Volta da Base Aérea para Uruguaiana será pleiteada

Autoridades e interessados na área da segurança participaram da audiência pública promovida pelo Parlamento de Uruguaiana sobre a desativação da Base Aeropolicial no município. O evento proposto pelo vereador Clemente Corrêa (PSDB) foi realizado nesta terça-feira, dia 14 de março, e oportunizou o debate sobre o prejuízo causado pela situação à fronteira oeste e a definição dos encaminhamentos necessários sobre o assunto.

Estiveram presentes o presidente da Casa, vereador Fernando Tarragó (PSD), e vereadores Elton da Rocha (PP), Eric Lins (DEM), Carlos Delgado (PP), Suzana Alves (PRB), Mano Gás (PSDB), Vilson Brites (PMDB) e Zulma Ancinello (PRB). Da Barra do Quaraí vereadores e representante do Poder Executivo, solidários à causa. Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Bertão; Secretário Municipal de Uruguaiana, Irani Fernandes e Comandante do 1º BPAF, Ten. Coronel, Luiz Antônio de Oliveira Floresta.

Durante o debate foram apresentados os investimentos federais destinados à implantação e ao funcionamento da Base incluindo infraestrutura, helicóptero e carros, na ordem de 4 milhões de reais exclusiva para Uruguaiana. Para o vereador é inadmissível que Uruguaiana perca qualquer policiamento ostensivo, principalmente sem justificativa como foi diagnosticado. A importância da Base no município pelo posicionamento estratégico em zona de fronteira foi defendida pelo delegado da Polícia Federal, André Luiz Epifânio.

A audiência estabeleceu o encaminhamento de documentação ao governo do Estado solicitando manifestação em relação ao tema; proposta em conjunto com a Barra do Quaraí de realizar ação popular para o retorno da Base; cobrança das autoridades a identificação da responsabilidade pela inatividade do local com notificação ao Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual e formar Comissão para pleitear o retorno da Base.