Vereadores pedem apoio para transformação de Santa Casa em Hospital Escola

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (31/03), uma indicação de autoria da vereadora Josefina Soares (PSDB) em que solicita o apoio do deputado federal Cláudio Diaz (PSDB/RS) nas tratativas junto ao Ministério da Educação para a transformação da Santa Casa de Caridade em Hospital Escola. Entre as justificativas para o pedido está a de que, atualmente, os alunos dos cursos de saúde da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizam estágios nas dependências da Santa Casa de Uruguaiana sem que haja aporte de recursos federais.

Segundo o vereador Fernando Tarragô (PSDB), o uso das dependências do hospital pelos alunos da Unipampa ocorre sem aporte de verbas federais para o hospital. “A Santa Casa não é superavitária e passa por necessidade. Hoje, os alunos da Unipampa usam as dependências do hospital às expensas da Santa Casa de Caridade. Precisamos realizar melhorias e recursos federais seriam bem-vindos”, disse.

O vereador Rogério de Moraes (PSDB) relembrou o encaminhamento de um requerimento ao Ministério da Educação em abril do ano passado, cuja resposta foi a de que está sendo providenciado um estudo de viabilidade técnica para a implantação da Faculdade de Medicina e do Hospital Escola da Unipampa, em Uruguaiana.

31 de março de 2009