Vice-presidente da Câmara Municipal pede retomada de programas de planejamento familiar

A fragilidade das políticas públicas de planejamento familiar no município de Uruguaiana voltou a ser discutida pela Câmara de Vereadores. Na sessão desta terça-feira, o vice-presidente do legislativo local, vereador Alfeu Freitas (PTB), narrou mais um drama vivido por uma adolescente uruguaianense de 15 anos que precisou de atendimento médico para um filho de dois anos na Santa Casa de Caridade. A menina engravidou aos 12 anos. Recentemente, a situação de uma mulher de 35 anos, mãe de oito filhos, grávida do nono, e que espera há três anos por uma laqueadura pelo SUS, também foi debatida pelos vereadores da cidade.
– Situações como essas nos levam a perceber que os programas de planejamento familiar não atingem o objetivo de educar e conscientizar adolescentes a fazerem uso de métodos contraceptivos. E percebemos também que os programas não alcançam a população – disse Freitas.
Em sua manifestação na tribuna da Câmara Municipal, o vereador e médico, autor da lei municipal de planejamento familiar, pediu a retomada urgente do serviço de planejamento familiar pela Secretaria de Saúde de Uruguaiana. Segundo o vereador, o serviço está “acéfalo”, porque teve a chefia extinta pelo atual prefeito Sanchotene Felice (PSDB).
– O planejamento familiar no município precisa ser retomado com vigor. É necessário adquirir anticoncepcionais e preservativos e distribuí-los à população nos postos de saúde, além de retomar as cirurgias de laqueaduras e vasectomias, obedecendo o que prevê a legislação federal e municipal – declarou Freitas.
O vereador também se posicionou contrário ao projeto que tramita no Senado Federal sobre a redução da idade mínima para a cirurgia de esterilização, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB/RJ). Pela proposta, a idade para realização de laqueaduras e vasectomias seria reduzida de 25 anos para 18 anos. Para Freitas, a proposta é absurda e deve ser criticada.

17 de abril de 2007