Vereadores reunidos com Prefeito pela Santa Casa e INCAR

Os vereadores de Uruguaiana reuniram-se ontem, dia 20, com o prefeito Luiz Augusto Schneider, buscando informações sobre as condições financeiras da Santa Casa de Caridade e reativação do Instituto de Cardiologia (INCAR). O presidente da Câmara Municipal, Luís Gilberto de Almeida Risso, juntamente com os parlamentares Egídio Carvalho, Marcelo Lemos, Irani Coelho Fernandes, Rafael Alves e José Fernando Tarragó demonstraram a preocupação com a situação das instituições relatada pela imprensa local.

O chefe do Poder Executivo esclareceu que a regularização dos serviços do hospital depende de avaliação técnica da Secretaria Estadual da Saúde para firmar a recontratualização entre as instituições, sendo que as providências de responsabilidade do governo municipal já foram encaminhadas aos responsáveis. Dessa forma, os recursos recebidos poderão ser utilizados para saldar débitos e investir na instituição quando houver a liberação do Governo do Estado.

A reabertura do INCAR também foi destaque na reunião. Os vereadores ofereceram o apoio do Poder Legislativo quando necessário para articular a reativação do Instituto. Segundo o prefeito, as expectativas são as melhores, considerando o empenho das lideranças para esta realização. Acordos devem ser firmados entre o poder público e o setor privado para o pleno funcionamento do Instituto, sem restrições para a contratação de profissionais.

As informações divulgadas sobre a possibilidade de transferência do INCAR foram negadas pelo prefeito municipal. “O Instituto é referência em procedimentos de alta complexidade, é pouco provável que o investimento realizado aqui seja efetuado na região”, completando, disse que os problemas na saúde acontecem em todo o país.