Vereadores propõem criação da Frente Parlamentar da Fronteira

O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, Rogério de Moraes (PT), o presidente da Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste do Paraná, Carlos Juliano Budel (PTB), e o vereador de Santana do Livramento, Delco Suarez (PFL), deram início nesta semana aos trabalhos de criação da Frente Parlamentar da Fronteira. A iniciativa tem o objetivo de congregar todos os vereadores fronteiriços para debater os problemas comuns das cidades de fronteira da região sul do Brasil.
A formação da Frente Parlamentar foi proposta pelo vereador de Uruguaiana, Rogério de Moraes, após a realização da audiência pública que debateu problemas e assimetrias no Mercosul, na segunda-feira passada, em Uruguaiana. A audiência foi promovida conjuntamente pela Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa/RS e pela Câmara de Vereadores de Uruguaiana. O encontro reuniu deputados estaduais gaúchos, vereadores, prefeitos e lideranças do setor do transporte internacional de cargas.
O presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu/PR, Carlos Budel, achou positiva a iniciativa e se comprometeu em mobilizar as câmaras de vereadores do oeste do Paraná e de Santa Catarina para participar da Frente Parlamentar.
– Precisamos organizar um evento para reunir os vereadores e discutir problemas comuns às cidades de fronteira. Queremos debater com os representantes das comissões do Mercosul das Assembléias Legislativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e com os representantes das comissões do Mercosul do Congresso Nacional. Nossos parlamentos municipais precisam ser ouvidos e temos problemas comuns – disse Budel.
O vereador Delco Suarez, de Santana do Livramento, também aplaudiu a iniciativa e disse que irá mobilizar as Câmaras de Vereadores dos municípios da fronteira com o Uruguai. A Frente Parlamentar de Fronteira deverá organizar o seu primeiro evento até o final do ano em uma cidade da região sul, na fronteira brasileira.

5 de setembro de 2006