Vereadores pedem agilidade ao prefeito para firmar convênio com a UFSM

Os vereadores de Uruguaiana demonstraram preocupação, na sessão ordinária desta quinta-feira, com o tratamento que o prefeito José Francisco Sanchotene Felice vem dando aos ofícios encaminhados pela reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela direção do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Pampa (Unipampa). Nos ofícios, a UFSM e a Unipampa propõem a celebração de um convênio que permitiria atividades de extensão universitária e a realização de aulas práticas pelos alunos da instituição na rede de saúde pública do município.
Segundo a vereadora Maria do Carmo Victorino, presidente da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, os ofícios até o momento não teriam sido respondidos pela administração municipal. Na sessão ordinária desta quinta-feira, os vereadores ouviram a leitura da cópia dos dois ofícios encaminhados pela UFSM à prefeitura em 6 de fevereiro e em 20 de março passado. No último ofício, a UFSM encaminhou, em anexo, a proposta de convênio com vista ao desenvolvimento de aulas práticas dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia na rede de saúde pública local. Pela proposta, ao município competiria disponibilizar a infra-estrutura física e o material permanente aos alunos e professores da Unipampa. A proposta salienta que a infra-estrutura e o material já existem na rede municipal de saúde.
– O que sabemos é que o prefeito Sanchotene Felice até o momento não respondeu aos ofícios. O nosso apelo é para que o prefeito tenha sensibilidade de encaminhar este convênio para a aprovação legislativa porque não há tempo a perder. O município está perdendo uma oportunidade de qualificar o seu sistema de saúde – disse a vereadora Maria do Carmo Victorino (PT).

19 de abril de 2007