Vereadores ouvem as principais necessidades da Polícia Civil

O delegado regional da Polícia Civil, Jorge Xavier, e o delegado titular da 1ª DP de Uruguaiana, Jader Duarte, foram recebidos no gabinete da presidência da Câmara Municipal para um encontro com os vereadores Neraí Kaufmann (PSDB), Rafael Alves (PSDB), Ronnie Mello (PP) e José Clemente Corrêa (PT), na manhã desta quarta-feira. Na audiência, os delegados expuseram as principais necessidades da Polícia Civil no município. Também participou da reunião, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Gediel, e os inspetores de polícia Sérgio Pinto, Cassildo Cardoso e Romário Cambraia.

O delegado Jader Duarte destacou que apesar das carências de pessoal e de algumas viaturas, a Polícia Civil está revertendo, na cidade, uma tendência estadual de crescimento da violência. Enquanto as grandes cidades do gaúchas registram aumento nos indicadores de violência, Uruguaiana registra uma queda perceptível no número de casos. No ano passado, foram registrados 18 homicídios em Uruguaiana. Neste ano, apenas cinco homicídios foram apontados até o momento. A queda também se verifica nos casos de violência à mulher, nos casos de lesão corporal e nos furtos de veículos. Enquanto no primeiro semestre do ano passado, 49 ocorrências de furtos de veículos foram registradas, neste primeiros cinco meses do ano, o número de veículos furtados foi de 38, sendo que a Polícia Civil registrou o mesmo número de recuperações de veículos.

O principal indicador destacado pelo delegado titular, no entanto, foi o de registros de prisão em flagrante. Em 2008, foram registrados 432 flagrantes. Até início de junho de 2009, foram lavrados 220 autos de prisão em flagrante na DP de Uruguaiana. “Esses números não são verificados em nenhuma outra cidade do Estado. Comparativamente com outras cidades, os órgãos de segurança trabalham integrados e muito, em Uruguaiana, revertendo a tendência de aumento da criminalidade que ocorre em todo o Rio Grande do Sul”, comentou Jader Duarte.

O delegado regional Jorge Xavier pediu o apoio dos vereadores para duas ações imediatas, consideradas importantes para auxiliar o trabalho dos agentes da Polícia Civil. A primeira é o conserto de dois veículos doados à Polícia Civil pelo Sistema Nacional Anti-drogas. O veículos são um Vectra e uma camioneta S10. O conserto está orçado em R$ 12 mil. Segundo o delegado Xavier, o Estado somente poderá aceitar a doação dos veículos se ambos estiverem consertados. A segunda ação é a reforma de cinco apartamentos que podem servir de moradia para servidores da Polícia Civil. “Os apartamentos são atrativos para a permanência dos agentes policiais que vêm de outras cidades. Precisamos apenas do acabamento final destes cinco apartamentos”, declarou o delegado regional.

Xavier disse ainda que a atual necessidade de efetivo para as delegacias de Uruguaiana é de 39 agentes, entre inspetores e escrivães. O delegado adiantou que novas turmas devem ser formadas, a médio prazo, pela Polícia Civil com os concursos que estão sendo promovidos pelo Estado. Entretanto, o delegado sugere que cursos preparatórios gratuitos e as viagens subsidiadas para a realização das provas sejam oferecidos aos interessados. “A delegacia de Alegrete tem 99% de seus agentes naturais do próprio município. Hoje, faltam apenas quatro servidores para fechar o quadro da delegacia. O problema em Uruguaiana é que os agentes designados para as delegacias acabam pedindo transferência por não serem da própria cidade. Em Alegrete, nós revertemos essa situação oferecendo cursos preparatórios e a comunidade ajudando”, frisou.

Além das carências de pessoal, o encontro entre vereadores e delegados também serviu para debater formas da Câmara Municipal promover o reconhecimento público aos bons servidores dos órgãos de segurança pública e a necessidade de haver uma comissão permanente de segurança atuando na Casa Legislativa. A reunião com os dois delegados e servidores da polícia foi solicitada pelo vereador Ronnie Mello (PP). A partir destas informações, a Câmara Municipal deverá realizar uma audiência pública para debater as necessidades do setor. O comandante regional da Brigada Militar, coronel Cláudio Rogério Hoffmaister, já anunciou que irá participar da audiência.

3 de junho de 2009