Vereadores entregam Carta de Uruguaiana à governadora Yeda Crusius

A governadora Yeda Crusius (PSDB) recebeu dos vereadores Rogério de Moraes (PSDB), Rafael Alves (PSDB), Adalberto Silva (PP), Ronnie Mello (PP), José Clemente Corrêa (PT) e Mauro Brum (PMDB), uma cópia da Carta de Uruguaiana. O documento expõe a preocupação dos parlamentares sobre as consequências do fechamento da usina térmica de Uruguaiana e apresenta algumas sugestões para a reativação da geradora de energia elétrica. A usina da AES, inaugurada em 2000, está inoperante por causa do não cumprimento do contrato de fornecimento de gás natural pela Argentina.

A Carta de Uruguaiana foi elaborada a partir das ideias apresentadas durante a audiência pública realizada no último dia 29 de abril, em frente ao Palácio Borges de Medeiros. De acordo com o vereador Rogério de Moraes, a governadora tomou conhecimento do problema enfrentado pela usina e se comprometeu a conversar com a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff sobre o assunto. “A governadora prometeu total e irrestrito apoio à mobilização pela reativação da usina e disse que se empenhará para que a usina permaneça em Uruguaiana”, comentou Moraes.

Além de pressionar o governo federal a encontrar uma solução que viabilize o fornecimento de gás natural para a térmica de Uruguaiana, a governadora também se comprometeu a viajar até Uruguaiana para conhecer a planta geradora de energia que está ociosa. Se estivesse a pleno funcionamento, a térmica poderia gerar 600 MW de energia elétrica, o que representa 15% da demanda do Estado.

Na reunião ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (07/05), o vereador Rogério de Moraes apresentou um relato da audiência ocorrida com a governadora na tarde da última terça-feira. O vereador também falou que obteve duas informações importantes sobre futuros investimentos do governo do Estado no município. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) está elaborando o projeto técnico para a construção do desvio de 5 quilômetros que interligará as BR-472 e BR-290. O trecho poderá ser incluído entre as obras rodoviárias prioritárias para 2009 do governo do Estado. Outra informação é que técnicos do DAER também farão uma visita técnica ao distrito de Plano Alto para verificar se é possível viabilizar a transformação da estrada municipal em rodovia estadual.

7 de maio de 2009