Vereadores ouvem reivindicações de moradores do Plano Alto

Melhor conservação da estradas vicinais, melhorias no sistema de telefonia celular, geração de renda para jovens e maior investimento em infraestrutura foram algumas das reivindicações apresentadas pelos moradores do sub-distrito de Plano Alto, localizado a 90 quilômetros da cidade, aos vereadores de Uruguaiana. Na noite de segunda-feira passada, os moradores foram ouvidos pelos legisladores durante a realização da primeira sessão ordinária promovida pela Câmara de Vereadores no interior do município.
O ex-subprefeito e morador Jairo Francisco Ziani reclamou das péssimas condições da estrada não pavimentada que dá acesso à Vila do Plano Alto. Segundo Ziani, a má conservação dos 30 quilômetros de estrada eleva o custo dos fretes de transporte de cargas. Outra reclamação do morador é a falta de investimentos no sub-distrito. Ziani propôs aos vereadores a elaboração de um projeto de lei que destine percentuais para investimentos em infraestrutura do município.
A reunião ordinária de interiorização do poder legislativo contou com a presença do vice-prefeito Delmar Kaufmann. O vice-prefeito reconheceu que as estradas não estão bem conservadas e que empresas serão contratadas para promover as melhorias. Kauffmann, no entanto, anunciou o asfaltamento de 300 metros da rua Vasco Alves, a aquisição de um terreno para a construção do novo posto de saúde e o estudo de projetos para geração de renda e trabalho no distrito. Segundo Kaufmann, Plano Alto poderá receber investimentos nas áreas de piscicultura e vitivinicultura.
A primeira sessão de interiorização da Câmara de Vereadores foi realizada no Centro Comunitário Dona Beda e se encerrou na madrugada de terça-feira. Os nove vereadores presentes à reunião se comprometeram em levar adiante as reivindicações apresentadas pelos moradores do Plano Alto. Além dos vereadores, participaram da sessão ordinária, o assessor municipal para assuntos do interior, Eloy Trojan, o assessor legislativo, Orvandil Freitas, e o sub-prefeito Juarez Peralta. Para o presidente do poder legislativo municipal, vereador Rogério de Moraes, a reunião possibilitou aos vereadores a compreensão dos problemas e dificuldades da comunidade. Segundo Moraes, é compromisso da Câmara Municipal aproximar-se da comunidade que representa.

5 de dezembro de 2006