Vereadores reúnem-se com secretário de cultura e presidente da Califórnia da Canção

Os vereadores de Uruguaiana reuniram-se, na manhã desta segunda-feira, com o secretário municipal de Cultura, José Antônio Marques Fagundes, e com o presidente da Califórnia da Canção Nativa, Colmar Duarte, para conversar sobre a recente aprovação de um projeto de lei que regulamenta o hino nativista do município, a canção “Por quem cantam os cardeais”, de autoria dos músicos Vaine Darde e João Chagas Leite.
O escritor e poeta Colmar Duarte expressou sua preocupação com a aprovação do projeto de lei que regulamenta uma lei municipal de 1991. A regulamentação tornará obrigatória a execução do hino nativista nas escolas e órgãos públicos do município durante os festejos da Semana Farroupilha. Colmar disse aos vereadores que sua maior preocupação é com a obrigatoriedade da execução da canção em escolas e órgãos públicos municipais. “Não queremos mudar a lei e nem que o hino nativista seja substituído por outra canção. O que nos preocupa é que vamos ensinar as crianças a se tratarem por bagual. Pode parecer um preciosismo, mas a Casa Legislativa deve ter esse cuidado”, disse. Segundo Duarte, bagual é um termo pejorativo.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Barbará, informou que a Câmara Municipal, ao aprovar o ato legislativo, não regulamentou a obrigatoriedade da Canção nas escolas públicas. O ato ainda será apreciado pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice que poderá vetar, total ou parcialmente, o projeto de lei aprovado. A reunião desta segunda-feira foi requerida pelo vereador Rogério de Moraes a pedido do secretário municipal José Fagundes e do poeta Colmar Duarte.

17 de setembro de 2007