Vereadores tratarão da migração com autoridades em Libres
Os vereadores de Uruguaiana estarão reunidos amanhã, dia 24 de abril de 2015, com os concejales de Paso de Los Libres e Controle Migratório em Libres para tratar sobre os problemas iniciados esta semana no ingressos de uruguaianenses para a cidade argentina. A iniciativa da presidente, vereadora Jussara Osório busca intervir nas exigências feitas na aduana internacional que passou a requerer a apresentação em forma de cartão da Tarjeta de Transito Vecinal ou migração mesmo portando comprovante de encaminhamento.
Na oportunidade a Câmara defenderá a adoção de facilidades para a entrada de uruguaianenses em Libres para garantir a integração entre fronteiriços e os benefícios oriundos da relação entre os cidadãos brasileiros e argentinos.
Em 2014, vereadores e concejales trataram sobre o assunto em reuniões de integração, onde foi reiteradamente apontada a discordância da Câmara com a burocracia exigida que acabou dificultando a entrada de uruguaianenses na Argentina em razão da ineficiência. A presidente levou o assunto ao Governo Federal através de audiência em Brasília indicando que o acordo binacional seria uma fiscalização abusiva que ignora os direitos fronteiriços. “Um ano se passou e continuamos a mercê de decisões que nos desgastam e intimidam. O parlamento de Uruguaiana toma posição”, salientou.
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, dia 23, ao anunciar o convite aos demais vereadores, a presidente apontou como possibilidade de solução o fechamento da Ponte Internacional até a retirada por parte das autoridades argentinas da exigência da Tarjeta.