Vereadores falam sobre ‘des’credenciamento da cardiologia

Na tribuna da Câmara Municipal, os vereadores Ronnie Mello (PP), Mauro Brum (PMDB) e José Clemente (PT) reportaram-se à questão que envolve o credenciamento do Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia no Município pelo SUS.

Os parlamentares trouxeram ao conhecimento dos demais edis, documento que foi enviado pelo Executivo à 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, no qual são prestados alguns esclarecimentos sobre a rescisão dos contratos com os médicos do Incar e UTI Coronariana, sendo que, ao final, diz não haver previsão para o início das atividades via SUS, pois ainda estão em tratativas com equipes médicas de São Paulo e de Porto Alegre.

Em resposta, o Coordenador Regional de Saúde Modesto Zuneda Neto informou ao presidente Ronnie que o serviço é credenciado pelo todo e a troca de equipe gera necessidade de nova análise e abertura de novo processo de credenciamento e verificação de cumprimento de exigências legais. Caso não sejam solucionadas as questões referentes à equipe técnica necessária ao serviço credenciado, a verba deverá ser redirecionada a outra área de saúde, já que Uruguaiana não está prestando o serviço cardiológico aos usuários do SUS, conforme foi autorizado, inclusive para atendimento regional.

Os vereadores salientaram que o Município poderá estar perdendo, por questões de pessoalização no tratamento pelo prefeito Felice, mais de três milhões e duzentos mil reais por ano, que é o montante da verba destinada ao atendimento cardiológico pelo SUS em Uruguaiana.

14 de junho de 2011