Vereadores presenciam apresentação de contas públicas do Estado

O encontro da “Caravana da Transparência” realizado em Alegrete nesta sexta-feira, dia 10 de abril de 2015, contou com a presença da Câmara Municipal de Uruguaiana. A presidente, vereadora Jussara Osório (PSDB), vereadores Marcelo Lemos (PDT), Gilberto Risso (PMDB) e Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB) acompanharam a manifestação do vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli (PSD), sobre a situação das contas públicas do Estado e as medidas que serão tomadas para o enfrentamento da crise. Também estiveram presentes autoridades regionais e do COREDE.

De acordo com o apresentado, em 2015, faltarão R$ 5,4 bilhões nos cofres públicos, equivalente ao valor de três folhas de pagamento mensais do Estado. É preciso desembolsar R$ 30,8 bilhões para cumprir os compromissos, entretanto a arrecadação prevista é de R$25,5 bilhões. Ainda há outros R$ 663 milhões em despesas realizadas e não pagas em 2014, sendo o maior deles aos hospitais que chegam a R$ 255,1 milhões.

“Em um período de 44 anos, foram apenas sete que o Estado conseguiu gastar menos do que arrecadou“, ilustrou o vice-governador, Cairoli. A dívida com a União é o dobro do valor arrecadado, assim as fontes de financiamento praticamente estão esgotadas. Como alternativas para enfrentar a situação o governo adota medidas que projetam uma economia de R$1,073 bilhão, estabelecendo cotas para despesas de custeio ajustadas pela secretaria da Fazenda com os demais órgãos do governo, redução de despesas com horas-extras, pagamento de diárias, viagens, locações e novos contratos.

No encontro a crise foi justificada pelo aumento de despesa e diminuição na arrecadação, maior parte das despesas engessadas, mais inativos do que funcionários trabalhando, perda de R$1 bilhão com o Fundeb, gastos crescentes com Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e precatórios (R$ 8 Bilhões) e despesas crescentes de pessoal.