Vereadores falam sobre participação em royalties do petróleo

Durante a reunião ordinária desta quinta-feira, dia 18 de março de 2010, os parlamentares manifestaram-se sobre a denominada “Emenda Ibsen”, através da qual é proposta nova forma de distribuição dos royalties do petróleo, passando a ser de forma igualitária entre todos os Estados e Municípios do país.

O vereador Ronnie Mello trouxe o assunto à discussão, dizendo das vantagens para Uruguaiana que poderá ter cerca de 11 milhões de reais a mais em seu orçamento anual.

Por outro lado, o ver. Mauro Brum manifestou sua admiração à forma como o governador do Rio de Janeiro vem defendendo os direitos de seu Estado, que será um dos mais prejudicados pelo implemento da nova medida. Em contrapartida, questionou a falta de mobilização dos outros Municípios, inclusive de Uruguaiana.

A emenda aprovada pela Câmara dos Deputados será ainda encaminhada ao Senado, mas a decisão dos deputados já foi suficiente para iniciar a polêmica sobre quem deve receber a verba gerada com a exploração do petróleo.