de ambiente regulatório experimental. De autoria do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas), a matéria foi pauta em encontro, no dia 18 de maio de 2022, entre profissionais da área de tecnologia e informatização, do Poder Executivo e do Legislativo.

          O objetivo é criar incentivo funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia, através de autorizações temporárias para testar modelos de negócio inovadores. Conhecido como “sandbox”, o projeto organiza o mecanismo na forma de ambiente regulatório experimental.

            A iniciativa, por meio de autorização temporária, permite que empresas já constituídas possam testar modelos de negócios inovadores com clientes reais, sujeitando-se a requisitos regulatórios customizados e simplificados do que aqueles normalmente estabelecidos.

           Entre as finalidades do sanbox, está servir como instrumento visando incentivar as empresas locais a realizarem investimentos em pesquisa científica, tecnológica e de inovação; a desenvolverem e aperfeiçoarem projetos; e a diminuírem custos e tempo de maturação no desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio inovadores.


               Estiveram presentes os vereadores Zaccaro, Marcelo Lemos, Márcia Fumagalli, Paulo Kleinubing e Zulma Ancinello. Também Presidente do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação e Processamento de Dados RS – SEPRORGS, Rafael Krug; Diretor Regional da Entidade e Diretor da Álamo Informatização, Paulo Cesar Alves; Diretor Jurídico da Entidade, Jaime Hamester; Assessora Executiva do SEPRORGS, Karen Amaro; Assessor Jurídico, Rodrigo Dornelles; Diretor da Bnet Telecomunicações, Atil Faviero; Diretor da Simas TI, Leonardo Simas; e do Poder Executivo, Secretário Adjunto da Fazenda, Rodrigo Santariano.

Ações do documento