Vereadores discutem: tachões ou lombadas nas ruas?

Na reunião realizada desta terça-feira (31), os parlamentares promoveram um debate amplo acerca das condições do trânsito em Uruguaiana, citando a falta de educação dos motoristas e a ocorrência de acidentes.
        O debate foi gerado em torno do requerimento do vereador Mauro Brum (PMDB), através do qual foi solicitada a colocação de semáforo ou redutores de velocidade (tachões) na Avenida Fernando Ferrari esquina com Benjamim Constant, no bairro Vila Júlia.
        O vereador Rogério de Moraes (PSDB) sugeriu que fosse requerida a colocação de redutores de velocidade do tipo lombadas e não tachões, pois entende que as lombadas são obstáculos mais eficientes para a redução da velocidade, além do que os tachões causam danos nos pneus e suspensão dos veículos.
        Pelo vereador José Clemente (PT) foi sugerido que, através da Comissão de Serviços Municipais, a exemplo do que ocorreu com o caso da iluminação pública, sejam convidados os secretários municipais de trânsito e de obras para que, em conjunto, seja definida uma ação para a melhoria na trafegabilidade nas ruas da cidade. A verba para esse trabalho pode ser originada dos valores arrecadados pela imposição de multas de trânsito, conforme prevê a legislação.
        O vereador José Fernando (PSDB) falou do abuso que ocorre por parte dos condutores que não são educados para o trânsito, além do que existe em Uruguaiana a política de não multar, diferente de cidades grandes, onde a multa é aplicada e o cidadão sente no bolso, passando a respeitar a legislação.
        Sobre a manifestação do vereador Fernando, o vereador Francisco Barbará (PMDB) acrescentou que a capital do Estado poss
ui um eficiente e amplo monitoramento eletrônico, o que coíbe o cometimento de infrações e reduz os acidentes pelo excesso de velocidade.
        O requerimento do ver. Mauro Brum (PMDB), que originou a discussão, foi aprovado e será encaminhado ao Poder Executivo para que sejam tomadas providências.